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10.11.15

FILOSOFIA DO DIREITO AULA 018 2015-2

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PLANO DE AULA



  1. AVISOS [término do semestre a distância - motivo posse em concurso]
  2. REVISÃO
  3. CONTEÚDOS
  4. G2

  5. LEITURA
    #freud
    #nietzsche
    #agamben



REVISÃO



  1. AULA 1
    1. filosofia e ciências;
    2. crises das ciências;
    3. filosofia faz as ciências repensarem suas práticas;
    4. filosofia como ponte de diálogo entre a ciências jurídicas e as outras ciências humnas;
    5. filosofia, ciências, artes e religiões = desvendar os mistérios da existência humana;
    6. o que é direito?
    7. teoria do conhecimento;
    8. o que é filosofia?
    9. utopia filosófica


  2. AULA 2
    1. etimologia; mitos da caverna e exploradores de caverna;
    2. definição de filosofia;
    3. mundos: físico, humano, político, jurídico, cultural, metafísico;
    4. definiçãode filosofia do direito;
    5. resultados: ontologia, epistemologia, axiologia, fenomenologia, hermenêutica;
    6. um direito e duas visões;
    7. visões científicas do direito


  3. AULA 3
    1. atitude filosófica;
    2. filosofia, filósofo e filosofar; alvos da atitude filosófica;
    3. senso comum empírico, senso comum teórico, mitos, alienação, ignorância;
    4. TC


  4. AULA 4
    1. fluidez e alvos;
    2. fluidez sábia;
    3. filósofo e o poeta;
    4. fundo de tudo;
    5. fundamento como início, meio e fim;
    6. características do fundamento;
    7. pré-socráticos;
    8. sofistas e sócrates;
    9. diferenças


  5. AULA 5
    1. N1


  6. AULA 6
    1. INT.G1


  7. AULA 7
    1. teorias da justiça;
    2. mitos: themis, dike e iustitia;
    3. pré-socráticos;
    4. sofistas;
    5. sócrates;
    6. introdução para platão e aristóteles;
    7. teorias do governo e da justiça em platão e aristóteles


  8. AULA 8
    1. teorias da justiça em aristóteles;
    2. transição para idade média;
    3. TC


  9. AULA 9
    1. justiças na idade média: agostinho e aquino;
    2. transição para idade média: leis eterna, divina, humana e natural em agostinho, aquino, ockhan, lutero


  10. AULA 10
    1. G1


  11. AULA 11
    1. N2


  12. AULA 12
    • briga dos fundamentos;
    • antiguidade;
    • idade média;
    • modernidade;
    • pós-modernidade;
    • filosofia do direito na modernidade;
    • autores, nova fundamentação e resultados


  13. AULA 13
    • netaula viagem


  14. AULA 14
    • N3 a ser postada


  15. AULA 15
    • descartes;
    • racionalismo;
    • emprismo;
    • TC

  16. AULA 16
    • kant

  17. AULA 17
    • INT.G2



INSTRUÇÕES



  1. O que fazer?

    • 01=>Ler a aula 18 e seguir estas instruções.
    • 02=>Responder as atividades propostas ao final desta aula.
    • 03=>Enviar no corpo do email do professor as respostas
      [não enviar como anexo].
      Por exemplo: 1V, 2F, 3V ou 5 A resposta é...
    • 04=>Enviar para este email [fabriciozanin@gmail.com]
    • 05=>Colocar disciplina, aula e grupo no assunto do email:
      Exemplo “Filosofia do direito, Aula 18, Grupo 1”.
    • 06=>O trabalho deverá ser feito em grupo e enviado pelo líder com os nomes completos dos membros do grupo que compareceram na aula.
    • 07=>Qualquer dúvida, utilizem nosso grupo do “WhatsApp”.
    • 08=>Bom trabalho, Abraços, Prof. Zanin.


HEGEL



  1. CARACTERÍSTICAS

    • 01=>idealista = ideia [filosofia idealista]
    • 02=>historicidade = história
    • 03=>a ideia e suas transformações históricas
    • 04=>a história na\da ideia


  2. QUAL DIREITO NATURAL?

    • 01=>direito natural não é como kant definiu
    • 02=>não é estética
    • 03=>não é lógica
    • 04=>não é ética
    • 05=>mas, sim, uma ideia histórica
    • 06=>ideia na\da história
    • 07=>história na\da ideia
    • 08=>nova forma de pensar o direito natural
    • 09=>não é universal
    • 10=>mas uma ideia aqui e agora, na história, no tempo


  3. DIALÉTICA

    • 01=>nome dado ao processo da ideia na\da história e da história na\da ideia
    • 02=>movimento de tese, antítese e síntese
    • 03=>tese = afirmação
    • 04=>antítese = negação
    • 05=>síntese = unidade = negação da negação = consumação = nova tese...
    • 06=>história na\da ideia = leis históricas da razão
    • 07=>ideia na\da história = leis racionais da história
    • 08=>sentido racional da história = síntese = unidade absoluta


  4. ESTADO

    • 01=>unidade sintética da família e da sociedade civil = como se fosse "Deus na terra"
    • 02=>Estado = Deus = mais perfeito, sublime, ético e jurídico
    • 03=>família e sociedade civil conservam sua identidade na unidade do Estado em virtude dos seus direitos naturais garantidos e protegidos
    • 04=>família e sociedade têm, possuem e garantem seus direitos apenas no\do\pelo Estado
    • 05=>as críticas são a absolutização do Estado
    • 06=>e o aniquilamento e consumação da família e da sociedade civil no Estado enquanto unidade sintética
    • 07=>qual a conclusão?
    • 08=>a ideia, o pensamento, a síntese e a unidade absoluta prevalecem e são mais importantes do que a realidade histórica, concreta e material


  5. DIFERENÇAS ENTRE KANT E HEGEL

    • 01=>KANT
      • dois mundos
      • síntese = unidade = idealista
      • antítese = multiplicidade = empirismo
      • unir
      • a diferença
    • 02=>HEGEL
      • um mundo
      • síntese = unidade = idealista e concreta
      • unidade
      • identidade absoluta
      • história múltipla na ideia


MARX



  1. SOCIALISMOS

    • 01=>"Vamos parar de pensar sobre o mundo... é hora de transformá-lo" (Marx)
    • 02=>Socialismo utópico
      • transformar a realidade, a sociedade
      • sem revolução total
      • sem lutas de classes
    • 03=>Socialismo científico
      • transformar a realidade, a sociedade
      • com revolução total
      • com lutas de classes
      • por que científico?
      • porque descreve racionalmente [leis racionais] a evolução histórica e revolucionária da sociedade


  2. DIFERENÇAS ENTRE HEGEL E MARX

    • 01=>HEGEL
      • dialética idealista = movimento
      • idealista
      • ideias na\da história
      • ideias > realidade
    • 02=>MARX
      • dialética materialista = movimento
      • histórica = materialismo histórico dialético
      • sociedade, realidade na\da história
      • realidade social e econômica > ideiologias


  3. ESTRUTURAS

    • 01=>SUPERESTRUTURA
      • cultura
      • direito
      • política
      • religião
      • estado
      • arte
      • ideologias
    • 02=>INFRAESTRUTURA
      • economia
      • modos de produção [escravo, feudal, capital]
      • forças de produção [terra, fábrica]
      • relações de produção [classes, mais-valia, exploração]
      • sistemas de produção [modos de agir e de pensar]
      • reprodução [alienação, mercadoria, fetichização]
      • a infraesrtutura determina a superestrutura
      • determinismo econômico
    • 03=>Qual a solução para sair do ciclo de reprodução da infra e da superestrutura?
    • 04=>"Proletários do mundo, uni-vos"
    • 05=>Revolução!


  4. REVOLUÇÃO

    • 01=>fim das classes
    • 02=>fim do direito
    • 03=>fim do estado
    • 04=>fim da religião
    • 05=>fim da infra e da superestrutura
    • 06=>utopia humanista e pacificadora
    • 07=>fim da exploração e da desigualdade
    • 08=>exigência do direito natural = dignidade da pessoa humana


  5. CONCLUSÃO DE HEGEL E MARX

    • 01=>Hegel negou a realidade [idealismo]
    • 02=>Marx não atingiu o ideal [materialismo]
    • 03=>Hegel = absolutização do Estado = ideia
    • 04=>Marx = absolutização do Estado = realidade
    • 05=>fim do marxismo?
    • 06=>fim do hegelianismo?
    • 07=>O que resta de marx e de hegel?
    • 08=>Quais suas importâncias para a filosofia do direito?
    • 09=>neosocialismo
    • 10=>neohegelianismo


ATIVIDADES



  1. VERDADEIRO OU FALSO

    • A] A diferença entre Hegel e Marx é que o primeiro pensa a relação ideia e história, enquanto o segundo, a relação entre idealismo e empirismo.

    • B] O direito natural em Hegel ganha ainda mais abstração, fugindo das transformações da realidade histórica.

    • C] Dialética idealista é o nome dado por Hegel ao movimento da ideia na história, o qual pasas de tese para antítese e desta para síntese.

    • D] Pode-se dizer que para Hegel a família é a tese, a sociedade a antítese e o Estado a síntese.

    • E] Mesmo que Hegel queira proteger a família e a sociedade através do direito e dos direitos da aniquilação no Estado, ele não consegue, e será criticado por isso.

    • F] Marx é um socialista utópico.

    • G] Hegel é um dialético materialista, enquanto Marx, idealista.

    • H] Em Marx, com relação às estruturas, é correto dizer que a superestrutura determina a infra esturtura, ou, em outras palavras, as ideologias geram e causam alienação.

    • I] Marx soluciona a reprodução entre infra e superestrutura com a aplicação da dignidade da pessoa humana

    • J] O socialismo científico de Marx pode ser caracterizado como utopia humanista e pacificadora.



EXEMPLO DE EMAIL A SER ENVIADO


Destinatário: fabriciozanin@gmail.com

Assunto: Filosofia do direito, Aula 18, Grupo 1

Grupo 1

  1. José Silva = líder
  2. Maria Ferreira
  3. José Aragano
  4. Getúlio Vargas
  5. Dilma Brasil
  6. Cunha Câmara


8.1 Responda V\F

A] Responder aqui
B] Responder aqui
C] Responder aqui
D] Responder aqui
E] Responder aqui
F] Responder aqui
G] Responder aqui
H] Responder aqui
I] Responder aqui
J] Responder aqui






GABARITO
Av;Bf;Cv;Dv;Ev;Ff;Gf;Hf;If;Jv
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