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23.7.20

PAIDEIA - 16 - SOFOCLES - 20202




PAIDEIA

O SER HUMANO TRÁGICO DE SÓFOCLES

Paideia

2020/jul/23





1
PRÓLOGOS (Clique aqui)
- PAIDEIA
- TUDO JUNTO
- OS GREGOS E NÓS
- HISTÓRIA TRADICIONAL
- HISTÓRIA ALTERNATIVA


2
INTRODUÇÃO (Clique aqui)
- ANTIGOS
- MODERNOS


3
LUGAR DOS GREGOS NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (Clique aqui)
- EDUCAÇÃO
- COMUNIDADE
- MUTABILIDADE
- IMUTABILIDADE
- PROXIMIDADE FAMILIAR
- ESTRANHEZA DISTANTE
- POVOS ORIENTAIS
- SENTIDO DE HISTÓRIA
- EDUCAÇÃO GREGA
- CÍRCULO VICIOSO DO POSITIVISMO
- CULTURA HOJE
- CULTURA GREGA
- ARTE
- FILOSOFIA
- POLIS


4
NOBREZA E ARETE (Clique aqui)
- FUNÇÃO SOCIAL-COMUNITÁRIA DA EDUCAÇÃO
- FORMAÇÃO DO SER HUMANO
- NOBREZA
- ARETE, AIDOS, NEMESIS, ARISTOI, ARISTEIA
- HOMERO


5
EDUCAÇÃO DA NOBREZA E HOMERO (Clique aqui)
- NOBREZA
- ILÍADA
- ODISSEIA
- MULHERES
- EDUCAÇÃO
- DEUSES
- PARADIGMA MÍTICO EXEMPLAR


6
HOMERO EDUCADOR (Clique aqui)
- CRÍTICAS À POESIA
- POESIA GREGA
- ILÍADA
- ODISSEIA
- EDUCAÇÃO EM HOMERO
- ESCUDO DE AQUILES


7
HESIODO E VIDA NO CAMPO (Clique aqui)
- HOMERO
- HESIODO
- ERGA
- OS TRABALHOS E OS DIAS
- TEOGONIA
- MITO - PROMETEU
- MITO - PANDORA
- MITO - IDADES DO MUNDO
- MITO - FALCÃO E ROUXINOL
- DIREITO
- FUNDAMENTO DA EDUCAÇÃO


8
ESPARTA (Clique aqui)
- POLIS
- ESPARTA E OS POEMAS DE TIRTEU
- CRÍTICAS AO IDEAL ESPARTANO
- NOMOS E RHETRA
- SOLUÇÃO ESPARTANA
- TIRTEU E POLISAÇÃO


9
ATENAS (Clique aqui)
- ESTADO JURÍDICO-POLÍTICO DE ATENAS
- CODIFICAÇÃO E LEGALIDADE
- THEMIS
- DIKE
- DEMOCRACIA
- NOVO TIPO DE SER HUMANO
- EDUCAÇÃO
- DIREITO E FILOSOFIA, FILOSOFIA E DIREITO NA EDUCAÇÃO


10
AUTOFORMAÇÃO DO INDIVÍDUO NA POESIA (Clique aqui)
- A PROSA VENCEU A POESIA
- NOVO LUGAR DA POESIA
- POESIA COMO AUTOAFIRMAÇÃO
- ARQUÍLOCO
- SEMÔNIDES
- MIMNERMO
- ALCEU
- SAFO


11
SÓLON (Clique aqui)
- POESIA DE SÓLON
- EQUILÍBRIO DE FORÇAS
- LEGALIDADE
- OS INIMIGOS
- DUAS CIDADES
- RESÍDUO DA ORDEM DIVINA
- ACIMA DA VONTADE DE PODER
- POSIÇÕES SOBRE A VELHICE



12
FILOSOFIA E COSMOS (Clique aqui)
- A FILOSOFIA GREGA
- MITO E FILOSOFIA
- OS PRIMEIROS FILÓSOFOS
- PROBLEMA DA ORIGEM
- ANAXIMANDRO DE MILETO
- PITÁGORAS
- OUTROS MOVIMENTOS RELIGIOSOS
- EMPÉDOCLES
- XENÓFANES
- CHOQUE CULTURAL
- PARMÊNIDES
- HERÁCLITO


13
TRANSFORMAÇÃO DA NOBREZA (Clique aqui)
- CHOQUE DE DOIS MUNDOS
- OBRA DE TEÓGNIS
- TEÓGNIS: LUTA DE CLASSES E EDUCAÇÃO ERÓTICA
- TEÓGNIS E ÉTICA DE PARTIDO
- PÍNDARO
- PÍNDARO E PLATÃO
- A EDUCAÇÃO É POSSÍVEL?
- ÁGUIAS OU CORVOS?
- POESIA E FILOSOFIA IMPRUDENTES
- CONCLUSÃO


14
POLÍTICA CULTURAL DOS TIRANOS (Clique aqui)
- TIRANIA COMO TRANSIÇÃO
- TIRANIA
- TIRANOS COMO OS VERDADEIROS POLÍTICOS
- PISÍSTRATO
- TIRANIA E EDUCAÇÃO
- REINO DE CRONOS DA MANIPULAÇÃO
- POLÍTICA CULTURAL DA TIRANIA


15
O DRAMA DE ÉSQUILO (Clique aqui)
- ÉSQUILO E AS CLASSES
- O COMBATENTE DE MARATONA
- O POETA DO ESTADO
- DESENVOLVIMENTO DA POESIA
- TRANSFORMAÇÕES DO MITO
- NASCIMENTO DA TRAGÉDIA
- A POESIA E O ESTADO
- A ELEVAÇÃO E TRANSPOSIÇÃO DIONISÍACA DA TRAGÉDIA
- PROBLEMA TEOLÓGICO
- PROMETEU: A TRAGÉDIA DA HUMANIDADE


O QUE VEREMOS?

- TRADIÇÃO DA TRAGÉDIA GREGA

- TRAGÉDIA, TRADIÇÃO E CRIAÇÃO

- TRAGÉDIA E ESTADO

- LUGAR DE SÓFOCLES: TÉCNICA

- LUGAR DE SÓFOCLES: PERSONAGENS

- LUGAR DE SÓFOCLES: EDUCAÇÃO

- ANTÍGONA, FILHA DE ÉDIPO

- ELECTRA

- ÉDIPO, PAI DE ANTÍGONA


1. TRADIÇÃO DA TRAGÉDIA GREGA

- Força educativa da tragédia grega

- Ésquilo
Velho mestre
"E o que em Ésquilo é grande e rico de futuro ultrapassa as fronteiras da poesia e invade um novo domínio: o da filosofia"

- Sófocles
Continuadores criadores

- Eurípedes
Continuadores criadores


2. TRAGÉDIA, TRADIÇÃO E CRIAÇÃO

- Concepção grega da poesia

- Uma forma de arte

- Transmissão da herança de um poeta a outro

- Tem uma força normativa

- Competição e comparação entre poetas

- Tradição profissional

- Controle social permanente

- Espírito público vigilante

- Não afetava a liberdade artística

- O melhor sucessor [continuador] é o criador

- Na mais perfeita realização de uma arte [norma] está a mais alta originalidade

- "Quando um artista desenvolve a forma da sua arte de acordo com normas previamente formuladas e que obrigam em certo grau, não tem outro remédio senão reconhecê-las como normas [aplicá-las!] e deixar que se julgue o valor de sua obra conforme ele as mantenha, as debilite ou as revele"

- Não é possível usar a palavra com inteira liberdade

- Sófocles é um clássico porque atinge o ponto culminante no desenvolvimento da tragédia

- A tragédia consuma em Sófocles sua natureza, a mais elevada dignidade de um gênero em sua perfeição

- Culmina em Sófocles a evolução da poesia como um processo de objetivação progressiva da formação humana

- É necessário evitar cuidadosamente os contrates dos dualismos; só assim conseguiremos compreender a Grécia antiga [poesia, educação, cultura]

- O mérito das personagens de Sófocles está na sua dimensão humana, que une tudo (estético, ético, religioso, jurídico ...)

- "A cultura autêntica é sempre obra da confluência de três forças: destino\natureza, obra\arte e sabedoria. Foi e continua a ser um mistério o seu fundamento mais profundo. O que nela há de mais maravilhoso é não ser possível explicá-la. A única coisa que se pode fazer é apontar com o dedo e dizer: aí está."


3. TRAGÉDIA E ESTADO

- Poesia no centro da vida pública

- Expressão da ordem espiritual e estatal

- Estado fomenta a arte nos concursos dionisíacos

- Eudemonia = Unidade entre Estado e povo em Ésquilo e Sófocles

- Eudemonia [justa norma] = Euthythmia [justo ritmo] = Euharmostia [justa harmonia] = Conceitos normativos!


4. LUGAR DE SÓFOCLES: TÉCNICA

- Efeito cênico [técnica]

- Foi considerado o mais perfeito da Antiguidade

- Sófocles é o único dramaturgo grego que se aguenta nas encenações dos teatros atuais

- A sociedade burguesa tem uma barreira intransponível de compreensão da tragédia grega

- É necessário evitar cuidadosamente os contrates dos dualismos; só assim conseguiremos compreender a Grécia antiga [poesia, educação, cultura]

- Sófocles abandona a forma da trilogia de Ésquilo


5. LUGAR DE SÓFOCLES: PERSONAGENS

- Caracteres, figuras e personagens de carne e osso

- Sem artificialidades

- Sem esforço

- Sem afetação

- Sem manumentalidades

- Tudo é proporcional

- Paixões, sentimentos, grandeza heróica, nobreza, caráter, humanidade

- Interior e intimidade humana

- Dor, morte, destino e consciência religiosa

- O mérito das personagens de Sófocles está na sua dimensão humana, que une tudo (estético, ético, religioso, jurídico ...)

- O que em Sófocles é trágico é a impossibilidade de evitar a dor [que se torna nobre!]

- O destino é visto do ponto de vista humano

- As personagens principais são realçadas pelo coro [canto, dança]

- O coro como hino à grandeza da humanidade, orgulho prometéico [criações humanas: artes, direito, Estado, etc.]


6. LUGAR DE SÓFOCLES: EDUCAÇÃO

- Nas personagens de Sófocles interpenetram-se forma e norma [ser, além do pessoal, além do estético, metafísica]

- A arte da tragédia como descoberta da forma-norma artística-educativa na vida [uma forma-norma compreendida e vivida]!

- Vive nessa forma-norma a consciência [liberdade] do que em cada caso é justo [ser, sophrosyne, correto, medida certa]

- Pela primeira vez se manifesta a consciência [do ser, justo, medida, correto, certo] desperta da educação humana [ser humano tal como deve ser]

- Apareceu pela primeira vez a formaçao consciente do ser humano

- Pressuposto de uma sociedade humana na qual a educação [formação] se converteu no ideal mais alto

- Humanidade no centro da existência social

- Ideal de conduta humana peculiar da cultura do tempo de Péricles

- Sófocles humanizou a tragédia e fez dela o modelo da educação

- A cópula criadora da poesia e da educação, em Sófocles, é uma constelação única na história universal

- Nova sociedade = Nova educação = Novo ser humano = Nova linguagem ["urbano" para se referir à educação]

- É em Sófocles que atinge o apogeu o desenvolvimento da ideia grega de medida [ser, justo, correto, certo]

- Como força divina que governa o mundo e a vida

- Ligação da formação humana [educação] com a medida [ser, justo, correto, certo]

- Ésquilo, Sólon, Péricles, Sofistas, Sófocles = tendência formadora e educativa da poesia dramática trágica

- Não é possível decidir em Sófocles onde se situa a prioridade: se na poesia, se no ideal educacional

- Poesia e educação têm o mesmo fim: o ser humano [antropocêntrico = psyche, alma, corpo, cosmos, direito]

- Eudemonia [justa norma] = Euthythmia [justo ritmo] = Euharmostia [justa harmonia] = Conceitos normativos!

- Educação = Poesia = Escultura = Ideal criativo da forma humana!


7. ANTÍGONA, FILHA DE ÉDIPO

- Antígona e Creonte

- Mulher como representante do humano [trágico!]

- Amplitude da humanidade [trágica!] de Sófocles

- Ações, destino e observância [eudemonia] ou transgressão [hybris] da medida [ser, justo, correto, certo]

- A dor consciente de Antígona converte-se numa forma de nobreza [arete heróica]

- O Estado como exemplo da ironia trágica de Sófocles

- Por um lado, o Estado como maior dos bens humanos [política, direito, justiça], mas

- Por outro lado, força, tirania, proibições

- O orgulhoso hino de exaltação prometéico emudece perante o súbito e trágico conhecimento da debilidade e da miséria humana

- Afundamento do herói na dor trágica [caráter ineludível do destino imposto pelos deuses]!

- "É o ser humano trágico de Sófocles o primeiro a elevar-se a uma autêntica grandeza humana, pela completa destruição da sua felicidade terrena ou da sua existência física e social"


8. ELECTRA

- Progressivos contrastes

- Essência e intimidade das personagens

- Sentimentos e desespero

- Totalidade em perfeito equilíbrio

- Todos os graus do sofrimento e da dor do ser humano

- Drama dos movimentos da alma no seu ritmo interior

- Conhecer a si mesmo é saber o mistério de seu destino

- Unidade indissolúvel e misteriosa de ser humano e destino


9. ÉDIPO, PAI DE ANTÍGONA

- Ser humano sobre quem parece desabar o peso de todas as dores do mundo

- Desespero, maldição, aniquilamento, cegueira, hybris

- Édipo se defende dizendo com repetida insistência que foi na ingnorância que realizou todos seus atos [responabilidade]

- Mesmo assim, não escapa do seu destino trágico de sofrimento e dor

- A grandeza de Édipo está na sua consciência, que o ajuda a suportar a dor

- "Tão incompreensível como a morte, o sofrimento e a dor, pelas quais a divindade conduz Édipo, é o milagre da salvação que no fim o espera. 'Os deuses, que te feriram, de novo te porão de pé'. Não há olhos mortais que possam ver este mistério. Só se pode participar nele por meio da consagração à dor. Não se pode saber como, mas a consagração à dor aproxima-o dos deuses e separa-o do resto dos homens".


JAEGER, Werner.

Paideia: a formação do homem grego. 4.ed.

São Paulo, Martins Fontes, 2001.

O ser humano trágico, p.315-334

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