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24.8.15

GADAMER 001

GADAMER

  1. ORIGEM DA HERMENÊUTICA FILOSÓFICA
    • dialética platônica
    • ética aristotélica [filosofia prática / phronesis]
    • hermenêutica clássica, romântica, velha, schleiermacher, dilthey
    • dialética hegeliana
    • teoria crítica de kant
    • tudo isso com a luz do pensamento heideggeriano
      • conceito originário de [pré] compreensão como ser aí no mundo com outros para a morte
      • destruição/desconstrução da história do ser metafísica dualista objetificadora [técnica]
      • essência da verdade na arte [história, [linguagem e direito] e não na lógica

  2. PROJETO DA HERMENÊUTICA FILOSÓFICA
    • ILUMINISMO
      -explicações racionais do mundo
      -pretensão de ser antidogmática
      -fundamentação abstrata afirmada pela autoconsciência autônoma
      -fora da tradição, negando-a

    • GADAMER
      -esfera da tradição sempre e já pré-existente ao sentido
      -que nos chega pela mediação da linguagem
      -processo imanente de transmissão e propagação da tradição como diálogo receptivo de conceitos, costumes e práticas em que nos encontramos jogados e expostos pela linguagem
      -iluminismo pretende ser antidogmático, mas é dogmático
      -desconhece a pré-compreensão
      -não é fora da tradição
      -hermenêutica filosófica como atitude filosófica não dogmática, que reconhece a filosofia como iluminista e moderna, mas que se volta contra seu próprio dogmatismo moderno; o projeto ´fazer coexistir o iluminismo com a hermenêutica filosófica
      -não dogmática significa dialógica e interpretativa no sentido de receptividade e reconhecimento da tradição pela linguagem
      -somos o que somos e o que poderemos ser apenas em virtude do caráter constitutivo e prévio da tradição
      -gadamer [verdade originária do diálogo com a tradição] X habermas [verdade objetiva da relaçãosujeito-objeto] nas ciências e teoria do conhecimento

  3. QUATRO MOMENTOS DE VERDADE E MÉTODO
    1. VERDADE DA OBRA DE ARTE
      • arte como acontecimento
      • antecipação prévia da arte como recebimento, preservação e transmissão
      • que são efeitos derivados da obra
      • efetividde da verdade da obra de arte

    2. VERDADE DA HISTÓRIA
      • efetividade da obra na história
      • encontrar-se e ser afetado pela obra pode ser levado ao encontrar-se e ser afetado pela história
      • consciência histórica dos efeitos da história
      • a história antecipa e fundamenta toda e qualquer tomada de consciência sobre ela
      • efetividade da verdade histórica

    3. VERDADE DA LEI
      • consciência histórica
      • fusão de horizontes
      • aplicação
      • justiça

    4. MEIO UNIVERSAL DA LINGUAGEM
      • arte, história e justiça tudo isso no meio [medium] da linguagem [tradição]
      • a linguagem é constitutiva de nosso próprio modo de ser, de pensar e de se relacionar com os outros, com as coisas com o mundo
      • primado das ciências humanas e sua universalidade que antecipa todo conhecimento

  4. AS DUAS UNIVERSALIDADES
    • UNIVERSALIDADE NATURAL DAS CIÊNCIAS
      -verdade ôntica, ente, lógica, apofântica
      -primado ôntico
      -universalidade abstrata
      -validade além do tempo e além do lugar

    • UNIVERSALIDADE HUMANA DA FILOSOFIA
      -verdade ontológica, ser, existencial, hermenêutica
      -primado ontológico
      -universalidade histórica no tempo e no lugar [situada, situação]

    • O rigor do conhecimento nas ciências humanas depende de duas etapas: universalidade do conceito [momento normativo] e condições singulares de aplicação [momento cognitivo]; eis a estrutura universal da experiência hermenêutica
    • O direito é o exemplo perfeito dessa estrutura universal da experiência hermenêutica
    • Desconsiderar a universalidade humana da filosofia e o rigor das ciências humanas significa comprometer o próprio conhecimento, além de uma tremenda falta de responsabilidade prática para com o outro que possui o mesmo modo de ser daquele que conhece!

  5. APLICAÇÃO DA LEI COMO ESTRUTURA UNIVERSAL DA EXPERIÊNCIA HERMENÊUTICA
    • O sentido da obra, do passado e da lei depende da unidade inseparável entre o momento normativo e cognitivo, entendido como fusão de horizontes, que se dá na aplicação e a partir do qual se determina a justiça da lei
    • MOMENTO NORMATIVO:
      -aquilo que diz respeito a eles [obra, passado, lei] próprios
      -aquilo que eles querem dizer por si mesmos
      -lei em si mesma antes da aplicação disponível para todos

    • MOMENTO COGNITIVO
      -eles são aplicados, lidos, investigados
      -sós e apresentam naquilo que querem dizer quando se encontram com alguém em relação a eles

    • UNIDADE DA INTERPRETAÇÃO
      -constituída pela história, pela tradição e pela linguagem
      -[pré]compreensão, fusão, aplicação, justiça
      -eis a unidade à serviço da lei e a partir da justiça da lei!
      -aplicação da lei não significa aplicação de um conceito na obtenção de um conhecimento de um objeto com a finalidade de controle, domínio, disponibilidade, objetificação e manipulação
      -submeter a lei à universalidade abstrata e ahistórica das ciências naturais é um perigoso formalismo
      -a unidade da aplicação da lei significa obter como resultado uma interpretação a serviço da lei e da justiça, que nunca existem em si mesmas à disposição, mas que dependem da unidade da aplicação
      -é uma universalidade histórica no tempo e no lugar, situada!
      -texto e norma, vigência e validade, teoria e prática e vários outros dualismos, quando vistos a partir da universalidade hermenêutica da aplicação, não são separados, mas apenas diferentes e acontecem juntos
      -os juristas adeptos do positivismo normativista dizem que cada caso é um caso, mas acabam matando o próprio caso/causa/coisa com as teorias e com os métodos vindos da metafísica, que se restringem a reproduzir o dualismo metafísico entre texto e norma, vigência e validade e direito/lei e caso/vida entendidos sempre de forma isolada e separada

  6. CONCLUSÃO
    • HERMENÊUTICA METODOLÓGICA E CIENTIFICA DA INTERPRETAÇÃO
      -ontologia clássica, medieval e moderna
      -iluminismo
      -modernidade
      -metafísica
      -positivismo
      -constitucionalismo
      -hermenêutica jurídica velha civilista metodológica

    • HERMENÊUTICA FILOSÓFICA FUNDAMENTAL DA COMPREENSÃO -ontologia fundamental
      -pós-iluminismo
      -pós-modernidade
      -pós-metafísica
      -pós-positivismo
      -neo-constitucionalismo
      -hermenêutica jurídica nova constitucional fundamental




FONTE  DUQUE-ESTRADA, Paulo Cesar. GADAMER, Hans-Georg (1900-2002).
In BARRETO, Vicente de Paulo (Coord.).
Dicionário de filosofia do direito.
São Leopoldo: UNISINOS, 2006, p.372-374.
CONTATO  Prof. Fabrício Carlos Zanin Email


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