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7.7.20

PAIDEIA - 12 - FILOSOFIA E COSMOS - 20202




PAIDEIA

FILOSOFIA E COSMOS

Paideia

2020/jul/07





1
PRÓLOGOS (Clique aqui)
- PAIDEIA
- TUDO JUNTO
- OS GREGOS E NÓS
- HISTÓRIA TRADICIONAL
- HISTÓRIA ALTERNATIVA


2
INTRODUÇÃO (Clique aqui)
- ANTIGOS
- MODERNOS


3
LUGAR DOS GREGOS NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (Clique aqui)
- EDUCAÇÃO
- COMUNIDADE
- MUTABILIDADE
- IMUTABILIDADE
- PROXIMIDADE FAMILIAR
- ESTRANHEZA DISTANTE
- POVOS ORIENTAIS
- SENTIDO DE HISTÓRIA
- EDUCAÇÃO GREGA
- CÍRCULO VICIOSO DO POSITIVISMO
- CULTURA HOJE
- CULTURA GREGA
- ARTE
- FILOSOFIA
- POLIS


4
NOBREZA E ARETE (Clique aqui)
- FUNÇÃO SOCIAL-COMUNITÁRIA DA EDUCAÇÃO
- FORMAÇÃO DO SER HUMANO
- NOBREZA
- ARETE, AIDOS, NEMESIS, ARISTOI, ARISTEIA
- HOMERO


5
EDUCAÇÃO DA NOBREZA E HOMERO (Clique aqui)
- NOBREZA
- ILÍADA
- ODISSEIA
- MULHERES
- EDUCAÇÃO
- DEUSES
- PARADIGMA MÍTICO EXEMPLAR


6
HOMERO EDUCADOR (Clique aqui)
- CRÍTICAS À POESIA
- POESIA GREGA
- ILÍADA
- ODISSEIA
- EDUCAÇÃO EM HOMERO
- ESCUDO DE AQUILES


7
HESIODO E VIDA NO CAMPO (Clique aqui)
- HOMERO
- HESIODO
- ERGA
- OS TRABALHOS E OS DIAS
- TEOGONIA
- MITO - PROMETEU
- MITO - PANDORA
- MITO - IDADES DO MUNDO
- MITO - FALCÃO E ROUXINOL
- DIREITO
- FUNDAMENTO DA EDUCAÇÃO


8
ESPARTA (Clique aqui)
- POLIS
- ESPARTA E OS POEMAS DE TIRTEU
- CRÍTICAS AO IDEAL ESPARTANO
- NOMOS E RHETRA
- SOLUÇÃO ESPARTANA
- TIRTEU E POLISAÇÃO


9
ATENAS (Clique aqui)
- ESTADO JURÍDICO-POLÍTICO DE ATENAS
- CODIFICAÇÃO E LEGALIDADE
- THEMIS
- DIKE
- DEMOCRACIA
- NOVO TIPO DE SER HUMANO
- EDUCAÇÃO
- DIREITO E FILOSOFIA, FILOSOFIA E DIREITO NA EDUCAÇÃO


10
AUTOFORMAÇÃO DO INDIVÍDUO NA POESIA (Clique aqui)
- A PROSA VENCEU A POESIA
- NOVO LUGAR DA POESIA
- POESIA COMO AUTOAFIRMAÇÃO
- ARQUÍLOCO
- SEMÔNIDES
- MIMNERMO
- ALCEU
- SAFO


11
SÓLON (Clique aqui)
- POESIA DE SÓLON
- EQUILÍBRIO DE FORÇAS
- LEGALIDADE
- OS INIMIGOS
- DUAS CIDADES
- RESÍDUO DA ORDEM DIVINA
- ACIMA DA VONTADE DE PODER
- POSIÇÕES SOBRE A VELHICE



O QUE VEREMOS?

- A FILOSOFIA GREGA

- MITO E FILOSOFIA

- OS PRIMEIROS FILÓSOFOS

- PROBLEMA DA ORIGEM

- ANAXIMANDRO DE MILETO

- PITÁGORAS

- OUTROS MOVIMENTOS RELIGIOSOS

- EMPÉDOCLES

- XENÓFANES

- CHOQUE CULTURAL

- PARMÊNIDES

- HERÁCLITO


1. A FILOSOFIA GREGA

- Origens do pensamento filosófico grego

- História da filosofia

- História da educação

- Filósofos da natureza
Naturalistas
Físicos ou 'fisiólogos' [physis]
Pré-socráticos
Tales de Mileto
Anaximandro de Mileto
Anaxímenes de Mileto
Empédocles
Anaxágoras
Pitágoras
Xenófanes
Parmênides
Heráclito
Sofistas
Sócrates
Platão
Aristóteles

- Sócrates é um educador

- Platão e a filosofia como formação

- A sofística é um acontecimento educativo por si próprio e no sentido mais próprio

- Os filósofos e os movimentos não podem ser tratadas isoladamente, mas sim contextualizados

- A filosofia teve uma preocupação com a arete humana

- Deve-se encarar a história da filosofia grega como o processo de racionalização dos mitos


2. MITO E FILOSOFIA

MITO

- Epopeia homérica

- Junto com a filosofia

- Íntima conexão

- Diferente do medievo, no qual a filosofia não tem qualquer ligação com a

- Em Homero, o Oceano é a origem de todas as coisas

- Em Hesíodo, vontade de compreensão [eros cosmogônico] da ordem racional [cosmologia mitológica]

- O mito [intuição] sem o logos [lógica] é cego

- Basta quebrar os limites que separam prosa e poesia para uma imagem completa da evolução do pensamento filosófico

- A liberdade dos poetas [eu mítico] é copiada pelos filósofos



FILOSOFIA

- Pensamento racional, teórico, causal, científico

- Junto com o mito

- Íntima conexão

- Exceção de Dante, cuja obra une filosofia, burguesia e epopeia cavaleiresca

- Em Tales, a água é a origem de todas as coisas

- Em Empédocles, amor [eros] e ódio como forças naturais de união e divisão

- Em Platão, a explicação da alma recorre aos mitos

- Em Aristóteles, o motor imóvel do mundo ama todas as coisas

- O logos [lógica] sem o mito [intuição] é vazio

- O pensamento racional toma posse do mundo, da realidade até a alma [Sócrates e Platão]

- Em seguida, o movimento inverso, da alma à realidade [neoplatonismo]

- O mito platônica da alma resiste à racionalização integral do ser e à infiltração no cosmos

- O que será [a alma platônica] a "cama [per] feita" para a religião cristã

- Legalidade do mundo exterior [ser, physis, natureza] tem relação com a legalidade interior [vida, alma, espírito]

- Os filósofos [eu racional] copiam a liberdade dos poetas


3. OS PRIMEIROS FILÓSOFOS

- Atitude filosófica de conhecer o ser em si mesmo

- Aparente indiferença pelas coisas 'importantes': dinheiro, interesses, honras, emoções, lar, família, política

- Atitude filosófica = Bios teoreticos [peritos]

- Conhecidas anedotas populares: extravagantes, misteriosos, acima da sociedade, se apartam do convívio social, ingenuidade, desajeitados, pouco práticos, sonhadores, infelizes...

- Tales cai dentro do poço por contemplar um fenômeno celeste

- Os filósofos são peritos, o que significa um comportamento desmedido [hybris] de ter inveja do saber dos deuses

- Os primeiros filósofos eram aceitos e até populares, o que denota uma atmosfera de maior liberdade pessoal, política e de pensamento

- Os filósofos passaram a escrever em prosa

- Aspiravam ser ouvidos e compreendidos

- Com o aparecimento do eu racional acontece a superação do individualismo, pois surge o conceito de verdade

- Verdade como validade universal no fluir [ritmo das coisas, medidas e limites] dos fenômenos, perante o qual se curva todo arbítrio

- Escola milesiana: Tales de Mileto, Anaximandro de Mileto e Anaxímenes de Mileto

- A partir de então, os modos de propor problemas e de resolvê-los já não são mais míticos, mas sim racionais, teóricos, causais e científicos


4. PROBLEMA DA ORIGEM

- Arché = Ser = Physis = Metafísica

- Desse mesmo primeiro impulso metafísico nasceu a ciência, para ampliar o conhecimento dos fatos

- Duas coisas aparecem no conceito originário de physis:

ORIGEM

- problema da origem, da arché [essência]

- ultrapassar o dado, o empirico, o sensorial [segunda navegação]



COMPREENSÃO

- investigar do empírico, do que existe

- como derivação da origem, da arché


5. ANAXIMANDRO DE MILETO

- Mais importante figura da filosofia arcaica

- Imagem circular do mundo de verdadeira profundidade metafísica

- União de geografia e matemática [geometria, proporção]

- Círculo como exemplo matemático de proporção

- Esfera da Terra

- Movimentos circulares

- Arquitetura geométrica e apriorística do mundo

- Início da cartografia e dos mapas

- Heródoto seguiu a tendência matemática de Anaximandro

- Ideia de uma ordem universal do mundo expressa matematicamente

- A arché para Anaximandro é o ilimitado-indeterminado [apeiron]

- Ultrapassar a aparência sensível [Tales = água, Anaxímenes = Ar-sopro-pneuma, Empédocles, terra-ar-água-fogo]

- Fundo inesgotável do qual tudo procede e ao qual tudo regressa

- "Onde estiver a origem do que é aí também deve estar o seu fim, segundo o decreto do destino. Porque as coisas [luta das coisas] têm de pagar umas às outras castigo e pena [compensação = pleonexia; divino, Zeus, dike], conforme [cada caso, imanente] a sentença do tempo [tempo como juiz no tribunal]"

- Tudo inclui e tudo governa

- Anaximandro vai muito além de Sólon e Hesíodo, pois a compensação [dike] não se realiza só na vida humana, mas no mundo, na totalidade das coisas

- A totalidade das coisas da natureza submetidas à ordem de justiça imanente

- Transposição dos conceitos de cosmos, dike e culpa da vida jurídica-humana para o acontecer natural-physis-ser

- Ordem, cosmos, legalidade, norma universal

- O conhecimento dessa ordem legal universal tem um sentido religioso [zeus, dike]

- Nesse novo cosmos, natural, divino, metafísico, ético e jurídico misturam-se!

- Anaximandro escreve na forma de prosa e em livro, num esforça educativo


6. PITÁGORAS

- Filósofo, científico, político, educador, fundador de uma ordem ou religião [pitagóricos = esforço educativo]

- Novo tipo de ciência, Mathemata 'estudos'

- Matemática, geometria, acústica, música, estrelas, filosofia natural, transmigração das almas, órficos...

- Pitagorismo e conexão com orfismo

- Arché = Ser = Números [não num sentido quantitativo, mas sim qualitativo!]

- Nova legalidade da natureza

- Relação entre os números de vibrações e o comprimento das cordas da lira

- Relação entre a matemática pitagórica e a música

- Domínio, força, império do número a todo o cosmos e à ordem da vida

- Audaciosa generalização da simbologia matemática à filosofia

- Reduzir todas as coisas, de forma especulativa, a um princípio numérico, mas unido a uma aplicação prática

- Pitágoras [arché números] e Platão [arché ideias] como educadores eternizados no neopitagorismo e no neoplatonismo

- Pitágoras elaborou a primeira teoria filosófica sobre os números e sobre a sua relação com a ação educativa da música

- Nova concepção matemática da música [harmonia, ritmo, proporção, limites, medidas]

- Sólon [egalidade do mundo] = Anaximandro [cosmos dominado por uma norma jurídica] = Pitágoras [Legaidade cósmica como harmonia do mundo]

- A harmonia é um bom exemplo de sua expansão em todos os aspectos da vida humana: arquitetura, poesia, retórica, religião, ética, direito, política

- Harmonia como a consciência de que na ação existe uma norma do que é proporcional, que não pode ser transgredida!

- Harmonia, ritmo, proporção, limite, medida = tudo isso transposto para a alma-vida humana

- Transmigração das almas e orfismo

- Origem divina e imortalidade da alma humana

- Exigência de conservar a alma pura na sua união com o corpo

- Em Sólon, responsabilidade do estado; em Pitágoras, responsabilidade moral, ética

- A pureza da alma = cumprimento das leis = direito sagrado e humano [abarcar o domínio total do nomos]

- Nomos grego = origem divina em relação com o caráter sagrado e divino da alma

- O conceito órfico da alma representa um passo essencial no desenvolvimento da consciência pessoal humana


7. OUTROS MOVIMENTOS RELIGIOSOS

- Delfos, "conhece-te a ti mesmo" [doutrina da sophrosyne, dike]: influência profunda como força educativa, pois a sabedoria não é inata

- É para a história das religiões um mistério a estreita vizinhança que no culto délfico une Apolo e Dionísio.

- Há algo de comum na contraposição de um a outro

- Apolo = limitação, ordem, medida e clareza [dike]

- Dionísio = excitação, desmedida, excesso [hybris]

- Ideias jurídicas de hybris e dike são expandidas até a esfera religiosa e ao cosmos


8. EMPÉDOCLES

- Afinidade religião e filosofia

- União e complementação alma e natureza

- Tudo junto nos elementos: ar, água, terra e fogo

- A alma vagueia nos elementos; não tem um lugar

- Só quando se liga ao pensamento filosófico do cosmos que a necessidade metafísica do ser humano encontra satisfação


9. XENÓFANES

- É um poeta, mas no qual o espírito da filosofia se apoderou da poesia [poética filosófica]

- O espírito filosófico torna-se uma força educativa

- Filosofia como uma tendência de se apoderar [dominar] da totalidade da ação humana

- A nova prosa nunca adquire a ressonância da poesia [linguagem de Homero]

- A poética filosófica de Xenófanes popularizou a filosofia naturalista

- Mas, mesmo sendo de Homero que todos aprenderam, a filosofia substitui a imagem homérica do mundo

- Xenófanes como um rapsodo que, nos banquetes educativos em 'honra' da tradição, cantava Homero contra o próprio Homero

- Rompimento com o politeísmo e antropomorfimso mitológico da visão de mundo homérica

- Deus é todo pensamento, tem tudo em seu poder e é imóvel em si mesmo, não tendo nenhum atributo humano

- Xenófanes aniquilou a tradição, implantando novos valores religiosas e morais

- O cosmos converte-se em fonte de eunomia da sociedade\cultura humana

- A nova forma de honrar os deuses é a arete humana da verdade filosófica

- Nova arete humana = filosofia!

- A filosofia aproxima-se da vida humana


10. CHOQUE CULTURAL

VELHA CULTURA

- aristocrática

- ideal de formação humana que exige reconhecimento universal

- esporte, olimpíadas

- corpo

- ideal agonístico da violência do conflito

- antigo e tradicional ideal cavaleiresco



NOVA CULTURA

- filosófica

- ideal de formação humana que exige reconhecimento universal

- espírito

- alma

- sabedoria é melhor que força

- o fundamento do conhecimento filosófico é a polis jurídica, justa e feliz

- é a força de espírito que no estado cria o direito e a lei, a justa ordem e o bem-estar

- nova arete cívica e filosófica


11. PARMÊNIDES

- Protótipo de uma atitude filosófica perene

- Primeira encarnação humana da figura do filósofo

- Nova forma fundamental do pensamento: o logos, a lógica

- O intelecto procura ordenar o mundo

- Na lógica, manifesta-se a força construtiva e rigorosa das ideias

- Vitória da necessidade do pensamento

- Pensamento [= ananke-força + dike-justiça + moira-destino]

- Ser = puro, imóvel, fixo, sem nascer, sem perecer, em si mesmo

- "O ser é, o não-ser não é"

- "O que é não pode não ser"

- Lei lógica = impossibilidade da contradição no conhecimento filosófico

- O devir é impossível; é aparência [conflito com filosofia da natureza]

- Não são os sentidos, mas sim o pensamento que nos guia à certeza infalível [conhecer o objeto]

- O pensamento e o ser são uma e a mesma coisa

- A grande dificuldade do pensamento puro é obter qualquer conhecimento concreto do conteúdo do seu objeto [esforço de dedução]

- Atributos ou características do ser:
Imutável
Imortal
Total
Único
Ibabalável
Eterno
Onipresente
Uno
Coerente
Indivisível
Homogêneo
Ilimitado
Completo

- Discípulos: Zenão e Melisso

- O único caminho para a verdade é a via reta da investigação

- Colocação pela primeira vez do problema da investigação científica e do método

- Muito além do caminho da percepção, dos sentidos e das opiniões

- Caminho violento e difícil de libertação das aparências sensíveis da realidade

- Chegar à compreensão da totalidade e da unidade do ser

- Conversão da investigação humana ao puro pensamento

- Como se harmoniza em Parmênides, que é um poeta, sua poesia e sua lógica?

- Poeta da verdade do pura pensar

- Força, inspiração, missão, pathos religioso da verdade

- Mistérios da verdade

- Pensamento rigoroso como algo religioso e caminho de salvação

- A vida humana, a existência, dilui-se no ser, na imagem da natureza


12. HERÁCLITO

- O Obscuro

- Fogo como princípio originário

- Imagem total da realidade

- O cosmos [dike]

- Incessante subida e descida da geração e destruição à fonte primitiva inesgotável de que tudo brota e a que tudo regressa

- O curso circular das formas em contínua transformação que percorre o ser

- Em Heráclito, o ser humano é o centro, no qual passa o espetáculo do acontecer cósmico

- O ser humano está no centro da luta entre o ser e o devir

- "Investiguei-me a mim próprio"

- Volta da filosofia ao ser humano [novo filosofar = primeira antropologia filosófica]

- Até Sócrates, nenhum outro pensador desperta uma tão profunda simpatia pessoal como Heráclito

- Apogeu da expansão da liberdade

- Consciência do eu

- Auto-observação

- Volver da alma sobre si própria, mas não aristocrática nem psicológica

- "Por mais longe que vás, não encontrarás os limites da alma: tão profundo é o seu logos"

- Logos é um conhecimento comum [comunitário, cosmos, polis, legis] de onde nascem, ao mesmo tempo, palavra e ação [além do arbítrio individual]

- Ethos [agir acordado] é o daimon do ser humano [constraste constante entre vigília e sono]

- Heráclito como o Édipo da filosofia

- Porque é constantemente o intérprete do fundamento da vida, sempre como oculto, enigma, mistério, oráculo

- Logos = Cosmos = Legis = Divina [orfismo], onde todas as leis humanas podem ir beber

- O ser humano no cosmos, o cosmos no ser humano

- Leis humanas nas leis cósmicas, leis cósmicas nas leis humanas

- O natural e o humano como hemisférios de um ser único

- Luta das coisas - Lutas humanas - Unidade - Harmonia <> Dike, justiça, processo, partes...

- Os contrários como pai de todas as coisas [naturais e humanas]

- Só se une o que se opõe; é da diferença que brota a mais bela harmonia

- Todas as coisas são uma e mesma coisa

- Harmonia = Unidade na tensão = Arco e lira

- Heráclito = Antropológico + Cosmológico + Teológico!

- O ser humano submetido às leis do cosmos que, por sua vez, são divinas!

- A liberdade do ser humano consiste em se sentir subordinado às leis do cosmos

- A essência do ser humano é estar vinculado à polis, à comunidade universal


JAEGER, Werner.

Paideia: a formação do homem grego. 4.ed.

São Paulo, Martins Fontes, 2001.

O pensamento filosófico e a descoberta do cosmos, p.190-229

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