ORIENTAÇÕES 2017-1
22 DE FEVEREIRO DE 2017
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC
■ 22 FEVEREIRO 2017
- Encontros toda sexta-feira, 15 horas
- Conflitos de competências fiscalizatórias ambientais da pesca no Tocantins
- Capítulo 1
Pesca
- Capítulo 2
Órgãos e Competências
- Capítulo 3
Conflitos de Competência
DATAS | ORIENTAÇÃO |
---|---|
[01] 03 MARÇO, 15H | - redefinição da estrutura do cap.1 - histórico da legislação sobre pesca - 1.1 direito internacional - 1.2 constituição - 1.3 legislação infraconstitucional - reforço do prazo - trazer algo escrito sem falta - lembrar regras da abnt |
[02] 10 MARÇO, 15H | - trouxe primeira parte do cap.1 - excelente apresentação visual formal - mas está no formato de artigo - corrigir e trazer no formato de monografia - conforme modelo disponibilizado - alguns erros de formatação nas citações, mas isso será comentado mais detalhadamente depois da leitura mais atenta - excelente bibliografia - professor vai ler e mandar comentários em breve - não esquecer de mandar arquivo virtual no email do professor |
[03] 17 MARÇO, 15H | - colocar número de páginas; - introdução só se faz ao final do trabalho, junto com a conclusão - cada 5 linhas, novo parágrafo; facilita a leitura a produção de parágrafos curtos; citação direta com mais de três linhas, fazer recuo e diminuir fonte e entre-linhas - citar outras fontes e não apenas duas - corrigir alguns erros de ortografia - corrigir as referências colocando apenas os livros que você utilizou efetivamente - fazer parágrafo de introdução para cada capítulo entre título primário e secundário - próxima semana trazer complementação da parte primeira do cap.1 e a parte segunda também |
[04] 24 MARÇO, 15H | |
[05] 31 MARÇO, 15H | - trouxe cap.1 finalizado mas com os mesmos erros da semana retrasada - vai formatar corretamente e enviar por email ao professor até domingo, dia 02 - broncas e mais broncas e mais DR sobre a importância da forma correta de um trabalho científico - independente de tudo, finalizou o cap.1 - professor só vai ler se estiver na forma correta |
[06] 07 ABRIL, 15H | - trouxe na forma correta, mas ainda com alguns erros - perto do que estava antes, melhorou bastante - professor vai ler para próxima semana |
[07] 14 ABRIL, 15H | - orientação será por email |
[08] 21 ABRIL, 15H | |
[09] 28 ABRIL, 15H | |
[10] 05 MAIO, 15H | quase finalizando cap.2 - definimos estrutura do cap.3 - hierarquia dos atos normativos - conflitos antes daquela lei complementar - conflitos depois da lei complementar |
[11] 12 MAIO, 15H | finalização do cap2 e início do cap3 - falar sobre hierarquia dos atos normativos no cap3 - resumir de forma mais clara os conflitos de competência antes de detalhá-los de forma dogmática e legal - se quiser, retirar a classificação do conflito de competência em positivo e negativo |
[12] 19 MAIO, 15H | - trouxe parte do capítulo 3 - não finalizado |
[13] 26 MAIO, 15H | - mais uma parte do capítulo 3 - não finalizado |
[14] 02 JUNHO, 15H | - falta justificada - finalizou capítulo 3 - vai trazer no dia 9 |
[15] 09 JUNHO, 15H | não compareceu - vai trazer os três capítulos impressos para leitura no dia 12 de junho |
[16] 16 JUNHO, 15H | finalização do tcc! |
■ 22 FEVEREIRO 2017
- Encontros toda terça-feira, 19 horas
- Causas e consequências do direito penal do inimigo: reflexos na legislação penal brasileira
- Capítulo 1
Contextualização da teoria do direito penal do inimigo;
1.1 Velocidades e teorias penais mínima, máxima, etc.;
1.2 Influências na teoria do direito penal do inimigo;
1.3 Conceitualização do direito penal do inimigo;
- Capítulo 2
Causas e consequências da teoria do direito penal do inimigo;
2.1 Importância da teoria pós 11 de setembro de 2001;
2.2 Causas;
2.3 Consequências;
- Capítulo 3
Reflexos do direito penal do inimigo na legislação penal brasileira;
3.1 Vários exemplos!
DATAS | ORIENTAÇÃO |
---|---|
[01] 07 MARÇO, 19H | |
[02] 14 MARÇO, 19H | - trouxe apenas duas páginas e sem fontes e sem citações diretas ou indiretas - colocar fontes e citações no que trouxe escrito - fazer a referência das fontes por meio de autor-data - não esquecer de colocar as referências completas no final do texto - não fazer apud (forma maquiada de multiplicar fontes) - arrumar estrutura do cap. 1 e do cap. 2 conforme conversa de reestruturação - parar de mudar sumário provisório e concentrar-se na leitura e escrita - cuidado com prazo; média de 5 páginas por semana: cumpra! - não consegue escrever quem não lê! leia, depois escreva! ou escreva enquanto lê! |
[03] 21 MARÇO, 19H | |
[04] 28 MARÇO, 19H | - trouxe cap.1 quase finalizado - professor vai ler para próxima semana - vários erros de forma - paginação na capa - sem elementos pré-textuais (folha de rosto, dedicatória, epígrafe, resumo, abstract, etc.) - paginação no sumário - títulos com fonte diferenciada e fora da margem - mistura de notas de rodapé com notas autor-data - erros de formatação das citações diretas longas - citações diretas curtas somente até três linhas - alguns parágrafos fora de formatação - evitar dois erros típicos de principiantes na criação de textos: 1 somente citações e 2 citação, texto, citação, texto sucessivamente - evitar construir textos de forma fragmentada, ou seja, escrever várias partes ao mesmo tempo - dessa forma a unidade e a coesão ficam comprometidas - aumentar referências de livros e não apenas entrevistas e vídeos do youtube - próxima semana acabar sem falta cap.1 |
[05] 04 ABRIL, 19H | |
[06] 11 ABRIL, 19H | não trouxe material impresso - próxima semana vai acabar cap.1 e formatar direito |
[07] 18 ABRIL, 19H | |
[08] 25 ABRIL, 19H | - trouxe cap.1 finalizado, mas com erros de formatação |
[09] 02 MAIO, 19H | - trouxe parte do cap.2, mas com erros de formatação, de novo! |
[10] 09 MAIO, 19H | trouxe apenas o cap1 corrigido e nada do cap2 |
[11] 16 MAIO, 19H | trouxe parte do cap2 |
[12] 23 MAIO, 19H | - mais uma parte do cap2 - erros de formatação e ortografia - erros de referências e de figura - desenvolver ponto 3 - mesmo erro de colocar nomes fora e dentro do parênteses |
[13] 30 MAIO, 19H | - finalizar cap3 - trazer os três capítulos impressos para leitura final - fazer introdução, conclusão e partes pré textuais |
[14] 06 JUNHO, 19H | - trouxe os três capítulos finais! |
[15] 13 JUNHO, 19H | - tcc finalizado! |
■ 22 FEVEREIRO 2017
- Encontros toda quinta-feira, 9 horas e 30 minutos
- As perspectivas ética, religiosa e jurídica do aborto: análise da decisão do STF sobre células-tronco
- Capítulo 1
Aborto e ética médica; resoluções dos conselhos
- Capítulo 2
Aborto e religião
- Capítulo 3
Aborto e direito
- Decisão do STF utilizado como delimitação e fio condutor de todos os capítulos!
DATAS | ORIENTAÇÃO |
---|---|
[01] 02 MARÇO, 09H30 | - reforço das normas da abnt e dos modelos de tcc - entrega do documento de formalização da orientação - reforço do planejamento e do calendário - não trouxe nada escrito - cuidado com o tempo - reforço do sumário provisório e da importância de segui-lo |
[02] 09 MARÇO, 09H30 | - dicas para pesquisar, selecionar e comparar bibliografias - dificuldades na escrita são normais - solucioná-las com leituras, fichamentos e comparações de fichamentos para ir construindo a escrita do texto - próxima semana viagem - mandar texto por email - sem falta, começar a escrever! |
[03] 16 MARÇO, 09H30 | - trouxe algumas páginas do cap.1 - colocar páginas no documento - colocar a referência das citações de ideias de outras pessoas - fazer isso da forma autor-data (ver normas abnt), ou seja, assim, por exemplo: no texto (ZANIN, 2017, p.1), nas referências (ZANIN, Fabrício. Título da obra ou do artigo. Cidade: Editora, ano.) - por falar em referências, todo livro que você citar no texto, já coloque nas referências, se não vai esquecer depois e vai ficar muito cansativo fazer as referências todas de uma única vez - tem alguns conteúdos de texto que não correspondem ao título dos tópicos; por exemplo, no tópico sobre ética médica você fala de tipos de aborto; achei estranho - seu texto tá parecendo um amontoado de citações; porque seu texto tem o seguinte ritmo: parágrafo, citação, parágrafo, citação, e assim sucessivamente e de forma repetida; não que seja ruim ter citações, não é isso, mas deve usá-las com cuidado - pra evitar o amontoado de citações, tente reescrever o conteúdo das citações diretas (recuados) no próprio texto, ou seja, transformando-as em indiretas - tá faltando dar unidade e continuidade às partes do texto sobre resoluções médicas; tá parecendo um amontoado de ctrl c e ctrl v; cuidado! - pra um ponto de partida tá legal; mas tem que dar unidade, continuidade e coesão às ideias apresentadas no texto - quanto à inclusão ou não das células tronco, acho que seria legal colocar os argumentos da decisão em cada um dos capítulos da forma que você quiser: citação direta ou indireta. |
[04] 23 MARÇO, 09H30 | |
[05] 30 MARÇO, 09H30 | - colocar paginação nos textos - arrumar formatação da folha de rosto - arrumar formatação do sumário - não utilizar a tecla enter, mas as quebras - arrumar formatação das referências das citações indiretas (esclarecer se citação indireta\paráfrase ou direta) - desnecessário colocar informações sobre os autores quando referi-los - inexistência de informações sobre as referências de algumas definições, a de bioética por exemplo - a respeito da bioética, escrever alguma coisa sobre os princípios da bioética (beneficência, etc.) e sua relação com o aborto - padronizar referências das citações na forma autor-data; umas vezes você faz autor-data como se fosse rodapé e outras vezes acerta como se fosse autor-data - arrumar formatação das citações diretas longas, por exemplo a da Diniz, na qual falta referêcia ao ano da obra e sua respectiva página - esclarecer a expressão "há de se partir do juízo crítico de cada indivíduo em relação ao favorecimento ou não do aborto", explicando mais ou colocando a fonte; isso porque logo em seguida você coloca que o médico não pode partir do seu próprio entendimento; duas ideias incompatíveis; esclarecê-las! - arrumar formatação dos parágrafos no item 3.1 e 3.3 - o estilo da redação mudou bruscamente de um tópico para outro; cuidado! - não é aconselhável terminar um tópico do texto, seja ele qual for, com uma citação direta longa, como você fez no item 3.1 e 3.2 e 3.3 - padronizar formatação das citações longas diretas - tem indícios de ctrl c e ctrl v em algumas partes do trabalho, sobretudo na formatação; cuidado! - "Em toda a história foram criados cinco Códigos de Ética, oficialmente reconhecidos". Fonte??? Esse e outros parágrafos com informações que nitidamente não são suas, mas retiradas de outros lugares ou de outras pessoas, devem conter informações sobre as fontes na forma de referências!!! - corrigir forma de referência das matérias de jornais - colocar as referências bibliográficas ao final do trabalho imediatamente depois das referências das citações do seu texto; não separe uma coisa que deve ser feita junto para te poupar tempo posteriormente - decidimos juntos colocar no final de cada capítulo um tópico sobre as análises ética, religiosa e jurídica da sentença do stf sobre células-tronco - enfim, corrigir cap.1 com as referências das fontes utilizadas e aumentar as referências bibliográficas - entendo que as normas da abnt são "chatas", mas toda comunicação, para não se tornar má comunicação, precisa de regras mínimas sobre forma; basta ver nossa comunicação verbal diária que, mesmo sem perceber ou pensar, utiliza várias regras gramaticais - o mesmo vale para uma petição jurídica; ela deve respeitar uma forma para que o conteúdo seja analisado; o juiz que receber uma petição vai ver seus elementos formais antes de decidir sobre o mérito do conteúdo; se a forma estiver incorreta, nem vai se preocupar com o conteúdo; o mesmo para uma monografia; se abanca perceber erros de forma, nem vai ler (como deveria) seu conteúdo; você pode ser um novo kelsen jurídico, mas, se não respeitar a forma, ninguém irá reconhecê-lo! - o mesmo vale para a comunicação científica; seu leitor não quer ter que se preocupar com a forma do seu texto, mas sim com o conteúdo; ou melhor, se o leitor perceber que você não se deu ao trabalho de se comunicar de acordo com as regras científicas formais, ele nem vai se dar ao trabalho de ler seu texto; e mesmo que lesse, o entendimento dele sobre seu texto restaria prejudicado em virtude de mal entendidos sobre interpretação que erros de forma geram - portanto, obedeça a forma científica de comunicação e utilize-a para se comunicar melhor com seu leitor, respeitando-o! |
[06] 06 ABRIL, 09H30 | |
[07] 13 ABRIL, 09H30 | - orientação será por email |
[08] 20 ABRIL, 09H30 | - finalmente trouxe seu texto na forma correta, de acordo com o modelo disponibilizado pelo professor
- agora sim, professor leu concentrando-se somente no conteúdo - fiz algumas correções de forma, ainda... - creio que a parte dos argumentos da decisão do stf poderia ser mais organizada e desenvolvida de acordo com os votos de cada ministro; mas deixo essa decisão pra você; no entanto, em função do prazo, não sei se vai ser viável; mas seria o mais correto - a respeito das dúvidas sobre as referências, vou mandar editais de revistas que dão exemplos de citações e referências - o prazo está contra nós; tem que ser mais rápida nos próximos capítulos |
[09] 27 ABRIL, 09H30 | |
[10] 04 MAIO, 09H30 | não trouxe nada, mas está finalizando o cap2 |
[11] 11 MAIO, 09H30 | professor não pode comparecer. orientação por email |
[12] 18 MAIO, 09H30 | - cap2 finalizado |
[13] 25 MAIO, 09H30 | - cap3 parcial |
[14] 01 JUNHO, 09H30 | - cap3 finalizado; trazer os três capítulos para leitura final na próxima orientação |
[15] 08 JUNHO, 09H30 | - entrega dos três capítulos para leitura final; fazer partes iniciais, introdução e conclusão |
[16] 15 JUNHO, 09H30 |
■ NORMAS DA ABNT
- 15.287\2005 = projeto de pesquisa
- 14.724\2005 = trabalhos acadêmicos
- 6.022\2003 = artigo
- 6.023\2002 = referências
- 6.024\1989 = numeração
- 6.027\1989 = sumário
- 6.028\1990 = resumo
- 10.520\2002 = citações
- 10.719\1989 = relatórios técnicos e científicos
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