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12.11.18

AULA 013 - ÉTICA - PEDAGOGIA - 20182




UFT

AULA 013

05 NOV 2018







SUMÁRIO

1 Calendário
2 Aula 013







AULAS
DATAS
ATIVIDADES
O QUE FOI DADO?
001
13AGO
PRESENÇA 1 (0,13),
LEITURA 1 Plano de Ensino,
TRABALHO 1 Questionário (0,6).
> Apresentação dos Alunos
> Apresentação do Professor
> Apresentação da disciplina
> Plano de Ensino
> Questionário
> Guia de Leitura
002
20AGO
PRESENÇA 2 (0,13),
LEITURA 2
(Valls, O que é ética, p.5-21 -
Os problemas da ética
TRABALHO 2 (0,6).
> Objeto da ética
> Qual tipo de ciência?
> Problemas da Ética
> Diferenças da ética
> Parcial? Universal? Absoluta?
> Sócrates e Kant
> As duas margens do rio ético e Hermes
> Trabalho 2
> Gabarito
003
27AGO
PRESENÇA 3 (0,13),
LEITURA 3
(Valls, O que é ética, p.22-31 -
Ética grega antiga),
TRABALHO 3 (0,6).
> Ética grega antiga
> Platão
> Aristóteles
> Trabalho 3
> Gabarito
004
03SET
PRESENÇA 4 (0,13),
LEITURA 4
(Valls, O que é ética, p.32-44 -
Ética e religião,
Os ideais éticos),
TRABALHO 4 (0,6).
> História da ética
> Antiguidade
> Medievo
> Modernidade
> Pós-modernidade
> Ética e religião
> Ideais éticos
> Trabalho 4
> Gabarito
005
10SET
EVENTO
PROFESSOR EM ARAGUAÍNA

LEITURA 5
(Valls, O que é ética, p.45-58 -
A liberdade),
TRABALHO 5 BLOG (0,73)
Imprimir, fazer e entregar na Aula 006
> Normas, liberdades e responsabilidades
> Os extremos da ética
> Determinismos
> Libertarismos
> Tragédias, Deus e materialismo
> Estoicismo, cristianismo e idealismo
> Hegel e seus críticos
> Marx, Habermas e Kierkegaard
> Hermes, a angústia e a ética
> Trabalho 5
> Gabarito
006
17SET
PRESENÇA 6 (0,13),
LEITURA 6
(Valls, O que é ética, p.59-66 -
Comportamento moral:
o bem e o mal),
TRABALHO 6 (0,6).
> Consciência Moral
> Heteronomia Natural e Teológica
> Autonomia Individual
> Rousseau, Kant, Hegel, Marx
> Século XX
> Linguagem: Continentais X Analíticos
> Fim do sujeito e da autonomia?
> Trabalho 6
> Gabarito
007
24SET
PRESENÇA 7 (0,13),
LEITURA 7
(Valls, O que é ética, p.67-75 -
A ética hoje),
TRABALHO 7 (0,6).
> Comum X Privado
> Estado X Indivíduo
> Eticidade 1: Família
> Eticidade 2: Sociedade
> Eticidade 3: Estado
> Trabalho 6
> Gabarito
008
01OUT
PRESENÇA 8 (0,13),
PROVA 1 (5,0)
> Revisão para Prova 1
> Gabarito Prova 1
> Médias Prova 1
> Modelo dos Slides para Seminários
> Modelo de Avaliação para Seminários
009
08OUT
PRESENÇA 9 (0,12),
LEITURA 8
(Sánchez Vázquez, Ética,
cap,1, Objeto da Ética, p.13-34),
TRABALHO 8 (0,25),
SEMINÁRIO 1 (4,0).
> Problemas morais
> Normas morais
> Comportamento moral
> Julgamento moral
> Reflexão ética
> Teoria ética
> Entre ciências e filosofia
> Ética e outras ciências
> Trabalho 8
> Gabarito
> Seminário 1
> Modelo de Avaliação para Seminários
010
15OUT
PRESENÇA 10 (0,12),
LEITURA 9
(Sánchez Vázquez, Ética, cap,11,
Doutrinas éticas fundamentais,
p.267-298),
TRABALHO 9 (0,25),
SEMINÁRIO 2 (4,0).
> Ética e história
> Ética grega
> Ética cristã
> Ética moderna
> Ética contemporânea
> Sofistas
> Sócrates
> Platão
> Aristóteles
> Estoicismo
> Epicurismo
> Agostinho
> Aquino
> Kant
> Hegel
> Marx
> Freud
> Kierkegaard
> Sartre
> Pragmatismo
> Neopositivismo lógico
> Trabalho 9
> Gabarito
> Seminário 2
> Modelo de Avaliação para Seminários
011
22OUT
PRESENÇA 11 (0,12),
LEITURA 10
(Sánchez Vázquez, Ética, cap,4,
A moral e outras formas
de comportamento humano,
p.85-106),
TRABALHO 10 (0,25),
SEMINÁRIO 3 (4,0).
> Caráter histórico da moral
> Origens da moral
> História, sociedade e moral
> Progresso moral
> Norma moral e fato moral
> Moral e moralidade
> Caráter social da moral
> Subjetividade e objetividade
> Estrutura do ato moral
> Singularidade do ato moral
> Diversidade do comportamento humano
> Religião
> Política
> Direito
> Trato social
> Ciência
> Trabalho 10
> Gabarito
> Seminário 3
> Modelo de Avaliação para Seminários
012
29OUT
PRESENÇA 12 (0,12),
LEITURA 11
(Sánchez Vázquez, Ética, cap,5,
Responsabilidade moral,
determinismo e liberdade,
p.107-132),
TRABALHO 11 (0,25),
SEMINÁRIO 4 (4,0).
> Responsabilidade moral
> Ignorância
> Coações
> Liberdade
> Determinismo
> Libertarismo
> Liberdade e Necessidade
> Trabalho 11
> Gabarito
013
05NOV
PRESENÇA 13 (0,12),
LEITURA 12
(Sánchez Vázquez, Ética, cap,6,
Os valores, p.133-150),
TRABALHO 12 (0,25),
SEMINÁRIO 5 (4,0).
> O que são valores
> Valor econômico
> Objetivismo
> Subjetivismo
> Trabalho 12
> Gabarito
> Seminário 5
> Modelo de Avaliação para Seminários
014
12NOV
PRESENÇA 14 (0,12),
LEITURA 13
(Sánchez Vázquez, Ética, cap,7,
A avaliação moral, p.151-176),
TRABALHO 13 (0,25),
SEMINÁRIO 6 (4,0).
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015
19NOV
CONCURSO PROFESSOR EFETIVO
Comissão organizadora
Não haverá aula!
> Fazer Trabalho 14
> Fazer Trabalho 15
> Levar prontos na Aula 016 26 Nov
> Seminário 7 na Aula 016 26 Nov
016
26NOV
PRESENÇA 15 (0,12),
LEITURA 14
(Sánchez Vázquez, Ética, cap,8,
A obrigatoriedade moral, p.177-206),
TRABALHO 14 (0,25),
SEMINÁRIO 7 (4,0).



PRESENÇA 16 (0,12),
LEITURA 15
(Sánchez Vázquez, Ética, cap,9,
A realização da moral, p.207-234),
TRABALHO 15 (0,25),
SEMINÁRIO 8 (4,0).
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017
03DEZ
PRESENÇA 17 (0,12),
PROVA 2 (3,0)
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018
10DEZ
EXAME FINAL (10,0)
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Grupos para Seminários

> Grupo 1 Seminário 1 = Mayane, Katyusia OK

> Grupo 2 Seminário 2 = José Alves, Willian OK

> Grupo 3 Seminário 3 = Fernanda, Luana OK

> Grupo 4 Seminário 4 = Enilde Não apresentará

> Grupo 5 Seminário 5 = Rone, Francisca OK

> Grupo 6 Seminário 6 = Lázaro, Maico

> Grupo 7 Seminário 7 = Maria de Jesus, Simone

> Grupo 8 Seminário 8 = Prof. Zanin





> Os grupos terão a opção de apresentar [seminário = 4.0, prova = 3.0] ou não [seminário = 0.0, prova = 7.0], devendo comunicar a decisão uma semana antes ao professor.



O QUE SÃO VALORES?

1

ato moral

escolher o melhor

preferir o melhor

mais digno

mais valioso

mais valor

ter para o ser humano um valor

ter um conteúdo axiológico (axios = valor)


2

ato moral

julgar

interpretar

valorar

bom X mau

positivo X negativo

apreciar X condenar

louvar X censurar

útil X inútil

belo X feio

justo X injusto


3

NATURAL

modo de existência do valor nas coisas

coisas com valor

coisas da natureza

estado puro natural (exemplo prata, ouro)

o que é

estrutura

propriedades naturais (sentidos, materiais, física, química)

coisas que o ser humano não produziu-não fabricou-não trabalhou

coisas têm um valor para nós

não há objeto valioso sem sujeito que valora

olhar da ciência

olhar do cientísta

relação de conhecimento

relação epistemológica

condição para o valor de uso (mercadoria)


4

ARTIFICIAL

modo de existência do valor nas coisas

coisas com valor

coisas produzidas-fabricadas-criadas-trabalhadas pelo ser humano

trabalho humano (exemplo moeda)

coisa pura natural produzida, fabricada, criada, trabalhada e humanizada

produtos ou obras humanas

não mais propriedades naturais, sensíveis, físicas ou químicas, epistemológicas

propriedade estética (relação estética) (não tem significado moral, pois são funcionais e instrumentais)

propriedade prática-utilitária (relação prática) (não tem significado moral, pois são funcionais e instrumentais)

propriedade econômica (relação econômica)

coisas têm um valor para nós

não há objeto valioso sem sujeito que valora

condição para valor de uso (uso, consumo)


5

atos com valor

atos humanos com valor

atos políticos (valores políticos)

atos jurídicos (valores jurídicos)

atos econômicos (valores econômicos)

atos humanos têm valor para nós

atos morais (valores morais)

atos humanos morais = liberdade, consciência e liberdade


6

conclusão

definição de valor

valor sempre tem relação com propriedades naturais e físicas do objeto para o ser humano

valor sempre tem relação com propriedade econômicas, estéticas e práticas do objeto para o ser humano

valor existe para um sujeito social + valor exige um suporte físico natural

valor não é natural

valor não é ideal

valor é humano-social

valor = objetividade social (pelo ser humano e para o ser humano)



VALOR ECONÔMICO

1

o uso do termo valor para todos os setores da vida humana (valor em geral) deriva da economia (valor econômico)


2

valor de uso

mercadoria

utilidade

usabilidade

necessidade (qualidade)

consumo

valor de uso = relação direta como ser humano

tem um significado humano e social


3

valor de troca

não apenas uso e consumo, mas troca

valor adquirido pela mercadoria ao ser comparada com outra mercadoria (quantidade)

trabalho humano (alienação)

valor de troca = sem relação direta com o ser humano

comparação de produtos e mercadorias de forma abstrata

sem um significado humano e social

fetichização

fetichismo



OBJETIVISMO E SUBJETIVISMO

1

objetivismo

metafísica

valores ideais

reino particular dos valores

supraempíricos

intemporais

incondicionados

imutáveis

absolutos

em si (não para o ser humano conhecer ou avaliar)

por si

valores sempre em relação (participação) com as coisas

coisas valiosas encarnam = bens (condicionados, variáveis e relativos)

coisas úteis encarnam = utilidade

coisas belas encarnam = beleza

atos bons encarnam = bondade

m. scheler

n. hatmann

conclusão

separação radical dos mundos dos valores e dos bens

separação radical dos mundos dos valores e dos sujeitos


crítica do objetivismo

que sentido teria a lealdade e a amizade, por exemplo, se não existisse o ser humano leal e amigo?

nada é valioso sem que tenha uma relação com o ser humano e para ele

não há valores que não sejam criações do ser humano

não há valores indiferentes à sua realização


2

subjetivismo

eu

sujeito empírico

sujeito individual

psicologismo

vivência pessoal

presença do objeto afeta o sujeito

emoção

sentimento

desejar

necessitar

interessar

agradar

gostar

prazer

dar valor às coisas

dar nome, dar sentido, dar valor às coisas

r. b. perry

i. a. richards

ch. stevenson

a. ayer


crítica do subjetivismo

nega as coisas e suas propriedades físicas

nega a sociedade, a época, a cultura






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