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27.10.15

FILOSOFIA DO DIREITO AULA 016 2015-2

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PLANO DE AULA



  1. AVISOS AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E UNITINS
  2. REVISÃO
  3. CONTEÚDOS
  4. NETAULA 3 E INTERMEDIÁRIA DO GRAU DOIS

  5. LEITURA
    marx
    freud
    nietzsche
    agamben



REVISÃO



  1. AULA 1
    1. filosofia e ciências;
    2. crises das ciências;
    3. filosofia faz as ciências repensarem suas práticas;
    4. filosofia como ponte de diálogo entre a ciências jurídicas e as outras ciências humnas;
    5. filosofia, ciências, artes e religiões = desvendar os mistérios da existência humana;
    6. o que é direito?
    7. teoria do conhecimento;
    8. o que é filosofia?
    9. utopia filosófica


  2. AULA 2
    1. etimologia; mitos da caverna e exploradores de caverna;
    2. definição de filosofia;
    3. mundos: físico, humano, político, jurídico, cultural, metafísico;
    4. definiçãode filosofia do direito;
    5. resultados: ontologia, epistemologia, axiologia, fenomenologia, hermenêutica;
    6. um direito e duas visões;
    7. visões científicas do direito


  3. AULA 3
    1. atitude filosófica;
    2. filosofia, filósofo e filosofar; alvos da atitude filosófica;
    3. senso comum empírico, senso comum teórico, mitos, alienação, ignorância;
    4. TC


  4. AULA 4
    1. fluidez e alvos;
    2. fluidez sábia;
    3. filósofo e o poeta;
    4. fundo de tudo;
    5. fundamento como início, meio e fim;
    6. características do fundamento;
    7. pré-socráticos;
    8. sofistas e sócrates;
    9. diferenças


  5. AULA 5
    1. N1


  6. AULA 6
    1. INT.G1


  7. AULA 7
    1. teorias da justiça;
    2. mitos: themis, dike e iustitia;
    3. pré-socráticos;
    4. sofistas;
    5. sócrates;
    6. introdução para platão e aristóteles;
    7. teorias do governo e da justiça em platão e aristóteles


  8. AULA 8
    1. teorias da justiça em aristóteles;
    2. transição para idade média;
    3. TC


  9. AULA 9
    1. justiças na idade média: agostinho e aquino;
    2. transição para idade média: leis eterna, divina, humana e natural em agostinho, aquino, ockhan, lutero


  10. AULA 10
    1. G1


  11. AULA 11
    1. N2


  12. AULA 12
    • briga dos fundamentos;
    • antiguidade;
    • idade média;
    • modernidade;
    • pós-modernidade;
    • filosofia do direito na modernidade;
    • autores, nova fundamentação e resultados


  13. AULA 13
    • netaula viagem


  14. AULA 14
    • N3 a ser postada


  15. AULA 15
    • descartes;
    • racionalismo;
    • emprismo;
    • TC



KANT



  1. AS CRÍTICAS

    • 01=>razão pura
    • 02=>razão prática
    • 03=>juízo
    • 04=>revolução copernicana no conhecimento
    • 05=>revolução copernicana na moral/costumes
    • 06=>kant e neokantianos



  2. OBJETO E FORMA DO PENSAR

    • OBJETO DO PENSAR FORMA DO PENSAR
      intuição
      emprismo
      múltiplo
      conceito
      racionalismo
      uno[idade]
      objeto
      conteúdo
      matéria
      sujeito
      forma
      espírito
      intuição
      sem conceito
      cega!
      forma
      sem conteúdo
      vazia
      juízos empíricos juízos puros
      validade
      a posteriori
      com experiência
      validade
      a priori
      sem experiência
      indução
      de baixo pra cima
      P->G
      dedução
      de cima pra baixo
      G->P



  3. REVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO

    • CRÍTICA DA RAZÃO PURA TEORIA DAS FORMAS PURAS
      intuição pura conceito puro
      forma pura da intuição = regra forma pura do conceito = regra
      estética = experiência lógica = fenômeno
      coisas em si = limites da experiência coisas que aparecem = limites do entendimento



  4. REVOLUÇÃO DOS COSTUMES

    • FUNDAMENTAÇÃO METAFÍSICA DOS COSTUMES
      MORAL SUBJETIVA MORAL OBJETIVA
      AUTONOMIA DA VONTADE LIVRE INICIATIVA
      PESSOA RACIONAL
      PESSOA COMO OBJETO = MEIO
      VIOLÊNCIAS
      PESSOA COMO SUJEITO = FIM
      DIGNIDADE
      PESSOA COMO OBJETO = MEIO = EMPÍRICA PESSOA COMO SUJEITO = FIM = TRANSCENDENTAL
      FUNDAMENTAÇÃO DOS DHs E DFs
      NÃO O QUE, MAS O COMO [FORMA-L] IMPERATIVO CATEGÓRICO
      • ação individual e racional
      • vontade autônoma e livre;
      • princípio fundamental [legisladores de nós mesmos];
      • lei, vigor, força universal para todos
      autonomia
      liberdade
      educação
      heteronomia
      liberdades
      direito, estado e democracia





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