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27.7.20

PAIDEIA - 18 - SOFISTAS (Parte 2) - 20202




PAIDEIA

SOFÍSTICA E ORIGEM DA PEDAGOGIA E DO IDEAL DE CULTURA

Paideia

2020/jul/27





1
PRÓLOGOS (Clique aqui)
- PAIDEIA
- TUDO JUNTO
- OS GREGOS E NÓS
- HISTÓRIA TRADICIONAL
- HISTÓRIA ALTERNATIVA


2
INTRODUÇÃO (Clique aqui)
- ANTIGOS
- MODERNOS


3
LUGAR DOS GREGOS NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (Clique aqui)
- EDUCAÇÃO
- COMUNIDADE
- MUTABILIDADE
- IMUTABILIDADE
- PROXIMIDADE FAMILIAR
- ESTRANHEZA DISTANTE
- POVOS ORIENTAIS
- SENTIDO DE HISTÓRIA
- EDUCAÇÃO GREGA
- CÍRCULO VICIOSO DO POSITIVISMO
- CULTURA HOJE
- CULTURA GREGA
- ARTE
- FILOSOFIA
- POLIS


4
NOBREZA E ARETE (Clique aqui)
- FUNÇÃO SOCIAL-COMUNITÁRIA DA EDUCAÇÃO
- FORMAÇÃO DO SER HUMANO
- NOBREZA
- ARETE, AIDOS, NEMESIS, ARISTOI, ARISTEIA
- HOMERO


5
EDUCAÇÃO DA NOBREZA E HOMERO (Clique aqui)
- NOBREZA
- ILÍADA
- ODISSEIA
- MULHERES
- EDUCAÇÃO
- DEUSES
- PARADIGMA MÍTICO EXEMPLAR


6
HOMERO EDUCADOR (Clique aqui)
- CRÍTICAS À POESIA
- POESIA GREGA
- ILÍADA
- ODISSEIA
- EDUCAÇÃO EM HOMERO
- ESCUDO DE AQUILES


7
HESIODO E VIDA NO CAMPO (Clique aqui)
- HOMERO
- HESIODO
- ERGA
- OS TRABALHOS E OS DIAS
- TEOGONIA
- MITO - PROMETEU
- MITO - PANDORA
- MITO - IDADES DO MUNDO
- MITO - FALCÃO E ROUXINOL
- DIREITO
- FUNDAMENTO DA EDUCAÇÃO


8
ESPARTA (Clique aqui)
- POLIS
- ESPARTA E OS POEMAS DE TIRTEU
- CRÍTICAS AO IDEAL ESPARTANO
- NOMOS E RHETRA
- SOLUÇÃO ESPARTANA
- TIRTEU E POLISAÇÃO


9
ATENAS (Clique aqui)
- ESTADO JURÍDICO-POLÍTICO DE ATENAS
- CODIFICAÇÃO E LEGALIDADE
- THEMIS
- DIKE
- DEMOCRACIA
- NOVO TIPO DE SER HUMANO
- EDUCAÇÃO
- DIREITO E FILOSOFIA, FILOSOFIA E DIREITO NA EDUCAÇÃO


10
AUTOFORMAÇÃO DO INDIVÍDUO NA POESIA (Clique aqui)
- A PROSA VENCEU A POESIA
- NOVO LUGAR DA POESIA
- POESIA COMO AUTOAFIRMAÇÃO
- ARQUÍLOCO
- SEMÔNIDES
- MIMNERMO
- ALCEU
- SAFO


11
SÓLON (Clique aqui)
- POESIA DE SÓLON
- EQUILÍBRIO DE FORÇAS
- LEGALIDADE
- OS INIMIGOS
- DUAS CIDADES
- RESÍDUO DA ORDEM DIVINA
- ACIMA DA VONTADE DE PODER
- POSIÇÕES SOBRE A VELHICE



12
FILOSOFIA E COSMOS (Clique aqui)
- A FILOSOFIA GREGA
- MITO E FILOSOFIA
- OS PRIMEIROS FILÓSOFOS
- PROBLEMA DA ORIGEM
- ANAXIMANDRO DE MILETO
- PITÁGORAS
- OUTROS MOVIMENTOS RELIGIOSOS
- EMPÉDOCLES
- XENÓFANES
- CHOQUE CULTURAL
- PARMÊNIDES
- HERÁCLITO


13
TRANSFORMAÇÃO DA NOBREZA (Clique aqui)
- CHOQUE DE DOIS MUNDOS
- OBRA DE TEÓGNIS
- TEÓGNIS: LUTA DE CLASSES E EDUCAÇÃO ERÓTICA
- TEÓGNIS E ÉTICA DE PARTIDO
- PÍNDARO
- PÍNDARO E PLATÃO
- A EDUCAÇÃO É POSSÍVEL?
- ÁGUIAS OU CORVOS?
- POESIA E FILOSOFIA IMPRUDENTES
- CONCLUSÃO


14
POLÍTICA CULTURAL DOS TIRANOS (Clique aqui)
- TIRANIA COMO TRANSIÇÃO
- TIRANIA
- TIRANOS COMO OS VERDADEIROS POLÍTICOS
- PISÍSTRATO
- TIRANIA E EDUCAÇÃO
- REINO DE CRONOS DA MANIPULAÇÃO
- POLÍTICA CULTURAL DA TIRANIA


15
O DRAMA DE ÉSQUILO (Clique aqui)
- ÉSQUILO E AS CLASSES
- O COMBATENTE DE MARATONA
- O POETA DO ESTADO
- DESENVOLVIMENTO DA POESIA
- TRANSFORMAÇÕES DO MITO
- NASCIMENTO DA TRAGÉDIA
- A POESIA E O ESTADO
- A ELEVAÇÃO E TRANSPOSIÇÃO DIONISÍACA DA TRAGÉDIA
- PROBLEMA TEOLÓGICO
- PROMETEU: A TRAGÉDIA DA HUMANIDADE


16
O SER HUMANO TRÁGICO DE SÓFOCLES (Clique aqui)
- TRADIÇÃO DA TRAGÉDIA GREGA
- TRAGÉDIA, TRADIÇÃO E CRIAÇÃO
- TRAGÉDIA E ESTADO
- LUGAR DE SÓFOCLES: TÉCNICA
- LUGAR DE SÓFOCLES: PERSONAGENS
- LUGAR DE SÓFOCLES: EDUCAÇÃO
- ANTÍGONA, FILHA DE ÉDIPO
- ELECTRA
- ÉDIPO, PAI DE ANTÍGONA


17
SOFÍSTICA E EDUCAÇÃO (Clique aqui)
- ORIGEM DA EDUCAÇÃO (PAIDEIA)
- A CULTURA É POLÍTICA E PEDAGÓGICA
- PRESSUPOSTO DA SOFÍSTICA
- FINALIDADES DOS SOFISTAS
- OS MÉTODOS EDUCACIONAIS DOS SOFISTAS


O QUE VEREMOS?

• FUNDAR A PEDAGOGIA TÉCNICA

• MITO DA CULTURA TÉCNICA

• ALÉM DA TÉCNICA ESTÁ O HUMANISMO

• CRÍTICA PLATÔNICA

• OS DOIS GRANDES PROBLEMAS DE TODA EDUCAÇÃO

• RELAÇÃO COM O TEMPO

• FUNDAMENTO DO PROCESSO EDUCATIVO SOFISTA

• IMPORTÂNCIA DA MEDICINA

• CONCEPÇÃO EDUCATIVA DA LEI [DO DIREITO, DO ESTADO]

• TRINDADE PEDAGÓGICA DOS SOFISTAS

• DOIS TIPOS DE SERES HUMANOS


1. FUNDAR A PEDAGOGIA TÉCNICA

• Os sofistas são os fundadores da ciência da educação [e da ideia de cultura humanista!]

• Eles estabeleceram os fundamentos da pedagogia

• Até hoje a formação segue os seus caminhos

• Ciência [teoria], arte [prática] ou técnica?

• Ciência e arte enquanto técnica = Educação

• Ensinar a arete [técnica] política

• Tendência técnica de estabelecer especialidades e finalidades

• E, claro, obras especializadas [os manuais!]

• Os sofistas foram os responsáveis por alargar a ação educativa para além das crianças também para os adultos [educação consciente da arete política!]

• A questão da relação da natureza com a ciência, com a arte, com a técnica e com a educação somente se tornou possível em razão dos sofistas


2. MITO DA CULTURA TÉCNICA

• Protágoras, o maior e melhor dos sofistas [Platão nos dá muita informação sobre ele nos seus diálogos!]

• "O ser humano é a medida de todas as coisas" [Protágoras]

• Graus ou fases da cultura

• Explicar a necessidade e a importância da alta educação sofística

FASE 1

• Civilização técnica

• Influência de Ésquilo e de Hesíodo

• Dom de Prometeu = Saber técnico

• O ser humano adquiriu o fogo roubado dos deuses

• Ruína, miséria, aniquilação e guerras não fosse o dom da sociedade, do estado e do direito

• O saber técnico é so de especialistas, mas...

• Zeus infundiu em todos os seres humanos o sentido comum político [da justiça e da lei] enquanto condição da sociedade e do estado

FASE 2

• A sofística seria um grau mais elevado desse primeiro sentido comum político [da justiça e da lei] enquanto condição da sociedade e do estado

• É arete técnica e políticados sofistas

• É a verdadeira educação


3. ALÉM DA TÉCNICA ESTÁ O HUMANISMO

• Educação como humanismo ["ser humano como medida de todas as coisas"]

• Educação do ser humano []influência dos sofistas na educação até hoje!

• Acima e além de todo saber técnico e de sua transmissão

• Separação entre técnica [poder e saber técnicos] e cultura como fundamento do humanismo!

• O sofista quer educar o ser humano enquanto político

• Educar o ser humano como político significa dar-lhe o saber e o poder técnicos para a ação

• Educar a arete política é diferente de todas as outras profissões

• A arete política tem um sentido de totalidade e de universalidade

• Distinção entre educação geral [total] e educação realista [parcial]

• Somente a educação política é para o sofista verdadeiramente geral, total e universal

• Os jovens procuravam os sofistas para fugir da educação realista meramente técnica e profissional num sentido estrito

• Educação ética e política como verdadeira paideia

• Ideal de formação humana = humanismo da sofística [o primeiro humanismo da história!]

• Humanismo como criação essencialmente grega

• Com isso entendemos o humanismo moderno como referência à antiguidade

• O humanismo dos sofistas não é importante para a educação apenas como ideia consciente de sua fundamentalção, mas...

• Também por ligação desse fundamento com o processo educativo!


4. CRÍTICA PLATÔNICA

• "A medida de todas as coisas é Deus" [Platão]

• Platão é contra a indiferença religiosa dos sofistas [insolubilidade dos problemas da religião]

• Contra o relativismo epistemológico

• Contra o ceticismo

• Contra a relativização das normas tradicionais da vida

• Somente com os sofistas é possível a separação da cultura e da educação com relação à religião e à filosofia

• Platão é contra essa separação

• São essenciais ao humanismo a indiferença religiosa, o relativismo epistemológico e o ceticismo?

• Torna-se evidente que quando tudo entre em crise, resta o recolhimento sofista à mínima base da pura existência humana!

• A ideia consciente da educação humana [só humana] só poderia ter surgido quando a educação tradicional [normativa] entrou em crise!

• "Platão ultrapassa a ideia de educação dos sofistas [negacionista da tradição], precisamente porque volta atrás e remonta à origem [da tradição!]


5. OS DOIS GRANDES PROBLEMAS DE TODA EDUCAÇÃO

• Sempre quando hoje se pronuncia a palavra "formação" ou a palavra "cultura"

• Presencia-se esses dois problemas de toda educação

• Que se tornaram conscientes apenas com os sofistas

• Afinal de contas, a educação trata da transmissão/formação cultural entre gerações

• Sempre envolvendo a relação de uma geração atual com toda a tradição das gerações anteriores

PROBLEMA 1

• A relação atual do racionalismo

• Com a tradição religiosa e moral [filosófica!]

• Relação geralmente de negação, de luta, de conflito ou de absorção, mas evolução [como no mito da cultura técnica]

• Como ocorreu com os sofistas

• Então, se, por um lado, os sofistas negam a filosofia...

• Então, mesmo que qualquer teoria pedagógica negue a filosofia...

PROBLEMA 2

• A necessidade do racionalismo

• Para fundamentar-se [fundamentação, fundamento]

• De um conceito de ser

• Geralmente de fonte moral e religiosa [filosófico!]

• ..., por outro lado, necessitam da filosofia!

• ..., sempre acaba, em algum momento, amparando-se na filosofia!

• A crítica de Platão aos sofistas trata de lembrá-los justamente de sua necessidade de fundamentação filosófica!


6. RELAÇÃO COM O TEMPO

• "A coruja só levanta voo ao declinar do dia" [Hegel]

• Relação com o tempo: passado, presente e futuro

• Os sofistas [presente são os mais importantes?]

• Homero e a tragédia [passado] são mais importantes [posições de Nietzsche e Bachofen]?

• Sócrates, Platão e Aristóteles [futuro] são mais importantes?

• Jaeger segue a lei do desenvolvimento histórico visto como uma unidade

• "Não apodemos afirmar e admirar os novos estágios sem que neles estejam assumidos os primeiros" [e anunciados os próximos]


7. FUNDAMENTO DO PROCESSO EDUCATIVO SOFISTA

• Entre a educação aristocrática [educação só para uns] e a educação democrática-política [educação para todos] está a educação dos sofistas

• A condição de toda a educação possível e a relação entre natureza e educação

• A natureza [physis] é o fundamento de toda educação possível...

• Que se dá por meio do ensino [matesis], da doutrinação [didaskalia] e do exercício [askesis], formando uma segunda natureza [humana]

• Só com o conceito de natureza humana os sofistas conseguiram fundar uma verdadeira teoria da educação

• Os sofistas são os novos nobres, logo a educação era para poucos [só para uns]

• Para os sofistas, a natureza humana tem aptidão para o bem [otimismo pedagógico e cultural sofista]

• O cristianismo criticará os sofistas e todo humanismo justamente nessa base otimista sobre a natureza humana

• O cristianismo acredita num fundamento negativo do humano [pecado, mal]

• Para Platão, a educação também deve estar restrita a um círculo pequeno e não à multidão

• "É precisamente nessa antinomia entre a grave dúvida sobre a possibilidade da educação e a vontade inquebrantável de realizá-la que residem a grandeza e a fecundidade do espírito grego. Há lugar entre os dois pólos para a consciência do pecado e pessimismo cultural do Cristianismo e para o otimismo educativo dos sofistas"


8. IMPORTÂNCIA DA MEDICINA

• Não seria possível o conceito geral de natureza humana sem a importante ação da medicina

• A passagem filosófica do mito à filosofia também ocorreu na medicina

• Assim, passou-se de uma arte de cura com exercismos e superstições míticas

• Às observações empíricas-físicas do corpo humano [sem os deuses]

• Ocorreu uma transposição da totalidade do universo [physis, cosmos] para a individualidade humana [ totalidade corpo e alma]

• Da mesma forma que o cosmos tem suas regras e que é importante ao ser humano conhecê-las [eudemonia, ritmo, harmonia]

• O corpo também tem suas regras e que é importante ao ser humano conhecê-las [boa, melhor correta saúde, physis humana]


9. CONCEPÇÃO EDUCATIVA DA LEI [DO DIREITO, DO ESTADO]

• Todos dizem agir dentro da lei

• Parte-se do princípio de que todos se interessam pela justiça e pela prudência

• Sistema de prêmios [reconhecimento] e castigos [pena] sociais e públicos exigem esforço e aprendizagem [educação]

• Educar [não ofender, mas seguir a lei] torna-se o fundamento de todo o sistema social-político-estatal

• Concepção pedagógica da pena = aperfeiçoar o faltoso e intimidar os demais [possibilidade de educar todos os seres humanos!]

• Assim, os seres humanos devem ser educados, treinados, castigados e corrigidos até que se tornem melhores

• Lei, direito, estado, política como forças educadores dos seres humanos para se tornarem melhores cidadãos

• Toda a vida dos seres humanos está sujeita a influências educativas (mãe, pai, escola, lei, etc.) desde o nascimento até a morte

• "Como um tronco retorcido, (as influências educativas) buscam endireitá-la (a vida) com ameaças e castigos"

• A verdadeira educação começa com a saída da escola, quando entra na vida do Estado e deverá conhecer as leis e viver de acordo com o seu exemplo, modelo, paradigma

• A lei tem relação com a escrita (Protágoras)

• Se a criança deve aprender a não escrever fora das linhas (boa escrita)

• O adulto deve aprender a não agir fora da lei (boa ação)

• A educação é o processo corretivo (bastão = euthyne) de quem sair fora da linha!

• Essa foi a ideia de lei que fez Sócrates preferir a morte [agir dentro da lei] a fugir [agir fora da lei]

• As leis da natureza humana seguem as mesmas leis da gramática, da retórica e da dialética


10. TRINDADE PEDAGÓGICA DOS SOFISTAS

• Plutarco, "A Educação Da Juventude"

• Obra fundamental para entender a educação no Renascimento

• Três fatores fundamentais da educação sofista: natureza, ensino, hábito

• Exemplo da agricultura, caso fundamental do cultivo da natureza pela arte humana
Terra fértil = natureza humana
Lavrador competente = educador [ação pedagógica educativa e formativa]
Semente de boa qualidade penetra na terra = doutrinas e preceitos transmitidos penetram no corpo e na alma

• Uma terra da natureza humana falha pode ser compensada se bem educada

• Uma terra da natureza humana bem dotada pode ser perdida se abandonada

• Prova do caráter indispensável da educação

• Educação como precesso de cultivar [ensino e hábito] a terra da natureza humana

• Sobre a terra da primeira natureza [física] criar uma segunda natureza [humana]

• Plutarco juntou passado [Homero e tragédia], presente [sofistas] e futuro [Sócrates, Platão e Aristóteles]

• No currículo do ensino técnico da arete política dos sofistas estão gramática, retórica e dialética
Palavras, letras, sílabas [uso correto delas, orthoepia, gramática]
Discursos [argumentação, retórica]
Diálogos ["agon", debates, luta, dialética]
O "método de encarar as coisas pelos dois lados" [relativismo]
Matemática [como herança pitagórica, os sofistas introduziram a teoria da matemática sobretudo como elemento real ao lado dos três anteriores formais]
Esse currículo sofista foi tão importante que se tornou o fundamento da formação formal do Ocidente [trivium formal + quatrivium material das matemáticas (aritmética, geometria, música e astronomia) = sete artes liberais = mais alta educação/formação/cultura/evolução/progresso/desenvolvimento/civilização; até hoje, como sobrevivência da tradição, algumas escolas ainda adotam esse nomenclatura]
O ideal grego-sofista de cultura geral ética-política-jurídico, numa palavra, humanista foi fundamental não apenas para o povo romano [onde surgiu a educação baseada em várias línguas; latim e grego], mas até hoje para nós!
Desde a época dos sofistas [que reconheceram o valor puramente teórico], a crítica pública tradicional [nobre e conservadora] direciona como perda de tempo e de energia a insistência da educação no quatrivium, ou seja, nas matemáticas [desejosa de manter uma diferença e um limite com relação aos sofistas]


11. DOIS TIPOS DE SERES HUMANOS

• A distinção curricular dos sofistas gerou um dualismo até hoje difícil de ser superado na educação

• O trivium era prático

• O quatrivium era teórico

• Qual a medida ideal de um e de outro para a educação da arete política?

SER HUMANO PRÁTICO

• Teoria como perda de tempo e de energia

• O conhecimento deve ser próximo da e útil para a vida

• Crítica nobre e aristocrática aos sofistas [só para manter diferença]

• Mas, para ambos, a teoria deve estar subordinada ao político, ao estadista

• Ser humano de ação

• Nobreza, sofistas e romanos

• "Philosophari sed paucis" [mas poucos filosofam] = Atitude prático, política, imperialista de Roma

SER HUMANO TEÓRICO

• Ser humano teórico e sonhador

• Sócrates, Platão, Aristóteles e sofistas [estes últimos procuraram superar ou inttegras os dois tipos de seres humanos]

• Filosofia e ciências gregas


JAEGER, Werner.

Paideia: a formação do homem grego. 4.ed.

São Paulo, Martins Fontes, 2001.

Origem da pedagogia e do ideal de cultura, p.348-349

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