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20.8.20

AGAMBEN - O REINO E A GLÓRIA - DOIS PARADIGMAS - 20202




AGAMBEN
O REINO E A GLÓRIA
DOIS PARADIGMAS

2020/ago/17





1
PREMISSA (Clique aqui)
- TEMA: PODER OCIDENTAL
- PROBLEMA: PODER PRECISA DA GLÓRIA?
- RESULTADOS: CENTRO DAS DEMOCRACIAS
- PLANO: FORMAS DE VIDA E USO


O QUE VEREMOS?

• [1.1] TEOLOGIA, POLÍTICA, ECONOMIA

• [1.2] SECULARIZAÇÃO COMO ASSINATURA

• [1.3] SER DE DEUS [TEOLOGIA] É DEUS DONO DO SER [ECONOMIA]

• [1.4] COMPREENDER O NÃO DITO

• [1.5] TEOLOGIA CRISTÃ E POLÍTICA: SÓ UM [MONARQUIA]

• [1.6] TEOLOGIA CRISTÃ E POLÍTICA: EM TRÊS [TRINDADE]

• [1.7] COMPREENDER A LINGUAGEM DA ECONOMIA NA TEOLOGIA POLÍTICA

• [1.8] LIMIAR - QUAL AÇÃO POLÍTICA FUNDADA NA TEOLOGIA?


1.1 TEOLOGIA, POLÍTICA, ECONOMIA

• reconstrução de um paradigma [poder ocidental]

• influência no desenvolvimento e ordenamento

• da sociedade global



teologia cristã

• âmbito teológico

• da teologia cristã vem dois paradigmas políticos antinômicos/conexos



paradigma 1

• teologia política

• deus único como fundamento

• do poder soberano


• tradição da filosofia política

• tradição da teoria moderna da soberania



paradigma 2

• teologia econômica

• substituição da teologia política

• ideia da oikonomia

• ordem imanente

• doméstica e não política

• da vida divina

• e da vida humana


• tradição da biopolítica

• triunfo da economia e do governo sobre qualquer aspecto da vida social


• história da teologia econômica

• séculos II e V

• caiu nas sombras e no esquecimento


• relação com economia aristotélica

• relação com economia animal

• relação com economia política

• relações inquestionadas

• necessidade da investigação arqueológica
- para dar conta dessas sombras e esquecimentos
- e chegar à origem dos acontecimentos
- restituição da relação originária



oikonomia [paradigma 2]

• tema teológico fundamental

• mas, ao mesmo tempo, silêncio dos teólogos

• embaraço quanto à origem vergonhosa do dogma trinitário

• como dispositivo econômico

• eclipse do conceito ao mesmo tempo de sua difusão em âmbitos diversos

• oikonomia: linguística, filologia, léxico

oikonomia = dispositio = dispensatio [traduções, linguagem]

• conexão com o mistério [advento, evento, manifestação, ereignis]



teologia protestante

• oikonomia reapareceu

• conectado ao tema da história da salvação

• a história de salvação que é uma retomada parcial e redutiva da oikonomia


1.2. SECULARIZAÇÃO COMO ASSINATURA

teologia política

• paradigma teológico-político

• schmitt

• "teologia política", 1922

• os conceito políticos da modernidade

• são todos conceitos teológicos secularizados

• o que é secularização?



teologia econômica

• todos os conceitos políticos, jurídicos, econômicos e o conceito da vida reprodutiva

• são conceitos teológicos secularizados

• economia retroage sobre a própria teologia [não apenas na modernidade secularizada]

vida [divina e humana] como oikonomia

ser vivo capaz de um oikonomia [não política] <> história gerencial, governamental [não política]

• teologia econômica

vida eterna e nao bios politikon [inversão da hierarquia clássica]

• vida divina e humana eterna como oikos e não polis

• teologia econômica, da vida [eterna]

• teozoologia e não teopolítica



secularização de schmitt

• teologização

• teologia ainda atuante e presente na modernidade

• não identidade

• mas estratégia

• marca do conceito político que o remete à teologia



secularização de weber

• desencantamento

• desteologização da modernidade

• não identidade

• mas estratégia

• marca do conceito político que o remete à teologia



secularização de agamben = ASSINATURA

• secularização não é conceito, mas assinatura

• algo que, em um signo ou conceito,

marca-o

excede-o

• para remetê-lo [transferir, deslocar]

• a determinada interpretação ou determinado âmbito

sem sair, porém,

• do semiótico,

• para constituir

• um novo significado

• ou um novo conceito

• sem redefinição semântica



• muitos conceitos da tradição filosófica são assinaturas

• as assinaturas orientam a interpretação dos signos em certa direção

• elas estabelecem a relação entre tempos e âmbitos diversos [históricos]

• é necessário ter a capacidade de perceber as assinaturas na tradição

• suas mudanças e deslocamentos

• arqueologia de foucault

• genealogia de nietzsche

• desconstrução de derrida

• todas são ciências da assinatura



• secularização [como assinatura]

• atua no moderno, mas

• remetendo-o à teologia

• como sinal de seu pertencimento, de sua origem [temporal, histórica, tradição]

o cristianismo abre pela primeira vez ao ser humano

• de um lado, o seu mundo em sua mundanidade e historicidade

• de outro, pertencimento a uma oikonomia divina


1.3. SER DE DEUS [TEOLOGIA] É DEUS DONO DO SER [ECONOMIA]

• 1960

• alemanha

problema da secularização

• h. blumenberg

• k. lowith

• o. marquard

• c. schmitt



• filosofia da história do idealismo +

• ideia de progresso do iluminismo =

• secularização

• da teologia da história +

• da escatologia cristã da salvação

• tese de lowith



• legitimidade do moderno

• tese de blumemberg



• o problema da disputa é a disputa

esconder o que está em jogo

• o que está em jogo não é a secularização, mas

• a filosofia da história

• e a teologia cristã



• trata-se do paradigma teológico da oikonomia

• o debate da secularização é fundamentado

• pela tetativa de remoção da oikonomia =

• filosofia da história + teologia



• hegel

• governo racional do mundo =

• providência divina

• filosofia da história =

• teodiceia

• razão na história =

• deus na história



• schelling

• teologia pura e oikonomia se copertencem



• o confronto com a teologia, hoje,

• problemático

• improvável

• incompreensível

• o objetivo é compreender o copertencimento

• de teologia [ser de deus]

• e oikonomia [ação de deus]




• theologia

• ser de deus

• revelação divina

• deus senhor do ser

• plano de deus



• oikonomia

• personalidade/ação/liberdade/vontade/decisão de deus

• economia divina

• mistério da economia [paulo, ef 3,9]

• manifestação do plano de deus em cristo

• não é um processo necessário como na mitologia

• mas um processo livre de manifestação

• liberdade absoluta e anárquica na ontologia da criação



• importância fundamental do copertencimento

• teologia cristã, protestante e oriental


1.4. COMPREENDER O NÃO DITO

• 1935 - 1970

• e. peterson, teólogo

• c. schmitt, jurista

• ambos católicos

• professam a fé escatológica

• pressupostos teológicos comuns

• concepção teológica catechontica

o que está em jogo é a teologia política

• também aqui o debate esconde algo que é necessário trazer à luz



• "Em toda obra de pensamento, e talvez em toda obra humana, há algo como um não dito" [p.19]

• aproximar-se dele

• evocá-lo

• ou deixá-lo no silêncio [peterson e schmitt]

• "Compreender o que está reconditamente em jogo no debate significa esforçar-se para expor o não dito" [p.19]



• ambos católicos acreditam na escatologia

• mas afirma que algo retarde e detém o eschaton

• o advento do reino e o fim do mundo

• schmitt = é o império soberano cristão

• peterson = a recusa dos judeus em acreditar em cristo

• para ambos, o presente é demora do reino e poder soberano do império cristão

• a fé é uma ponte entre a paralisia escatológica humana e a potência histórica do império [schmitt]

• a igreja existe porque a vinda de cristo não é imediata, pois a escatologia concreta foi eliminada em prol da doutrina das coisas últimas [peterson]



• o que está em jogo é o catechon, o poder que retarda e elimina a escatologia concreta

• evento de neutralização da filosofia da história

• evento de suspensão da escatologia



• "A exclusão da escatologia concreta

• transforma o tempo histórico em tempo suspenso,

• no qual toda dialética é abolidada

• e o Grande Inquisidor

• vela para que a parusia não se produza na história.

• Compreender a sentido do debate entre Peterson e Schmitt

• equivalerá, então, a compreender a teologia da história

• a que eles remetem de maneira mais ou menos tácita" [p.20]



• peterson

• a igreja só existe por duas causas

• 1 não conversão dos judeus

• 2 demora da parusia

antissemitismo católico

• 1 e 2 conectados

• conexão subterrânea

• a igreja e israel

• no final, israel todo será salvo e deverá desaparecer



• benjamin

• cruzamento singular entre cristianismo e judaísmo

• prefere falar em messianismo

• e não de escatologia


1.5. TEOLOGIA CRISTÃ E POLÍTICA: SÓ UM [MONARQUIA]

• peterson

• ilíada 2, 204

• metafísica ["teologia de"] de aristóteles

• os existentes [não] querem ser [mal] bem governados

• é bom que haja só um soberano

• mono arché = mia arché = monarquia = uno, único poder

• contra dualismo platônico

• a natureza tem um princípio único, último, supremo [arché]

• que coincide com o detentor único, útimo e supremo desse poder [archon]



• o paradigma teológico do motor imóvel aristotélico

• arquétipo da teologia política do poder monárquico

• no judaísmo

• no cristianismo



• de mundo de aristóteles

• ponte entre política clássica e concepção judaica da monarquia divina

• deus transcendente [céu, guia o mundo] = monarca imanente [palácio, move o mundo]

• deus é o fundamento da ação do poder no cosmos

• não sendo ele mesmo potência [dynamis]

o rei reina, mas não governa



• filon

• teologia política

• teocracia

• criação judaica

• porque se apresenta na concreta da situação judaica de filon

• único povo = único monarca

único monarca para israel e também para o mundo

único povo torna-se sacerdote e profeta para toda a humanidade



• filon recepcionado pelos apologistas cristãos

• agora defesa do cristianismo

• justino, taciano, teófilo, ireneu, hipólito, tertuliano, orígenes, eusébio

correspondência entre cristo salvador de tudo e de todos e augusto, imperador sobre toda a terra

• poliarquia e pluralismo desaparecem

• a paz [pax romano-cristã] cobriu toda a terra

• na peruca teológica de constantino, a teologia política cristã encontra sua completa formulação

• monarquia divina = monarquia política

• único rei no céu [logos-nomos] = único rei na terra [logos-nomos]



• joão crisóstomo, prudêncio, ambrósio, jerônimo, orósio

• revelação de deus = império mundial

• chave para a interpretação da história

césar fez um censo de todos os humanos do império

• nesse momento, deus se fez humano em cristo

cristo foi registrado no censo romano

• as mesmas leis de deus dominam em todo lugar [unidade do reino]



• monarquia em conflito com a trindade

• a teologia política demolida

• a fé cristã é liberada de toda vinculação com o império romano ou qualquer teologia política

• só no judaísmo e no paganismo resta a teologia política

• demonstrar a impossibilidade teórica de uma teologia política



• único império mundano = único verdadeiro deus [teologia e política, possível ou não?]

• analogias com negri e hardt [império, multidão, guerra]

• único império global capitalista = abertura de um caminho para o triunfo do comunismo

• se na teologia, a correspondência é tática e uma aliança

• em negri-hardt é no mínimo enigmática


1.6. TEOLOGIA CRISTÃ E POLÍTICA: EM TRÊS [TRINDADE]

• peterson

• leitura de gregório de nazianzo

monarquia una X monarquia trina

• não uma única pessoa, mas três [cisão interna]

unidade de três

• o monoteísmo como problema político é eliminado [vira teológico]

teologia política desaparece

• problematicidade interna de uma teologia política que se orienta pelo monoteísmo



• schmitt também recorre a gregório de nazianzo

• mas tira consequências diversas

• ao invés da unidade, a diversidade

não unidade de três, mas guerra de três [cisão interna como stasis, estasiologia]

teologia política permanece

• na oposição amigo-inimigo



• teologia dos capadócios

• gregório de nazianzo, basílio de cesareia, gregório de nissa

• disputa com os arianos e homoousias [substâncias únicas]

• os capadócios elaboraram a doutrina da única substância em três hipóstases

• doutrina da trindade

• definitiva no concílio de constantinopla, 381

conciliação difícil e paradoxal do conceito monárquico de divindade [homoousia]

• com as três hipóstases [pai, filho e espírito santo]

• conciliar o vocabulário metafísico da unidade da substância divina

• com o vocabulário concreto-corpóreo da trindade

• deus:
anarquia, sem ordem, dissolução
poliarquia, guerra civil, dissolução
monarquia, guerra civil consigo mesmo produz multiplicidade, mas de mesma natureza/substância [mônada pai gerador não gerado (motor imóvel) fora do tempo, díade filho, tríade espírito santo]



• tentanto fazer a conciliação

• peterson utiliza uma metáfora política [teologia política volta]: stasis, guerra civil, interna, intestina

• as três hipoóstases não como substâncias distintas, mas como modos de ser de uma única substância

• conciliação inadequada, insuficiente, não evidente como prova

qualquer tentativa de exposição linguística do mistério é inadequada e insuficiente

• o mistério da trindade só pode ser compreendido por quem aprendeu a distinguir entre

• o discurso da natureza de deus [teologia, ser de deus]

• e o discurso da economia [oikonomia, ação de deus]




• gregório de nazanzio

• evitar na trindade uma fratura estasiológica política

• mantê-la teológica [fazendo conciliações]

só a importação da política [guerra] para a teologia [trindade] pode evitar o perigo da fratura [unidade]

teologia, economia e política = esclarecer [compreender o não dito] essa relação, essas conciliações


1.7. COMPREENDER A LINGUAGEM DA ECONOMIA NA TEOLOGIA POLÍTICA

• o discurso da economia está entrelaçado com o da monarquia [em guerra interna]

• mesmo que peterson negue, não veja ou nada diga [propositalmente na disputa com schmitt]

• disputa de uma tradição: gregos, latinos e apologistas

• nem gregos, nem latinos compreenderam a economia

• a crença em deus [no mistério de sua unidade na trindade] deve estar acompanhada de sua economia

• assim, para compreender a tradição da teologia e a disputa de peterson e schmitt

• é necessário identificar e compreender o logos e a linguagem da economia na teologia política


1.8. LIMIAR - QUAL AÇÃO POLÍTICA FUNDADA NA TEOLOGIA?

• e. peterson, teólogo

• c. schmitt, jurista

• ambos católicos

• professam a fé escatológica

• pressupostos teológicos comuns

• concepção teológica catechontica

• para ambos, o presente é demora do reino e poder soberano do império cristão

• o que está em jogo é o catechon, o poder que retarda e elimina a escatologia concreta

• evento de neutralização da filosofia da história

• evento de suspensão da escatologia

• "A exclusão da escatologia concreta

• transforma o tempo histórico em tempo suspenso"



• schmitt

• "referendo popular e proposta de lei de iniciativa popular", 1927

• liturgia [peterson] é fundamental para a democracia

• de novo, o que une é germe de divisão



• schmitt

o que é ação política fundada na fé cristã?

• teologia política fundamenta a política mundana [política em sentido próprio, império]

• cidade dos humanos, terrena

• katechon [suspensivo, neutralizador] é poder político imperial



• peterson

o que é ação política fundada na fé cristã?

• teologia [fé no deus unitrino] predomina sobre o agir político

• agir político além do judaísmo, paganismo, monoteísmo e politeísmo

• a doutrina trinitária é o único possível fundamento de uma política cristã

• teologia [não política, fé, liturgia como práxis pública] predomina e fundamenta a ação política

• a verdadeira política cristã é fé, igreja e liturgia

• liturgia como participação/antecipação na glória pelo culto

• nenhuma identificação com a cidade dos humanos, mas sim com a cidade de deus, glória escatológica

• as ações terrenas, humanas, históricas [guerras, totalitarismos, revoluções tecnológicas, bombas] são irrelevantes

• exceto uma: judeus [recusa de acreditar em cristo e seu extermínio nos campos de concentração]

• katechon [suspensivo, neutralizador] é recusa dos judeus de se converterem

• "terrível ambiguidade de uma tese teológica que ligava a existência e a realização da igreja à sobrevivência ou ao desaparecimento dos judeus" [p.29]



• conclusão, pergunta de agamben

• "talvez essa ambiguidade [teológica]

• possa ser superada

• apenas se o katechon,

• o poder que,

• adiando o fim da história [suspensão, neutralização],

• abre o espaço

• da política mundana
,

• for restituído

• à sua relação originária com

• a oikonomia divina

• e com a sua glória
" [p.29]


AGAMBEN, Giorgio.

"O reino e a glória":

genealogia teológica da economia e do governo.


São Paulo: Boitempo, 2011.

Cap.1, Dois Paradigmas, p.13-29.

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