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DIREITOS HUMANOS
2024-1
HISTÓRIA DO DIREITO
2024-1
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OAB QUESTÕES DE FILOSOFIA DO DIREITO
2023-2
SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA JURÍDICAS
2023-2
FILOSOFIA DO DIREITO
2023-2
DIREITO CIVIL 1
2023-2
HISTÓRIA DO DIREITO
2023-1
INTRODUÇÃO À ECONOMIA
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CRIMINOLOGIA
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HERMENÊUTICA
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CONCURSO LOGO DIREITO
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PROJETO DE PESQUISA
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DIREITO CIVIL
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FILOSOFIA DO DIREITO
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SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA JURÍDICAS
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SELEÇÃO PROFESSOR CONVIDADO
2021-2
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11.6.20
PAIDEIA - 04 - NOBREZA E ARETE - 20201
NOBREZA E ARETE
Paideia
2020/jun/09
O QUE JÁ VIMOS?
1
PRÓLOGOS (
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)
-
PAIDEIA
-
TUDO JUNTO
-
OS GREGOS E NÓS
-
HISTÓRIA TRADICIONAL
-
HISTÓRIA ALTERNATIVA
2
INTRODUÇÃO (
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-
ANTIGOS
-
MODERNOS
3
LUGAR DOS GREGOS NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (
Clique aqui
)
-
EDUCAÇÃO
-
COMUNIDADE
-
MUTABILIDADE
-
IMUTABILIDADE
-
PROXIMIDADE FAMILIAR
-
ESTRANHEZA DISTANTE
-
POVOS ORIENTAIS
-
SENTIDO DE HISTÓRIA
-
EDUCAÇÃO GREGA
-
CÍRCULO VICIOSO DO POSITIVISMO
-
CULTURA HOJE
-
CULTURA GREGA
-
ARTE
-
FILOSOFIA
-
POLIS
O QUE VEREMOS?
-
FUNÇÃO SOCIAL-COMUNITÁRIA DA EDUCAÇÃO
-
FORMAÇÃO DO SER HUMANO
-
NOBREZA
-
ARETE, AIDOS, NEMESIS, ARISTOI, ARISTEIA
-
HOMERO
1. FUNÇÃO SOCIAL-COMUNITÁRIA DA EDUCAÇÃO GREGA
-
Conteúdo moral e prático
-
Mandamentos de honrar e respeitar
-
Preceitos morais daquilo que é correto
-
Regras de prudência para a vida
-
Transmissão oral [sabedoria popular]
-
Conhecimentos e aptidões profissionais [techne]
-
Mandamentos e preceitos morais mais tarde incorporados à lei escrita dos estados
-
Indistinção entre moral e direito
-
Exemplo da poesia de Hesíodo
-
Resistência à exposição escrita
2. FORMAÇÃO DO SER HUMANO
-
Formação como criação de um tipo ou imagem ideal de como deve ser
-
O que mais importa é a beleza do ideal
-
Formação como resultado de uma disciplina consciente
-
Tal como o adestramento
3. NOBREZA
-
Formação\diferenciação\distinção\eleição nobre <> nação, identidade nacional
-
Formação\diferenciação\distinção\eleição aristocrata <> nação, identidade nacional
-
Diferente da burguesia, na qual a formação se torna universal, igual
-
Hierarquização: ideal superior acima do povo [ser humano comum, escravos]
-
Formação como forma aristocrática de uma nação
-
Ter, conquistar, exigir arete
4. ARETE, AIDOS, NEMESIS, ARISTOI, ARISTEIA
-
Ideal de nobreza cavaleiresca
-
Conduta distinta
-
Heroísmo guerreiro-lutador
-
Arete como unidade suprema de excelência humana
-
Superioridade não humana [animais e deuses]
-
Atributo próprio da nobreza
-
Destreza
-
Força\coragem e moral [juntas no guerreiro-lutador]
-
Dominância
-
Senhorio
-
Capacidades
-
Respeito e prestígio
-
Perfeição
-
Medida exigente de valor
-
Bom senso
-
Ética [normas certas de conduta]
-
Código ético de nobreza\aristocracia [virtudes]
-
Dever [aspirar] em face do ideal
-
Arete e dever = aidos
-
Arete e sanção = nemesis
-
Aristoi = aristocracia = grupo acima da massa comum
-
Aristeia = jogo de luta e rivalidade entre os aristoi pelo prêmio da arete, pela virtude, pela supremacia, pelo poder
-
Honra [valor próprio reconhecido socialmente pelos pares] como troféu da arete
-
Negação da honra como maior tragédia de opressão despótica
-
É possível reparar a honra ultrajada, negada, ofendida? [Homero]
-
A ordem social assenta-se na honra e no respeito
-
Elogio ou reprovação
-
Ânsia de distinção, honra e aprovação
-
Nada a ver com intimidade moderna ou com vaidade cristã
-
Arete [fama, imagem] aperfeiçoa-se com a morte [busca da imortalidade]
-
Cultos e piedade como honra e glória dos deuses [deuses como uma sociedade imortal de nobres]
-
Nenhuma pátria nem podersoberano acima do primus inter partes ["igualdade" aristocrática]
-
Ambição
-
O pensamento ético de Sócrates, Platão e Aristóteles baseia-se na ética aristocrática da Grécia arcaica
-
Eles elaboram os conceitos de Homero
-
Altivez
-
Magnanimidade
-
Esforço humano de aperfeiçoamento
-
Auto-estima
-
Aspirar fazer sua a beleza do ideal de arete
-
Subordinação do físico a uma beleza mais elevada [busca da imortalidade]
5. HOMERO
-
Ilíada e Odisseia
-
Expressão imutávei dos ideais do mundo aristocrático
-
Consciência educadora da nobreza grega primitiva
-
Fênix, educador de Aquiles [herói modelo ético virtuoso dos gregos]
-
O ser humano foi educado "para ambas as coisas: proferir palavras e realizar ações"
-
Ideal de totalidade do ser humano
-
Aquiles X Ulisses [mestre da palavra]
-
Aquiles X Ajax [homem de ação]
-
Negação da honra como maior tragédia de opressão despótica [Aquiles, Agamenon e Ajax]
-
É possível reparar a honra ultrajada, negada, ofendida? [Homero]
-
O pensamento ético de Sócrates, Platão e Aristóteles baseia-se na ética aristocrática da Grécia arcaica
JAEGER, Werner.
Paideia: a formação do homem grego
. 4.ed.
São Paulo, Martins Fontes, 2001.
Nobreza e arete, p.23-36.