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11.6.20

PAIDEIA - 04 - NOBREZA E ARETE - 20201




PAIDEIA

NOBREZA E ARETE

Paideia

2020/jun/09



O QUE JÁ VIMOS?

1 PRÓLOGOS (Clique aqui)
- PAIDEIA
- TUDO JUNTO
- OS GREGOS E NÓS
- HISTÓRIA TRADICIONAL
- HISTÓRIA ALTERNATIVA

2 INTRODUÇÃO (Clique aqui)
- ANTIGOS
- MODERNOS

3 LUGAR DOS GREGOS NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (Clique aqui)
- EDUCAÇÃO
- COMUNIDADE
- MUTABILIDADE
- IMUTABILIDADE
- PROXIMIDADE FAMILIAR
- ESTRANHEZA DISTANTE
- POVOS ORIENTAIS
- SENTIDO DE HISTÓRIA
- EDUCAÇÃO GREGA
- CÍRCULO VICIOSO DO POSITIVISMO
- CULTURA HOJE
- CULTURA GREGA
- ARTE
- FILOSOFIA
- POLIS


O QUE VEREMOS?


- FUNÇÃO SOCIAL-COMUNITÁRIA DA EDUCAÇÃO

- FORMAÇÃO DO SER HUMANO

- NOBREZA

- ARETE, AIDOS, NEMESIS, ARISTOI, ARISTEIA

- HOMERO


1. FUNÇÃO SOCIAL-COMUNITÁRIA DA EDUCAÇÃO GREGA

- Conteúdo moral e prático

- Mandamentos de honrar e respeitar

- Preceitos morais daquilo que é correto

- Regras de prudência para a vida

- Transmissão oral [sabedoria popular]

- Conhecimentos e aptidões profissionais [techne]

- Mandamentos e preceitos morais mais tarde incorporados à lei escrita dos estados

- Indistinção entre moral e direito

- Exemplo da poesia de Hesíodo

- Resistência à exposição escrita


2. FORMAÇÃO DO SER HUMANO

- Formação como criação de um tipo ou imagem ideal de como deve ser

- O que mais importa é a beleza do ideal

- Formação como resultado de uma disciplina consciente

- Tal como o adestramento


3. NOBREZA

- Formação\diferenciação\distinção\eleição nobre <> nação, identidade nacional

- Formação\diferenciação\distinção\eleição aristocrata <> nação, identidade nacional

- Diferente da burguesia, na qual a formação se torna universal, igual

- Hierarquização: ideal superior acima do povo [ser humano comum, escravos]

- Formação como forma aristocrática de uma nação

- Ter, conquistar, exigir arete


4. ARETE, AIDOS, NEMESIS, ARISTOI, ARISTEIA

- Ideal de nobreza cavaleiresca

- Conduta distinta

- Heroísmo guerreiro-lutador

- Arete como unidade suprema de excelência humana

- Superioridade não humana [animais e deuses]

- Atributo próprio da nobreza

- Destreza

- Força\coragem e moral [juntas no guerreiro-lutador]

- Dominância

- Senhorio

- Capacidades

- Respeito e prestígio

- Perfeição

- Medida exigente de valor

- Bom senso

- Ética [normas certas de conduta]

- Código ético de nobreza\aristocracia [virtudes]

- Dever [aspirar] em face do ideal

- Arete e dever = aidos

- Arete e sanção = nemesis

- Aristoi = aristocracia = grupo acima da massa comum

- Aristeia = jogo de luta e rivalidade entre os aristoi pelo prêmio da arete, pela virtude, pela supremacia, pelo poder

- Honra [valor próprio reconhecido socialmente pelos pares] como troféu da arete

- Negação da honra como maior tragédia de opressão despótica

- É possível reparar a honra ultrajada, negada, ofendida? [Homero]

- A ordem social assenta-se na honra e no respeito

- Elogio ou reprovação

- Ânsia de distinção, honra e aprovação

- Nada a ver com intimidade moderna ou com vaidade cristã

- Arete [fama, imagem] aperfeiçoa-se com a morte [busca da imortalidade]

- Cultos e piedade como honra e glória dos deuses [deuses como uma sociedade imortal de nobres]

- Nenhuma pátria nem podersoberano acima do primus inter partes ["igualdade" aristocrática]

- Ambição

- O pensamento ético de Sócrates, Platão e Aristóteles baseia-se na ética aristocrática da Grécia arcaica

- Eles elaboram os conceitos de Homero

- Altivez

- Magnanimidade

- Esforço humano de aperfeiçoamento

- Auto-estima

- Aspirar fazer sua a beleza do ideal de arete

- Subordinação do físico a uma beleza mais elevada [busca da imortalidade]


5. HOMERO

- Ilíada e Odisseia

- Expressão imutávei dos ideais do mundo aristocrático

- Consciência educadora da nobreza grega primitiva

- Fênix, educador de Aquiles [herói modelo ético virtuoso dos gregos]

- O ser humano foi educado "para ambas as coisas: proferir palavras e realizar ações"

- Ideal de totalidade do ser humano

- Aquiles X Ulisses [mestre da palavra]

- Aquiles X Ajax [homem de ação]

- Negação da honra como maior tragédia de opressão despótica [Aquiles, Agamenon e Ajax]

- É possível reparar a honra ultrajada, negada, ofendida? [Homero]

- O pensamento ético de Sócrates, Platão e Aristóteles baseia-se na ética aristocrática da Grécia arcaica


JAEGER, Werner.

Paideia: a formação do homem grego. 4.ed.

São Paulo, Martins Fontes, 2001.

Nobreza e arete, p.23-36.

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