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14.6.20

PAIDEIA - 05 - EDUCACAO, NOBREZA, HOMERO - 20201




PAIDEIA

EDUCAÇÃO DA NOBREZA

Paideia

2020/jun/14



O QUE JÁ VIMOS?

1 PRÓLOGOS (Clique aqui)
- PAIDEIA
- TUDO JUNTO
- OS GREGOS E NÓS
- HISTÓRIA TRADICIONAL
- HISTÓRIA ALTERNATIVA

2 INTRODUÇÃO (Clique aqui)
- ANTIGOS
- MODERNOS

3 LUGAR DOS GREGOS NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (Clique aqui)
- EDUCAÇÃO
- COMUNIDADE
- MUTABILIDADE
- IMUTABILIDADE
- PROXIMIDADE FAMILIAR
- ESTRANHEZA DISTANTE
- POVOS ORIENTAIS
- SENTIDO DE HISTÓRIA
- EDUCAÇÃO GREGA
- CÍRCULO VICIOSO DO POSITIVISMO
- CULTURA HOJE
- CULTURA GREGA
- ARTE
- FILOSOFIA
- POLIS

4 NOBREZA E ARETE (Clique aqui)
- FUNÇÃO SOCIAL-COMUNITÁRIA DA EDUCAÇÃO
- FORMAÇÃO DO SER HUMANO
- NOBREZA
- ARETE, AIDOS, NEMESIS, ARISTOI, ARISTEIA
- HOMERO


O QUE VEREMOS?

- NOBREZA

- ILÍADA

- ODISSEIA

- MULHERES

- EDUCAÇÃO

- DEUSES

- PARADIGMA MÍTICO EXEMPLAR


1. NOBREZA

- Arete

- Vida da nobreza grega primitiva

- Transformações da nobreza desde a Ilíada até a Odisseia

- Ideal pedagógico da nobreza

- Significado pedagógico do exemplo [paradigma mítico]


2. ILÍADA

- Mais antigo [problema da determinação da data]

- Unidade da obra ou cantos separados?

- Nobreza primitiva [vida sedentária, posse de bens e tradição]

- Modelo de toda épica posterior [romantismo]

- Predomínio do estado de guerra, luta como tipo\forma de existência\de vida

- Heróis, arete, sagas, cantos, aristocracia, nobreza, honra

- Drama humano = duplicidade = excelências junto com debilidades

- Imagem ideal da nobreza [arete sobre-humana dos herois]

- Intenção educativa [distinção, privilégio]

- Forma de vida inseparável da conduta!

- Harmonia com a orden divina do mundo, que lhe dá proteção ao destino

- Educação como formação desde um tipo\imagem\forma fixo

- Ideias mais naturalistas da mulher


3. ODISSEIA

- Mais novo [problema da determinação da data]

- Unidade da obra ou cantos separados?

- Século VI ou já existia no tempo de Hesíodo?

- Predomínio do estado de paz como tipo\forma de existência\de vida

- Regresso do heroi depois da guerra [Ulisses e Calipso na ilha]

- Vida real, caseira [palácios e casario], com família e amigos

- Observação direta, comum e realista

- A epopeia torna-se romance

- Imagem real da nobreza como um problema social e humano

- Nobreza com ethos humano

- Cortesia, honra e decoro X Vergonha, estigma, ignomímia, violência, ofensa, castigo

- Intenção educativa [distinção, privilégio]

- Forma de vida inseparável da conduta!

- Harmonia com a orden divina do mundo, que lhe dá proteção ao destino

- Educação como formação desde um tipo\imagem\forma fixo

- A destreza guerreira se junta outras virtudes sociais e qualidades humanas

- Ideias mais comportadas das mulheres


4. MULHERES

- O elemento feminino na velha cultura aristocrática

- Arete da mulher é a formosura

- Culto da beleza feminina

- Exemplos de Penélope e Helena

- Dona de casa, governo do lar, modéstia, moralidade rígida, elegância e representação social

- Protótipo da grande dama

- Acaba com disputas e aconselha as decisões do marido

- Mulher honrada como ser útil na vida campesina

- Mãe de filhos legítimos

- Mantenedora e guardiã dos mais altos costumes e tradições

- Comportamento erótico do homem

- Influxo educador da mulher numa sociedade rudemente masculina, violenta e guerreira

- Exemplo da deusa Atena [inspiradora e guia]

- Só é possível atingir a compreensão plena dos poemas homéricos à luz de seus problemas pedagógicos


5. EDUCAÇÃO

- Ilíada + Odisseia

- Exemplo: Aquiles e Fênix

- Os heróis da Ilíada cresceram e se desenvolveram, ou seja, foram educados por seus mestres

- Juventude dos heróis e suas relações com seus mestres

- Exemplo: Aquiles e Quíron

- Exemplo: Meleagro

- O emprego do paradigma mítico [exemplos] é comum em todas as formas de discursos didáticos, pedagógicos

- Caráter ético [religioso] e educativo

- Ação construtiva da nemesis [sanção] sobre a consciência [ética]

- Sempre presente o problema e drama humano da duplicidade: des-razão [aidos e nemesis]!

- O íntimo conflito entre paixões cegas e perfeita intuição é tido como o mais autêntico problema de toda educação!

- Limites de toda educação humana

- Exemplo: Telemaco [exemplo de razão] e Mentor [exemplo de mestre, protetor, guia, amigo]

- Exemplo: Telemaco e Atena, que muda a titude passiva daquele diante dos pretendentes de sua mãe

- Ação libertadora das forças juvenis realizada por todo ato verdadeiramente educativo

- Conversão de toda sujeição em ação livre e consciente

- Exemplo: Orestes


6. DEUSES

- Tudo é explicado desde os deuses

- Graça divina = charis

- Impulsos para a ção humana

- Ajuda e favor divinos nos momentos de decisão e ação

- A intervenções divinas têm um caráter educador! Exemplo de Atena

- Ímpeto divino

- Milagre

- Elemento imponderável

- Exemplo: Telemaco, Telemachia paideia [viagem na qual se tornará homem!]

- Providência protetora da força divina

- Na viagem de Telemaco, os benefícios de uma boa educação se fazem presentes no enfrentamento das mais difíceis e inesperadas situações


7. PARADIGMA MÍTICO EXEMPLAR

- Tempos primitivos

- Sem leis compiladas

- Sem ética sistemática

- Eficácia do exemplo mítico educacional

- Estrutura social do mundo arcaico

- Exemplo como categoria fundamental da vida e do pensamento

- Exemplo do uso de exemplos em Píndaro

- Significado pedagógico

- Exemplo: Platão [estrutura de seu pensamento é exemplar!]

- Ideias como paradigmas e formas de pensar

- Sua ideia do bem como validade universal e modelo de ética da arete

- Desenvolvimento da paideia desde Homero > Píndaro > Platão


JAEGER, Werner.

Paideia: a formação do homem grego. 4.ed.

São Paulo, Martins Fontes, 2001.

Cultura e educação da nobreza homérica, p.37-60.

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