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24.8.20

DOUTORADO - AULA 01 - USO CRÍTICO E ÚTIL DO VÍRUS - 20202




PROF. RICARDO MARTINS

AULA 01 - PANDEMIA

2020/ago/24





1
FANTASMA DO ACADÊMICO INÚTIL (Clique aqui)
- TIPOS DE INTELECTUALIDADE: CRÍTICA E ESPECIALISTA
- O TRABALHO DO INTELECTUAL CRÍTICO
- EXEMPLO DO TITANIC E DE PAVLOV
- POLÍTICA OU USO POLÍTICO
- VÍRUS E [NÃO] CONSCIÊNCIA DO TRABALHO INTELECTUAL CRÍTICO
- IN-ÚTIL
- INTELECTUALIDADE CRÍTICA, POLÍTICA, CUIDADOSA, CONSCIENTE, ÚTIL


O QUE VEREMOS?

• TIPOS DE INTELECTUALIDADE: CRÍTICA E ESPECIALISTA

• O TRABALHO DO INTELECTUAL CRÍTICO

• EXEMPLO DO TITANIC E DE PAVLOV

• POLÍTICA OU USO POLÍTICO

• VÍRUS E [NÃO] CONSCIÊNCIA DO TRABALHO INTELECTUAL CRÍTICO

• IN-ÚTIL

• INTELECTUALIDADE CRÍTICA, POLÍTICA, CUIDADOSA, CONSCIENTE, ÚTIL


1. TIPOS DE INTELECTUALIDADE: CRÍTICA E ESPECIALISTA



INTELECTUALIDADE CRÍTICA

• não é preciso intelectuais críticos na pandemia

• conhecimentos teóricos sem valor prático

• acadêmicos = pontífices inconvenientes

• inútil [usos do uso, formas de uso]

• atrapalhar

• incomodar

• repetir [tagarelice]

• negativo

• reflexividade intelectual X urgência de ação

• tratar a realidade como exemplo de teorias



INTELECTUALIDADE ESPECIALISTA

• é preciso intelectiais especialistas na pandemia

• conhecimentos práticos com valor prático

• salvar a humanidade do vírus

• impedir a difusão do vírus [wuhan-mundo, covid-19, coronavírus]

• guerra contra um inimigo invasor

• salvar vidas

• preservar a eficiência do social

• preservar a organização da sociedade

• garantir a reprodução das funções econômicas de sobrevivência

• ajudar

• os intelectuais especialistas são orientados por um conjunto de médicos, políticos e policiais

• urgência de ação [política e existencial] X reflexividade intelectual


2. O TRABALHO DO INTELECTUAL CRÍTICO



RAZÃO ESCOLÁSTICA

• razão escolástica

• a gramático e o gramático

• alguém se afogando grita: "afogando... eu estou"

• o gramático responde: "temos aqui um exemplo de mau uso da gramática".

• crítica de bourdieu



ÉTICA?

• tempos de pandemia

• tratar a realidade como exemplo de teorias

• ético?

• antiético?

• capitalismo?

• racismo?

• preconceitos?

• classe?

• sexo?

• colonialismo?

• biopolítica?

• qualquer coisa?



TRABALHO DO INTELECTUAL CRÍTICO

• intelectual crítico

• com inclinação escolástica?

• sem inclinação escolástica?

• o trabalho do intelectual crítico é...
- observar
- pensar
- refletir
- transmitir
- criticar
- ideias

• é um incômodo

• em tempos de urgência prática da pandemia


3. EXEMPLO DO TITANIC E DE PAVLOV



EXEMPLO DO TITANIC

intelectual crítico

• explica colonialismo

• ao capitão

• do titanic





• entre intelectual crítico e ativista

• melhor ser ativista

• que avisa os passageiros de terceira classe

• que há diferenças de classe

• no acesso a botes salva-vidas





• além do intelectual crítico

• além do ativista

• há o capitão

• que tenta salvar o maior número de vidas





• também há a música [os músicos]

• o conjunto [comum, participativo, expansivo, utópico]

• que continuou seu show até o fim

• exemplo de resistência passiva, mas ativa [recusa como resistência ativa]





EXEMPLO DE PAVLOV

• como o cachorro de pavlov [associação entre som e comida para salivar]

• qualquer resposta crítica, ativa, imaginativa

• soaria como o aviso de um banquete

• recusa como resistência ativa

• se nos compararmos ao cachorro

• talvez a melhor ação seja a recusa dela

• ficar quieto não quer dizer não fazer nada!


4. POLÍTICA OU USO POLÍTICO



INTELECTUALIDADE E POLÍTICA

• trabalho intelectual crítico pouco bem vindo em tempos de pandemia

• trabalho intelectual politicamente crítico é muito menos bem vindo

• fazer uso político de um esforço coletivo de salvar vidas na pandemia não é visto com bons olhos

• mas algumas pessoas fazem tal uso político

• políticos e discursos sutis

• coesão, unidade, propósito comum

• quem priorizar a política e não a guerra será um [quase] traidor

• há uma dimensão política quando pessoas [políticos!] afirmam que "agora não é tempo para política, mas sim para a guerra"

• assim, o intelectual crítico além de antiético [razão escolástica]

• será também um traidor-colaborador [por fazer o seu trabalho e escolher a política e não a guerra!]

• a crítica intelectual e política nunca é fácil [seja na normalidade, seja na excepcionalidade]


5. VÍRUS E [NÃO] CONSCIÊNCIA DO TRABALHO INTELECTUAL CRÍTICO



VÍRUS COMO FENÔMENO SOCIAL

• vírus é vivido como algo social

• seu combate como esforço social

• marcado por relações sociais

• cheias preconceitos e poder

• como qualquer ação humana!

• diferentes modos de uma sociedade lidar com o vírus



VÍRUS COMO CONTRADIÇÃO POLÍTICA

• vírus

• metáforas de guerra

• abertura à política [uso político]

• contradições: hiper-política [críticos, escolha política] X a-política [políticos, escolha da guerra]

• falta de consciência dessa contradição [intelectual e política] gera a razão escolástica na intelectualidade crítica



A SALVAÇÃO DA INTELECTUALIDADE CRÍTICA

• ter consciência da contradição política = ter cuidados estratégicos

• não só ter razão, mas se fazer ouvir

• tom

• momento

• o que dizer

• o que não dizer

• quanto insistir

• apesar de todo cuidado, o fantasma sempre assombra

• apesar de todo cuidado, o perigo sempre está próximo



O PERIGO DA INTELECTUALIDADE CRÍTICA

• não ter consciência da contradição política

• pontífices inconvenientes

• inútil

• atrapalhar

• incomodar

• repetir [tagarelice]

• negativo [não agrega nada de positivo na vida das pessoas]

• figura fantasmagórica do comentarista

• fantasma a nos perseguir pois podem e vão nos compreender assim

• fantasma a nos perseguir pois podemos e seremos assim


6. IN-ÚTIL



UTILIDADE PRAGMÁTICA

• concepção estrita

• crua

• conservadora

• pragmática

• anti-intelectual

• útil = identidade e autonomia [só pessoas, sem objetos e animais]

• urgência de guerra [uso político e existencial]



UTILIDADE CRÍTICA

• concepção ampla

• assada

• progressiva

• utópico

• intelectual

• útil = participativo [comum] e expansivo [mudar a vida]; objetos, pessoas e animais [levy-bruhl]

• deixar de lado a urgência [intelectualidade = crítica, política, cuidadosa, consciente, útil]


7. INTELECTUALIDADE CRÍTICA, POLÍTICA, CUIDADOSA, CONSCIENTE, ÚTIL



FORMAS DE USO-VIDA

• novas situações que o vírus trouxe à tona

• novos modos de vida que o vírus trouxe à tona

• é descritivo-reflexivo, não normativo

• exemplos



EXEMPLO 1 - SAÚDE, IDADE

• vulnerabilidade [possibilidade objetiva de pegar]

• ansiedade [sentimento subjetivo da vulnerabilidade]

• diferenças

• saúde

• idade

• não se trata de pegar, mas de ser afetado com mais gravidade se pegar

• risco de morte

• no entanto, jovens morreram



EXEMPLO 2 - CLASSE, GÊNERO, RAÇA

• probalidades estatísticas

• experiência das probabilidades estatísticas

• diferenças

• classe

• gênero

• raça

• colonialidade

• diferenças políticas

• diferenças de governos

• complexidade à noção tradicional de biopolítica [sendo transformada]

• subversão-trnasformação do imaginário dominante-social-senso comum



EXEMPLO 3 - RESISTÊNCIAS ATIVA E PASSIVA

• metáforas de guerra muito convencionais

• noções de resistência [ativa e passiva] não convencionais [sendo transformadas]

• subversão-trnasformação do imaginário dominante-social-senso comum

• inimigo não pode ser derrotado num confronto heróioco nas ruas [mas deixondo-o passar]

• esconder-se em casa é para covardes, na normalidade

• então, a atividade de resistência [antes heróica e pública] é agora a passividade [em casa e ordinária]

• lavar as maõs não significa livrar-se do problema, mas enfrentá-lo

• não se trata de enfrentá-lo de cabeça erguida [trump(ismo), bolsonaro(ismo)]

• o vírus pode ajudar a refinar noções tradicionais de resistência [simplesmente sair do caminho do vírus]

• recusar-se a ser um agente transmissor-vetor pode ser um exemplo de resistência para outros cenários de confronto



EXEMPLO 4 - RECUSA COMO RESISTÊNCIA ATIVA

• exemplos do trumpismo e bolsonarismo como vírus sociais

• recusar-se a ser um agente transmissor-vetor pode ser um exemplo de resistência nesses casos

• enquanto trumpismo-bolsonarismo manter pessoas ocupadas [seja a favor ou contra], ainda vai estar em circulação

• o confronto não vale como estratégia

• a crítica não vale como estratégia

• basta a recusa em ser um agentor vetor de transmissão


O fantasma do acadêmico inútil:

pensamento crítico em tempos de pandemia
.

HAGE, Ghassan, 2020

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