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5.9.18

AULA 004 - ETICA - PEDAGOGIA - 20182




UFT

AULA 004

03 DE SETEMBRO DE 2018







SUMÁRIO

1 Calendário
2 Plano de Aula







AULAS
DATAS
ATIVIDADES
O QUE FOI DADO?
001
13AGO
PRESENÇA 1 (0,13),
LEITURA 1 Plano de Ensino,
TRABALHO 1 Questionário (0,6).
> Apresentação dos Alunos
> Apresentação do Professor
> Apresentação da disciplina
> Plano de Ensino
> Questionário
> Guia de Leitura
002
20AGO
PRESENÇA 2 (0,13),
LEITURA 2
(Valls, O que é ética, p.5-21 -
Os problemas da ética
TRABALHO 2 (0,6).
> Objeto da ética
> Qual tipo de ciência?
> Problemas da Ética
> Diferenças da ética
> Parcial? Universal? Absoluta?
> Sócrates e Kant
> As duas margens do rio ético e Hermes
> Trabalho 2
> Gabarito
003
27AGO
PRESENÇA 3 (0,13),
LEITURA 3
(Valls, O que é ética, p.22-31 -
Ética grega antiga),
TRABALHO 3 (0,6).
> Ética grega antiga
> Platão
> Aristóteles
> Trabalho 3
> Gabarito
004
03SET
PRESENÇA 4 (0,13),
LEITURA 4
(Valls, O que é ética, p.32-44 -
Ética e religião,
Os ideais éticos),
TRABALHO 4 (0,6).
> História da ética
> Antiguidade
> Medievo
> Modernidade
> Pós-modernidade
> Ética e religião
> Ideais éticos
> Trabalho 4
> Gabarito
005
10SET
EVENTO
PROFESSOR EM ARAGUAÍNA

LEITURA 5
(Valls, O que é ética, p.45-58 -
A liberdade),
TRABALHO 5 BLOG (0,73)
Imprimir, fazer e entregar na Aula 006
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006
17SET
PRESENÇA 6 (0,13),
LEITURA 6
(Valls, O que é ética, p.59-66 -
Comportamento moral:
o bem e o mal),
TRABALHO 6 (0,6).
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007
24SET
PRESENÇA 7 (0,13),
LEITURA 7
(Valls, O que é ética, p.67-75 -
A ética hoje),
TRABALHO 7 (0,6).
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008
01OUT
PRESENÇA 8 (0,13),
PROVA 1 (5,0)
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009
08OUT
PRESENÇA 9 (0,12),
LEITURA 8
(Sánchez Vázquez, Ética,
cap,1, Objeto da Ética, p.13-34),
TRABALHO 8 (0,25),
SEMINÁRIO 1 (4,0).
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010
15OUT
PRESENÇA 10 (0,12),
LEITURA 9
(Sánchez Vázquez, Ética, cap,11,
Doutrinas éticas fundamentais,
p.267-298),
TRABALHO 9 (0,25),
SEMINÁRIO 2 (4,0).
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011
22OUT
PRESENÇA 11 (0,12),
LEITURA 10
(Sánchez Vázquez, Ética, cap,4,
A moral e outras formas
de comportamento humano,
p.85-106),
TRABALHO 10 (0,25),
SEMINÁRIO 3 (4,0).
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012
29OUT
PRESENÇA 12 (0,12),
LEITURA 11
(Sánchez Vázquez, Ética, cap,5,
Responsabilidade moral,
determinismo e liberdade,
p.107-132),
TRABALHO 11 (0,25),
SEMINÁRIO 4 (4,0).
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013
05NOV
PRESENÇA 13 (0,12),
LEITURA 12
(Sánchez Vázquez, Ética, cap,6,
Os valores, p.133-150),
TRABALHO 12 (0,25),
SEMINÁRIO 5 (4,0).
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014
12NOV
PRESENÇA 14 (0,12),
LEITURA 13
(Sánchez Vázquez, Ética, cap,7,
A avaliação moral, p.151-176),
TRABALHO 13 (0,25),
SEMINÁRIO 6 (4,0).
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015
19NOV
PRESENÇA 15 (0,12),
LEITURA 14
(Sánchez Vázquez, Ética, cap,8,
A obrigatoriedade moral, p.177-206),
TRABALHO 14 (0,25),
SEMINÁRIO 7 (4,0).
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016
26NOV
PRESENÇA 16 (0,12),
LEITURA 15
(Sánchez Vázquez, Ética, cap,9,
A realização da moral, p.207-234),
TRABALHO 15 (0,25),
SEMINÁRIO 8 (4,0).
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017
03DEZ
PRESENÇA 17 (0,12),
PROVA 2 (3,0)
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018
10DEZ
EXAME FINAL (10,0)
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Grupos para Seminários

> Grupo 1 Seminário 1 = Mayane, Katyusia

> Grupo 2 Seminário 2 = José Alves, Willian

> Grupo 3 Seminário 3 = Fernanda, Luana

> Grupo 4 Seminário 4 = Enilde

> Grupo 5 Seminário 5 = Rone, Francisca

> Grupo 6 Seminário 6 = Lázaro, Maico

> Grupo 7 Seminário 7 = Maria de Jesus, Simone

> Grupo 8 Seminário 8 = Prof. Zanin





> Os grupos terão a opção de apresentar [seminário = 4.0, prova = 3.0] ou não [seminário = 0.0, prova = 7.0], devendo comunicar a decisão uma semana antes ao professor.



Ética grega

ética grega

gregos antigos

mundo = cosmos = ética = bem = virtude = agir em harmonia cósmica

lei moral no mundo = lei natural

viver como ser humano e se realizar como ser humano [filosofia]

sócrates

conhece-te a ti mesmo

sabedoria de vida

especificidade da moral frente à cosmologia [estudo filosófico do mundo]



Ética e religião

religião grega, judaica e cristã

naturalista

deuses = natureza

religião judaica = além da natureza

agir de acordo com a vontade do Deus pessoal [não mais natural]

mas antes, conhecer a vontade deste Deus pessoal [revelação de Deus]

revelação = a educação e o aperfeiçoamento do homem

Antigo tesamento e Novo testamento

Jesus Cristo = continuação e aperfeiçoamento

não nega a lei antiga, mas renova: o mandamento do amor e da fraternidade

amor grego X amor judaico X amor novo, de cima, para cima, para o próximo, irmãos [perdão e outras coisas duras de ouvir]



Religião na ética: avanço ou retrocesso?

progresso ou atraso

progresso moral à humanidade X fanatismos religiosos negam a mensagem ética da liberdade, do amor, da fraternidade universal

viver como ser humano é viver moralmente [teologia]

meta mais alta agora: santidade = amor e fraternidade

moralismo cristão e revolucionário: sexual platônica e marxista X Freud [pan-sexualismo]



Idade média

período cristão do Ocidente

ética religiosa, bíblica, teológica

Cristianismo = VT + NT + Filosofia grega + Filosofia romana



Idade moderna

ética laica, racional

lei natural ou numa estrutura (transcendental) da subjetividade humana

kant

sartre



Modernidade 1

desenvolvem-se no mundo moderno e contemporâneo práticas e teorias que ignoram as contribuições da religião

determinista que ignora, por princípio, a liberdade humana como sendo uma ilusão

racionalista = deduzir da "natureza humana" (naturalista, fisicalista ou materialista, ou transcendental kantiana, como liberdade e consciência humana como "legisladora universal") as formas corretas da ação moral

kant = formas de ação universalizáveis = princípios que eu sigo pudessem valer para todos

kant = liberdade, pensamento racional e vontade como fundamento [ex. da tortura]

utilitarismo: bem é o que traz vantagens para muitos (a daí se deduziu até uma matemática ou cálculo moral

pragmatismo: deixam-se de lado as questões teóricas de fundo, apelando-se para os resultados práticos, muitas vezes imediatos [anglo-saxão]

vantagem particular: bom é meu progresso (econômico, principalmente) e o meu sucesso pessoal no mundo (carreira, amizades úteis, etc.); hedonismo ou busca do prazer terreno [capitalismo e tecnologias]

positivismo lógico, que ignoram questões fundamentais metafísicas ou especulativas, e se dedicam apenas a pesquisar as formas da linguagem moral [validade lógica e sintática]

crítica ao positivismo lógico: esquecimento de si mesmo como sujeito e que precisa viver eticamente



Modernidade 2

novas formas de síntese entre o pensamento ético-filosófico e a doutrina da Revelação (especialmente a cristã")

Hegel, Schelling, Kierkegaard, Gabriel Marcel, Martin Buber

feuerbach sui generis

tentou traduzir a verdade da religião, especialmente a cristã, numa antropologia filosófica que estivesse ao alcance de todos os homens instruídos

Marx assumiu a perspectiva de Feuerbach, criticando-a, porém, por ser demasiado contemplativa e esquecedora da prática

nova visão do mundo e da história humana deveria substituir a religião

moral revolucionária <> pensamento cristão

temas como conversão, redenção, sacrifício, martírio e espera do Reino que está sendo construído

marxismo é, no século XX, uma grande tradição de preocupações éticas

cristianismo em forma secularizada, o que não quer dizer que marxismo seja sinônimo de cristianismo [fé, revelação, paternidade divina e pecado, com a possibilidade do perdão]

kierkegaard

ética puramente humana, depois do cristianismo, não deixava de ser um retorno ao paganismo, no seio de uma cristandade não mais cristã. A única vantagem que haveria, talvez, para um tal esforço, seria, na perspectiva do homem de fé, a obtenção de uma linguagem comum, aceitável também pelos homens que não possuem a mesma fé. O que, para Kierkegaard, era uma vantagem ainda duvidosa



Ideal ético antigo

Agir moralmente significaria agir de acordo com a própria consciência.

Mas agir como?

Buscando o quê?

Qual seria o ideal da vida ética?

platão

busca teórica e prática da idéia do Bem

viver de acordo com a natureza em harmonia cósmica

aristóteles

felicidade como uma vida bem ordenada, uma vida virtuosa, onde as capacidades superiores do homem tivessem a preferência, e as demais capacidades não fossem desprezadas

viver de acordo com a natureza em harmonia cósmica

estóicos

viver de acordo com a natureza em harmonia cósmica

vida bem natural

epicuristas

vida devia ser voltada para o prazer: para o sentir-se bem

Tudo o que dá prazer é bom.

prazeres em demasia fazem mal, acabam por produzir desprazer, uma certa economia dos prazeres, uma certa sabedoria e um certo refinamento, até uma certa moderação ou temperança eram exigências



Ideal ético medieval

Agir moralmente significaria agir de acordo com a própria consciência.

Mas agir como?

Buscando o quê?

Qual seria o ideal da vida ética?

viver de acordo com a natureza seria o mesmo que viver da acordo com as leis que Deus nos deu através da natureza

os ideais éticos sa identificaram com os religiosos

conhecer, amar e servir a Deus, diretamente e em seus irmãos

vida espiritual de acordo com o espírito, vida de amor e fraternidade.

Santo Agostinho

"Deus nos é mais íntimo que o nosso próprio íntimo"

formas dualistas, que separavam radicalmente, por exemplo, o céu e a terra, esta vida e a outra, o amor a Deus e o amor aos homens, acabaram dificultando a realização dos ideais éticos cristãos



Ideal ético moderno

Agir moralmente significaria agir de acordo com a própria consciência.

Mas agir como?

Buscando o quê?

Qual seria o ideal da vida ética?

renascimento e iluminismo

ética burguesa

liberdade pessoal

liberdade, igualdade e fraternidade

Kant

o ideal ético com o ideal da autonomia individual

homem racional, autônomo, autodeterminado, aquele que age segundo a razão e a liberdade, eis o critério da moralidade

Hegel

vida livre dentro de um Estado livre

Estado de direito

direitos dos homens

deveres

consciência moral e as leis do direito não estivessem nem separadas e nem em contradição

perspectiva política de Platão e Aristóteles transparece de novo em Hegel

Maquiavel e Hegel a razão de Estado parecia infiltrarse na reflexão ética como elemento complicador

a Revolução Francesa buscou concretizar apenas a liberdade,

a Revolução Russa, a igualdade

e a Revolução Africana, ou a Revolução do Terceiro Mundo, a fraternidade

socialismo dialético

idéia de uma vida social mais justa

superação das injustiças econômicas

relações sociais terrenas

construção de um mundo mais humano

justiça econômica

paraíso buscado

Maquiavel e Hegel a razão de Estado parecia infiltrarse na reflexão ética como elemento complicador, também no pensamento revolucionário de esquerda surgem alguns problemas semelhantes

não foi a esquerda quem inventou a luta de classe

a propriedade é um direito básico para todos

existencialismo

a liberdade como um ideal ético

aspecto pessoal ou personalista da ética



Ideal ético pós-moderno/contemporâneo

Agir moralmente significaria agir de acordo com a própria consciência.

Mas agir como?

Buscando o quê?

Qual seria o ideal da vida ética?

a maioria hoje talvez já não se comporte mais eticamente, pois não vive imoral, mas amoralmente

Os valores espirituais, éticos e religiosos foram se tornando sempre mais assunto particular, e os assuntos gerais foram sendo dominados pelo discurso da ideologia.

Os meios de comunicação de massa, as ideologias, os aparatos econômicos e do Estado, já não permitam mais a existência de sujeitos livres, conscientes e participantes

vantagem particular

a maioria dos países ricos atuais

ética que em muitos casos lembra a busca grega do prazer nem sempre com moderação

o prazer foi reduzido à posse material de bens ou à propriedade do capital

Seria o fim do indivíduo?



Participações

Maico 2

Wiliam 2

Lázaro

Rone

Enilde

Simone




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