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1.9.18

AULA 003 - ETICA - PEDAGOGIA - 20182




UFT

AULA 003

24 DE AGOSTO DE 2018







SUMÁRIO

1 Calendário
2 Plano de Aula







AULAS
DATAS
ATIVIDADES
O QUE FOI DADO?
001
13AGO
PRESENÇA 1 (0,13),
LEITURA 1 Plano de Ensino,
TRABALHO 1 Questionário (0,6).
> Apresentação dos Alunos
> Apresentação do Professor
> Apresentação da disciplina
> Plano de Ensino
> Questionário
> Guia de Leitura
002
20AGO
PRESENÇA 2 (0,13),
LEITURA 2
(Valls, O que é ética, p.5-21 -
Os problemas da ética
TRABALHO 2 (0,6).
> Objeto da ética
> Qual tipo de ciência?
> Problemas da Ética
> Diferenças da ética
> Parcial? Universal? Absoluta?
> Sócrates e Kant
> As duas margens do rio ético e Hermes
> Trabalho 2
> Gabarito
003
27AGO
PRESENÇA 3 (0,13),
LEITURA 3
(Valls, O que é ética, p.22-39 -
Ética grega antiga,
Ética e religião),
TRABALHO 3 (0,6).
> Ética grega antiga
> Platão
> Aristóteles
> Trabalho 3
> Gabarito
004
03SET
PRESENÇA 4 (0,13),
LEITURA 4
(Valls, O que é ética, p.40-44 -
Os ideais éticos),
TRABALHO 4 (0,6).
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005
10SET
PRESENÇA 5 (0,13),
LEITURA 5
(Valls, O que é ética, p.45-58 -
A liberdade),
TRABALHO 5 (0,6).
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006
17SET
PRESENÇA 6 (0,13),
LEITURA 6
(Valls, O que é ética, p.59-66 -
Comportamento moral:
o bem e o mal),
TRABALHO 6 (0,6).
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007
24SET
PRESENÇA 7 (0,13),
LEITURA 7
(Valls, O que é ética, p.67-75 -
A ética hoje),
TRABALHO 7 (0,6).
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008
01OUT
PRESENÇA 8 (0,13),
PROVA 1 (5,0)
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009
08OUT
PRESENÇA 9 (0,12),
LEITURA 8
(Sánchez Vázquez, Ética,
cap,1, Objeto da Ética, p.13-34),
TRABALHO 8 (0,25),
SEMINÁRIO 1 (4,0).
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010
15OUT
PRESENÇA 10 (0,12),
LEITURA 9
(Sánchez Vázquez, Ética, cap,11,
Doutrinas éticas fundamentais,
p.267-298),
TRABALHO 9 (0,25),
SEMINÁRIO 2 (4,0).
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011
22OUT
PRESENÇA 11 (0,12),
LEITURA 10
(Sánchez Vázquez, Ética, cap,4,
A moral e outras formas
de comportamento humano,
p.85-106),
TRABALHO 10 (0,25),
SEMINÁRIO 3 (4,0).
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012
29OUT
PRESENÇA 12 (0,12),
LEITURA 11
(Sánchez Vázquez, Ética, cap,5,
Responsabilidade moral,
determinismo e liberdade,
p.107-132),
TRABALHO 11 (0,25),
SEMINÁRIO 4 (4,0).
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013
05NOV
PRESENÇA 13 (0,12),
LEITURA 12
(Sánchez Vázquez, Ética, cap,6,
Os valores, p.133-150),
TRABALHO 12 (0,25),
SEMINÁRIO 5 (4,0).
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014
12NOV
PRESENÇA 14 (0,12),
LEITURA 13
(Sánchez Vázquez, Ética, cap,7,
A avaliação moral, p.151-176),
TRABALHO 13 (0,25),
SEMINÁRIO 6 (4,0).
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015
19NOV
PRESENÇA 15 (0,12),
LEITURA 14
(Sánchez Vázquez, Ética, cap,8,
A obrigatoriedade moral, p.177-206),
TRABALHO 14 (0,25),
SEMINÁRIO 7 (4,0).
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016
26NOV
PRESENÇA 16 (0,12),
LEITURA 15
(Sánchez Vázquez, Ética, cap,9,
A realização da moral, p.207-234),
TRABALHO 15 (0,25),
SEMINÁRIO 8 (4,0).
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017
03DEZ
PRESENÇA 17 (0,12),
PROVA 2 (3,0)
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018
10DEZ
EXAME FINAL (10,0)
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Grupos para Seminários

> Grupo 1 Seminário 1 = Mayane, Katyusia

> Grupo 2 Seminário 2 = José Alves, Willian

> Grupo 3 Seminário 3 = Fernanda, Luana

> Grupo 4 Seminário 4 = Larissa, Enilde

> Grupo 5 Seminário 5 = Rone, Francisca

> Grupo 6 Seminário 6 = Lázaro, Maico

> Grupo 7 Seminário 7 = Maria de Jesus, Simone

> Grupo 8 Seminário 8 = Prof. Zanin


Ética grega antiga

pensamento grego

muitas idéias e muitas definições e teorias que até hoje nos acompanham

fabulosa concentração de saber

incrível análise e reflexão sobre o agir do homem

Platão e Aristóteles: como os problemas éticos eram formulados

Platão = filósofo, poeta e literato

Aristóteles = filósofo, professor

pesquisa sobre a natureza do bem moral (princípio/fundamento absoluto/sumo da conduta = ser/bem)

contexto religioso (santuário de Delfos do deus Apolo): cordão umbilical de muitas ideias éticas

idéias religiosas e éticas: nada em escesso e conhece-te a ti mesmo



Platão

díscípulo de Sócrates (diálogos)

grande sistematizador

busca da felicidade no centro das preocupações éticas

todos os homens buscam a felicidade = sumo bem = princípio/fundamento absoluto/sumo da conduta

felicidade não é egoísmo

felicidade é sabedoria prática e virtude vinculadas ao sumo bem (fundamento/deus)

vida depois da morte = imortalidade da alma = prefere o ascetismo ao prazer terreno = felicidade depois da morte

vida boa, feliz, virtuosa, terrena, erótica, sábia, teórica/contemplativa/racional/dialética = contemplação das idéias/dos fundamentos

características do fundamento = sumo/alto/primeiro/imutável/superior/supremo/ideal/eterno/perfeita/subsistente/ser/bem/deus

do fundamento absoluto até as ações do ser humano, uma escala hierárquica de bens (ordem, harmonia e equilíbrio)

para o povo, senso comum, o filósofo é um louco (hierarquia dos bens invertida)

fundamento = normativo = virtude



Conhecer a virtude

virtudes intelectuais-racionais

virtude é adequação da vida às idéias (ao fundamento)

virtude é purificação, através da qual o homem aprende a desprender-se do corpo

virtude é desprender-se do mundo do aqui e agora para contemplar o mundo ideal, imutável e eterno



Praticar a virtude

virtudes éticas-morais

a prática da virtude (areté) é por isso a coisa mais preciosa para o homem.

a virtude é a harmonia, a medida (métron) e a proporção, e a harmonia individual e social é assim uma imitação da ordem cósmica. (Cosmos já significa ordem, ao contrário de caos)

virtude como ordem à harmonia universal



Deus

a virtude é a imitação ou assimilacão de Deus: aderir ao divino

busca assemelhar-se ao Deus, tanto quanto lhe é possível humanamente

"Deus é a medida de todas as coisas"



Quadro geral, fundamental e hierárquico das virtudes

quadro geral das diferentes virtudes

justiça diké = virtude geral, que ordena e harmoniza, e assim nos assemelha ao invisível, divino, imortal e sabio

sabedoria prudência frônesis ou sofia = virtude da alma racional; vida boa, feliz, virtuosa, terrena, erótica, sábia, teórica/contemplativa/racional/dialética = contemplação das idéias/dos fundamentos; ordem aos pensamentos

fortaleza valor andreia = as paixões mais nobres predominem, e que o prazer se subordine ao fundamento/à norma/à virtude/ao dever

temperança sofrosine = serenidade, autodomínio, harmonia individual



Aristóteles

bom senso acostumado a ver as coisas como elas são, na prática

levava muito a sério (e mais do que Platão) a observação empírica

colecionava depoimentos sobre a vida das pessoas e das diferentes cidades gregas

esforço analítico e comparativo

correlacão entre o Ser e o Bem

mas insiste na variedade dos modos de ser do ser/bem

para cada ser deve haver um bem, conforme a natureza/essência/substância do respectivo ser

conforme a natureza/essência /substância do ser, o que é bom para ele

há um bem para o deus, um para o homem, um para a planta, etc.

a questão platônica do Sumo Bem dá lugar, em Aristóteles, à pesquisa sobre os bens em concreto para o homem

a ética aristotélica é finalista e eudemonista: marcada pelos fins que devem ser alcançados para que o homem atinja a felicidade (eudaimonía)

Aristóteles não isola muito um bem supremo, pois ele sabe que o homem, como um ser complexo, não precisa apenas do melhor dos bens, mas sim de vários bens, de tipos diferentes



Quadro hierárquico dos bens

Quais os melhores bens? As virtudes, a força, o poder, a riqueza, a beleza, a saúde ou os prazeres sensíveis?

o homem tem o seu ser/essência/natureza no viver, no sentir e na razão

só viver? não! (corpo)

só sentir? não! (corpo)

mas sim viver e sentir racionalmente! (alma)

vida boa, feliz, virtuosa, terrena, erótica, sábia, teórica/contemplativa/racional/dialética = contemplação das idéias/dos fundamentos

características do fundamento = sumo/alto/primeiro/imutável/superior/supremo/ideal/eterno/perfeita/subsistente/ser/bem/deus

o pensamento é o elemento divino no homem e o bem mais precioso

vida humana mais feliz é a contemplativa, porque imita melhor a atividade divina

o objeto do estudo mais elevado é o da teologia: o Deus

norma mais segura de conduta = culto e a contemplação do divino

estudo das ciências (ciências teoréticas, como a teologia e a matemática, ciências práticas e poéticas).

"os verdadeiros prazeres do homem são as ações conforme a virtude"

A felicidade verdadeira é conquistada pela virtude

a alma (racional) deve desenvolver hábitos bons, uma vez que a virtude é sempre uma força adquirida, um hábito, que não brota espontaneamente da natureza

a vontade humana, a deliberação e o esforço um busca de bons hábitos

converter suas melhores disposições naturais em hábitos, de acordo com a razão: virtudes intelectuais

auto-educação supõe um esforço voluntário, de modo que a virtude provém mesmo da liberdade, que delibera e elege inteligentemente

virtude é uma espécie de segunda natureza, adquirida pela razão livre

virtude "é um hábito adquirido, voluntário, deliberado, que consiste no justo meio em ralação a nós, tal como o determinaria o bom juízo de um varão prudente e sensato, julgando conforme a reta razão e a experiência"



Conclusão

Convém lembrar aqui que afinal de contas

esses grandes filósofos gregos

viviam numa sociedade de classes,

baseada no trabalho escravo,

e que os filósofos em geral se dirigiam à aristocracia,

isto é, àqueles que podiam dedicar-se quase que exclusivamente à vida do pensamento,

livres que estavam do trabalho duro e cotidiano.

(E convém lembrar, igualmente, que uma observação como esta acima

não explica toda a grande construção teórica sobre a ética,

de pensadores como Sócrates, Platão e Aristóteles).



Participações

Francisca 2

Enilde 2

Rone

Maico

Mayane




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