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DIREITOS HUMANOS
2024-1
HISTÓRIA DO DIREITO
2024-1
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OAB QUESTÕES DE FILOSOFIA DO DIREITO
2023-2
SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA JURÍDICAS
2023-2
FILOSOFIA DO DIREITO
2023-2
DIREITO CIVIL 1
2023-2
HISTÓRIA DO DIREITO
2023-1
INTRODUÇÃO À ECONOMIA
2023-1
CRIMINOLOGIA
2023-1
HERMENÊUTICA
2023-1
CONCURSO LOGO DIREITO
2022-2
PROJETO ALVORECER
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PROJETO DE PESQUISA
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DIREITO CIVIL
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ACE II "DIREITO EM AÇÃO"
2022-2
FILOSOFIA DO DIREITO
2022-2
ENEM
2022-1
ACE I "DIREITO EM AÇÃO"
2022-1
SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA JURÍDICAS
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DIREITO CIVIL 1
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SELEÇÃO PROFESSOR CONVIDADO
2021-2
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7.8.20
DOUTORADO - 0001 - SCHLEIERMACHER - 20202
SCHLEIERMACHER
2020/jul/28
O QUE VEREMOS?
• VIDA
• TEMAS
• LINGUAGEM
• MENTE
• INTERPRETAÇÃO
• PRIMEIRA MARGEM DA INTERPRETAÇÃO: LINGUAGEM
• SEGUNDA MARGEM DA INTERPRETAÇÃO: PSICOLOGIA
• TERCEIRA MARGEM DA INTERPRETAÇÃO: CÍRCULO HERMENÊUTICO
• HISTÓRIA DA FILOSOFIA
• TRADUÇÃO
• ESTÉTICA
• DIALÉTICA
• ÉTICA
• POLÍTICA
• RELIGIÃO
• BIBLIOGRAFIA
1. VIDA
• Friedrich Daniel Ernst Schleiermacher
• Nascimento 1768 [Breslau]
• Morte 1834
• Filósofo
• Filólogo
• Teólogo
• Pastor
• Professor
• Membro da academia de ciências de Berlim
• Influências de Spinoza, Kant, Friedrich Schlegel e, sobretudo, Herder
• Família muito religiosa
• Educação pietista
• Casamento e filhos
2. TEMAS
• Linguagem
• Hermenêutica
• Interpretação
• Cultura
• Tradução
• Estética
• Dialética
• Ética
• Política
• Religião
• História da filosofia
3. FILOSOFIA DA LINGUAGEM
• Expressão de sentimentos não divinos, mas
humanos
• Linguagem
interior
e comunicação social [linguagem
exterior
]
• Natureza humana
• Identidade pensamento e linguagem ("a atividade do pensamento em sua identidade com a linguagem", SW 3/6: 263)
• Pensamento = Conceitualização = Expressão = Linguagem interior (Psicologia) = Comunicação social (Ética)
• A linguagem é mais fundamental do que o pensamento
• A linguagem oral é mais fundamental do que a linguagem escrita
4. FILOSOFIA DA MENTE
• Mente, Alma = unidade de todas as faculdades = "força de todas as forças" (On freedom, 1992)
• Consciência
• Percepção dos sentimentos e desejos
• Sentidos humanos
• Distinção entre seres humanos e animais
• Interdependência entre mente e corpo
• O extremo do espiritualismo [redução do corpo à mente] é um erro
• O extremo do materialismo [redução da mente ao corpo] também é um erro
•
A unidade e interdependência entre mente e corpo é chamada de "vida"
•
As mentes-almas (pessoas) humanas são profundamente diferentes
• E exercem influência no desenvolvimento da sociedade
• Desenvolvimento ético-político (
heróis
)
• Desenvolvimento no pensamento e arte (
gênios
)
• A diversidade das mentes humanas pode ser entendida pelo
processo divinatório
• O intérprete deve entender
o autor melhor do que o próprio autor
5. FILOSOFIA DA INTERPRETAÇÃO
• O significado (a verdade) é o
uso
(pelas pessoas) das palavras
• O uso das palavras pelas pessoas é sempre
comum
, compartilhado [
holismo semântico
] e serve de evidência para o
método comparativo
• O intérprete deve adquirir um bom conhecimento desse
contexto do uso comum e compartilhado
das palavras pelas pessoas
• As mentes-almas (pessoas) humanas são profundamente diferentes
• Se as mentes-almas (pessoas) são diferentes, então há também
diferenças intelectuais e linguísticas
• Essas diferenças explicam que
o mal-entendido na linguagem ocorre sempre, o que sempre exige interpretação
• O "mal-entendido ocorre naturalmente e, portanto, o entendimento deve ser desejado e buscado em todos os momentos" (HHM 109–110; HC 21–22)
• A hermenêutica é a
teoria da compreensão
[explicação, aplicação, tradução] da linguagem
• A hermenêutica é uma
disciplina universal
- Bíblia
- Lei
- Literatura
- Linguagem escrita
- Linguagem oral
- Textos antigos
- Textos modernos
- Minha linguagem [linguagem interior]
- Linguagem dos demais [linguagem exterior, comunicação social]
• Assim, a interpretação sempre envolve a questão do significado =
a questão da verdade
• Assumindo que uma linguagem deve ser verdade,
sempre levará a mal-entendidos
6. A PRIMEIRA MARGEM DA INTERPRETAÇÃO: LINGUAGEM
•
Método comparativo [linguagem]
• O significado (a verdade) é o uso (pelas pessoas) das palavras
• O uso das palavras pelas pessoas é sempre comum, compartilhado [holismo semântico e evidência]
• O método comparativo é complemntar ao método divinatório
• Tratar da dificuldade de classificar uma obra em um gênero
• Constante modificação dos gêneros
• Tentação de assimilar gêneros exóticos a gêneros familiares
7. A SEGUNDA MARGEM DA INTERPRETAÇÃO: PSICOLOGIA
•
Método divinatório [psicologia]
• As pessoas-mentes são diferentes
• As linguagens são diferentes
• As intelectualidades são diferentes
• Os autores são diferentes
• A mente do autor é particular
• A mente do autor é uma força ilocucionária e intencional
• A interpretação depende não apenas da linguagem, mas também da psicologia
• O autor é a peça mais importante para a interpretação do texto, sem desconsiderar outras elementos da interpretação
• Método divinatório = tentativa, hipótese, palpite, conjectura
• Importância do método divinatório como fundamento para, primeiro, distinguir a interpretação com relação às ciências naturais e
• Segundo, classificar a interpretação como uma arte e não como uma ciência
• A interpretação psicológica é um processo de reconstrução desde a força da decisão seminal do autor até a obra como um todo [
círculo hermenêutico
]
• O método divinatório é complemntar ao método comparativo
8. A TERCEIRA MARGEM DA INTERPRETAÇÃO: CÍRCULO HERMENÊUTICO
• A interpretação ideal é uma
atividade holística
• A decisão seminal do autor deve ser analisada em conexão com toda sua obra
• Qualquer parte do texto precisa ser interpretada à luz do texto inteiro, total
• Tanto a parte do texto quanto o texto como um todo devem ser vistos desde a linguagem em que foram escritas
• Além disso, entram em cena
outros elementos [holismo]
:
- Parte do texto
- Texto como um todo
- Linguagem
- Psicologia do autor
- Contexto histórico
- Outras obras do autor
• Todos esses elementos introduzem na interpretação uma
circularidade
• A interpretação de cada parte do texto necessita do todos esses elementos [holismo]
• A interpretação de todos esses elementos [holismo] necessita de cada parte do texto
• O círculo hermenêutico da compreensão não é uma questão de tudo ou nada, mas acontece
em degraus, níveis, algo progressivo
• O autor recomenda primeiro começar pelas partes do texto até ter uma visão do todo
• Então, aplicar essa visão aproximada do todo a cada uma das partes para de obter outra visão do todo
• Que será de novo aplicada às partes, que dará outra visão do todo e assim sucessivamente
• Schleiermacher aplicou seu método interpretativo em algumas áreas, dentre elas a
história da filosofia
• August Boeckh aplicou a metodologia de seu professor Schleiermacher e criou a metodologia interpretativa clássica [filológica] e bíblica [teológica]
9. MÉTODO DE INTERPRETAÇÃO NA HISTÓRIA DA FILOSOFIA
• Diversidade de pessoas, linguagens e intelectualidades
• Método comparativo [linguagem]
• Método divinatório [psicologia]
• Círculo hermenêutico
•
Distância temporal entre o intérprete e aquilo que é interpretado
• Mal-entendidos como regra dessa distância e diversidade
• Schleiermacher aplicou seu método nas suas análises de
- Heráclito
- Anaximandro
- Diógenes
- Sócrates [On Socrates’ Value as a Philosopher]
- Platão [de quem foi tradutor]
• Brandis [On the Concept of History of Philosophy; Handbook of the History of Greek-Roman Philosophy]
• Ritter [On the Education of the Philosopher through History of Philosophy]
• Zeller [The History of Ancient Philosophy in the Last Fifty Years with Special Attention to the Most Recent Treatments of It]
• E Boeckh [Encyclopedia and Methodology of the Philological Sciences]
• Aplicaram a metodologia interpretativa de Schleiermacher na análise da história da filosofia
• Dilthey aplicou o método de Schleiermcher ao próprio Schleiermacher
• Mesmo ainda hoje, com a influência de Heidegger e Gadamer, Schleiermacher ainda tem seu espaço
10. FILOSOFIA DA TRADUÇÃO
• Diversidade de pessoas, linguagens e intelectualidades
• Método comparativo [linguagem]
• Método divinatório [psicologia]
• Círculo hermenêutico
• Distância temporal entre o intérprete e aquilo que é interpretado
•
Distância entre a linguagem fonte [original do autor] e a linguagem alvo [do tradutor]
• Mal-entendidos como regra dessa distância e diversidade
• Schleiermacher foi tradutor
- On the Different Methods of Translation (1813)
- André Lefevere, in German Romantic Criticism, A. Leslie Willson (ed.), New York: Continuum, 1982.
•
O desafio
de conseguir o objetivo principal da tradução tradicional: reprodução fiel do sentido original na linguagem alvo
•
Paradoxo da paráfrase
- Sacrificar a intenção original do texto
- Encontrar o mais próximo ajuste semântico
• No caso da tradução poética, é necessário não apenas o aspecto semântico, mas sobretudo o aspecto musical
• Acima e além da reprodução do sentido
•
Tradutor como artista
• Duas formas de tratar
a distância entre a linguagem fonte e a linguagem alvo
• Primeiro, trazer a linguagem conceitual do autor próxima à linguagem conceitual do leitor [Lutero]
• Segundo, trazer a linguagem conceitual do leitor próxima à linguagem conceitual do autor [Schleiermacher]
• A
plasticidade/dobra da linguagem [nos seus usos]
garante a proximidade da linguagem alvo [do tradutor] com relação à linguagem original [do autor]
• É impossível ao tradutor reproduzir outros elementos que entram em cena na interpretação do original
•
Holismo semântico do contexto histórico como limite de toda tradução
• O tradutor deve ver sua tarefa
sempre de modo aproximativo
e nunca realizável total e absolutamente
• A plasticidade ou dobra da lignaugem pode ter um efeito enriquecedor da própria linguagem alvo [do tradutor]
• A ideia da paráfrase, da dobra e dos limites [holismo do contexto]
são originais
em Schleiermacher
11. FILOSOFIA DA ESTÉTICA
• O fenômeno da arte sem linguagem (pintura, escultura, música) ou de forma autônoma e independente da linguagem
• Questões teóricas fundamentais para a interpretação [hermenêutica, linguagem]
• As artes sem linguagem são expressivas [linguagem interior e linguagem exterior]?
• A teoria da interpretação deve dar conta não apenas de fenômenos com linguagem, mas também dos sem linguagem
• Os métodos hermenêuticos de Schleiermacher tentam dar conta disso tudo
• Revisão ou manutenção da linguagem interior e dos princípios do sentido?
• Primeiro, negação da capacidade expressiva das artes sem linguagem
• Então, a poesia é a mera sucessão de objetos no tempo
• Então, escultura e pintura são meramente questões espaciais
• As artes são apenas questões de sentido [música = ouvidos, escultura = sentimento, pintura = visão]
• Essa negação era insustentável
• Segundo, afirmação da capacidade expressiva das artes, mas
não de forma autônoma com relação à linguagem
• No entanto, os sentidos expressos pelas artes dependem da
expressividade anterior da linguagem do-no artista
• Schleiermacher vai nesse caminho
• Schleiermacher fica indeciso entre duas posições
• Primeiro, as artes são expressivas pela linguagem, mas apenas de forma individual, nacional [não universal como ciência e religião] não articulável
• Segundo, as artes são expressivas pela linguagem, mas apenas na articulação da
expressividade anterior do-no artista [universal, linguagem]
• No entanto, acho que escolhe a segunda!
• Assim, as artes sempre dependerão da
expressividade da linguagem [através do autor, do artista]
• Manutenção da linguagem interior e dos princípios do sentido
• A prova de que a arte é expressiva é sua relação com a cultura e sua subordinação à religião
• Tendência predominante no romantismo alemão: subordinar a arte à religião
• Crítica à natureza trivial da arte moderna
• A ética e a psicologia de Schleiermacher vão no mesmo sentido
• A percepção da beleza tem relação com a inteligência do ser
• É perigoso a arte adquirir um independente e exaltado status
• O perigo é rebatido com a distinção entre beleza natural e beleza artística
• Assim, em Schleiermacher,
o rebaixamento da arte torna-se exaltação dela na ética, na psicologia e na religião
12. FILOSOFIA DA DIALÉTICA
• Longa tradição: Platão, Aristóteles, Kant, Hegel
• A arte de resolver desacordos através da conversação
•
Conversação
= comunicação oral e escrita, interna e externa
• Na dialética de Schleiermacher unem-se psicologia, lógica, ciência e religião
• Ele a chama de "puro pensamento", como distinto do pensamento prático [dia-a-dia e da arte]
• O puro pensar dialético busca
a verdade
e não meramente fins práticos ou invenções fictícias
• O que não significa que a verdade esteja separada deles [fins práticos ou invenções fictícias]
• Ou que eles [fins práticos ou invenções fictícias] não a busquem
• Conhecimento genuíno da verdade
•
Coerência sistemática com a totalidade do conhecimento
e não como correspondência direta, conceitual e realista
• Mas sim como um acordo entre pessoas [
teoria consensual da verdade
]
• Diferentes pessoas, intelectos e linguagens, mas uma linguagem universal é difícil, mas pode ser alcançada de
modo aproximativo
no futuro [
atitude de abertura
]
• Tal atitude de abertura para a possibilidade de uma linguagem universal afastam os pré-juízos da superioridade de linguagem, pensamentos e pessoas
• A verdade e a linguagem universal funcionam como possibilidades de um acordo universal
• A atitude de abertura é condicionada à construção dos sentidos dos fatos através do
desenvolvimento progressivo das interpretações
• A dialética de Schleiermacher como o correto entendimento e acordo com outra pessoa é próxima de sua filosofia da tradução
• Tanto a compreensão de outra pessoa quanto a compreensão do texto
sempre ocorrem de modo aproximativo
e nunca definitivo [padrão do romantismo!]
• A dialética é vista por ele como
uma metodologia do desenvolvimento progressivo das interpretações
• Para evitar o problema do difícil acordo universal, a dialética deve restringir-se em uma
esfera linguística específica
• Para resolver desacordos através da arte da conversação numa esfera linguística
• Restringindo a esfera linguística, os interlocutores são capazes de encontrar, achar algo de acordo
• As variáveis dos interlocutores são profissão, educação e classe
•
A arte de encontrar acordo pela conversação depende da arte da hermenêutica
, da arte de interpretar os interlocutores e a esfera linguística
•
A preocupação cosmopolita de Shleiermacher pela humanidade constitui a razão moral para a promoção do diálogo intercultural
• A dispersão da humanidade em muitas culturas é outra razão para tal
diálogo
• Os benefícios são muitos se os membros da sociedade realizarem tal diálogo
• Sobretudo o
enriquecimento das perspectivas limitadas individuais
através do contato e da incorporação de outras perspectivas
• Toward a Theory of Sociable Conduct (1799)
• A dialética depende da hermenêutica, mas a hermenêutica depende da dialética
•
A concepção da hermenêutica como disciplina universal engloba sua aplicabilidade às conversações
• Aplicação dos princíios hermenêuticos em contextos de conversação
• A hermenêutica é um componente importante do arte de alcançar acordos através da conversação
• Todas as expectativas de encontrar métodos na hermenêutica e na dialética de Schleiermacher são frustradas
•
Não se trata de metodologia
, mas sim de filosofia!
• A distinção kantiana entre a priori [ser e deus] e empírico [sensações] varia de caso a caso
• A distinção analítica e sintética de kant é relativa
• Cabe a
nós, caso a caso
, decidir
• Schleiermacher quer encontrar um meio termo entre
• Dialética antiga, que tem a virtude da abertura, mas o vício do ceticismo
• Dogmatismo escolástico, que tem a virtude transcendental, mas o vício de pressupor e predizer tudo
13. FILOSOFIA DA ÉTICA
• duas fases: destrutiva e construtiva
FASE 1 DESTRUTIVA
• Crítica às teorias éticas
• On the Highest Good (1789)
• On What Gives Value to Life (1792–3)
• On Freedom (1790–3)
• Ataque à teoria ética de kant
• Crítica à ideia do sumo bem da felicidade como um pressuposto da moralidade
• Crítica a outros dois pressupostos [postulados]: alma e deus
• Crítica à incompatibilidade entre determinismo causal e a liberdade requerida pela responsabilidade moral
• Crítica à lei moral fundamental do imperativo categórico
• Crítica à intenção moral univesalizável como sendo de aplicação universal à humanidade
• Crítica ao imperativo categórico como fórmula de compromisso ao bem-estar da humanidade
• Schleiermacher é contra a ideia da uniformidade na ética [imperativo categórico]
• Na esfera moral tem muito valor
a diversidade ou individualidade
• Diferentes indivíduos = diferentes sociedades humanas
• A diversidade individual e social é algo positivo
•
Na diversidade, é possível achar identidades [coisas em comum = através da conversação, da interpretação e da hermenêutica]
• É possível encontrar um equilíbrio entre diversidade e a totalidade da espécie ou da sociedade [humanidade]
• Outlines of a Critique of Previous Ethical Theory (1803)
FASE 2 CONSTRUTIVA
• Soliloquies (1800)
• Draft of an Ethics (1805–6)
• Tensão construtiva entre
os lados da diversidade e da universalidade na ética
•
O dever/a obrigação moral
realiza a tensão diversidade-universalidade no indivíduo
• Como
a síntese entre comunidade com individualidade
pode ser, o mesmo tempo, um fato da natureza e uma obrigação moral [falácia naturalística]?
•
Concepção ontológica
e não prescritiva
• Imanência da razão na natureza [mais uma questão de ser do que de dever ser]
• Divisão da ética de Schleiermacher:
- Bens
- Virtudes
- Deveres
• Nessa sequência para demonstrar as prioridades
• Mistura de ética, política, metafísica, epistemologia e psicologia
• Não foi muito original nesse tema
14. FILOSOFIA POLÍTICA E SOCIAL
• Temas: direito, política, ética, liberalismo, economia, religião, estado, educação, feminismo
• On What Gives Value to Life (1792–3)
• On Religion (1799)
• Toward a Theory of Sociable Conduct - 1799
• Soliloquies (1800)
• Christmas Eve (1806)
• União de três posições:
- Compromisso cosmopolita de igual respeito às pessoas em toda a sua diversidade
- Herder e seu ideal de humanidade
- Leibniz e seu ideal de linguagem universal
DIREITO
• Reticente sobre questões de direito constitucional
• Na juventude, atraído pelo republicanismo e pela democracia
• Na maturidade, mais simpático com uma visão aristocrática e monárquica das formas de governo
• Estados menores e "inferiores" são democráticos
• Estados maiores e "superiores" são aristocráticos-monárquicos
LIBERALISMO
• Liberalismo radical
• Deve existir uma
esfera de liberdade [liberdade com relação ao estado]
na interação social
• Tornar possível o desenvolvimento e a comunicação da individualidade
• Contra inerferência estatal na religião
• Toward a Theory of Sociable Conduct - 1799
• On Religion - 1799
ÉTICA
• Liberalismo na ética
•
Contra interferência estatal nas universidades
• Sociabilidade, religião e ciência estão além da esfera de interferência legítima do estado
• Necessidade de libertar, liberar um domínio no qual o bem básico da individualidade possa se desenvolver
• Sermões de tom liberal
RELIGIÃO
• Questão da relação apropriada entre
religião e estado
[e religião e outras instituições sociais]
• Individualismo na religião
• Desenvolvimento autônomo de múltiplas formas de religião
• Centralidade da religião diante das instituições sociais é exemplificada pela
família
• Christmas Eve (1806)
JUDAÍSMO
• Caso em que aplica sua ideia de liberdade religiosa: judeus prussianos
• Interpretação simpática do judaísmo antigo e crítica do moderno anti-semitismo
• Letters on the Occasion of the Political-Theological Task and the Open Letter of Jewish Householders (1799)
• Judeus devem ser titulares de todos os direitos civis
• Sem necessariamente utilizar o expediente do batismo, o qual sofre inteferência estatal
•
Posição liberal quanto aos judeus, embora seja crítico do judaísmo como religião
FEMINISMO
• Posições feministas
• Coragem às mulheres para
a luta por bens
que tradicionalmente têm sido monopólio dos homens
• As mulheres são consideradas uma fonte moral e intelectual valiosa para o benefício e melhoria da sociedade como um todo
• “Você não deve dar falso testemunho para os homens. Você não deve embelezar a barbárie com palavras e obras ”
• As mulheres têm a habilidade de direcionar a conversação social além do limite profissional
• Mulheres reconhecem e respeitam mais a individualidade do que os homens, que reconhecem e respeitam mais generalizações abstratas
• O casamento seria uma chance de um dar ao outro, de forma complementar, uma mistura valiosa desses reconhecimentos
• Já na maturidade, adotou posições mais conservadoras sobre as mulheres
• Idea for a Catechism of Reason for Noble Ladies
• Confidential Letters Concerning Friedrich Schlegel’s Lucinde (1800)
• Toward a Theory of Sociable Conduct
ECONOMIA
• Crítica de instituições sociais e econômicas centrais da modernidade e seus efeitos prejudiciais
• Ataque ao iluminismo
•
Crítica à moderna divisão do trabalho
[bloqueio da do desenvolvimento da individualidade das pessoas]
• A solução é o desenvolvimento de uma esfera de sociabilidade como interação social na qual impere a conversação livre
• A típica repetição do trabalho moderno é um obstáculo ao desenvolvimento pessoal intelectual e religioso
• Acredita que a tecnologia vai liberar as pessoas da divisão e repetição do trabalho
•
Crítica ao hedonismo, utilitarismo e materialismo
da modernidade como obstáculos ao desenvolvimento pessoal intelectual e religioso
• Acredita ser possível o renascimento de uma vibrante vida religiosa e moral
• The Soliloquies
• Toward a Theory of Sociable Conduct
• On Religion
EDUCAÇÃO
• Pedagogia ou filosofia da educação
• Predecessor de Humboldt
• Espírito liberal e progressivo
•
O modelo da universidade moderna
• A universidade deve promover não apenas conhecimento, mas também a individualidade
• Independência da universidade com relação ao estado
•
A liberdade deve prevalecer na universidade
: para professores e para estudantes
• Admissão de estudantes na universidade unicamente pelas suas qualificações acadêmicas
•
Filosofia deve substituir a teologia na universidade
• Combinação de pesquisa e ensino
• A linguagem é mais fundamental do que o pensamento; e a linguagem oral mais fundamental do que a escrita
• Ensino deve priorizar a linguagem oral
•
Gestão universitária deve ser democrática
• Estudantes das classes menos favorecidas devem não só ser admitidos na universidade, mas também receber
suporte financeiro do estado
• Occasional Thoughts on Universities in a German Spirit, together with an Appendix on One about to be Founded - 1808
• Todas essas posições, na maturidade, tornaram-se mais conservadores e cristãs ortodoxas
15. FILOSOFIA DA RELIGIÃO
•
Salvar a religião
do iluminismo, de um lado e, de outro, do ceticismo romântico
•
Defender a religião
das ciências naturais modernas e da abordagem histórica e filológica moderna
• A religião de Schleiermacher não pode estar baseada na moralidade [Deus, alma] mais do que na metafísica ou na ciência [crítica a Kant]
• O fundamento da religião não é teórico nem moral
• Baseia-se numa
intuição ou sentimento imediato de dependência do-relação com universo como um todo
• Que não é mediada por conceitos, mas é uma
força motivadora manifesta em ações
• Multiplicidade das formas de religião e tolerância religiosa
• No entanto, há uma
hierarquia
nessa multiplicidade:
- animismo, baixo
- politeísmo, meio
- monoteísmo, alto
• No monoteísmo,
destaque ao cristianismo
• Que introduz "a ideia de que tudo que é finito requer mediação [de Cristo] na conexão com o divino" (On religion)
•
No entanto, destacando a natureza polêmica, opositora e reativa do cristianismo
• A posição religiosa e moral do cristianismo é definida por uma oposição hostil
• As cruzadas, a inquisição, as guerras religiosas e muitos outros horrores só pararam com as revoluções modernas e iluministas, que tornaram o poder do cristianismo impotente
• A religião monoteísta é uma anti-religião, definida desde o começa em oposição com outras religiões e culturas
• Desde o começo, o cristianismo foi uma reação ressentida contra o domínio das culturas grega e romana sobre a Palestina
• Todos os valores morais cristãos são desenvolvidos como uma inversão sistemática dos valores tradicionais gregos e romanos
• Defesa do pluralismo religioso, da tolerância e de uma
visão crítica da história do cristianismo
• Interpretação de Jesus como uma combinação humana e divina
• Importante passo para a consideração mais natural e plausível da vida de Jesus
• On Religion: Speeches to Its Cultured Despisers from 1799
• The Christian Faith
16. BIBLIOGRAFIA
• On the Highest Good [summum bonum] (1789)
• On What Gives Value to Life (1792–3)
• On Freedom (1790–3)
• Brief Presentation of the Spinozistic System (1793)
• On Religion: Speeches to Its Cultured Despisers (1799)
• Idea for a Catechism of Reason for Noble Ladies (1798)
• Letters on the Occasion of the Political-Theological Task and the Open Letter of Jewish Householders
• Toward a Theory of Sociable Conduct
• Soliloquies (1800)
• Outlines of a Critique of Previous Ethical Theory (1803)
• Confidential Letters Concerning Friedrich Schlegel’s Lucinde (1800)
• Christmas Eve (1806)
• Occasional Thoughts on Universities in a German Spirit (1808)
• On the Different Methods of Translation (1813)
• The Christian Faith (1821)
The Stanford Encyclopedia of Philosophy.
"Friedrich Daniel Ernst Schleiermacher", (Fall Edition)
Forster, Michael, 2017
Disponível
aqui