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24.7.20

PAIDEIA - 17 - SOFISTAS (Parte 1) - 20202




PAIDEIA

SOFÍSTICA E EDUCAÇÃO

Paideia

2020/jul/24





1
PRÓLOGOS (Clique aqui)
- PAIDEIA
- TUDO JUNTO
- OS GREGOS E NÓS
- HISTÓRIA TRADICIONAL
- HISTÓRIA ALTERNATIVA


2
INTRODUÇÃO (Clique aqui)
- ANTIGOS
- MODERNOS


3
LUGAR DOS GREGOS NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (Clique aqui)
- EDUCAÇÃO
- COMUNIDADE
- MUTABILIDADE
- IMUTABILIDADE
- PROXIMIDADE FAMILIAR
- ESTRANHEZA DISTANTE
- POVOS ORIENTAIS
- SENTIDO DE HISTÓRIA
- EDUCAÇÃO GREGA
- CÍRCULO VICIOSO DO POSITIVISMO
- CULTURA HOJE
- CULTURA GREGA
- ARTE
- FILOSOFIA
- POLIS


4
NOBREZA E ARETE (Clique aqui)
- FUNÇÃO SOCIAL-COMUNITÁRIA DA EDUCAÇÃO
- FORMAÇÃO DO SER HUMANO
- NOBREZA
- ARETE, AIDOS, NEMESIS, ARISTOI, ARISTEIA
- HOMERO


5
EDUCAÇÃO DA NOBREZA E HOMERO (Clique aqui)
- NOBREZA
- ILÍADA
- ODISSEIA
- MULHERES
- EDUCAÇÃO
- DEUSES
- PARADIGMA MÍTICO EXEMPLAR


6
HOMERO EDUCADOR (Clique aqui)
- CRÍTICAS À POESIA
- POESIA GREGA
- ILÍADA
- ODISSEIA
- EDUCAÇÃO EM HOMERO
- ESCUDO DE AQUILES


7
HESIODO E VIDA NO CAMPO (Clique aqui)
- HOMERO
- HESIODO
- ERGA
- OS TRABALHOS E OS DIAS
- TEOGONIA
- MITO - PROMETEU
- MITO - PANDORA
- MITO - IDADES DO MUNDO
- MITO - FALCÃO E ROUXINOL
- DIREITO
- FUNDAMENTO DA EDUCAÇÃO


8
ESPARTA (Clique aqui)
- POLIS
- ESPARTA E OS POEMAS DE TIRTEU
- CRÍTICAS AO IDEAL ESPARTANO
- NOMOS E RHETRA
- SOLUÇÃO ESPARTANA
- TIRTEU E POLISAÇÃO


9
ATENAS (Clique aqui)
- ESTADO JURÍDICO-POLÍTICO DE ATENAS
- CODIFICAÇÃO E LEGALIDADE
- THEMIS
- DIKE
- DEMOCRACIA
- NOVO TIPO DE SER HUMANO
- EDUCAÇÃO
- DIREITO E FILOSOFIA, FILOSOFIA E DIREITO NA EDUCAÇÃO


10
AUTOFORMAÇÃO DO INDIVÍDUO NA POESIA (Clique aqui)
- A PROSA VENCEU A POESIA
- NOVO LUGAR DA POESIA
- POESIA COMO AUTOAFIRMAÇÃO
- ARQUÍLOCO
- SEMÔNIDES
- MIMNERMO
- ALCEU
- SAFO


11
SÓLON (Clique aqui)
- POESIA DE SÓLON
- EQUILÍBRIO DE FORÇAS
- LEGALIDADE
- OS INIMIGOS
- DUAS CIDADES
- RESÍDUO DA ORDEM DIVINA
- ACIMA DA VONTADE DE PODER
- POSIÇÕES SOBRE A VELHICE



12
FILOSOFIA E COSMOS (Clique aqui)
- A FILOSOFIA GREGA
- MITO E FILOSOFIA
- OS PRIMEIROS FILÓSOFOS
- PROBLEMA DA ORIGEM
- ANAXIMANDRO DE MILETO
- PITÁGORAS
- OUTROS MOVIMENTOS RELIGIOSOS
- EMPÉDOCLES
- XENÓFANES
- CHOQUE CULTURAL
- PARMÊNIDES
- HERÁCLITO


13
TRANSFORMAÇÃO DA NOBREZA (Clique aqui)
- CHOQUE DE DOIS MUNDOS
- OBRA DE TEÓGNIS
- TEÓGNIS: LUTA DE CLASSES E EDUCAÇÃO ERÓTICA
- TEÓGNIS E ÉTICA DE PARTIDO
- PÍNDARO
- PÍNDARO E PLATÃO
- A EDUCAÇÃO É POSSÍVEL?
- ÁGUIAS OU CORVOS?
- POESIA E FILOSOFIA IMPRUDENTES
- CONCLUSÃO


14
POLÍTICA CULTURAL DOS TIRANOS (Clique aqui)
- TIRANIA COMO TRANSIÇÃO
- TIRANIA
- TIRANOS COMO OS VERDADEIROS POLÍTICOS
- PISÍSTRATO
- TIRANIA E EDUCAÇÃO
- REINO DE CRONOS DA MANIPULAÇÃO
- POLÍTICA CULTURAL DA TIRANIA


15
O DRAMA DE ÉSQUILO (Clique aqui)
- ÉSQUILO E AS CLASSES
- O COMBATENTE DE MARATONA
- O POETA DO ESTADO
- DESENVOLVIMENTO DA POESIA
- TRANSFORMAÇÕES DO MITO
- NASCIMENTO DA TRAGÉDIA
- A POESIA E O ESTADO
- A ELEVAÇÃO E TRANSPOSIÇÃO DIONISÍACA DA TRAGÉDIA
- PROBLEMA TEOLÓGICO
- PROMETEU: A TRAGÉDIA DA HUMANIDADE


16
O SER HUMANO TRÁGICO DE SÓFOCLES (Clique aqui)
- TRADIÇÃO DA TRAGÉDIA GREGA
- TRAGÉDIA, TRADIÇÃO E CRIAÇÃO
- TRAGÉDIA E ESTADO
- LUGAR DE SÓFOCLES: TÉCNICA
- LUGAR DE SÓFOCLES: PERSONAGENS
- LUGAR DE SÓFOCLES: EDUCAÇÃO
- ANTÍGONA, FILHA DE ÉDIPO
- ELECTRA
- ÉDIPO, PAI DE ANTÍGONA


O QUE VEREMOS?

- ORIGEM DA EDUCAÇÃO (PAIDEIA)

- A CULTURA É POLÍTICA E PEDAGÓGICA

- PRESSUPOSTO DA SOFÍSTICA

- FINALIDADES DOS SOFISTAS

- OS MÉTODOS EDUCACIONAIS DOS SOFISTAS


1. ORIGEM DA EDUCAÇÃO (PAIDEIA)

- Movimento dos sofistas

- Origem da educação no século IV

- A mais alta arete humana [agora espiritual, baseada no saber]

- Transformações da arete [nobres, camponeses, estado jurídico, educação cívica-estatal]

- Exigências ideais, físicas e espirituais

- Criação das crianças

- Formação consciente = "kalokagathia"

- Nova e ampla concepção da ideia da educação

- Saber qual o caminho que a educação tem de seguir

- Novo ser humano = cidadão!

- Novos ideais de ser humano na polis [animal político]

- Todos são obrigados a se colocarem a serviço do bem comum

- "Por mais forte que fosse o sentimento da individualidade, era impossível conceber que a educação se fundamentasse em outra coisa que não a comunidade (...) do Estado" [os sofistas questionam tal fundamentação da educaçã!]

- A racionalização da vida inteira [ação e êxito] elevou o saber, pela primeira vez, ao centro da vida social e política

- Daí nasce os pressupostos pedagógicos-educacionais da sofística

- Os sofistas explicitaram na filosofia o problema do ser humano [mas numa visão estritamente prática! essa é a novidade]

- Os sofistas são um novo tipo de ser humano baseado na existência intelectual, espiritual, do saber!

- Tornaram-se celebridades

- Sucederam os poetas como andarilhos e hóspedes dos ricos e poderosos

- A novidade está na oferta da educação como uma mercadoria [são os primeiros professores a cobrarem pelo seu ensino]

- Pela primeira vez, a paideia tem um fundamento racional [humano, individual]


2. A CULTURA É POLÍTICA E PEDAGÓGICA

- Estado, cultura e educação

- Saber como força de formação do ser humano

- Democracia como fundamental para todo o fenômeno da cultura, da política e da educação

- O ingresso da massa não é fundamental apenas para a política, mas também para a cultura e para a educação

- Várias questões somente foram possíveis depois do ingresso da massa em espaços antes excluídos

- Como formar e eleger minorias dirigentes?

- O que é liberdade?

- O que é autoridade?


3. PRESSUPOSTO DA SOFÍSTICA

- Problema das relações [dualismo]



1

- Estado

- Comunidade

- Conceito de isonomia

- Invasão da massa = democracia



2

- Espírito

- Personalidade

- Individualidade [individualismo]

- Consciência

- Independência [andarilhos do saber!]

- Cosmopolitismo [não tinham cidadania fixa]

- Ideal do ser humano universal

- Ataque aos novos problemas mais profundos da moralidade e do Estado [políticos e jurídicos]

- Risco de cair nas maiores parcialidades [individualismo e relativismo]


4. FINALIDADES DOS SOFISTAS

- Sofistas = Educadores = Mestres da sabedoria numa perspectiva ligada à vida e à prática

- Educação dos chefes, dos líderes políticos do Estado

- Nova forma da educação dos nobres

- Não era para o povo

- Não era para ser um cidadão qualquer

- Não se trata de uma educação para cumprir as leis, mas sim para criá-las

- É possível ensinar as qualidades do político ou são inatas?

- Qual a mais nova arete [política] dos nobres na democracia?

- O logos

- A palavra

- A oratória

- A eloquência

- A retórica

- Proferir palavras decisivas e bem fundamentadas

- "A palavra não tinha o sentido puramente formal que mais tarde adquiriu, mas abrangia também o próprio conteúdo. Entendia-se sem mais que o conteúdo dos discursos era o Estado e os seus assuntos"

- "A sofística é um fenômeno tão importante como Sócrates ou Platão. Além disso não é possível concebê-los sem ela"

- "Assim, ducação sofística encerra na sua rica multiplicidade o germe da luta pedagógica da centúria seguinte: o duelo entre a filosofia e a retórica"


5. OS MÉTODOS EDUCACIONAIS DOS SOFISTAS

- Riqueza multifacetada dos novos e perenes conhecimentos e métodos educativos que os sofistas trouxeram ao mundo

- Apenas se compreende os sofistas e sua posição na história se situá-los no desenvolvimento da tradição educativa grega, que, pelaprimeira vez, já tinha discutido a possibilidade de ensinar a arete!

- Os sofistas transplantaram para a prosa [processo de racionalização e de interpretação dos poetas!] os vários gêneros da poesia!

- Os sofistas consideravam os poetas de forma intemporal, adaptando-os à atualidade

- Os sofistas são intérpretes utilitários da tradição da poesia nobre e trágica



1 FORMAL

- Educação formal do espírito enquanto órgão em sua estrutura interna [formal]

- Diversos campos do entendimento

- Ser humano entendido de forma abstrata



2 MATERIAL

- Educação material do espírito enquanto órgão em sua estrutura interna [matéria, conteúdo]

- Enciclopédica [universal, cosmopolita]

- Ser humano entendido de forma abstrata

- Homero é para os sofistas uma enciclopédia de todos os conhecimentos



3 TOTAL

- Educação total do espírito enquanto órgão em suas condições sociais [ética e política]

- Ser humano entendido de forma concreta, como membro da sociedade [totalidade]

- Ataque aos problemas mais profundos da moralidade e do Estado

- Risco de cair nas maiores parcialidades [individualismo, subjetivismo e relativismo]

- Homero é para os sofistas uma enciclopédia de todas regras prudentes para a vida individual e social

- Ampliação da ciência em seus aspectos ético e social

- Os sofistas abriram caminho para uma filosofia ética e política


JAEGER, Werner.

Paideia: a formação do homem grego. 4.ed.

São Paulo, Martins Fontes, 2001.

A sofística como fenômeno da história da educação, p.335-348

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