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23.11.15

ANTROPOLOGIA AULA 020 REV 2015-2

QUER VER AS FOTOS DA AULA?





PLANO DE AULA



  1. AVISOS [término do semestre a distância - motivo posse em concurso]
  2. REVISÃO [as notas da prova intermediária do G2 em breve será comunicada]
  3. CONTEÚDOS\TRABALHO [valerá como as atividades semipresenciais que estão faltando].
  4. G2 = 30 de novembro de 2015

  5. LEITURA
    #Estudar para grau dois!

REVISÃO



  1. AULA 1
    1. conceitos de antropologia


  2. AULA 2
    1. fases da antropologia;
    2. história da antropologia;
    3. estatuto do índio


  3. AULA 3
    1. estatuto do índio;
    2. todo brasileiro é...
    3. conclusão estatuto do índio;
    4. TC


  4. AULA 4
    1. visões do índio;
    2. divisões da antropologia;
    3. como explicar a cultura e a sociedade? escolas da antropologia;
    4. paradigmas da antropologia;
    5. antropologia nas diretrizes curriculares nacionais do curso de direito;
    6. estatuto da igualdade racial


  5. AULA 5
    1. INT.G1


  6. AULA 6
    1. estatuto da igualdade racial;
    2. homem médio entre inclusão e exclusão;
    3. papel do direito e da antropologia;
    4. dinâmica das desigualdades


  7. AULA 7
    1. sujeito normal, único, universal e normativo do ocidente;
    2. ocidente como modelo normal, único, universal e normativo;
    3. modelo de desenvolvimento e modernização normal, único, universal e normativo;
    4. expansão global do modelo de desenvolvimento;
    5. antropologia aplicada;
    6. antropologiae sociologia: diferenças


  8. AULA 8
    1. N1


  9. AULA 9
    1. raça;
    2. etnia;
    3. preconceito;
    4. discriminação;
    5. TC


  10. AULA 10
    1. Netaula da palestra em Ouro Preto [UNEOURO]


  11. AULA 11
    1. G1


  12. AULA 12
    1. Netaula viagem lançamento livro


  13. AULA 13
    1. N2


  14. AULA 14
    1. lei maria da penha


  15. AULA 15
    1. estatuto do idoso;
    2. TC


  16. AULA 16
    1. criança e adolescente


  17. AULA 17
    1. INT.G2


  18. AULA 18
    1. netaula 003


  19. AULA 19
    1. estatuto da juventude;
    2. pessoas com deficiência


  20. AULA 20
    1. revisão para grau dois


INSTRUÇÕES



  1. O que fazer?

    • » Ler a aula 20 e seguir estas instruções.
    • » Responder a revisão proposta nesta aula.
    • » Enviar no corpo do email do professor as respostas


      [não enviar como anexo].
      [não enviar como anexo].
      [não enviar como anexo].
      [não enviar como anexo].
      [não enviar como anexo].
      [não enviar como anexo].
      [não enviar como anexo].
      [não enviar como anexo].
      [não enviar como anexo].
      [não enviar como anexo].


      Por exemplo:
      1 V ou F
      2 V ou F
      3 V ou F ... ...

    • » Enviar para este email [fabriciozanin@gmail.com]
    • » Colocar disciplina, aula e nome completo do aluno no assunto do email:
      Exemplo “Antropologia Jurídica, Aula 20, seu nome completo aqui”.
    • » O trabalho deverá ser feito a distância, individual e enviado das 16h até 22h do dia 23 de novembro de 2015.
    • » Qualquer dúvida, utilizem nosso grupo do “WhatsApp”.
    • » Bom trabalho, Abraços, Prof. Zanin.


TRABALHO DA AULA 20



  1. REVISÃO PARA GRAU DOIS


    • 01 => Ações dos indivíduos e dos grupos no tempo e no espaço pode ser considerada uma definição de sociologia.

    • 02 => A antropologia estuda a relação entre culturas distintas ou entre nós e eles, identidade e diferença, igualdade e diversidade.

    • 03 => No estatuto do índio, eles são definidos e divididos em isolados, em vias de integração e integrados.

    • 04 => Vamos comemorar a semana da consciência negra e, em termos de cidadania e de conhecimento dos seus direitos, a populção negra ainda te, muito que evoluir porque, apesar do preconceito ainda persistir, pode-se reconhecer o total desconhecimento porparte dos negros de seus próprios direitos.

    • 05 => O homem médio é um exemplo didático das relações sociais, representando as relações complexas entre maioria e minorias e inclusão e exclusão.

    • 06 => A dinâmica das desigualdades é outro exemplo, além do homem médio, de como a antropologia pode ser inútil nas sociedades contemporâneas.

    • 07 => Os programas de ação afirmativa levam em consideração todos os direitos fundamentais reconhecidos no estatuto e em outras legislações [constituição federal e tratados].

    • 08 => A antropologia nasceu na europa, na época histórica da modernidade, com as características do etnocentrismo, eurocentrismo, nacionalismo e imperialismo, junta com as demais ciências humanas e com a finalidade de entender o não europeu primitivo.

    • 09 => O modelo de desenvolvimento europeu, ocidental e judaico-cristão é considerado, atualmente, o único viável para garantir, de forma pacífica na relação com outros modelos, o desenvolvimento.

    • 10 => O conceito de raça refere-se a características físicas externas baseada em critérios arbitrários restritos e que levam inevitavelmente ao racismo enquanto discurso hierárquico e dualista.

    • 11 => Planapir e sinapir são estruturas organizacionais do estatuto do idoso.

    • 12 => O modelo de desenvolvimento único, normativo e universal é composto de vários níveis: físico, humano, econômico, jurídico, religioso, social e educativo.

    • 13 => A antropologia é uma ciência importantíssima porque pode aproximar as culturas e reduzir a violência.

    • 14 => O conceito de aculturação significa o encontro pacífico entre duas culturas diferentes, no qual uma mantém intacta suas características e a outra some definiivamente.

    • 15 => O conceito de etnia é uma característica física externa baseada em um padrão ou modelo de ancestralidade e, portanto, mais amplo que o conceito de raça.

    • 16 => O preconceito é a mesma coisa que a discriminação, mudando apenas o grau ou nível de cada uma: o preconceito é externo e a discriminação é interna.

    • 17 => O modelo de desenvolvimento único, normativo e universal ocidental pode ser representado, atualmente, pelo choque entre globalização e fundamentalismos.

    • 18 => O conceito de minorias está relacionado com aqueles grupos vulneráveis na sociedade, o que significa grupos excluídos e invisíveis.

    • 19 => As terras ocupadas ou habitadas pelos índios são as que dependem de demarcação e são consideradas bens doa fazendeiros que vivem no entorno.

    • 20 => A lei maria da penha foi criada para prevenir e coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher.

    • 21 => A violência contra a mulher é uma violência oculta, pois, muitas vezes, não chega até as autoridades políciais ou às instituições públicas, sendo única e exclusivamente culpadas mulheres, tanto a violência, quanto a invisibilidade.

    • 22 => A antropologia não é apenas um conhecimento teórico [escolas, paradigmas e teorias], mas também um conheicmento aplicado, cujos exemplos são: família, religião, economia, política, direito, mídia, urbana e linguagem.

    • 23 => As reservas indígenas são as que são estabelecidas pela união e que servem de habitat para os indígenas.

    • 24 => A antropologia é a mais científica das ciências e a mais humana de todas as humanidades.

    • 25 => As violências contra a mulher podem ser combatidas, segundo a lei, com medidas que visam a prevenir, proteger e assistir.

    • 26 => O idoso, conforme seu estatuto, é aquela pessoa entre 50 e 60 anos.

    • 27 => A violência doméstica contra a mulher é aquela cometida no espaço de convívio permanente de pessoas, com ou sem vínculo familiar, inclusive as esporadicamente agregadas.

    • 28 => A profissão de antropólogo, assim como todas as outras profissões, é o conjunto de tudo aquilo que eles fazem, ou seja, um conjunto de habilidades, competências e atitudes.

    • 29 => No estatudo da criança e do adolescente há vários tipos de família: natural, substituta e extensa, sendo que todas a extensa é a que tem prioridade em permanecer com a criança.

    • 30 => Inexiste praticamente diferença entre antropologia e sociologia, poisamabas estudam "os de dentro" e os "de fora", isto é, os europeus desenvolvidos e os não europeus não desenvolvidos.

    • 31 => A medida socioeducativa é uma medida de punição ao jovem de acordo com o ECA.

    • 32 => A violência familiar cometida contra a mulher é aquela cometida na comunidade formada por indivíduos que são ou se consideram aparentados, unidos por laços naturais, por afinidade ou por vontade expressa.

    • 33 => A fase pós-moderna da ciência antropológica deve enfrentar a crise de seus objetos e métodos através do paradigma hermenêutica.

    • 34 => O parque indígena é um tipo de terra que depende dos níveis de integração dos indígenas.

    • 35 => Assim como o estatuto do índio, da igualdade racial e da mulher, o do idoso também faz questão de nomear e definir todos os direitos fundamentais envolvidos, sem exclusão de outros.

    • 36 => Uma das competências do Sinajuve é a de fazer interagir estado e sociedade, com exclusão da participaçãi juvenil.

    • 37 => A violência íntima contra a mulher é aquela cujo agressor conviva ou tenha convivido com a ofendida, independentemente de coabitação.

    • 38 => A fase científica da antropologia quer dizer a autonomia da antropologia com relação às outras ciência em razão da definição de seu método, seujeito e objeto.

    • 39 => A colônia agrícola é aquele tipo de terra em que os índios podem explorar e vender todos os recursos naturais a quem der mais dinheiro e independentemente de programas de sustentabilidade e manejo.

    • 40 => Para garantir os direitos fundamentais do idoso, a lei garante proteção absoluta e prioridade.

    • 41 => A violência contra a mulher somente será considerada nas relações heterossexuais.

    • 42 => O estatuto da juventude tem relação com o eca, uma vez que um complementao outro.

    • 43 => As terras de domínio são aquelas terras de posse individualizada de índios, adquirida conforme condições legais de tempo e integração.

    • 44 => A fase romântica da antropologia significa que algumas pessoas da europa passaram a conviver com os povos coloniais e a defendê-los de dominações e explorações.

    • 45 => A diferença entre as medidas da lei maria da penha e as do estatuto do idoso é a de que o segundo, além das medidas de prevenção, proteção e assistência, define também medidas penais e processuais.

    • 46 => A importância da ABNT para a acessibilidade é a de criar normas técnicas tão detalhadas que impeçam a integração dos deficiêntes na sociedade.

    • 47 => A criança també, assim como o idoso, tem proteção integral e prioridade.

    • 48 => Além das violências familiar, doméstica e íntima, a mulher também é vítima de várias outras formas de violência: física, psicológica, sexual, patrimonial e moral.

    • 49 => Todo brasileiro é paradoxal porque é mestiço em ternos de raça, mas, mesmo assim, considera-se ouro em termos de etnia, ouseja, é cordial, preconceituoso e tolerante.

    • 50 => A fase pragmática da antropologia está relacionada com a visão colonialista de dominar e explorar os povos coloniais.


EXEMPLO DE EMAIL A SER ENVIADO


Destinatário: fabriciozanin@gmail.com

Assunto: Antropologia Jurídica, Aula 20, seu nome completo aqui


1 V ou F
2 V ou F
3 V ou F
4 V ou F
5 V ou F
6 V ou F
7 V ou F
8 V ou F
9 V ou F
10 V ou F


[não enviar como anexo].
[não enviar como anexo].
[não enviar como anexo].
[não enviar como anexo].
[não enviar como anexo].
[não enviar como anexo].
[não enviar como anexo].
[não enviar como anexo].
[não enviar como anexo].
[não enviar como anexo].

GABARITO



01 = F
02 = V
03 = V
04 = F
05 = V


06 = F
07 = V
08 = V
09 = F
10 = V


11 = F
12 = V
13 = V
14 = F
15 = V


16 = F
17 = V
18 = V
19 = F
20 = V


21 = F
22 = V
23 = V
24 = F
25 = V


26 = F
27 = V
28 = V
29 = F
30 = F


31 = F
32 = V
33 = V
34 = F
35 = V


36 = F
37 = V
38 = V
39 = F
40 = V


41 = F
42 = V
43 = V
44 = F
45 = V


46 = F
47 = V
48 = V
49 = F
50 = V
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