░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░






░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░





░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░


20.11.15

LIBRAS 1






ESTRUTURA


✔ OBJETIVOS

✔ CONTEÚDOS

✔ ORIENTAÇÕES

✔ INTRODUÇÃO

✔ DESENVOLVIMENTO

✔ AUTOAVALIAÇÃO

✔ CONCLUSÃO

✔ REFERÊNCIAS

✔ PRÓXIMOS ENCONTROS






INTRODUÇÃO


✔ COMUNIDADE SURDA

✔ LEGISLAÇÃO

✔ LIBRAS

✔ PROFISSÃO






HISTÓRIA


✔ EDUCAÇÃO E INCLUSÃO

✔ EDUCAÇÃO E CULTURAS

✔ BILINGUISMO E BICULTURALIDADE

✔ MUDAR! PREVER MUDAR!

✔ PREVER CONDIÇÕES IDEAIS

✔ ORALISMO >> COMUNICAÇÃO TOTAL >> BILINGUISMO






ORALISMO


✔ REABILITAR >> CORRIGIR >> REPARAR

✔ NORMALIDADE

✔ LÍNGUA ORAL DO PAÍS

✔ AQUISIÇÃO DA FALA

✔ NEGAÇÃO DA SURDEZ

✔ VISÃO CLÍNICA E TERAPÉUTICA

✔ PROIBIÇÃO DOS SINAIS

✔ IMAGINAR A SITUAÇÃO DE UMA CRIANÇA SURDA QUE NÃO OUVE A VOZ HUMANA VIVENDO COM UM GRUPO DE FAMILIARES OUVINTES QUE NÃO SE UTILIZAM DA LÍNGUA DE SINAIS

✔ BRASIL, 50-60

✔ CLASSE ESPECIAL E SALA DE RECURSOS

✔ INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS (INES)

✔ EXPECTATIVA MÉDICA, DAS FAMÍLIAS E DOS PROFISSIONAIS






COMUNICAÇÃO TOTAL


✔ SURDO COMO UMA PESSOA

✔ SURDEZ COMO UM FENÔMENO COM SIGNIFICAÇÕES SOCIAIS

✔ COMPLETA LIBERDADE NA PRÁTICA DE QUAISQUER ESTRATÉGIAS QUE PERMITAM O RESGATE DE COMUNICAÇÃO, SEJA POR MEIO DA ORALIDADE, DOS SINAIS, DA SOLETRAÇÃO OU PELA COMBINAÇÃO DESSES MODOS

✔ FAVORECIMENTO DO CONTATO DO SURDO COM OS SINAIS, ANTES PROIBIDO PELO ORALISMO

✔ PORTUGUÊS SINALIZADO >> REFORÇOU A ÊNFASE NA LÍNGUA MAJORITÁRIA

✔ NÃO GARANTE MELHORIAS >> NÃO COMPREENSÃO >> IMPEDE A CONSTRUÇÃO DE SENTIDO






BILINGUISMO


✔ SINAIS COMO PRIMEIRA LÍNGUA

✔ CONDIÇÃO DE SUPRIR TODAS SUAS NECESSIDADES E DE REALIZAREM SEUS POTENCIAIS

✔ EUA >> BRA

✔ LIBRAS

✔ SINAIS x FALA >> DIFERENTES E NUNCA AO MEMSO TEMPO

✔ DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

✔ DIFICULDADES DE IMPLEMENTAÇÃO

✔ AIFRMAÇÃO DE RESISTÊNCIA DO SURDO AO QUERER OS SINAIS!

✔ DESAFOS DE IMPLEMENTAÇÃO NA EDUCAÇÃO

✔ CONSCIENTIZAR!

✔ IMPORTÂNCIA DOS ADULTOS: SURDOS OU NÃO!

✔ QUANDO A CRIANÇA SURDA TIVER A CHANCE DE, NO INÍCIO DO SEU DESENVOLVIMENTO, CONTAR COM PAIS DISPOSTOS A APRENDER A LÍNGUA DE SINAIS COM ADULTOS SURDOS, COM COLEGAS SURDOS, QUANDO ELA NARRAR EM SINAIS E TIVER ESCUTA EM SINAIS, A DIMENSÃO DO SEU PROCESSO EDUCACIONAL SERÁ OUTRA

✔ CONTATO COM A LÍNGUA PORTUGUESA NA SUA PRÓPRIA LÍNGUA






Creative Commons License