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PLANO DE AULA
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- SIC/VIAGEM/NETAULA 001/SEXTA DIA 25SET
- LEITURA
REVISÃO
- AULA 1
- AULA 2
- AULA 3
- AULA 4
- AULA 5 INTG1
- AULA 6
- AULA 7
- AULA 8 N1
- AULA 9
- AULA 10 NET AULA 25SET [PALESTRA]
CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA ANTROPOLOGIA
- RAÇA
- 01=>externo
- 02=>físico
- 03=>cultura
- 04=>classificação
- 05=>arbitrária
- 06=>mais restrita
- 07=>dinâmica das desigualdades e racismo
- 08=>DISCURSO HIERÁRQUICO E DUALISTA
- ETNIA
- 01=>externo
- 02=>físico
- 03=>cultura
- 04=>padrão/modelo
- 05=>ancestralidade
- 06=>mais ampla
- 07=>dinâmica das desigualdades e etnocentrsimo
- 08=>DISCURSO HIERÁRQUICO E DUALISTA
- PRECONCEITO
- 01=>ideias
- 02=>pensamento
- 03=>concepção prévia
- 04=>discurso
- 05=>linguagem
- 06=>construção, ensino e aprendizagem
- 07=>sem noção
- 08=>sem fundamento
- 09=>lei não pode controlar [interno]
- 10=>nem todo preconceito é discriminação [interno ou externo]
- DISCRIMINAÇÃO
- 01=>ação
- 02=>opinião
- 03=>concepção prévia
- 04=>discurso
- 05=>linguagem
- 06=>construção, ensino e aprendizagem
- 07=>sem noção
- 08=>sem fundamento
- 09=>lei pode controlar [externo]
- 10=>nem toda discriminação é preconceito [negativa ou positiva]
TRABALHO COLETIVO
- (_____) A dupla visão do índio que ficou na nossa cultura como marca do processo de colonização não tem nada a ver com os paradoxos atuais do estatuto do índio.
- (_____) É correto dizer que todas as visões que temos atuais do índio não vêm deles mesmos, mas sim dos povos que os colonizaram, ou seja, são visões externas porque o índio mesmo é difícil de definir.
- (_____) A antropologia física estuda o ser humano em relações sociais e culturais, isto é, na sua dimensão psíquica e social.
- (_____) A antropologia filosófica é a única que consegue entender e preservar a totalidade e integralidade do ser humano.
- (_____) Ver o ser humano como biologicamente determinado significa colocar lado a lado o conflito entre, de um lado, a dimensão natural, humana e física e, de outro, a dimensão social, valorativa e cultural sem dar ênfase a nenhum dos lados.
- (_____) O paradigma da ordem é conservador e o da desordem, progressista.
- (_____) O paradigma do evolucionismo é conservador porque dá ênfase à ordem e a um modelo que serve de padrão dessa mesma ordem evolucionista.
- (_____) O paradigma da ordem representa os grupos vulneráveis e de alto risco social.
- (_____) O pradigma da desordem coincide com a crise da modernidade e de todos seus valores e fundamentos.
- (_____) A escola hermenêutica, simbólica ou interpretativa pode ser considerada como exemplo do paradigma da desordem.
- (_____) A antropologia está no eixo de formação dogmático de qualquer Curso de Direito do Brasil.
- (_____) TCCs, estágios e atividades complementares fazem parte do eixo de formação profissional de todo profissional de direito do Brasil.
- (_____) O eixo de formação profissional do bacharel em direito também pode ser chamado de dogmático.
- (_____) A escravidão de ontem não é a desigualdade de hoje!
- (_____) Discriminação, desigualdade e preconceito de específico de raça e de gênero são definições apresentadas na Lei Maria da Penha.
- (_____) O critério para determinação da população negra adotado no Brasil é o da auto-declaração.
- (_____) Ações afirmativas é um conceito mais amplo que o de políticas públicas.
- (_____) Reparar, incluir e recompensar são verbos muito utilizados no Estatuto da Desigualdade Racial para justificar a justiça de tais atitudes estatais de tratamento desigual.
- (_____) O reconhecimento da identidade e da desigualdade da população negra não têm como consequência direta o aumento de sua dignidade e humanidade.
- (_____) A inclusão efetiva do negro na sociedade brasileira se dá em virtude da insistência e persistência de obstáculos históricos de nossa cultura racista e preconceituosa.
- (_____) Os direitos fundamentais de educação, cultura, esporte e lazer no Estatutoda Desigualdade Racial têm como foco de sua ação a população idossa.
- (_____) A história da África ser ensinada nos níveis básicas da educação não pode melhorar a situação de desigualdade da população negra.
- (_____) Os quilombolas não são relevantes para a história e para a cultura brasileira.
- (_____) Samba e capoeira são aspectos releventes da cultura negra que contribuíram e muito para a formação de nossa cultura e identidade nacionais.
- (_____) O princípio da proporcionalidade de gênero é defendido pelo estatuto racial como mecanismo de implantar a igualdade de acesso ao mercado de trabalho entre negros e negras.
- (_____) A cláusula de participação é dos mecanismos do estatuto destinado a oferecer maiores oportunidades entre os profissionais negros dos meios de comunicação.
- (_____) A hierarquia correta dos órgãos do estatuto racial é: PNPIR, PLANAPIR, SINAPIR e CNPIR, além de conselhor e ouvidorias.
- (_____) A importância da antropologia com relação ao homem médio é o reconhecimento das minorias; e a importância do dirito consiste em pensar mecanismos jurídicos de inclusão e justiça social.
- (_____) A dinâmica das desigualdades serve para descrever processos de inclusão social.
- (_____) O Ocidente é consideradao como um modelo de ser humano (homem médio) e de cultura (desenvolvimento) europeu e civilizado, que se expandiu para o mundo de modo pacífico, consensual e democrático.
GABARITO:
01F;02V;03F;04V;05F;
06V;07V;08F;09V;10V;
11F;12F;13V;14F;15F;
16V;17F;18V;19F;20V;
21F;22F;23F;24V;25V;
26V;27V;28V;29F;30F;
LEITURA
- NETAULA 25SET
- LEI MARIA DA PENHA E ESTATUTO DO IDOSO