░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░






░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░





░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░


20.11.15

LIBRAS 3






FALA, LÍNGUA, LINGUAGEM


✔ DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, LINGUÍSTICO, AFETIVO

✔ AUDIÇÃO = AQUISIÇÃO DA LIGNUAGEM E DA FALA

✔ SURDEZ = AUSÊNCIA DA FALA

✔ FALA = MAERIALIZAÇÃO DA LÍNGUA; SONS; LINGUAGEM EM AÇÃO; FALANTE NO DISCURSO

✔ LÍNGUA = SISTEMA ABSTRATO DE REGRAS; TIPO DE MEIO DE COMUNICAÇÃO; MAIS RESTRITA QUE A LINGUAGEM

✔ LINGUAGEM = QQ SISTEMA DE SIGNOS: GESTOS, SINAIS, SONS, SÍMBOLOS OU PALAVRAS; COMUNICAR, PENSAR, REGISTRAR; PALAVRA COMO SIGNIFICANTE; PERMITE AO SUJEITO EVOCAR SIGNIFICAÇÕES; DESENVOLVIMENTO SOCIAL;






DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM NA CRIANÇA


✔ ETAPAS CONSTANTES

✔ RITMOS VARIADOS

✔ CONDIÇÕES FÍSICAS E ORGÂNICAS

✔ SISTEMA NERVOSO E AUDIÇÃO

✔ CRIANÇA SURDA = LÍNGUA DE SINAIS DESDE O INÍCIO!






CRIANÇAS SURDAS E LIBRAS


✔ CRIANÇA SURDA E PESSOAS SURDAS: CONTATO! [GERALMENTE TARDIO]

✔ SURDO FILHO DE PAIS SURDOS - SFPS

✔ PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA (IN)ADEQUADO

✔ FAMÍLIA & ESCOLA

✔ DEFICIÊNCIA = DESTRUIÇÃO DAS FANTASIAS FAMILIARES

✔ CRISE = DÚVIDAS E INCERTEZAS

✔ ENCONTRAR ORIENTAÇÃO ADEQUADA

✔ LIBRAS = ACEITAÇÃO DESTE FILHO EM SUA DIFERENÇA

✔ ATRASO DE LINGUAGEM COMUM ENTRE SURDOS






Creative Commons License