░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░






░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░





░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░


24.11.15

FILOSOFIA DO DIREITO AULA 020 REV 2015-2

QUER VER AS FOTOS DA AULA?






PLANO DE AULA




  1. AVISOS [término do semestre a distância - motivo posse em concurso]
  2. REVISÃO [as notas da prova intermediária do G2 em breve será comunicada]
  3. CONTEÚDOS\TRABALHO [valerá como as atividades semipresenciais que estão faltando].
  4. G2 = 01 DE DEZEMBRO DE 2015

  5. LEITURA
    #Estudar para grau dois!



REVISÃO



  1. AULA 1
    1. filosofia e ciências;
    2. crises das ciências;
    3. filosofia faz as ciências repensarem suas práticas;
    4. filosofia como ponte de diálogo entre a ciências jurídicas e as outras ciências humnas;
    5. filosofia, ciências, artes e religiões = desvendar os mistérios da existência humana;
    6. o que é direito?
    7. teoria do conhecimento;
    8. o que é filosofia?
    9. utopia filosófica


  2. AULA 2
    1. etimologia; mitos da caverna e exploradores de caverna;
    2. definição de filosofia;
    3. mundos: físico, humano, político, jurídico, cultural, metafísico;
    4. definiçãode filosofia do direito;
    5. resultados: ontologia, epistemologia, axiologia, fenomenologia, hermenêutica;
    6. um direito e duas visões;
    7. visões científicas do direito


  3. AULA 3
    1. atitude filosófica;
    2. filosofia, filósofo e filosofar; alvos da atitude filosófica;
    3. senso comum empírico, senso comum teórico, mitos, alienação, ignorância;
    4. TC


  4. AULA 4
    1. fluidez e alvos;
    2. fluidez sábia;
    3. filósofo e o poeta;
    4. fundo de tudo;
    5. fundamento como início, meio e fim;
    6. características do fundamento;
    7. pré-socráticos;
    8. sofistas e sócrates;
    9. diferenças


  5. AULA 5
    1. N1


  6. AULA 6
    1. INT.G1


  7. AULA 7
    1. teorias da justiça;
    2. mitos: themis, dike e iustitia;
    3. pré-socráticos;
    4. sofistas;
    5. sócrates;
    6. introdução para platão e aristóteles;
    7. teorias do governo e da justiça em platão e aristóteles


  8. AULA 8
    1. teorias da justiça em aristóteles;
    2. transição para idade média;
    3. TC


  9. AULA 9
    1. justiças na idade média: agostinho e aquino;
    2. transição para idade média: leis eterna, divina, humana e natural em agostinho, aquino, ockhan, lutero


  10. AULA 10
    1. G1


  11. AULA 11
    1. N2


  12. AULA 12
    • briga dos fundamentos;
    • antiguidade;
    • idade média;
    • modernidade;
    • pós-modernidade;
    • filosofia do direito na modernidade;
    • autores, nova fundamentação e resultados


  13. AULA 13
    • netaula viagem


  14. AULA 14
    • N3 a ser postada


  15. AULA 15
    • descartes;
    • racionalismo;
    • emprismo;
    • TC


  16. AULA 16
    • kant


  17. AULA 17
    • INT.G2


  18. AULA 18
    • hegel;
    • marx


  19. AULA 19
    • freud;
    • nietzsche


  20. AULA 20
    • revisão para grau dois



INSTRUÇÕES



  1. O que fazer?

    • » Ler a aula 20 e seguir estas instruções.
    • » Responder a revisão proposta nesta aula.
    • » Enviar no corpo do email do professor as respostas


      [não enviar como anexo].
      [não enviar como anexo].
      [não enviar como anexo].
      [não enviar como anexo].
      [não enviar como anexo].
      [não enviar como anexo].
      [não enviar como anexo].
      [não enviar como anexo].
      [não enviar como anexo].
      [não enviar como anexo].


      Por exemplo:
      1 V ou F
      2 V ou F
      3 V ou F ... ...


      [não copiar a questão].
      [não copiar a questão].
      [não copiar a questão].
      [não copiar a questão].
      [não copiar a questão].
      [não copiar a questão].
      [não copiar a questão].
      [não copiar a questão].
      [não copiar a questão].
      [não copiar a questão].

    • » Enviar para este email [fabriciozanin@gmail.com]
    • » Colocar disciplina, aula e nome completo do aluno no assunto do email:


      Exemplo “Filosofia do direito, Aula 20, seu nome completo aqui”.
      Exemplo “Filosofia do direito, Aula 20, seu nome completo aqui”.
      Exemplo “Filosofia do direito, Aula 20, seu nome completo aqui”.
      Exemplo “Filosofia do direito, Aula 20, seu nome completo aqui”.
      Exemplo “Filosofia do direito, Aula 20, seu nome completo aqui”.
      Exemplo “Filosofia do direito, Aula 20, seu nome completo aqui”.
      Exemplo “Filosofia do direito, Aula 20, seu nome completo aqui”.
      Exemplo “Filosofia do direito, Aula 20, seu nome completo aqui”.
      Exemplo “Filosofia do direito, Aula 20, seu nome completo aqui”.
      Exemplo “Filosofia do direito, Aula 20, seu nome completo aqui”.

    • » O trabalho deverá ser feito a distância, individual e enviado das 18h30 até 23h59 do dia 24 de novembro de 2015.
    • » Qualquer dúvida, utilizem nosso grupo do “WhatsApp”.
    • » Bom trabalho, Abraços, Prof. Zanin.


TRABALHO DA AULA 20



  1. REVISÃO PARA GRAU DOIS


    • 01 => A filosofia de-põe o imobilismo e põe fluidez em tudo, ensinando a conviver com a transformação e a permanência de uma forma sábia.

    • 02 => O complexo de édipo é o processo de desenvolvimento da personalidade do filho nas suas relações complexas de desejo e repressão entre mãe e pai. Geralmente o filho ama a mãe porque representa a repressão dos desejos e odeia o pai porque simboliza a satisfação constante dos seus desejos.

    • 03 => O debate sobre a natureza humana [contratualismo], os direitos naturais/humanos/fundamentais, as primeiras declarações de direitos, a codificação, o constitucionalismo, o estado de direito nacional e internacional, a separação de poderes, noas leituras das heranças do direito romano [império] e canônico [igreja] e, por fim, os positivismos... tudo isso pode ser tido como resultado da época histórica medieval e antiga.

    • 04 => Para Platão, o critério de um bom governo é a harmonia entre todas as partes que o compõem; já para Aristóteles, não interessa a forma de governo, mas sim a finalidade pública que deve sempreprevalecer.

    • 05 => A filosofia é inútil, mas nos faz pensar melhor; não nos trás nenhuma vantagem imediata econômica; mesmo assim a filosofia é perigosa porque corre-se o risco dela matar e dominar nossas crianças inocentes e ingênuas.



    • 06 => Nietzsche é considerado um crítico da modernidade por ter questionado a consciência onipresente do sujeito com seu conceito de inconsciente, enquanto Freud também é assim considerado porque fez duras críticas ao racionalismo ocidental.

    • 07 => O novo fundamento humanista e racionalista da modernidade fundamenta tudo, recria, repõe, reorganiza e separa tudo. Resultado? Nova religião, nova natureza, nova moral-ética, novo estado, nova política e novo direito.

    • 08 => Tanto em platão como em aristóteles, o começo é o fundamento da ontologia, passando pela epistemologia, pelo humanismo, pelos objetos, pela educação, pela axiologia, pela ética e pela política até chegar à justiça, formando um sistema completo!

    • 09 => Para os pré-socráticos, uma lei será justa se corresponder à cosmologia; para os sofistas, se corresponder à vontade humana; e para Sócrates, toda lei humana é justa porque correponde à ética e à justiça.

    • 10 => "A filosofia é aquilo que o filósofo faz ao filosofar" foi um frase utilizada para explicar de forma didática os alvos da atitude filosófica.



    • 11 => A moral para Nietzsche é uma arma dos fracos para reprimir a criatividade, o vigor e a força dos mais fortes.

    • 12 => Crítica da razão pura, Crítica da razão prática e Crítica da razão do juízo são os nomes das obras do filósofo Kant, o que revolucionou a biologia, a física e o direito.

    • 13 => O fundamento filosófico na modernidade é a natureza humana, que separa filosofia e ciências e forma o jusnaturalismo racionalista onde a natureza divina, humana e natural mandam juntas.

    • 14 => Na mitologia grega a deusa da justiça aprece com os olhos abertos e com a espada para cima, enquanto o fiel está torto. Já na mitologia romana, a imagem é completamente diferente. Olhos fechados, espada para baixo e fiel reto.

    • 15 => Apenas o filósofo é capaz de misturar e bagunçar ainda mais o conjunto das vários ciências e métodos e teorias que pretender dar uma resposta à questão "o que é direito".



    • 16 => A expressão de Nietzsche "Deus morreu" significa que todos os deuses morreram e que, por isso, vivemos numa época sem sentido, sem deuses, sem nada!

    • 17 => Conforme Kant, na sua tentativa de unir racionalismo e empirismo, a intuição sem conceito é cega! E a forma sem conteúdo é vazia.

    • 18 => O fundamento filosófico na pós-modernidade é o niilismo, que cria uma crise para as ciências e sua relação com a filosofia, formando o desafio da criação de um novo jusnaturalismo além das experiências do nada de tudo que é sem fundamento.

    • 19 => Fazer filosofia do direito é pensar direito natural, lei natural e os fundamentos da justiça.

    • 20 => Nas visões científicas do direito, sempre uma teoria queria dominar as demais, tais como: direito positivo, direito natural, direito formal, direito normativo, direito social e direito histórico. No entanto, apenas uma venceu hoje em dia: a jusnaturalista.



    • 21 => A liberdade humana pode ser comparada com o princípio do prazer de Freud, enquanto a lei e o estado de direito, com o princípio da realidade. E nós constantemente decidimos entre um e outro.

    • 22 => A importância da crítica da razão pura foi ter reconhecido o racionalismo ao afirmar que o conhecimento começa com a intuição, mas também reconhecer o empirismo ao afirmar que há limites à experiência e que, a partir deles, a mente entra em ação organiza~ndo a experiência com conceitos.

    • 23 => O fundamento filosófico na idade média é a natureza humana, que separa filosofia e ciências e forma o jusnaturalismo humanista onde os animais e o meio ambiente mandam.

    • 24 => O fundamento é importante não só pelas suas características, mas também por dar ordem ao universo e às nossas ações, ao servir de parâmetro de julgamento da justiça ou não delas.

    • 25 => Ciência e filosofia brigam entre si pelo território sem dono do direito, sendo que sempre uma domina a outra e manda temporariamente no território direito, sem existir a possibilidade de coexistência e convivência ente elas.



    • 26 => A transferência é um fenômeno que faz com que as pessoas projetem umas nas outras seus sonhos, desejos e medos, ocasionando a idealização de pessoas, o que é muito saudável para a sociedade, pois não acontece nenhum conflito quando as pessoas não se enquandram nas minhas expectativas geradas falsamente umas com relação às outras.

    • 27 => O imperativo categórico foi a contribuição formal de Kant para a relação entre autonomia e heteronomia, ao afirmar que a ação individual é racional porque baseada na vontade autônoma e livre; com base nisso, o princípio fundamental é de que somos legisladores de nós mesmos, de modo a que a nossa ação individual torne-se uma lei com vigor e força universal para todos.

    • 28 => O fundamento filosófico na antiguidade é a natureza, que unifica filosofia e ciências e forma o jusnaturalismo cosmológico onde a natureza manda.

    • 29 => Sócrates é o mártir da filosofia porque morreu em nome de seus ideiais de uma vida boa, digna e virtuosa, enquanto os sofistas defendiam apenas uma vida cética com relação a valores universais e poderosa em função da técnica da palavra.

    • 30 => A principal briga científica dentro do direito se dá entre polis e nomos, o que acaba resultando nas divisões da ciência jurídica em: ontologia, epistemologia, axiologia, fenomenologia e hermenêutica.



    • 31 => O nazismo utilizou de forma equivocada e racista o conceito de super-homem de Nietzsche.

    • 32 => Na dialética idealista hegeliana, a tese Estado é contraposta pela antítese sociedade e ambos são consumados e aniquilados na síntese absoluta da família.

    • 33 => A teoria dos dois reinos de Aquino abriu as portas para a modernidade negar tanto a existência da lei natural como da lei divina, restando apenas a lei humana positiva.

    • 34 => Sócrates é o pai da ética e, ao contrário dos sofistas, acreditava que o indivíduo é capaz de reconhecer que nada sabe, mas, ao mesmo tempo, através da maiêutica e da ironia, autoconhecer-se e controlar suas emoções para agir melhor.

    • 35 => Arché. Logos. Cosmos. Physis. Ethos. Polis. NOmos. Mores. Todas essas palavras são conceitos relacionados com a ciência jurídica e suas principais teorias, o positivismo e o jusnaturalismo.



    • 36 => Tudo o que o super ego cultural tenta reprimir e castrar com leis e regras uma hora retorna, segunda Freud, na forma de piadas, atos falhos, sonhos, etc. Por isso que retorno do reprimido significa a volta inofensiva daquele desejo que tinha sido reprimido.

    • 37 => Hegel queria encontrar as leis racionais da história e as leis históricas da razão, mas acabou dando ênfase aos movimentos idealistas e não históricos da ideia.

    • 38 => Tanto em Agostinho como em Aquino há a presença da lei natural fazendo a ponte entre a lei divina eterna e a lei humana positiva. Em Ockhan, no entanto, só resta a lei humana positiva, enquanto as leis divina eterna e natural foram cortadas pela sua navalha de Ockhan, o que foi chamado de nominalismo.

    • 39 => Os sofistas são importantes para a história da filosofia e para o ocidente como um todo porque foram os primeiro críticos da religião, do conhecimento e da moral, no sentido de que nem cosmogonia e nem cosmologia são capazes de dar o sentido e a explicação do todo, mas somente o humanismo antropocêntrico e relativista.

    • 40 => O milagre grego significa a utilização do logos racional para reforçar e até mesmo aumentar o senso comum, a religião, os mitos, a alienação, a ignorância, a violência e o fundamentalismo.



    • 41 => Se estamos numa época niilista, o que resta é a própria existência livre, suprema, a criar seu próprio Deus; a criar seus próprios fundamentos; a criar suas próprias narrativas; a criar seus próprios valores; a criar sua ética; a criar como obra de arte em constante abertura a própria existência além do bem e do mal moral.

    • 42 => A diferença entre a dialética marxista e hegeliana é que a primeira é idelaista e a segunda materialista.

    • 43 => Todo o debate da filosofia do direito na transição da idade média para a modernidade era dominado por céticos, os quais juntaram lei natural, direito positivo, religião, moral e teologia em teorias que seriam muito respeitadas na modernidade.

    • 44 => A diferença entre cosmologia e cosmogonia é que na primeira o fundamento que explica e dá sentido ao tudo é racional lógico, enquanto no segundo, mitológico.

    • 45 => O filósofo ser uma amante do saber significa que ele não tem a posse do saber, mas sim a consciência de que lhe falta sabedoria e, portanto, deve ir ao seu encontro com a fialidade de dominar e oprimir outras pessoas e outros estados e povos.



    • 46 => O niilismo de Nietzsche significa que tuda está bem vivo e fazendo sentido: Deus, fundamentos, narrativas, valores, ética, etc.

    • 47 => O socialismo científico de Marx o obrigaram a descrever os caminhos que levariam à revolução, na qual a classe do proletariado venceria as relações ideológicas entre infraestrutura e superestrutura.

    • 48 => Agostinho foi o fundador da patrística, que cristianizou Platão; já Aquino foi o criador da escolástica, que cristianizou Aristóteles.

    • 49 => Afirmavam que o homem é a medida de tudo; acreditavam numa vida política mais relativismo e pragmática, na qual a justiça do mais forte e a sedução do discurso prevaleciam. Tais são os sofistas ou convencionalistas.

    • 50 => A utopia filosófica significa que a filosofia é capaz de nos proporcionar um novo olhar, um novo pensar, um novo dizer, um novo agir, uma nova poítica, enfim, sobre nós mesmos, mas nuncasobre os demais e sobre o universo como um todo!



    • 51 => Para Freud, nossa mente é dividida em uma estrutura com três partes: a primeira, a dos desejos, o id; a segunda, a dos controles e repressões, a parte da lei e das regras da cultura, o super ego;e, por último, a ideia de ego, subjetividade, consciência, sujeito, etc., que vive entre os desejos e as regras culturais castradoras e repressoras.

    • 52 => Pode-se considerara filosofia idealista de Kant, Hegel e Marx como uma utopia pacificadora e humanista.

    • 53 => Aquino explicou a justiça partindo de um fundamento divino e da relação entre duas cidades: a dos homens e a de Deus.

    • 54 => Tales, Anaximandro, Anaxímenes, Pitágoras, Heráclito, Parmênides, Xenófanes, Empédocles, Anaxágoras, Diógenes, enfim, todos estes filósofos podem ser enquadrados na categoria de naturalistas físicos porque davam como explicação do fundamento filosófico a natureza enquanto ordem cosmológica.

    • 55 => A filosofia é a busca questionadora, amorosa e humilde dos fundamentos radicais do poder, da fama, da riqueza e da ostentação.



    • 56 => A ideia de pai, castração, repressão e castigo também são ideias psicanalíticas importantes para explicar a origem da vida urbano, o que significa uma aplicação individual de sua teoria.

    • 57 => A distinção entre racionalismo e empirismo está fundamentada em um dualismo muito antigo: mente e corpo. O racionalismo dá ênfase à mente e sua capacidade de raciocinar com formas conceituais puras, sem experiência. Já o empirismo dá ênfase no corpo e sua capacidade de sentir a experiência.

    • 58 => O mesmo resultado da filosofia do direito, isto é, a briga entre jusnaturalismo e juspositivismo manifesta-se na justiça política de Aristóteles, ou seja, a relação entre physis e nomos.

    • 59 => As características do fundamento que apenas o filósofo pode ver com os olhos da razão são: invisível, existência, presença, não dito e não tematizado, sustentação com força e energia e, porfim, o fundamento é fundamental porque funda.

    • 60 => É teoria do conhecimento enquanto parte das ciências que consegue, a partir da interdisciplinaridade, fazer o contato do direito com outras ciência, para que as mesmas troquem conceitos, teorias e métodos para solucionar nossos problemas e desafios cotidianos.



    • 61 => Freud criou um método revolucionário para a cura da histeria: a hipnose e a cura pela palavra.

    • 62 => O método cartesiano afirma que ao duvidarmos da existência de nós mesmos chegamos à única certeza possível, a da existência da realidade, do mundo e das coisas.

    • 63 => Ajustiça distributiva de Aristóteles refere-se à relação entre o estado e outros estados, enquanto a justiça corretiva significa a relação do estado com os indivíduos.

    • 64 => A filosofia é considerada a descoberta dos gregos que condicionou toda a história do ocidente e de sua cultura.

    • 65 => A partir de um ponto de vista filosófico, o direito enquanto ciência é capaz de pensar a si mesmo sozinho, sem o auxílio das ciências afins e sem um "empurrãozinho" das divisões da filosofia: epistemologia, lógica, etica, metafísica, etc.



    • 66 => Freud é considerado um revolucionário porque fundou a psicanálise enquanto ciência que afirmava que o ser humano não é diferente do animal, mas apenas parte dele.

    • 67 => Se Sócrates é o pai da ética, Descartes é o pai da modernidade e de toda a mentalidade científica dessa época, pois criou o método que servira de fundamento para todas as ciências desvendarem e dominarem os mistérios da natureza a partir do dualismo sujeito e objeto ligados pelo método.

    • 68 => A justiça universal de Aristóteles refere-se à formação do caráter e das virtudes de uma pessoa na relação com ela mesma, enquanto a justiça particular, em todas suas modalidades, significa a relação de uma pessoa com outras.

    • 69 => O filósofo esclarece o mistério, preservando-o [o mistério]; mais ou menos o que o poeta faz ao traduzir em palavras a beleza extraordinária de um instante, preservando-a [a beleza]!

    • 70 => Para que possamos compreender as complexas relações entre filosofia e ciências, utilizamos váriasmetáforas: mãe, ponte, ponto de interrogação, etc. Tudo isso para chegarmos à conclusão de que a filosofia é derivada das ciências porque ela não encontra as respostas certas, mas sim faz as perguntas mais adequadas.




EXEMPLO DE EMAIL A SER ENVIADO


Destinatário: fabriciozanin@gmail.com

Assunto: Filosofia do direito, Aula 20, seu nome completo aqui


1 V ou F
2 V ou F
3 V ou F
4 V ou F
5 V ou F
6 V ou F
7 V ou F
8 V ou F
9 V ou F
10 V ou F ... ... ...


[não enviar como anexo].
[não enviar como anexo].
[não enviar como anexo].
[não enviar como anexo].
[não enviar como anexo].
[não enviar como anexo].
[não enviar como anexo].
[não enviar como anexo].
[não enviar como anexo].
[não enviar como anexo].


[não copiar a questão].
[não copiar a questão].
[não copiar a questão].
[não copiar a questão].
[não copiar a questão].
[não copiar a questão].
[não copiar a questão].
[não copiar a questão].
[não copiar a questão].
[não copiar a questão].

GABARITO



01 = V
02 = F
03 = F
04 = V
05 = F




06 = F
07 = V
08 = V
09 = V
10 = F




11 = V
12 = F
13 = F
14 = V
15 = F




16 = F
17 = V
18 = V
19 = V
20 = F




21 = V
22 = F
23 = F
24 = V
25 = F




26 = F
27 = V
28 = V
29 = V
30 = F




31 = V
32 = F
33 = F
34 = V
35 = F




36 = F
37 = V
38 = V
39 = V
40 = F




41 = V
42 = F
43 = F
44 = V
45 = F




46 = F
47 = V
48 = V
49 = V
50 = F




51 = V
52 = F
53 = F
54 = V
55 = F




56 = F
57 = V
58 = V
59 = V
60 = F




61 = V
62 = F
63 = F
64 = V
65 = F




66 = F
67 = V
68 = V
69 = V
70 = F
Creative Commons License