GADAMER
- ORIGEM DA HERMENÊUTICA FILOSÓFICA
- dialética platônica
- ética aristotélica [filosofia prática / phronesis]
- hermenêutica clássica, romântica, velha, schleiermacher, dilthey
- dialética hegeliana
- teoria crítica de kant
- tudo isso com a luz do pensamento heideggeriano
- conceito originário de [pré] compreensão como ser aí no mundo com outros para a morte
- destruição/desconstrução da história do ser metafísica dualista objetificadora [técnica]
- essência da verdade na arte [história, [linguagem e direito] e não na lógica
- PROJETO DA HERMENÊUTICA FILOSÓFICA
- ILUMINISMO
-explicações racionais do mundo
-pretensão de ser antidogmática
-fundamentação abstrata afirmada pela autoconsciência autônoma
-fora da tradição, negando-a
- GADAMER
-esfera da tradição sempre e já pré-existente ao sentido
-que nos chega pela mediação da linguagem
-processo imanente de transmissão e propagação da tradição como diálogo receptivo de conceitos, costumes e práticas em que nos encontramos jogados e expostos pela linguagem
-iluminismo pretende ser antidogmático, mas é dogmático
-desconhece a pré-compreensão
-não é fora da tradição
-hermenêutica filosófica como atitude filosófica não dogmática, que reconhece a filosofia como iluminista e moderna, mas que se volta contra seu próprio dogmatismo moderno; o projeto ´fazer coexistir o iluminismo com a hermenêutica filosófica
-não dogmática significa dialógica e interpretativa no sentido de receptividade e reconhecimento da tradição pela linguagem
-somos o que somos e o que poderemos ser apenas em virtude do caráter constitutivo e prévio da tradição
-gadamer [verdade originária do diálogo com a tradição] X habermas [verdade objetiva da relaçãosujeito-objeto] nas ciências e teoria do conhecimento
- ILUMINISMO
- QUATRO MOMENTOS DE VERDADE E MÉTODO
- VERDADE DA OBRA DE ARTE
- arte como acontecimento
- antecipação prévia da arte como recebimento, preservação e transmissão
- que são efeitos derivados da obra
- efetividde da verdade da obra de arte
- VERDADE DA HISTÓRIA
- efetividade da obra na história
- encontrar-se e ser afetado pela obra pode ser levado ao encontrar-se e ser afetado pela história
- consciência histórica dos efeitos da história
- a história antecipa e fundamenta toda e qualquer tomada de consciência sobre ela
- efetividade da verdade histórica
- VERDADE DA LEI
- consciência histórica
- fusão de horizontes
- aplicação
- justiça
- MEIO UNIVERSAL DA LINGUAGEM
- arte, história e justiça tudo isso no meio [medium] da linguagem [tradição]
- a linguagem é constitutiva de nosso próprio modo de ser, de pensar e de se relacionar com os outros, com as coisas com o mundo
- primado das ciências humanas e sua universalidade que antecipa todo conhecimento
- VERDADE DA OBRA DE ARTE
- AS DUAS UNIVERSALIDADES
- UNIVERSALIDADE NATURAL DAS CIÊNCIAS
-verdade ôntica, ente, lógica, apofântica
-primado ôntico
-universalidade abstrata
-validade além do tempo e além do lugar
- UNIVERSALIDADE HUMANA DA FILOSOFIA
-verdade ontológica, ser, existencial, hermenêutica
-primado ontológico
-universalidade histórica no tempo e no lugar [situada, situação]
- O rigor do conhecimento nas ciências humanas depende de duas etapas: universalidade do conceito [momento normativo] e condições singulares de aplicação [momento cognitivo]; eis a estrutura universal da experiência hermenêutica
- O direito é o exemplo perfeito dessa estrutura universal da experiência hermenêutica
- Desconsiderar a universalidade humana da filosofia e o rigor das ciências humanas significa comprometer o próprio conhecimento, além de uma tremenda falta de responsabilidade prática para com o outro que possui o mesmo modo de ser daquele que conhece!
- UNIVERSALIDADE NATURAL DAS CIÊNCIAS
- APLICAÇÃO DA LEI COMO ESTRUTURA UNIVERSAL DA EXPERIÊNCIA HERMENÊUTICA
- O sentido da obra, do passado e da lei depende da unidade inseparável entre o momento normativo e cognitivo, entendido como fusão de horizontes, que se dá na aplicação e a partir do qual se determina a justiça da lei
- MOMENTO NORMATIVO:
-aquilo que diz respeito a eles [obra, passado, lei] próprios
-aquilo que eles querem dizer por si mesmos
-lei em si mesma antes da aplicação disponível para todos
- MOMENTO COGNITIVO
-eles são aplicados, lidos, investigados
-sós e apresentam naquilo que querem dizer quando se encontram com alguém em relação a eles
- UNIDADE DA INTERPRETAÇÃO
-constituída pela história, pela tradição e pela linguagem
-[pré]compreensão, fusão, aplicação, justiça
-eis a unidade à serviço da lei e a partir da justiça da lei!
-aplicação da lei não significa aplicação de um conceito na obtenção de um conhecimento de um objeto com a finalidade de controle, domínio, disponibilidade, objetificação e manipulação
-submeter a lei à universalidade abstrata e ahistórica das ciências naturais é um perigoso formalismo
-a unidade da aplicação da lei significa obter como resultado uma interpretação a serviço da lei e da justiça, que nunca existem em si mesmas à disposição, mas que dependem da unidade da aplicação
-é uma universalidade histórica no tempo e no lugar, situada!
-texto e norma, vigência e validade, teoria e prática e vários outros dualismos, quando vistos a partir da universalidade hermenêutica da aplicação, não são separados, mas apenas diferentes e acontecem juntos
-os juristas adeptos do positivismo normativista dizem que cada caso é um caso, mas acabam matando o próprio caso/causa/coisa com as teorias e com os métodos vindos da metafísica, que se restringem a reproduzir o dualismo metafísico entre texto e norma, vigência e validade e direito/lei e caso/vida entendidos sempre de forma isolada e separada
- O sentido da obra, do passado e da lei depende da unidade inseparável entre o momento normativo e cognitivo, entendido como fusão de horizontes, que se dá na aplicação e a partir do qual se determina a justiça da lei
- CONCLUSÃO
- HERMENÊUTICA METODOLÓGICA E CIENTIFICA DA INTERPRETAÇÃO
-ontologia clássica, medieval e moderna
-iluminismo
-modernidade
-metafísica
-positivismo
-constitucionalismo
-hermenêutica jurídica velha civilista metodológica
- HERMENÊUTICA FILOSÓFICA FUNDAMENTAL DA COMPREENSÃO
-ontologia fundamental
-pós-iluminismo
-pós-modernidade
-pós-metafísica
-pós-positivismo
-neo-constitucionalismo
-hermenêutica jurídica nova constitucional fundamental
- HERMENÊUTICA METODOLÓGICA E CIENTIFICA DA INTERPRETAÇÃO
FONTE  | DUQUE-ESTRADA, Paulo Cesar. GADAMER, Hans-Georg (1900-2002). In BARRETO, Vicente de Paulo (Coord.). Dicionário de filosofia do direito. São Leopoldo: UNISINOS, 2006, p.372-374. |
CONTATO  | Prof. Fabrício Carlos Zanin Email |