ORIENTAÇÕES DE TCC
2025-1
PROF. ZANIN
YANN QUARTA TARDE
KRISLANE QUINTA MANHÃ [trocou de orientador!]
JEYS QUARTA TARDE
JULIANO QUARTA TARDE
YANN NPJ
KRISLANE COORDENAÇÃO [trocou de orientador]
JEYS NPJ
JULIANO NPJ
CALENDÁRIO DE ORIENTAÇÃO
MODELO DE PROJETO
Aqui
REGULAMENTO DO TCC [anexo do ppc]
Aqui
TEMA
[importância da delimitação]
[pense em delimitar seu tema para algo local (tocantins, tocantinópolis)!]
PARTES DO PROJETO
[tema,
justificativa,
objetivo geral,
objetivos específicos,
problema,
hipóteses,
teoria,
método/técnica,
cronograma,
estrutura provisória,
referências]
[as partes do projeto não servem apenas para a escrita, mas também e sobretudo para a leitura]
[ao ler qualquer fonte, pergunte:
qual tema?
qual justificativa?
qual o objetivo geral?
quais os objetivos específicos?
qual problema?
quais as hipóteses?,
quais teorias?,
quais métodos/técnicas?]
TAREFA [inicial e constante]:
PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
ENTREGA DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
DICAS DE SAITES PARA MELHORAR E APROFUNDAR A [constante] PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES BRASIL
Aqui
BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES MUNDO
Aqui
PORTAL PERIÓDICOS CAPES
Aqui
SCIELO BRASIL
Aqui
BIBLIOTECAS E PERIÓDICOS [revistas científicas] DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS
Aqui
REDE DE PESQUISA LEGAL [legal research network - LRN]
Aqui
REDE DE PESQUISA EM CIÊNCIAS SOCIAIS [social sciences research network - SSRN]
Aqui
DIRETÓRIO DE PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE [directory for open access journals - DOAJ]
Aqui
ARMAZENAMENTO DE PERIÓDICOS [journal storage - JSTOR]
Aqui
GOOGLE ACADÊMICO (SCHOLAR)
Aqui
PROQUEST
Aqui
OUTRAS FONTES MUNDIAIS DE TESES
Aqui
TERMO DE ORIENTAÇÃO
[assinar]
ROTINA DE PESQUISA
[sentir-se perdido no meio das fontes e leituras]
DINÂMICA DA PESQUISA
[1º tema,
2º fontes,
3º ler
(na medida em que for lendo e respondendo as perguntas do projeto como modelo de interpretação, você vai ter algumas ideias, escreva-as no projeto;
lembre-se de que há vários tipos de leituras: rápida e passiva, lenta e ativa;
escolha a primeira primeiro),
4º depois de ler algumas fontes, você vai sentir a necessidade de escrever e organizar as ideias que colocou no projeto;
então, comece a escrever!
mas nunca deixe de pensar no tema (sobretudo sua delimitação!) e seguir depurando as fontes].
YANN
- apresentou parte escrita do projeto sobre o tema
- continuar pesquisa
JEYS
- primeiro encontro hoje
- definição do tema
- próximas etapas: pesquisar fontes, ler, escrever, seguir modelo do projeto
- pensar em delimitar mais um pouco o tema
KRISLANE
- não usar modelo de artigo
- usar modelo de projeto de pesquisa (blog)
- tem que responder: por que citar mill? esse debate deveria estar no referencial teórico (melhorar tema)
- lembrar o procedimento do tc: tema, bibliografia, leitura, escrita - seguir o procedimento!
JULIANO
- definição do tema
- ir para próximos passos: bibliografia, leitura, escrita, usando modelo de projeto como parâmetro para leitura e escrita.
YANN
- sempre usar o modelo do projeto para a redação
- porque fica mais fácil ir acompanhando já formatado
- e vc se preocupa menos com a formatação e mais com o conteúdo
- tema de direito comparado e legislação; tem certeza?
- divisão das partes da referencial teórico para organizar leiturta e redação a partir de agora:
1 PL
2 UE
3 ALE
4 fake news (conteúdos falsos)
5 comparações e conclusões
JEYS
- delimitar o tema
- pesquisar mais fontes
- usar sempre o modelo do projeto para facilitar a formatação
- ler e escrever sempre usando as partes do projeto de pesquisa
- controlar e organizar o tempo
KRISLANE
- professor não fez encontro em razão da revisão do ppc do curso de direito (prograd)
JULIANO
- professor não fez encontro em razão da revisão do ppc do curso de direito (prograd)
YANN
- não trouxe nada em razão da participação em concursos
- tá perdoado!
JEYS
- melhorou pesquisa bibliográfica
- começou fichamento de uma obra
- só falta começar a escrever as ideias no projeto
- começar a escrever o projeto propriamente dito!
- se o tempo estiver apertado, focar nos artigos ao invés dos livros
KRISLANE
- trouxe texto, mas fora da forma, do modelo, do formato
- o leitor nunca deve se preocupar com a forma, mas sim com o conteúdo; então, não erre na forma!
- seguir o modelo do projeto (pode ter fichamentos das leituras, mas tente organizar os fichamentos no projeto)
- repito, seguir rigorosamente o modelo do projeto (facilita a vida do orientando, a do orientador e a dos leitores)
- pensar em delimitar o tema (lembre: menos é mais!)
- faça citações e sempre coloque nas referências as suas leituras!
JULIANO
- tema ok, fontes ok, agora é começar a leitura e a escrita
- que tal dividir a parte teórica pra facilitar a vida?
- lei, jurisprudência, gestão: assim fica "bão"!
YANN
- não trouxe nada em razão da participação em concursos
- tô ficando preocupado!
- duas semanas sem nada escrito!
JEYS
- iniciou projeto
- tema e justificativa
- melhorar justificativa: não apenas justificativa pessoal, mas também teórica e prática!
- melhorar referências: muito bagunçãdo; colocar só as obras que usou!
- sugestão de divisão para parte teórica:
1. educação infantil;
2. acesso à educação e democracia/democratização;
3. tocantinópolis
KRISLANE
- comunicou esse semana a troca de orientador
JULIANO
- importante compatibilizar quantidade de leituras com o prazo para entrega do TCC
- lembrar aulas de metodologia para contrução do projeto e de todas as suas partes [tema e delimitação]
- justificativa [não apenas pessoal, mas teórica e prática]
- "perdido e com dificuldade": todos sentem a mesma coisa, sejam experientes ou não ao se deparar com uma folha em branco
- + fácil fica com + leituras e ideias na cabeça e na folha do projeto [anote suas ideias no projeto à medida que vai lendo]
- o projeto serve de guia para leitura e para a escrita!
YANN
- referencial teórico evoluindo e mudando de formato [muito bom!, pois isso é sinal de que está lendo e tendo novas ideias]
- divisão mudou, está mais detalhada
- da próxima vez prometeu ter mais cuidado com formatação [está fora da formatação]
- seguir a formatação do projeto é importante para o leitor (orientador, no caso) se preocupar mais com o conteúdo do que com a forma
- seguir a formatação é importante para sabermos o número exato de páginas
- colocar as referências do jeito correto (normas da abnt)
- aguardar as aulas de metodologia do professor para começar o mesmo item no projeto
- ao final, quando vc mesmo disser pra ti que acabou o projeto, aí sim, imprima e me traga
- nesse momento, farei uma leitura mais detalhada, com cuidado e corrigindo tudo!
JEYS
- não veio
- não apresentou nada
JULIANO
- não veio
- não apresentou nada
YANN
- faltam dois tópicos do referencial teórico
- melhorou formatação
- quando finalizar a parte teórica, imprimir e entregar ao professor
JEYS
- fez justificativa, objetivos e problema
- cuidado com formatação
- tema: pesquisar a universalização no PNE, PDE, etc. [outros documentos oficiais]
- pensar em usar técnicas [entrevista, questionário, etc.] para as creches [direção, professores, pais, alunos, etc.]
- iniciar referencial teórico com a divisão que já foi feita
JULIANO
- faltou [não encontrou npj]
- mandou texto no drive
VÉSPERA DE FERIADO [01/MAIO/25]
- REUNIÃO DE COLEGIADO EXTRAORDINÁRIA
- NÃO TEREMOS ENCONTRO DO GRUPO DE PESQUISA EM RAZÃO DO EVENTO DA PRÓXIMA SEMANA
- ORIENTAÇÕES DE TCC SERÁ NÃO PRESENCIAL
[ENVIAR DOCUMENTO EM PDF NO WHATSAPP E ÁUDIO EXPLICANDO O QUE FEZ DURANTE A SEMANA]
YANN
- ENTREGOU TODO O REFERENCIAL TEÓRICO
JEYS
- ENTREGOU PARCIALMENTE O REFERENCIAL TEÓRICO
JULIANO
- NÃO ENVIOU
EVENTO [05-07/MAIO/25]
- GRUPO DE PESQUISA E EXTENSÃO
- SEMANA NACIONAL DE COMBATE AO ASSÉDIO E À DISCRIMINAÇÃO
- MPT [CECÍLIA], TJ [HELDER] E DELEGACIA DA MULHER [LIVIA]
YANN
- ENTREGOU REFERENCIAL TEÓRICO
- ORIENTAÇÕES PARA METODOLOGIA
JEYS
- ENTREGOU PARCIALMENTE O REFERENCIAL TEÓRICO
JULIANO
- TEMA, JUSTIFICATIVA, OBJETIVOS E PROBLEMA
- COMEÇAR REFERENCIAL TEÓRICO URGENTE! [SEGUIR A DIVISÃO ESTABELECIDA JUNTO COM ORIENTADOR]
- MAIS CAPRICHO NA FORMATAÇÃO [ERROS NOS ESPAÇOS DOS PARÁGRAFOS!]
YANN
-
QUANTO ÀS FONTES: REFERENCIAR AS CITADAS; COLOCAR MAIS FONTES SOBRE OS TEMAS!
-
JUSTIFICAR AS RAZÕES DA ESCOLHA DOS PAÍSES E DAS LEGISLAÇÕES
-
AO FINAL, CUIDAR COM ESCLARECIMENTOS E CONFUSÕES CONCEITUAIS
[DIREITOS HUMANOS, FUNDAMENTAIS, DA PERSONALIDADE, MCI, LGPD, ETC.]
-
AVANÇAR E FAZER AS PRÓXIMAS PARTES [MÉTODOS, TÉCNICAS, CRONOGRAMA, ETC.]
JEYS
-
OBSERVAR OS CONCEITOS UTILIZADOS NO TÍTULO, NO TEMA, NO OBJETIVO GERAL E NO PROBLEMA: É PRECISO COERÊNCIA!
-
MELHORAR REFERENCIAL TEÓRICO COM MAIS FONTES
-
PENSAR EM ONDE COLOCAR OS DADOS DAS ENTREVISTAS: TEORIA OU MÉTODO?
-
PENSAR NO QUESTIONÁRIO OU NA ENTREVISTA E COLOCAR COMO ANEXO
JULIANO
-
DIVISÃO DAS PARTES DO REFERENCIAL TEÓRICO
-
1 LEI CONSTITUIÇÃO + 2 DECISÃO + 3 EMPRESA GESTÃO
-
OBSERVAR OS CONCEITOS UTILIZADOS NO TÍTULO, NO TEMA, NO OBJETIVO GERAL E NO PROBLEMA: É PRECISO COERÊNCIA!
-
TEMOS QUE ANDAR MAIS RÁPIDO [TODOS JÁ COMEÇARAM TEORIA!]
YANN
-
CIRURGIA DENTÁRIA DA ESPOSA DO ORIENTADOR
-
PRATICAMENTE FINALIZADO: AVANÇOU NO MÉTODO E CRONOGRAMA
-
FINALIZAR OUTRAS PARTES E DAR UMA REVISADA GERAL, SOBRETUDO NAS REFERÊNCIAS
JEYS
-
CIRURGIA DENTÁRIA DA ESPOSA DO ORIENTADOR
-
MELHOROU COERÊNCIA ENTRE TÍTULO, TEMA, OBJETIVO E PROBLEMA
-
INSERIU MAIS UMA FONTE
-
AVANÇAR E COMEÇAR MÉTODO! FALTA POUCO PRA ACABAR!
JULIANO
-
CIRURGIA DENTÁRIA DA ESPOSA DO ORIENTADOR
-
NÃO ENVIOU NADA!
YANN
-
CALENDÁRIO DE FINALIZAÇÃO:
[1] 04JUN.QUA - ÚLTIMA ORIENTAÇÃO
[2] 09JUN.SEG - PRIMEIRA ENTREGA AO ORIENTADOR [FINALIZADO!]
[3] 16JUN.SEG - FINAL DO TC1 [ENTREGA DO PROJETO E DOCUMENTAÇÃO]
[4] 23JUN.SEG - PRAZO FINAL PARA ENVIO DA NOTA PELO ORIENTADOR À PESSOA COORDENADORA DO TC1
-
TEXTO: FAZER CRONOGRAMA; APRIMORAR FONTES NO PROJETO; INSERIR MÉTODO COMPARATIVO; DAR UMA REVISADA EM TODO O PROJETO.
-
DATAS: ATENTAR AO CALENDÁRIO COM AS ÚLTIMAS DATAS!
-
DOCUMENTOS: COLOCAR O DOCUMENTO DE ACOMPANHAMENTO DE ORIENTAÇÃO AO FINAL DO PROJETO COMO ANEXO.
JEYS
-
CALENDÁRIO DE FINALIZAÇÃO:
[1] 04JUN.QUA - ÚLTIMA ORIENTAÇÃO
[2] 09JUN.SEG - PRIMEIRA ENTREGA AO ORIENTADOR [FINALIZADO!]
[3] 16JUN.SEG - FINAL DO TC1 [ENTREGA DO PROJETO E DOCUMENTAÇÃO]
[4] 23JUN.SEG - PRAZO FINAL PARA ENVIO DA NOTA PELO ORIENTADOR À PESSOA COORDENADORA DO TC1
-
TEXTO: FAZER HIPÓTESES; MELHORAR TEORIA (MAIS FONTES, MAIS PÁGINAS); FINALIZAR MÉTODO, CRONOGRAMA E REFERÊNCIAS; DAR UMA REVISADA FINAL.
-
DATAS: ATENTAR AO CALENDÁRIO COM AS ÚLTIMAS DATAS!
-
DOCUMENTOS: COLOCAR O DOCUMENTO DE ACOMPANHAMENTO DE ORIENTAÇÃO AO FINAL DO PROJETO COMO ANEXO.
JULIANO
-
CALENDÁRIO DE FINALIZAÇÃO:
[1] 04JUN.QUA - ÚLTIMA ORIENTAÇÃO
[2] 09JUN.SEG - PRIMEIRA ENTREGA AO ORIENTADOR [FINALIZADO!]
[3] 16JUN.SEG - FINAL DO TC1 [ENTREGA DO PROJETO E DOCUMENTAÇÃO]
[4] 23JUN.SEG - PRAZO FINAL PARA ENVIO DA NOTA PELO ORIENTADOR À PESSOA COORDENADORA DO TC1
-
TEXTO: SITUAÇÃO TÁ PREOCUPANTE, POIS É POUCO TEMPO PARA MUITO TRABALHO (AINDA ESTÁ NO INÍCIO DA TEORIA); NO ENTANTO, SE TIVER UM POUCO MAIS DE ESFORÇO E DEDICAÇÃO, VAI CONSEGUIR; VAMOS AGUARDAR PRIMEIRO RESULTADO PARA DIA 4.6.25 E AVALIAR!
-
DATAS: ATENTAR AO CALENDÁRIO COM AS ÚLTIMAS DATAS!
-
DOCUMENTOS: COLOCAR O DOCUMENTO DE ACOMPANHAMENTO DE ORIENTAÇÃO AO FINAL DO PROJETO COMO ANEXO.
YANN
- entregou versão "final" provisória para revisão do professor
JEYS
- entregou versão "final" provisória para revisão do professor
JULIANO
- entregou versão "final" provisória para revisão do professor
YANN
1 arrumar sigla da UFNT na capa
2 Título, pense nesse:
"Entre a liberdade de expressão e o combate à desinformação: estudo comparativo do Brasil, da Alemanha e da União Europeia".
3 colocar o anexo das orientações no sumário do trabalho
4 pense em comparar o projeto de lei brasileiro (ver decisões durante a tramitação no congresso) com as decisões do stf no caso do m.c.i.
5 transforme as três frases do objetivo geral em uma só!
6 transforme os três problemas em um só!
7 melhorar as fontes do referencial teórico [tem partes dele sem nenhuma referência; p.ex a parte da lei da união europeia]
8 tem parágrafos em que vc cita o autor, mas não traz a referência [arrume! ex. reale, mendonça, etc.]
9 cuidado com expressões informais, ex "rolar solto"
10 trocar título do 7.6, não usar conclusões
11 dar uma última revisada atenta no texto e nas referências!
12 leis, tratados e convenções devem aparecer nas referências ao final do texto
13 Não entendi a escolha do método do estudo de caso; justificar melhor.
14 Arrumar o título "atividades/bimestres" do cronograma; não entendi aqueles números.
15 mandar o documento de orientação em separado para assinatura do professor
16 vc também deve assinar; depois, inserir na versão final)
JEYS
1 corrigir língua portuguesa
2 cirrigir erros (pontuação vírgula, acentuação crase, uso do "pois", etc.)
3 unificar as duas frases do problema em uma só
4 corrigir hipótese 1 "tem prioriza"
5 corrigir hipótese 3 "insuficiênciia"
6 espaço entre citações diretas recuadas, apenas um enter
7 corrigir espaço entre metodologia e cronograma (deixar o quadro em uma única página)
8 refazer o cronograma com base mensal, bimestral ou semestral com base no ano de 2025 apenas
9 revisar bibliografia: colocar leis e decisões (STF) citadas ao longo do texto
10 pensar em complementar a parte da legislação com os tratados e convenções sobre a infância
11 mandar o documento de orientação em separado para assinatura do professor
12 vc também deve assinar; depois, inserir na versão final)
JULIANO
1 objetivo geral com duas linhas? dá pra melhorar com base no que foi dito no tema e na justificativa
2 pra pensar: leia seu título, objetivo geral e problema; o que vc acha? tá coerente? tá compatível um com o outro?
3 só duas hipóteses? mmínimo 3, ideal 5
4 p.8 e 9, bem como p. 21, transformar os bullets em parágrafo normal
5 corrigir último parágrafo da p. 11, tem um título perdido ali
6 quanto ao título 7.4, é o maior (28p., meio desproporcional), tem muitos títulos terciários, meio que desorganizado, dá pra resumir
7 sumário desatualizado
8 metodologia estranha, não sei se os estudos de caso são apropriados
9 item 8.2, arrumar parágrafos sem espaço na primeira linha
10 cronograma, adaptar para 2025, primeiro e segundo semestres
11 estrutura provisória? cadê?
12 muitos parágrafos sem a fonte, sobretudo do item 7.4
13 mandar o documento de orientação em separado para assinatura do professor
14 vc também deve assinar; depois, inserir na versão final)
YANN
-
-
-
JEYS
-
-
-
JULIANO
-
-
-