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13.7.20

PAIDEIA - 14 - TIRANOS - 20202




PAIDEIA

TIRANOS

Paideia

2020/jul/13





1
PRÓLOGOS (Clique aqui)
- PAIDEIA
- TUDO JUNTO
- OS GREGOS E NÓS
- HISTÓRIA TRADICIONAL
- HISTÓRIA ALTERNATIVA


2
INTRODUÇÃO (Clique aqui)
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3
LUGAR DOS GREGOS NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (Clique aqui)
- EDUCAÇÃO
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- CÍRCULO VICIOSO DO POSITIVISMO
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- CULTURA GREGA
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- POLIS


4
NOBREZA E ARETE (Clique aqui)
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5
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- EDUCAÇÃO
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HOMERO EDUCADOR (Clique aqui)
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8
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9
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- DEMOCRACIA
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- DIREITO E FILOSOFIA, FILOSOFIA E DIREITO NA EDUCAÇÃO


10
AUTOFORMAÇÃO DO INDIVÍDUO NA POESIA (Clique aqui)
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12
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13
TRANSFORMAÇÃO DA NOBREZA (Clique aqui)
- CHOQUE DE DOIS MUNDOS
- OBRA DE TEÓGNIS
- TEÓGNIS: LUTA DE CLASSES E EDUCAÇÃO ERÓTICA
- TEÓGNIS E ÉTICA DE PARTIDO
- PÍNDARO
- PÍNDARO E PLATÃO
- A EDUCAÇÃO É POSSÍVEL?
- ÁGUIAS OU CORVOS?
- POESIA E FILOSOFIA IMPRUDENTES
- CONCLUSÃO


O QUE VEREMOS?

- TIRANIA COMO TRANSIÇÃO

- TIRANIA

- TIRANOS COMO OS VERDADEIROS POLÍTICOS

- PISÍSTRATO

- TIRANIA E EDUCAÇÃO

- REINO DE CRONOS DA MANIPULAÇÃO

- POLÍTICA CULTURAL DA TIRANIA


1. TIRANIA COMO TRANSIÇÃO

- Nobreza

- Tirania

- Democracia e burguesia

- A tirania é a transição [intermediária] entre a nobreza [realeza] e a democracia [demagogia]

- Importância da tirania para uma educação como desenvolvimento de Estado

- Políbio elaborou sua teoria das crises e transformações dos regimes políticos nesse contexto de lutas pelo poder político

- Nobres X Tiranos X Povo

- As causas da transformação são: incapacidade política, má utilização do poder, despotismo arbitrário


2. TIRANIA

- Sicília

- Siracusa

- Presente em todas as cidades gregas

- Píndaro como poeta da tirania

- Tirania = Domínio de um só, que reune todos os poderes e apoia-se na força militar

- Para Platão, a tirania de Dionísio de Siracusa representou a justificativa histórica de sua existência

- Sólon previu a tirania, mas a nobreza não ouviu

- Origem nas transformações econômicas e sociais

- Novos ricos em busca de poder político

- Luta entre nobres descontentes, novos ricos e demos foi constante causa de agitação

- Aristóteles descreveu essa agitação na democracia ateniense

- Política de colônias e metrópoles

- Solidariedade entre democracia e oligarquias

- Os tiranos tornaram-se o terror e legaram tal característica aos democratas

- "Havia um tirano em cada grego" (Burckhardt)

- Ser tirano constituia para todos um sonho de felicidade

- O domínio de um só estava de acordo com a natureza

- O interesse dos tiranos pela cultural também é transmitido aos democratas


3. TIRANOS COMO OS VERDADEIROS POLÍTICOS

- Personalidade dos tiranos

- Ligados uns aos outros numa sociedade internacional

- Lacos matrimoniais

- Na política interna dos tiranos a economia era o fator decisivo

- Sempre predominava as necessidades do momento

- O critério era sempre o êxito e a força pessoal

- A ação pessoal do tirano sempre deve prevalecer sobre todas as outras iniciativas pessoais

- O tirano não é um educador da arete

- O tirano é o protótipo do homem de estado, mas sem a responsabilidade!

- Ação, visão, planificação, meios e fins: o verdadeiro político!

- Não por acaso os objetos preferidos das biografias eram, dentre os filosófos e os poetas também os tiranos


4. PISÍSTRATO

- Poeta da tirania

- Era chefe do partido nobre, mas buscava apoio no povo e fazia-lhe concessões

- Apoderar-se do poder, mantê-lo com força militar e transmiti-lo de forma hereditária

- O povo já era fator com que tinham de contar, embora estivesse desorganizado


5. TIRANIA E EDUCAÇÃO

- A tirania só foi possível em razão da força do processo educativo

- A cultura foi uma parte essencial da vida comunitária e da atividade pública (possível só pela educação)

- A importância dos tiranos para a educação está em justamente dipensar ao povo a cultura, mesmo que seja para manipulá-lo!


6. REINO DE CRONOS DA MANIPULAÇÃO

- A impopularidade da tirania como governo de uma minoria armada obrigava a elaboração de algumas estratégias

- A primeira, manutenção de formas exteriores de eleição, de lealdade à pátria e política econômica favorável ao público

- A segunda, provar o domínio ilimitado do direito e da lei

- Assim, tanto os nobres era neutralizados, como o povo era conquistado [sendo impedido de se organizar]

- As proteções dos distritos rurais e as visitas a eles pelo tirano eram estratégias também muito eficazes

- Rendiam ao tirano muita afeição

- O tirano até desempenhava nos espaços rurais a função de juiz de paz

- Era o reino de cronos [idade de ouro] em função desse equilíbrio [forçado!] de forças políticas

- Tal manipulação valia também para a política cultural da tirania


7. POLÍTICA CULTURAL DA TIRANIA

- Concentração da cultural como força das cortes dos tiranos

- Arte, poesia, religião, teatro, música, arquitetura, pintura, festas, concursos, jogos, culto das musas, literatura, banquetes...

- Tudo isso na corte dos tiranos

- O objetivo é só um: afastar da política as massas inquietas e distraí-las!

- Proteção dos artistas pelo soberano [mecenato]

- Nunca ouvimos falar da vinculação de tiranos com filósofos, mas com artistas...

- Claro que a relação entre poderosos e artistas sempre foi problemática, pois ambos se odeiam

- "É porque se sentem privilegiados que" o artista e o soberano "se juntam, apesar do seu mútuo desdém"


JAEGER, Werner.

Paideia: a formação do homem grego. 4.ed.

São Paulo, Martins Fontes, 2001.

A política cultural dos tiranos, p.270-280

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