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20.8.15

TEORIA DO DIREITO II AULA 004 2015-2

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PLANO DE AULA

  1. AVISOS
  2. REVISÃO
  3. CONTEÚDOS
  4. INTERMEDIÁRIA
  5. LEITURA

REVISÃO

  1. AULA 1
  2. AULA 2
  3. AULA 3
  4. AULA 4
  5. INTERMEDIÁRIA DO G1

CONCLUSÃO EMILIO BETTI

  1. contra positivismo normativista kelseniano [mecânica, automática, abstração, estática, ahistórica, objeto]
  2. contra liberdade excessiva [escola do direito livre, sujeito]
  3. teoria geral da interpretação aplicada em vários campos
  4. aproximar filosofia e direito através da hermenêutica [mas não se trata de hermenêutica filosófica!]
  5. sistematizador da hermenêutica romântica [Schleiermacher e Dilthey]
  6. métodos [caminho] >> cânones [dogmas, sistema, regras] >> correta [formal]
  7. betti [ciência, interpretação, correta, textos] X gadamer [filosofia, compreensão, além dos textos em outras experiências, verdade]

HEIDEGGER [SER É TEMPO]

  1. ONTOLOGIA FUNDAMENTAL
    • ontologia clássica = natureza = ONTO=ENTE
    • ontologia medieval = Deus = TEO=ENTE
    • ontologia moderna = humanismo racionalista = LÓGICA=ENTE
    • ontologia contemporânea = técnica, poder, domínio = TECNO=ENTIFICAÇÃO, OBJETIFICAÇÃO, CONTROLE, DOMÍNIO
    • recolocar, refazer, relembrar a questão do ser

  2. DIFERENÇA ONTOLÓGICA
    • quem faz a questão? o ente que todos nós somos = ser aí = onde? ser aí no mundo =ser aí no mundo com quem? = ser aí no mundo com os outros para a morte = tempo! [ser aí = dasein]
    • ser aí no mundo com outros para a morte
    • a questão do ser remete ao ente que tem como modo de ser a compreensão dos seus diversos modos de ser no tempo e com relação aos quais precisa dar nomes [interpretar] = diferença ontológica entre ser e ente

  3. CÍRCULO HERMENÊUTICO
    • mas à medida em que o ente que todos nós somos compreende os seus diversos modos de ser no tempo, também compreender o ser em geral = círculo hermenêutico
    • autocompreensão de si mesmo, dos outros, do mundo e de sua faticidade e temporalidade

  4. FENOMENOLOGIA HERMENÊUTICA
    • fenômeno = contra o objeto
    • logos = contra o sujeito
    • tudo junto na hermenêutica
    • autocompreensão de si, dos outros e do mundo significa o ente comprender e interpretar seu próprio modo de ser e o dos outros no mundo e em determinado tempo
    • DIMENSÃO 1 = hermenêutica filosófica = prévia, anterior, fundante, constituinte
    • DIMENSÃO 2 = lógica, científica, derivada, posterior, fundada e constituída

  5. ANALÍTICA EXISTENCIAL
    • ser a questão do ser passa por aquele ente que tem como modo de ser o de perguntar, então a ontologia fundamental depende da estrutura existencial do dasein
    • compreensão, cuidado, faticidade [jogado] e temporalidade

  6. DESTRUIÇÃO DA TRADIÇÃO
    • poesia, obra de arte e tecnologia
    • desentificar/destruir a tradição da metafísica [ser=ente]


GADAMER (1900-2002)
[VERDADE E/CONTRA/ANTECEDE O MÉTODO]

  1. HERMENÊUTICA FILOSÓFICA
    • origem do projeto é seguir a destruição/reinterpretação/desentificação da tradição a partir de Heidegger
    • experiência da hermenêutica como um jogo dialógico e linguístico com a tradição, que é prévia, nos antecede, fundo, é o fundo, fundamental, constituinte

  2. VERDADE DA OBRA DE ARTE
    • dimensão hermenêutica filosófica da obra de arte, que é prévia, nos antecede, fundo, é o fundo, fundamental, constituinte
    • receber, conservar e transmitir uma obra de arte são efeitos derivados da dimensão hermenêutica da verdade da obra de arte

  3. VERDADE DA HISTÓRIA
    • dimensão hermenêutica e filosófica da história, que é prévia, nos antecede, fundo, é o fundo, fundamental, constituinte
    • a história antecipa qualquer tomada de consciência sobre ela e seus efeitos

  4. VERDADE DA LEI
    • Se quiser dizer algo da lei, escute o que a lei quer dizer ou o que a lei já foi capaz de dizer na tradição linguística que o antecede e que o constitui
    • fusão de horizontes [histórico, tradição, linguagem]
    • aplicação [a lei só é lei quando aplicada em um caso; um caso só é um caso quando analisado a partir da lei; tudo isso junto na fusão de horizontes aplicativo do intérprete com a lei e o caso]
    • justiça da lei depende do modo como foi/é/pode ser aplicada; fusão, aplicação e justiça da lei acontecem no mesmo fenômeno hermenêutico aplicativo!


CONCLUSÃO

  1. HERMENÊUTICA CIENTÍFICA METODOLÓGICA [constituída!]
    • ontologias velhas
    • modernidade/iluminismo
    • metafísica
    • positivismo
    • constitucionalismo
    • estado liberal

  2. HERMENÊUTICA FILOSÓFICA FUNDAMENTAL [constituinte!]
    • paradigma hermenêutico [ontologia fundamental e hermenêutica filosófica]
    • pós/neo-modernidade/pós-iluminismo
    • pós/neo-metafísica
    • pós/neo-positivismo
    • pós/neo-constitucionalismo
    • pós/neo-estado liberal

  3. QUAL?
    • qual dessas [ciência ou filosofia] é mais compatível com a hermenêutica jurídica?
    • qual dessas [ciência ou filosofia] é mais compatível com a hermenêutica jurídica constitucional?


LEITURA

  1. INTERMEDIÁRIA DO GRAU UM
  2. ESCOLAS E MÉTODOS DE INTERPRETAÇÃO JURÍDICA

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