MARTIN HEIDEGGER
- ÁREAS
- teologia
- filosofia
- humanidades
- ciências naturais
- doutorado = juízo no psicologismo
- livre docência = scotus: categorias e significado
- CRISE DA FILOSOFIA
- crise das teorias globais
- crise do pensamento absoluto
- crise dos grandes sistemas
- crise das grandes narrativas
- crise da metafísica
- crise do sujeito
- crise do objeto
- crise do método
- crise das ciências
- autonomia das ciências humanas
- ALTERNATIVAS À CRISE DA FILOSOFIA
- neokantismo
- neoaristotelismo
- neohegelianismo
- neomarxismo
- retorno aos fundamentos da teoria do conhecimento
- retorno ao problema de fundamentação filosófica das ciências [humanas!]
- o que kant fez com a relação entre filosofia e ciências naturais
- o paradigma hermenêutica fez com a relação da filosofia com as ciências humanas
- TENDÊNCIAS DAS ALTERNATIVAS
PRIMEIRA TENDÊNCIA SEGUNDA TENDÊNCIA lógica
linguagem
escola de viena
neopositivismo lógicohusserl, dilthey, bergson
linguagem
fenomenologia
hermenêuticarelação sujeito-objeto
epistemologiaalém do dualismo sujeito-objeto
ontologiafundamento absoluto do conhecimento e da verdade fundamento histórico
da existência
e do sentidodois mundo como separação [ser é ente] dois como
unidade da diferença [ser e ente]entificação e objetificação diferença ontológica e destruição da história da metafísica como esquecimento do ser círculo vicioso círculo hermenêutico
- NOVOS COMEÇOS
- nova ontologia = ser
- nova antropologia = ser aí [Dasein]
- nova hermenêutica = compreensão
- nova interpretação = fenômeno
- novo pensar = obra de arte
- novo dizer = poesia [linguagem]
- ONTOLOGIA FUNDAMENTAL
- PROJETO CIVILIZATÓRIO DA MODERNIDADE
- decisão metafísica fundamental
- decisão epistemológica
- decisão antropológica
- decisão ontológica
- decisão metodológica
- decisão jurídica
- decisão política
- decisão ética
- decisão religiosa
- decisão cultural
- na ontologia fundamental é originária, prévia, antecede, fundamenta toda a construção desse projeto civilizatório da modernidade; reconhecer tal fundamento, torna possível uma destruição reinterpretativa da própria modernidade
- ontologia fundamental
-diferença ontológica
-círculo hermenêutico
-fenomenologia hermenêutica
- PROJETO CIVILIZATÓRIO DA MODERNIDADE
- FENOMENOLOGIA HERMENÊUTICA 1
- FENÔMENO
- além do objeto
- LOGOS
- além do sujeito
- não teórico
- não abstrato
- não ahistórico
- HERMENÊUTICA
- compreensão
- ser aí no mundo com outros para a morte como modo de ser concreto e prático do Dasein
- analítica existencial [existenciais]
- FENÔMENO
- FENOMENOLOGIA HERMENÊUTICA 2
- NÍVEL 1 = FILOSOFIA
- ao mostrar o ente, o ser não se mostra
- o ser nos permite ver o ente, ao mesmo tempo não se mostra
- ser é sempre ser de um do ente [negatividade]
- como hermenêutico
- NÍVEL 2 = CIÊNCIAS
- concentramo-nos no ente e esquecemos do ser
- expomos e analisamos o ente, mas sem tematizar suas condições
- ente só é no seu ser [positividade]
- como apofântico
- NÍVEL 1 = FILOSOFIA
- ANALÍTICA EXISTENCIAL: ESTRUTURA ONTOLÓGICA DO DASEIN
- situação, faticidade, jogado
- [pré] compreensão, posição prévia, visão prévia, concepção prévia, sentido
- cuidado, ser diante de si mesmo, já sempre no mundo junto das coisas, ser do dasein
- temporalidade, passado\faticidade, presente\existência, futuro\decaída
- desde sempre já estamos mergulhados e jogados em uma situação em que nos compreendemos [ser aí] e compreendemos nossa relação com o mundo [ser no mundo]
- desobjetificação
- modo de compreender o ser humano como modo de acontecer, modo de ser, ente privilegiado que se coloca a questão do ser e que compreende o ser
- ONTOLOGIA FUNDAMENTAL + ANALÍTICA EXISTENCIAL
- condições fundamentais que precedem as ciências
- condições de possibilidade de toda ontologia geral e particular
- antecede e fundamenta a teoria do conhecimento
- além do realismo
- além do idealismo
- fenômeno precede a teoria
- existência precede a essência
- REVOLUÇÃO COPERNICANA [KANT, HEIDEGGER, GADAMER]
- dasein x tradição metafísica ocidental
- destruição e reinterpretação dos conceitos de realidade e verdade
- verdade existencial, ontológica, hermenêutica = abertura, clareira, espaço
- verdade lógica, ôntica, apofântica = sujeito-objeto, ciências, epistemologia
- a verdade é o lugar do enunciado e não o contrário
- enunciado pressupõe uma abertura onde pode ser proferido
- verdade como des-velamento [a-letheia]
- HEIDEGGER 1, 2 E 3
- HEIDEGGER 1
- tempo, temporalidade
- HEIDEGGER 2
- história, historicidade
- viravolta
- teoria do acontecer
- história do ser
- desconstruir tradição metafísica a partir do conceito de tempo
- desobjetificar o ser que foi sempre pensado como ente
- esquecer, velar, esconder, mascarar o ser
- HEIDEGGER 3
- aplicar a desconstrução, desobjetificação na poesia, na obra de arte e na técnica
- tudo ente, tudo objetificado, tudo manipulado = dispositivo
- epocais\fundamentos da metafísica ocidental
- eidos
- ousia
- ens creatum
- cogito
- eu transcendental
- eu absoluto
- vontade de poder
- HEIDEGGER 1
- QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS PARA O DIREITO?
- gadamer
- novo olhar sobre a hermenêutica jurídica
- ontologia fundamental, diferença ontológica, círculo hermenêutico, fenomenologia hermenêutica, analítica existencial X ontologia clássica [onto], tomista [teo], moderna [lógica] = além do objetivismo e do subjetivismo
- da epistemologia da interpretação [hermenêutica científica metodológica] à ontologia da compreensão [hermenêutica filosófica fundamental]
- o duplo nível da fenomenologia como "método" permite desmi[s]mitificar das teorias argumentativas e discursivas procedimentais
- através da diferença ontológica o método chega sempre tarde
- através do círculo hermenêutico:
- sentido é sempre sentido de um texto; o sentido não é separado do texto
- vigência e validade não são separados, mas diferentes na unidade [diferença ontológica]; universal não é separdo do real, da mesma forma que as proposições não são separadas do mundo
- interpretar é aplicar; e tudo só é possível porque [pré]compreendemos
FONTE  STRECK, Lenio. HEIDEGGER, Martin (1889-1976).
In BARRETO, Vicente de Paulo (Coord.).
Dicionário de filosofia do direito.
São Leopoldo: UNISINOS, 2006, p.426-430.CONTATO  Prof. Fabrício Carlos Zanin Email
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