░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░






░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░





░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░


9.9.15

PROCESSO CIVIL II AULA 008 TC 2015-2

QUER VER AS FOTOS DA AULA?


PLANO DE AULA

  1. AVISOS
  2. REVISÃO
  3. CONTEÚDOS
  4. SIC
  5. LEITURA

REVISÃO

  1. AULA 1
  2. AULA 2
  3. AULA 3
  4. AULA 4
  5. AULA 5 N1
  6. AULA 6 INT.G1
  7. AULA 7

JULGAMENTO DOS RECURSOS

  1. OBJETO
    • 01=>ato processual do juiz = decisão
    • 02=>modificar = in judicando
    • 03=>anular = in procedendo
    • 04=>integrar = esclarecer

  2. PRESSUPOSTOS SUBJETIVOS
    • 01=>intrínsecos, internos
    • 02=>cabimento = singularidade
    • 03=>legitimidade = 499 [996 NCPC]

      O recurso pode ser interposto pela parte vencida, pelo terceiro prejudicado e pelo Ministério Público

    • 04=>interesse = vencida, perdeu, sucumbência

  3. PRESSUPOSTOS OBJETIVOS
    • 01=>extrínsecos, externos
    • 02=>previsão legal = taxatividade = 496
    • 03=>adequação = quadro = adequado à decisão
    • 04=>tempestividade = prazo, tempo, início, meio, fim = 508 [1003, §5, NCPC + 218-219 NCPC]
    • 05=>forma correta = 500 [76, §2; 104, §2; 932, §Ú.; 1029, §3, NCPC]

      Cada parte interporá o recurso, independentemente, no prazo e observadas as exigências legais.

    • 06=>preparo = 511 [1007 NCPC]= custas, deserção

      No ato de interposição do recurso, o recorrente comprovará, quando exigido pela legislação pertinente, o respectivo preparo


  4. JUÍZO DE ADMISSIBILIDADE
    • 01=>a quo = mesmo órgão, hierarquia
    • 02=>ad quem = outro órgão, diferente hierarquia
    • 03=>mista = dois
    • 04=>preliminares = antes do mérito = pressupostos, condições, ordem pública, agravos retidos
    • 05=>(não) conhecido = formal
    • 06=>questões prejudiciais ao mérito

  5. JUÍZO DE MÉRITO
    • 01=>dar = acolher
    • 02=>rejeitar = aceitar
    • 03=>mérito = recurso = causa = horizontal = 515, §1, §2

      A apelação devolverá ao tribunal o conhecimento da matéria impugnada. Serão, porém, objeto de apreciação e julgamento pelo tribunal todas as questões suscitadas e discutidas no processo, ainda que a sentença não as tenha julgado por inteiro.
      Quando o pedido ou a defesa tiver mais de um fundamento e o juiz acolher apenas um deles, a apelação devolverá ao tribunal o conhecimento dos demais.

    • 04=>mérito = recurso = causa = vertical = 515, §3

      A apelação devolverá ao tribunal o conhecimento da matéria impugnada. Nos casos de extinção do processo sem julgamento do mérito (art. 267), o tribunal pode julgar desde logo a lide, se a causa versar questão exclusivamente de direito e estiver em condições de imediato julgamento

    • 05=>processual material
    • 06=>total = parcial = igual ou melhor, nunca pior

TRABALHO COLETIVO

  1. (_____) Ação, jurisdição e processo são os conceitos fundamentais da ciência jurídica processual.
  2. (_____) O procedimento civil divide-se em comum e especial.
  3. (_____) Conexão, continência e prorrogação são tipos de modificação da competência relativa, que se utiliza do critério da prevenção para solução.
  4. (_____) Os tipos de defesa no processo civil brasileiro são divididos em formal e material. O formal é contestação, reconvenção e exceções. O material é composto de todos os tipos de preliminares.
  5. (_____) O ônus da prova incumbe ao autor quanto aos fatos impeditivos, modificativos e extintivos do direito do réu.
  6. (_____) O modelo de distribuição do ônus da prova no sistema jurídico processual brasileiro vigente é dinâmico e flexibilizado.
  7. (_____) O posicionamento do juiz com relação às provas produzidas no processo é fundamentado na teoria do livre convencimento motivado.
  8. (_____) Ata notarial e prova emprestada são as inovações do NCPC com relação aos meios de prova admitidos em direito.
  9. (_____) Quando uma parte desejar contestar um documento apresentado pela parte contrária, deverá suscitar um incidente chamado incidente de documento público ou privado.
  10. (_____) Apenas a parte contrária pode requerer o depoimento pessoal da outra parte, sendo tal pedido apreciado pelo juiz, que não poderá indeferir sob pena de ofensa ao contraditório e ampla defesa.
  11. (_____) A ordem do depoimento pessoal segue a mesma da prova testemunhal (autor e depois réu).
  12. (_____) As partes não podem se recusar a prestar o depoimento pessoal, sob pena de confissão.
  13. (_____) Todas as pessoas podem ser testemunhas, a não ser os casos de incapacidade, impedimento e suspeição previstos no CPC.
  14. (_____) A exceção de toda produção da prova testemunhal é a de que as pessoas sejam ouvidas mediante compromisso, de acordo com critérios estabelecidos pelo juiz.
  15. (_____) É possível a prova exclusivamente testemunhal no processo civil brasileiro nas ações até um salário mínimo.
  16. (_____) As provas testemunhais são produzidas apenas em audiência e na presença do juiz, de acordo com a unidade e publicidade do processo e do princípio do juiz natural.
  17. (_____) A prova pericial divide-se em exame, vistoria e avaliação. Exame de pessoas, documentos ou coisas; vistoria sempre no local; e avaliação sempre envolvendo conteúdo econômico.
  18. (_____) A inspeção judicial divide-se em direta e indireta; direta quando é feita pelo próprio juiz e indireta quando é feita por outra pessoal por ele indicada.
  19. (_____) A exibição de coisa é a mesma coisa que a requisição judicial.
  20. (_____) O CPC e a doutrina divide a confissão em vários tipos: judicial, extrajudicial, oral, verbal, espontânea ou provocada.
  21. (_____) A principal novidade do NCPC quanto à audiência de instrução e julgamento diz respeito ao modo de fazer perguntas, ou seja, os advogados fazem a pergunta ao juiz, que refaz à parte.
  22. (_____) No NCPC é possível ao juiz ou às partes alterarem a ordem dos procedimentos e da produção de provas conforme as particularidades de cada caso concrto.
  23. (_____) O prazo para sentença no NCPC ao término da audiência de instrução e julgamento é de 10 dias.
  24. (_____) A sentença formal sem mérito recebe o nome de definitiva e forma coisa julgada material, sendo seus requisitos o relatório, o fundamento e o dispositivo.
  25. (_____) Os limites subjetivos da coisa julgada referem-se à parte da sentença que soluciona o conflito judicial (lide).
  26. (_____) É correto dizer que o NCPC é continuidade da reforma do judiciário de 2004 e que visa enfrentar as crises institucional, funcional e processual do judiciário.
  27. (_____) Mandado de segurança, ação rescisória, reclamação, correição parcial, reconsideração e reexame necessário são recursos conforme o NCPC e seu princípio da taxatividade.
  28. (_____) Singularidade ou unirecorribilidade referem-se a princípios da teoria geral do recurso que afirmam existir unicamente um recurso para cada tipo de decisão conjforme a instância judicial.
  29. (_____) O juízo de admissibilidade recursal refere-se às condições extrínsecas de jjulgamento do mérito.
  30. (_____) O ponto de vista vertical ou de profundidade da análise recursal significa que casos de extinção do processo sem julgamento do mérito, o tribunal pode julgar desde logo a lide, se a causa versar questão exclusivamente de direito e estiver em condições de imediato julgamento


GABARITO:
01V;02V;03V;04F;05F;
06F;07V;08V;09F;10F;
11V;12F;13V;14F;15F;
16F;17V;18V;19F;20V;
21F;22V;23F;24F;25F;
26V;27F;28V;29F;30V;


LEITURA

  1. APELAÇÃO
  2. 496/565 CPC
  3. 926/1044 NCPC

Creative Commons License