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26.11.18

AULA 014 - ÉTICA - PEDAGOGIA - 20182




UFT

AULA 014

12 NOV 2018







SUMÁRIO

1 Calendário
2 Aula 014







AULAS
DATAS
ATIVIDADES
O QUE FOI DADO?
001
13AGO
PRESENÇA 1 (0,13),
LEITURA 1 Plano de Ensino,
TRABALHO 1 Questionário (0,6).
> Apresentação dos Alunos
> Apresentação do Professor
> Apresentação da disciplina
> Plano de Ensino
> Questionário
> Guia de Leitura
002
20AGO
PRESENÇA 2 (0,13),
LEITURA 2
(Valls, O que é ética, p.5-21 -
Os problemas da ética
TRABALHO 2 (0,6).
> Objeto da ética
> Qual tipo de ciência?
> Problemas da Ética
> Diferenças da ética
> Parcial? Universal? Absoluta?
> Sócrates e Kant
> As duas margens do rio ético e Hermes
> Trabalho 2
> Gabarito
003
27AGO
PRESENÇA 3 (0,13),
LEITURA 3
(Valls, O que é ética, p.22-31 -
Ética grega antiga),
TRABALHO 3 (0,6).
> Ética grega antiga
> Platão
> Aristóteles
> Trabalho 3
> Gabarito
004
03SET
PRESENÇA 4 (0,13),
LEITURA 4
(Valls, O que é ética, p.32-44 -
Ética e religião,
Os ideais éticos),
TRABALHO 4 (0,6).
> História da ética
> Antiguidade
> Medievo
> Modernidade
> Pós-modernidade
> Ética e religião
> Ideais éticos
> Trabalho 4
> Gabarito
005
10SET
EVENTO
PROFESSOR EM ARAGUAÍNA

LEITURA 5
(Valls, O que é ética, p.45-58 -
A liberdade),
TRABALHO 5 BLOG (0,73)
Imprimir, fazer e entregar na Aula 006
> Normas, liberdades e responsabilidades
> Os extremos da ética
> Determinismos
> Libertarismos
> Tragédias, Deus e materialismo
> Estoicismo, cristianismo e idealismo
> Hegel e seus críticos
> Marx, Habermas e Kierkegaard
> Hermes, a angústia e a ética
> Trabalho 5
> Gabarito
006
17SET
PRESENÇA 6 (0,13),
LEITURA 6
(Valls, O que é ética, p.59-66 -
Comportamento moral:
o bem e o mal),
TRABALHO 6 (0,6).
> Consciência Moral
> Heteronomia Natural e Teológica
> Autonomia Individual
> Rousseau, Kant, Hegel, Marx
> Século XX
> Linguagem: Continentais X Analíticos
> Fim do sujeito e da autonomia?
> Trabalho 6
> Gabarito
007
24SET
PRESENÇA 7 (0,13),
LEITURA 7
(Valls, O que é ética, p.67-75 -
A ética hoje),
TRABALHO 7 (0,6).
> Comum X Privado
> Estado X Indivíduo
> Eticidade 1: Família
> Eticidade 2: Sociedade
> Eticidade 3: Estado
> Trabalho 6
> Gabarito
008
01OUT
PRESENÇA 8 (0,13),
PROVA 1 (5,0)
> Revisão para Prova 1
> Gabarito Prova 1
> Médias Prova 1
> Modelo dos Slides para Seminários
> Modelo de Avaliação para Seminários
009
08OUT
PRESENÇA 9 (0,12),
LEITURA 8
(Sánchez Vázquez, Ética,
cap,1, Objeto da Ética, p.13-34),
TRABALHO 8 (0,25),
SEMINÁRIO 1 (4,0).
> Problemas morais
> Normas morais
> Comportamento moral
> Julgamento moral
> Reflexão ética
> Teoria ética
> Entre ciências e filosofia
> Ética e outras ciências
> Trabalho 8
> Gabarito
> Seminário 1
> Modelo de Avaliação para Seminários
010
15OUT
PRESENÇA 10 (0,12),
LEITURA 9
(Sánchez Vázquez, Ética, cap,11,
Doutrinas éticas fundamentais,
p.267-298),
TRABALHO 9 (0,25),
SEMINÁRIO 2 (4,0).
> Ética e história
> Ética grega
> Ética cristã
> Ética moderna
> Ética contemporânea
> Sofistas
> Sócrates
> Platão
> Aristóteles
> Estoicismo
> Epicurismo
> Agostinho
> Aquino
> Kant
> Hegel
> Marx
> Freud
> Kierkegaard
> Sartre
> Pragmatismo
> Neopositivismo lógico
> Trabalho 9
> Gabarito
> Seminário 2
> Modelo de Avaliação para Seminários
011
22OUT
PRESENÇA 11 (0,12),
LEITURA 10
(Sánchez Vázquez, Ética, cap,4,
A moral e outras formas
de comportamento humano,
p.85-106),
TRABALHO 10 (0,25),
SEMINÁRIO 3 (4,0).
> Caráter histórico da moral
> Origens da moral
> História, sociedade e moral
> Progresso moral
> Norma moral e fato moral
> Moral e moralidade
> Caráter social da moral
> Subjetividade e objetividade
> Estrutura do ato moral
> Singularidade do ato moral
> Diversidade do comportamento humano
> Religião
> Política
> Direito
> Trato social
> Ciência
> Trabalho 10
> Gabarito
> Seminário 3
> Modelo de Avaliação para Seminários
012
29OUT
PRESENÇA 12 (0,12),
LEITURA 11
(Sánchez Vázquez, Ética, cap,5,
Responsabilidade moral,
determinismo e liberdade,
p.107-132),
TRABALHO 11 (0,25),
SEMINÁRIO 4 (4,0).
> Responsabilidade moral
> Ignorância
> Coações
> Liberdade
> Determinismo
> Libertarismo
> Liberdade e Necessidade
> Trabalho 11
> Gabarito
013
05NOV
PRESENÇA 13 (0,12),
LEITURA 12
(Sánchez Vázquez, Ética, cap,6,
Os valores, p.133-150),
TRABALHO 12 (0,25),
SEMINÁRIO 5 (4,0).
> O que são valores
> Valor econômico
> Objetivismo
> Subjetivismo
> Trabalho 12
> Gabarito
> Seminário 5
> Modelo de Avaliação para Seminários
014
12NOV
PRESENÇA 14 (0,12),
LEITURA 13
(Sánchez Vázquez, Ética, cap,7,
A avaliação moral, p.151-176),
TRABALHO 13 (0,25),
SEMINÁRIO 6 (4,0).
> Avaliação moral
> Sociedade capitalista
> Sociedade alternativa
> Bom como valor
> Bom como felicidade
> Bom como prazer
> Bom como boa vontade
> Bom como útil
> Trabalho 13
> Gabarito
> Seminário 6
> Modelo de Avaliação para Seminários
015
19NOV
CONCURSO PROFESSOR EFETIVO
Comissão organizadora
Não haverá aula!
> Fazer Trabalho 14
> Fazer Trabalho 15
> Levar prontos na Aula 016 26 Nov
> Seminário 7 na Aula 016 26 Nov
016
26NOV
PRESENÇA 15 (0,12),
LEITURA 14
(Sánchez Vázquez, Ética, cap,8,
A obrigatoriedade moral, p.177-206),
TRABALHO 14 (0,25),
SEMINÁRIO 7 (4,0).



PRESENÇA 16 (0,12),
LEITURA 15
(Sánchez Vázquez, Ética, cap,9,
A realização da moral, p.207-234),
TRABALHO 15 (0,25),
SEMINÁRIO 8 (4,0).
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017
03DEZ
PRESENÇA 17 (0,12),
PROVA 2 (3,0)
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018
10DEZ
EXAME FINAL (10,0)
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Grupos para Seminários

> Grupo 1 Seminário 1 = Mayane, Katyusia OK

> Grupo 2 Seminário 2 = José Alves, Willian OK

> Grupo 3 Seminário 3 = Fernanda, Luana OK

> Grupo 4 Seminário 4 = Enilde Não apresentará

> Grupo 5 Seminário 5 = Rone, Francisca OK

> Grupo 6 Seminário 6 = Lázaro, Maico OK

> Grupo 7 Seminário 7 = Maria de Jesus, Simone

> Grupo 8 Seminário 8 = Prof. Zanin





> Os grupos terão a opção de apresentar [seminário = 4.0, prova = 3.0] ou não [seminário = 0.0, prova = 7.0], devendo comunicar a decisão uma semana antes ao professor.



O QUE É AVALIAÇÃO MORAL

1

sujeito 1 avaliador (ser social em condições sociais)

sujeito 2 avaliado (ação ou objeto) (ser social em condições sociais)

atribuição de valor (reino do valor num determinado tempo e sociedade)


2

condições concretas

sociais

históricas

culturais

econômicas

políticas

jurídicas ...

atos humanos não podem ser avaliados isoladamente

sempre dependem de um contexto social

que lhe atribui valor


3

valor moral fundamental = bom

pelo ser humano

para o ser humano

determinada definição de ser humano


4

resultados

consequências

afetam outros

grupo

sociedade



SOCIEDADE CAPITALISTA

exploração do ser humano pelo ser humano

produção da mais-valia

trabalho puramente econômico (mercadoria não moral)

trabalho sem significação ou sentido moral

indiferença do proprietário quanto às consequências sociais do trabalho

alienação do trabalhador que vê seu trabalho como impulso meramente de subsistência

domina a propriedade privada

ser humano vale mais pelo que possui (ter)

felicidade = posse de bens materiais

acumulação de riqueza

ser rico (muito dinheiro)

egoísmo, consumismo, narcisismo

progresso educacional, científico, técnico, tecnológico, industrial

egoísmo ético

interesses individuais X interesses gerais, coletivos, comuns

qualquer atividade educacional-profissional serve e atende unicamente aos interesses pessoais

privado (natureza humana abstrata) X público (estado abstrato desumanizado)

cada sociedade tem seu próprio conceito de felicidade



SOCIEDADE ALTERNATIVA

trabalho não é mercadoria

trabalho com significação social

trabalho criativo

trabalho com consequências para toda a sociedade

trabalho com significado moral



BOM COMO VALOR

ato moral = realização do bom, valioso, bondade

bom = gênero, absoluto, intrínseco, essência, incondicionado, universal

bom = espécie, relativa, extrínseca, aparência, condicionada, particular

povos primitivos = valentia

antiguidade = homens livres

idade média = vontade de deus

modernidade = natureza humana

bom em cada época e em cada sociedade

felicidade, prazer, deus, boa vontade, utilidade, verdade, poder, riqueza, etc.



BOM COMO FELICIDADE = EUDAIMONISMO

aristóteles

felicidade

eudaimonia

razão teórica contemplativa

condições sociais

segurança econômica

liberdade pessoal


ética cristã

terra = vida real = neste mundo = infelicidade

céu = morte = noutro mundo = felicidade ideal, ilusória


ética moderna

iluminismo e materialismo

direitos do homem

felicidade terrena

fora das condições sociais

abstração da natureza humana


ética atual

condições da felicidade

miséria, exploração, liberdades, discriminações

amor, profissão, doenças, mortes

felicidade capitalista



BOM COMO PRAZER = HEDONISMO

prazer como disposição afetiva

sentimento ou estado afetivo

prazer X desprazer


prazer como sensação agradável

prazer X dor


hedonismo = prazer nos dois sentido anteriores

epicuro

prazeres intelectuais

prazeres sensíveis


hedonismo = subjetivismo axiológico

redução do prazer a experiências psíquicas subjetivas

desconsideração das consequências sociais

o bom prazer é sempre intrínseco

nunca extrínseco, social


hedonistas quantitativos

epícuro e bentham

diferenças qualitativas são indiferentes para o valor

quanto mais quantidade

mais valor, mais prazer

não se pode medir comprarar valores-prazeres


hedonistas qualitativos

mill

diferenças qualitativas tornam os valores diferentes

desprazer X dor = diferença qualitativa


críticas

desconsideração das consequências sociais

falácia lógica

deduzir um juízo de valor (conclusão = prazer é bom)

a partir de um juízo de fato (premissa = todos os homens desejam o prazer)



BOM COMO BOA VONTADE

bom = incondicionado

não depende de condições

não depende de consequências

absoluto

em si mesma

por si mesma

sem restrições

toda circunstância

todo momento

não importa consequências

não importa resultados

independente de inclinações e interesses humanos

boa vontade

muitíssimo mais valiosa do que tudo o que poderíamos obter por meio dela

a utilidade ou inutilidade não pode tirar ou adicionar nada ao seu pleno valor


boa vontade

vontade que age

não apenas de acordo com o dever (por diversas razões)

mas pelo dever (determinado única e exclusivamente pela razão)

não é real, histórica, social, efetiva

é ideal, a-histórica, intemporal, formalista, universal

impotente

inútil

inoperante

inexequível



BOM COMO ÚTIL = UTILITARISMO

útil para mim

egoísmo ético


útil para os outros

altruísmo ético


utilitarismo

superação do egoísmo ético

superação do altruísmo ético

máxima felicidade para maior número de pessoas

interesse pessoal junto com interesse coletivo

bom e útil sempre dependerá das consequências

bentham = utilitarismo individualista hedonista

mill/moore = utilitarismo pluralista eudaimonista


críticas

princípio distributivo

maior felicidade ou maior número?

maior número X sociedade capitalista excludente e exploradora

rawls supera tais críticas?



CONCLUSÕES

onde se definir o bom

define-se também o ser humano

as relações entre os interesses pessoais e coletivos sempre se fazem numa determinada sociedade

família, estudo, trabalho <> egísmo individual

a realização do bom sempre está condicional socialmente por alguma forma de relação entre indicidual e coletivo






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