░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░






░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░





░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░


9.9.15

ESCOLA HUMANISTA

ESCOLA HUMANISTA

  1. HUMANISMO
    • 01=>o que é ser humano [condição humana]?
    • 02=>qual a natureza de ser humano?
    • 03=>qual a relação do ser humano com o mundo?
    • 04=>qual a relação do ser humano com outros seres humanos?

  2. TRADIÇÃO HUMANISTA
    • 01=>Petrarca [1304-1374]
    • 02=>Itália
    • 03=>Movimento de retorno aos clássicos gregos e romanos contra as ideias e valores do mundo medieval
    • 04=>Revolução e renascimento
    • 05=>Literatura, pintura, escultura e filosofia
    • 06=>Ars dictaminis = arte de escrever discursos, cartas e panfletos
    • 07=>Autores principais = Cícero, Virgílio, Quintiliano e Tito Lívio

  3. IDADE MÉDIA E FORMA DE VIDA RELIGIOSA
    • 01=>forma de vida superior
    • 02=>contemplar e glorificar as verdades eternas divinas
    • 03=>A ação política de organização das instituições das cidades
    • 04=>forma de vida inferior

  4. HUMANISTAS
    • 01=>Petrarca [1304-1374]
    • 02=>Coluccio Salutati [1331-1406]
    • 03=>Leonardo Bruni [1370-1444]; Elogio da Cidade de Florença
    • 04=>Matteo Palmieri [1406-1475]
    • 05=>Leon Battista Alberti [1404-1472]
    • 06=>Reviver o passado
    • 07=>Estudar o passado de uma maneira nova
    • 08=>Escrita em latim
    • 09=>Valorização da vida política em detrimento da vida religiosa
    • 10=>Recuperar o prazer do convívio humano e da vida terrena

  5. CULTURA HUMANISTA [ethos+polis+paideia]
    • 01=>Afirmação da identidade de cidades italiana contra a vontade de domínio universal da Igreja e do Império
    • 02=>Ser humano na polis [humanismo como teoria política] = civismo [humanismo como ética cívica] = republicanismo
    • 03=>Autonomia das cidades-estado
    • 04=>Liberdade + Igualdade + Democracia X Tiranias
    • 05=>humanismo como ética, como política e como educação [bom governo e bom cidadão dependem da boa educação!]
    • 06=>humanismo = educação = studia humanitatis = gramática, retórica, poesia, história e filosofia moral = formar o caráter [indivíduo] do cidadão [coletivo]
    • 07=>humanismo = educação = treinamento para aqueles que pertenciam às classes mais abastadas para acessar o poder
    • 08=>lugar privilegiado para a retórica enquanto arte de persuadir e bem se expressar para participação no jogo político; complementada pelas outras matérias, em especial a ética e a história
    • 09=>O humanismo vai além da ética cívica, da teoria política republicana e da educação retórica; trata-se de uma cultura como um todo!
    • 10=>Influência nos meios eclesiásticos e universidades

  6. HUMANISMO CRISTÃO 1
    • 01=>Erasmo [1469-1536]; A Educação do Príncipe Cristão
    • 02=>bom governo, bom cidadão e bom cristão dependemde uma boa educação
    • 03=>Erasmo X Bruni [cidadão soldado]
    • 04=>Erasmo X Maquiavel [bem do Estado]
    • 05=>Mesma posição de Thomas Morus [1478-1535] e Juan Luis Vives [1492-1540]
    • 06=>Bom governantes = vitude e honra X glória mundana

  7. HUMANISMO CRISTÃO 2
    • 01=>Pico de la Mirándola [1463-1494]; Oração da Dignidade dos Homens
    • 02=>Deus dotou o ser humano de potencialidades e possibilidades
    • 03=>Cabe ao ser humano escolher entre tais potências e modos de ser
    • 04=>Agostinho = livre-arbítrio associado ao pecado
    • 05=>Mirándola = livre-arbítrio associado a criação de novas formas de vida, além daquelas do mundo fechado e codificado medieval

  8. HUMANISMO JURÍDICO
    • 01=>O direito sofreu impacto direto das disciplinas que compunham as humanidades [gramática, retórica, poesia, história e filosofia moral]
    • 02=>Lourenço Valla [1407-1457]; A Doação de Constantino
    • 03=>Novos instrumentos para leitura e interpretação do direito romano [Código de Justiniano]
    • 04=>Crítica à escolástica e ao nominalismo enquanto modos de interpretação a-históricos
    • 05=>Crítica à teoria da supremacia do papa que teria sido reconhecida por Constantino
    • 06=>Crítica à autenticidade [filologia e história]
    • 07=>Inauguração da tradição do humanismo jurídico [Q. Skinner]
    • 08=>Ângelo Poliziano [1454-1540]
    • 09=>Pietro Crinito [1475-1507]
    • 10=>Ghillaume Budé [1468-1540]
    • 11=>Crítica etimológica [devolver o sentido primeiro] e histórica [situação histórica do Código de Justiniano]
    • 12=>Ulrich von Hutten [1488-1523]
    • 13=>Ulrich Zasius [1461-1536]
    • 14=>Da hermenêutica humanista à construção de uma teoria geral do direito que se apoiava na história como ponto de partida no reconhecimento não apenas do direito romano, mas também do direito consuetudinário
    • 15=>Francesco Guicciardini [1483-1540] = abordagem realista e aposta na república = ênfase no senado e na corrente aristocrática
    • 16=>Donato Gianotti [1492-1573] = ênfase no conselho maior e na corrente democrática
    • Tanto Francesco como Gianotti foram importantes no entrelaçamento do humanismo com o direito e na mistura do regime misto aristotélico com o modelo constitucional veneziano, garantindo o convívio de elementos monárquicos, aristocráticos e democráticos

  9. CONCLUSÃO
    • 01=>humanismo ainda está vivo atualmente
    • 02=>considerar o ser humano como senhor de seu destino
    • 03=>e fundamento último das leis


LEITURA

  1. SKINNER, Quentin. As fundações do pensamento político moderno;
  2. IMAZ, Eugenio. Utopias del renacimiento;
  3. WOLKMER, Antonio Carlos (COord.). Fundamentos do humanismo jurídico no Ocidente.



FONTE  BIGNOTTO, Newton. Escola humanista.
In BARRETO, Vicente de Paulo (Coord.).
Dicionário de filosofia do direito.
São Leopoldo: UNISINOS, 2006, p.279-282.
CONTATO  Prof. Fabrício Carlos Zanin Email


Creative Commons License