- HUMANISMO
- 01=>o que é ser humano [condição humana]?
- 02=>qual a natureza de ser humano?
- 03=>qual a relação do ser humano com o mundo?
- 04=>qual a relação do ser humano com outros seres humanos?
- TRADIÇÃO HUMANISTA
- 01=>Petrarca [1304-1374]
- 02=>Itália
- 03=>Movimento de retorno aos clássicos gregos e romanos contra as ideias e valores do mundo medieval
- 04=>Revolução e renascimento
- 05=>Literatura, pintura, escultura e filosofia
- 06=>Ars dictaminis = arte de escrever discursos, cartas e panfletos
- 07=>Autores principais = Cícero, Virgílio, Quintiliano e Tito Lívio
- IDADE MÉDIA E FORMA DE VIDA RELIGIOSA
- 01=>forma de vida superior
- 02=>contemplar e glorificar as verdades eternas divinas
- 03=>A ação política de organização das instituições das cidades
- 04=>forma de vida inferior
- HUMANISTAS
- 01=>Petrarca [1304-1374]
- 02=>Coluccio Salutati [1331-1406]
- 03=>Leonardo Bruni [1370-1444];
Elogio da Cidade de Florença
- 04=>Matteo Palmieri [1406-1475]
- 05=>Leon Battista Alberti [1404-1472]
- 06=>Reviver o passado
- 07=>Estudar o passado de uma maneira nova
- 08=>Escrita em latim
- 09=>Valorização da vida política em detrimento da vida religiosa
- 10=>Recuperar o prazer do convívio humano e da vida terrena
- CULTURA HUMANISTA [ethos+polis+paideia]
- 01=>Afirmação da identidade de cidades italiana contra a vontade de domínio universal da Igreja e do Império
- 02=>Ser humano na polis [humanismo como teoria política] = civismo [humanismo como ética cívica] = republicanismo
- 03=>Autonomia das cidades-estado
- 04=>Liberdade + Igualdade + Democracia X Tiranias
- 05=>humanismo como ética, como política e como educação [bom governo e bom cidadão dependem da boa educação!]
- 06=>humanismo = educação = studia humanitatis = gramática, retórica, poesia, história e filosofia moral = formar o caráter [indivíduo] do cidadão [coletivo]
- 07=>humanismo = educação = treinamento para aqueles que pertenciam às classes mais abastadas para acessar o poder
- 08=>lugar privilegiado para a retórica enquanto arte de persuadir e bem se expressar para participação no jogo político; complementada pelas outras matérias, em especial a ética e a história
- 09=>O humanismo vai além da ética cívica, da teoria política republicana e da educação retórica; trata-se de uma cultura como um todo!
- 10=>Influência nos meios eclesiásticos e universidades
- HUMANISMO CRISTÃO 1
- 01=>Erasmo [1469-1536];
A Educação do Príncipe Cristão
- 02=>bom governo, bom cidadão e bom cristão dependemde uma boa educação
- 03=>Erasmo X Bruni [cidadão soldado]
- 04=>Erasmo X Maquiavel [bem do Estado]
- 05=>Mesma posição de Thomas Morus [1478-1535] e Juan Luis Vives [1492-1540]
- 06=>Bom governantes = vitude e honra X glória mundana
- 01=>Erasmo [1469-1536];
- HUMANISMO CRISTÃO 2
- 01=>Pico de la Mirándola [1463-1494];
Oração da Dignidade dos Homens
- 02=>Deus dotou o ser humano de potencialidades e possibilidades
- 03=>Cabe ao ser humano escolher entre tais potências e modos de ser
- 04=>Agostinho = livre-arbítrio associado ao pecado
- 05=>Mirándola = livre-arbítrio associado a criação de novas formas de vida, além daquelas do mundo fechado e codificado medieval
- 01=>Pico de la Mirándola [1463-1494];
- HUMANISMO JURÍDICO
- 01=>O direito sofreu impacto direto das disciplinas que compunham as humanidades [gramática, retórica, poesia, história e filosofia moral]
- 02=>Lourenço Valla [1407-1457];
A Doação de Constantino
- 03=>Novos instrumentos para leitura e interpretação do direito romano [Código de Justiniano]
- 04=>Crítica à escolástica e ao nominalismo enquanto modos de interpretação a-históricos
- 05=>Crítica à teoria da supremacia do papa que teria sido reconhecida por Constantino
- 06=>Crítica à autenticidade [filologia e história]
- 07=>Inauguração da tradição do humanismo jurídico [Q. Skinner]
- 08=>Ângelo Poliziano [1454-1540]
- 09=>Pietro Crinito [1475-1507]
- 10=>Ghillaume Budé [1468-1540]
- 11=>Crítica etimológica [devolver o sentido primeiro] e histórica [situação histórica do Código de Justiniano]
- 12=>Ulrich von Hutten [1488-1523]
- 13=>Ulrich Zasius [1461-1536]
- 14=>Da hermenêutica humanista à construção de uma teoria geral do direito que se apoiava na história como ponto de partida no reconhecimento não apenas do direito romano, mas também do direito consuetudinário
- 15=>Francesco Guicciardini [1483-1540] = abordagem realista e aposta na república = ênfase no senado e na corrente aristocrática
- 16=>Donato Gianotti [1492-1573] = ênfase no conselho maior e na corrente democrática
- Tanto Francesco como Gianotti foram importantes no entrelaçamento do humanismo com o direito e na mistura do regime misto aristotélico com o modelo constitucional veneziano, garantindo o convívio de elementos monárquicos, aristocráticos e democráticos
- CONCLUSÃO
- 01=>humanismo ainda está vivo atualmente
- 02=>considerar o ser humano como senhor de seu destino
- 03=>e fundamento último das leis
LEITURA
- SKINNER, Quentin. As fundações do pensamento político moderno;
- IMAZ, Eugenio. Utopias del renacimiento;
- WOLKMER, Antonio Carlos (COord.). Fundamentos do humanismo jurídico no Ocidente.
FONTE  | BIGNOTTO, Newton. Escola humanista. In BARRETO, Vicente de Paulo (Coord.). Dicionário de filosofia do direito. São Leopoldo: UNISINOS, 2006, p.279-282. |
CONTATO  | Prof. Fabrício Carlos Zanin Email |