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13.8.15

TEORIA DO DIREITO II AULA 003 TC 2015-2

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PLANO DE AULA

  1. AVISOS
  2. REVISÃO
  3. CONTEÚDOS
  4. TRABALHO COLETIVO
  5. LEITURA

REVISÃO

  1. O QUE É HERMENÊUTICA JURÍDICA?
  2. HERMENÊUTICA JURÍDICA E VONTADES
  3. HERMENÊUTICA JURÍDICA E CONCEITOS SOBRENOMES
  4. QUEM INTERPRETA?
  5. COMO INTERPRETA?
  6. RESULTADOS DA INTERPRETAÇÃO
  7. IN CLARIS CESSAT INTERPRETATIO
  8. O QUE É HERMENÊUTICA? DUAS VISÕES
  9. TIPOS DE HERMENÊUTICA
  10. ESTRUTURA DA HERMENÊUTICA
  11. ELEMENTOS DA INTERPRETAÇÃO
  12. ONDE HERMES HABITA?
  13. HISTÓRIA BREVE E RAÍZES FILOSÓFICAS DA HERMENÊUTICA
  14. CONCLUSÃO: CORREÇÃO [DERIVADA] x VERDADE [CONSTITUINTE]

HERMENÊUTICA CIENTÍFICA METODOLÓGICA JURÍDICA: BETTI

  1. CIENTÍFICA [ESTRUTURA DE TODA CIÊNCIA]
    • sujeito = profissionais
    • objeto = lei / justiça
    • método = positivismo / jusnaturalismo
    • correção = legalidade / legitimidade
    • contexto = empírico monista / racionalismo dualista
    • fundamento = modernidade humanista racionalista

  2. O QUE É INTERPRETAÇÃO?
    • encontro = síntese
    • de espíritos = subjetividade
    • na humanidade = objetividade
    • comum = totalidade

  3. FRASE
    • temos = subjetividade
    • o mundo = objetividade
    • inteiro = totalidade
    • para interpretar = encontro / síntese

  4. TEORIA GERAL DA INTERPRETAÇÃO [FUNÇÕES]
    • FUNÇÃO HISTÓRICA
      • filologia
      • passado
    • FUNÇÃO NORMATIVA
      • direito
      • teologia
      • psicologia
      • decisão
    • FUNÇÃO REPRODUTIVA
      • drama
      • música
      • tradução
      • reprodução
  5. CÂNONES / REGRAS / MÉTODOS / CORREÇÃO
    • CÂNONES DO SUJEITO
      • ATUALIDADE
        • não é reprodutivo
        • não é passivo
        • é ativo / reconstrutivo
      • ADEQUAÇÃO
        • encontro de sujeitos, sim
        • mas adequado ao objeto
        • regulado, direcionado pelo objeto

    • CÂNONES DO OBJETO
      • AUTONOMIA
        • diferente, independente e separado do sujeito
        • sujeito não deve impor nada ao objeto
        • fidelidade ao objeto
      • OBJETIVIDADE
        • totalidade do objeto [partes=todo]
        • contínuo confronto das partes com o todo
        • partes antecipam o todo / o todo confirma as partes

LEITURA

  1. TEXTOS SOBRE:
    • HEIDEGGER
    • GADAMER
    • HERMENÊUTICA JURÍDICA

TRABALHO COLETIVO TARDE: VERDADEIRO OU FALSO

  1. Do ponto de vista da ciência jurídica, é correto afirmar que a hermenêutica é a ciência da interpretação de textos jurídicos abstratos; ela é feita por juristas profissionais que se utilizam de métodos de interpretação, adequando os textos ao caso ou fato concretos.(___)
  2. Dizer que a hermenêutica depende da vontade é o mesmo que dizer que interpretamos as coisas do jeito que queremmos e que vamos impor pela força tal interpretação aos demais.(___)
  3. Tendo em vista os vários conceitos que vimos com relação à hermenêutica, é correto afirmar que aplicação, dedução e concretização partem do direito em direção à sociedade.(___)
  4. Para o jurista profissional com uma visão positivista do sistema jurídico é possível a existência de lacunas do ordenamento jurídico como um todo, mas não da lei em si.(___)
  5. Interpretação autêntica, doutrinária e jurisprudencial referem-se ao modo de realização da interpretação.(___)
  6. O adágio jurídico de que na clareza não é necessária a interpretação é majoritariamente recusado atualmente pela doutrina.(___)
  7. A hermenêutica jurídica é científica e, como tal, dá preferência a métodos, tais como gramatical, sistemático, histórico, sociológico e teológico, que se referem ao modo de realização da interpretação.(___)
  8. Na interpretação restitiva o legislador disse menos do que deveria.(___)
  9. A hermenêutica enquanto filosofia da compreensão pode ser chamada de hermenêutica filosófica ou fundamental, que dá ênfase à interpretação correta de textos pelo intérprete e sua utilização adequada de métodos.(___)
  10. As hermenêuticas bíblica, jurídica e literária podem ser consideradas como exemplo da hermen~eutica situada no nível científico.(___)
  11. Levando em consideração as duas visões que vimos sobre a hermenêutica, é correto afrimar que a interpretação antecede a compreensão.(___)
  12. A estrutura da interprtação é formada por três mundos: o de cima, o de baixo e o do meio; o de cima dos casos, o de baixo de Hermes e o do meio dos casos.(___)
  13. O fundamento é fundamental porque fundamenta; por isso devo fundamentar.(___)
  14. Segundo a mitologia grega, Hermes era o mensageiro dos deuses que traduzia as ordens divinas aos humanos através de uma linguagem que podiam entender. É considerado o criador do alfabeto, da escrita e da linguagem.(___)
  15. Segundo a história da hermenêutica, ela nasceu simbólica, apresentando uma dupla estrutura do símbolo.(___)
  16. Dilthey foi o primeiro a propor uma hermenêutica universal, ou seja, uma teoria geral do fenômeno da interpretação.(___)
  17. Dilthey, ao contrapor as ciências humanas com as ciências naturais, afirmou ser a hermenêutica o método das primeiras em oposição à explicação como método das segundas.(___)
  18. Betti desafiou a hermenêutica científica ao afirmar que tanto sujeito como objeto existem no mundo e que, portanto, a hermenêutica não é metodológica, mas sim filosófica.(___)
  19. Aplicação e tradição são conceitos importantes para a hermenêutica de Gadamer.(___)
  20. A lei pode ser considerada como um símbolo, cuja estrutura, por ser hermenêutica, remete aquilo que mostra [diz/visível] e, ao mesmo tempo, aquilo que esconde [não diz/invisível].(___)


GABARITO:
01V;02F;03V;04F;05F;
06V;07V;08F;09F;10V;
11F;12F;13V;14V;15F;
16F;17V;18F;19V;20V.


TRABALHO COLETIVO NOITE: VERDADEIRO OU FALSO

  1. Do ponto de vista da ciência jurídica, é correto afirmar que a hermenêutica é a ciência da interpretação de textos jurídicos concretos; ela é feita por juristas profissionais que se utilizam de métodos de interpretação, adequando os fatos ou casos abstratos ao texto legal.(___)
  2. Dizer que a hermenêutica depende da vontade não é o mesmo que dizer que interpretamos as coisas do jeito que queremmos e que vamos impor pela força tal interpretação aos demais, mas sim que a interpretação depende, simplesmente, do ser humano.(___)
  3. Tendo em vista os vários conceitos que vimos com relação à hermenêutica, é correto afirmar que indução, subsunção e dialética partem do direito em direção à sociedade.(___)
  4. Para o jurista profissional com uma visão positivista do sistema jurídico é possível a existência de lacunas da lei em si, mas nunca do ordenamento jurídico como um todo, que é possível para a visão de um filósofo do direito.(___)
  5. Interpretação autêntica, doutrinária e jurisprudencial referem-se a quem realiza a interpretação.(___)
  6. O adágio jurídico de que na clareza não é necessária a interpretação é majoritariamente defendido atualmente pela doutrina.(___)
  7. A hermenêutica jurídica é filosófica e, como tal, dá preferência à verdade da interpretação, buscada por métodos como gramatical, sistemático, histórico, sociológico e teológico, que se referem aos resultados da interpretação.(___)
  8. Na interpretação extensiva o legislador disse menos do que deveria.(___)
  9. A hermenêutica enquanto ciência da interpretação pode ser chamada de hermenêutica científica ou metodológica, que dá ênfase à interpretação correta de textos pelo intérprete e sua utilização adequada de métodos.(___)
  10. A hermenêutica filosófica é um tipo de hermenêutica que pode ser situada no nível científico da interpretação.(___)
  11. Levando em consideração as duas visões que vimos sobre a hermenêutica, é correto afrimar que a compreensão antecede a interpretação.(___)
  12. A estrutura da interpretação é formada por três mundos: o de cima, o de baixo e o do meio; o de cima do direito, o de baixo da sociedade e o do meio de Hermes. O conceito de aplicação engloba todas esses mundos em um único fenômeno.(___)
  13. O fundamento refere-se à estrutura mais importante da interpretação, excluindo todos os demais elementos como: alguém, algo, forma e contexto.(___)
  14. Comparamos Hermes com a esfinge e com o oráculo porque tanto a esfinge, como o oráculo nos dão interpretações corretas do mundo, fazendo-nos seguir e obedecer suas determinações.(___)
  15. Segundo a história da hermenêutica, ela nasceu bíblica, apresentando uma exegese dos textos bíblicos.(___)
  16. Schleiermacher foi o primeiro a propor uma hermenêutica universal, ou seja, uma teoria geral do fenômeno da interpretação.(___)
  17. Gadamer, ao contrapor as ciências humanas com as ciências naturais, afirmou ser a hermenêutica o método das primeiras em oposição à explicação como método das segundas.(___)
  18. Heidegger desafiou a hermenêutica científica ao afirmar que tanto sujeito como objeto existem no mundo e que, portanto, a hermenêutica não é metodológica, mas sim filosófica.(___)
  19. Aplicação e tradição são conceitos importantes para a hermenêutica de Ricoeur.(___)
  20. A lei pode ser considerada como um símbolo, cuja estrutura, por ser hermenêutica, remete aquilo que mostra [não diz/invisível] e, ao mesmo tempo, aquilo que esconde [diz/visível]. Seus autores principais são Dilthey e Schleiermacher.(___)


GABARITO:
01F;02V;03F;04V;05V;
06F;07F;08V;09V;10F;
11V;12V;13F;14F;15V;
16V;17F;18V;19F;20F.


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