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21.9.15

ANTROPOLOGIA AULA 009 TC 2015-2

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PLANO DE AULA

  1. AVISOS
  2. REVISÃO
  3. CONTEÚDOS
  4. SIC/VIAGEM/NETAULA 001/SEXTA DIA 25SET
  5. LEITURA

REVISÃO

  1. AULA 1
  2. AULA 2
  3. AULA 3
  4. AULA 4
  5. AULA 5 INTG1
  6. AULA 6
  7. AULA 7
  8. AULA 8 N1
  9. AULA 9
  10. AULA 10 NET AULA 25SET [PALESTRA]

CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA ANTROPOLOGIA

  1. RAÇA
    • 01=>externo
    • 02=>físico
    • 03=>cultura
    • 04=>classificação
    • 05=>arbitrária
    • 06=>mais restrita
    • 07=>dinâmica das desigualdades e racismo
    • 08=>DISCURSO HIERÁRQUICO E DUALISTA

  2. ETNIA
    • 01=>externo
    • 02=>físico
    • 03=>cultura
    • 04=>padrão/modelo
    • 05=>ancestralidade
    • 06=>mais ampla
    • 07=>dinâmica das desigualdades e etnocentrsimo
    • 08=>DISCURSO HIERÁRQUICO E DUALISTA

  3. PRECONCEITO
    • 01=>ideias
    • 02=>pensamento
    • 03=>concepção prévia
    • 04=>discurso
    • 05=>linguagem
    • 06=>construção, ensino e aprendizagem
    • 07=>sem noção
    • 08=>sem fundamento
    • 09=>lei não pode controlar [interno]
    • 10=>nem todo preconceito é discriminação [interno ou externo]

  4. DISCRIMINAÇÃO
    • 01=>ação
    • 02=>opinião
    • 03=>concepção prévia
    • 04=>discurso
    • 05=>linguagem
    • 06=>construção, ensino e aprendizagem
    • 07=>sem noção
    • 08=>sem fundamento
    • 09=>lei pode controlar [externo]
    • 10=>nem toda discriminação é preconceito [negativa ou positiva]


TRABALHO COLETIVO

  1. (_____) A dupla visão do índio que ficou na nossa cultura como marca do processo de colonização não tem nada a ver com os paradoxos atuais do estatuto do índio.
  2. (_____) É correto dizer que todas as visões que temos atuais do índio não vêm deles mesmos, mas sim dos povos que os colonizaram, ou seja, são visões externas porque o índio mesmo é difícil de definir.
  3. (_____) A antropologia física estuda o ser humano em relações sociais e culturais, isto é, na sua dimensão psíquica e social.
  4. (_____) A antropologia filosófica é a única que consegue entender e preservar a totalidade e integralidade do ser humano.
  5. (_____) Ver o ser humano como biologicamente determinado significa colocar lado a lado o conflito entre, de um lado, a dimensão natural, humana e física e, de outro, a dimensão social, valorativa e cultural sem dar ênfase a nenhum dos lados.
  6. (_____) O paradigma da ordem é conservador e o da desordem, progressista.
  7. (_____) O paradigma do evolucionismo é conservador porque dá ênfase à ordem e a um modelo que serve de padrão dessa mesma ordem evolucionista.
  8. (_____) O paradigma da ordem representa os grupos vulneráveis e de alto risco social.
  9. (_____) O pradigma da desordem coincide com a crise da modernidade e de todos seus valores e fundamentos.
  10. (_____) A escola hermenêutica, simbólica ou interpretativa pode ser considerada como exemplo do paradigma da desordem.
  11. (_____) A antropologia está no eixo de formação dogmático de qualquer Curso de Direito do Brasil.
  12. (_____) TCCs, estágios e atividades complementares fazem parte do eixo de formação profissional de todo profissional de direito do Brasil.
  13. (_____) O eixo de formação profissional do bacharel em direito também pode ser chamado de dogmático.
  14. (_____) A escravidão de ontem não é a desigualdade de hoje!
  15. (_____) Discriminação, desigualdade e preconceito de específico de raça e de gênero são definições apresentadas na Lei Maria da Penha.
  16. (_____) O critério para determinação da população negra adotado no Brasil é o da auto-declaração.
  17. (_____) Ações afirmativas é um conceito mais amplo que o de políticas públicas.
  18. (_____) Reparar, incluir e recompensar são verbos muito utilizados no Estatuto da Desigualdade Racial para justificar a justiça de tais atitudes estatais de tratamento desigual.
  19. (_____) O reconhecimento da identidade e da desigualdade da população negra não têm como consequência direta o aumento de sua dignidade e humanidade.
  20. (_____) A inclusão efetiva do negro na sociedade brasileira se dá em virtude da insistência e persistência de obstáculos históricos de nossa cultura racista e preconceituosa.
  21. (_____) Os direitos fundamentais de educação, cultura, esporte e lazer no Estatutoda Desigualdade Racial têm como foco de sua ação a população idossa.
  22. (_____) A história da África ser ensinada nos níveis básicas da educação não pode melhorar a situação de desigualdade da população negra.
  23. (_____) Os quilombolas não são relevantes para a história e para a cultura brasileira.
  24. (_____) Samba e capoeira são aspectos releventes da cultura negra que contribuíram e muito para a formação de nossa cultura e identidade nacionais.
  25. (_____) O princípio da proporcionalidade de gênero é defendido pelo estatuto racial como mecanismo de implantar a igualdade de acesso ao mercado de trabalho entre negros e negras.
  26. (_____) A cláusula de participação é dos mecanismos do estatuto destinado a oferecer maiores oportunidades entre os profissionais negros dos meios de comunicação.
  27. (_____) A hierarquia correta dos órgãos do estatuto racial é: PNPIR, PLANAPIR, SINAPIR e CNPIR, além de conselhor e ouvidorias.
  28. (_____) A importância da antropologia com relação ao homem médio é o reconhecimento das minorias; e a importância do dirito consiste em pensar mecanismos jurídicos de inclusão e justiça social.
  29. (_____) A dinâmica das desigualdades serve para descrever processos de inclusão social.
  30. (_____) O Ocidente é consideradao como um modelo de ser humano (homem médio) e de cultura (desenvolvimento) europeu e civilizado, que se expandiu para o mundo de modo pacífico, consensual e democrático.


GABARITO:
01F;02V;03F;04V;05F;
06V;07V;08F;09V;10V;
11F;12F;13V;14F;15F;
16V;17F;18V;19F;20V;
21F;22F;23F;24V;25V;
26V;27V;28V;29F;30F;


LEITURA

  1. NETAULA 25SET
  2. LEI MARIA DA PENHA E ESTATUTO DO IDOSO

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