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20.10.15

FILOSOFIA DO DIREITO AULA 015 TC 2015-2

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PLANO DE AULA

  1. AVISOS / MEC / CONGRESSO AUTÓGRAFOS / UNITINS
  2. REVISÃO
  3. CONTEÚDOS
  4. NETAULA 3

  5. LEITURA
    kant
    hegel
    marx

REVISÃO

  1. AULA 1
    1. filosofia e ciências;
    2. crises das ciências;
    3. filosofia faz as ciências repensarem suas práticas;
    4. filosofia como ponte de diálogo entre a ciências jurídicas e as outras ciências humnas;
    5. filosofia, ciências, artes e religiões = desvendar os mistérios da existência humana;
    6. o que é direito?
    7. teoria do conhecimento;
    8. o que é filosofia?
    9. utopia filosófica


  2. AULA 2
    1. etimologia; mitos da caverna e exploradores de caverna;
    2. definição de filosofia;
    3. mundos: físico, humano, político, jurídico, cultural, metafísico;
    4. definiçãode filosofia do direito;
    5. resultados: ontologia, epistemologia, axiologia, fenomenologia, hermenêutica;
    6. um direito e duas visões;
    7. visões científicas do direito


  3. AULA 3
    1. atitude filosófica;
    2. filosofia, filósofo e filosofar; alvos da atitude filosófica;
    3. senso comum empírico, senso comum teórico, mitos, alienação, ignorância;
    4. TC


  4. AULA 4
    1. fluidez e alvos;
    2. fluidez sábia;
    3. filósofo e o poeta;
    4. fundo de tudo;
    5. fundamento como início, meio e fim;
    6. características do fundamento;
    7. pré-socráticos;
    8. sofistas e sócrates;
    9. diferenças


  5. AULA 5
    1. N1


  6. AULA 6
    1. INT.G1


  7. AULA 7
    1. teorias da justiça;
    2. mitos: themis, dike e iustitia;
    3. pré-socráticos;
    4. sofistas;
    5. sócrates;
    6. introdução para platão e aristóteles;
    7. teorias do governo e da justiça em platão e aristóteles


  8. AULA 8
      teorias da justiça em aristóteles;
    1. transição para idade média;
    2. TC


  9. AULA 9
    1. justiças na idade média: agostinho e aquino;
    2. transição para idade média: leis eterna, divina, humana e natural em agostinho, aquino, ockhan, lutero


  10. AULA 10
    1. G1


  11. AULA 11
    1. N2


  12. AULA 12
    • briga dos fundamentos;
    • antiguidade;
    • idade média;
    • modernidade;
    • pós-modernidade;
    • filosofia do direito na modernidade;
    • autores, nova fundamentação e resultados


  13. AULA 13
    • netaula viagem


  14. AULA 14
      N3 a ser postada



RENE DESCARTES: PAI DA MODERNIDADE


  1. DISCURSO DO MÉTODO

    • 01=>método
      • cartesiano
      • racionalista
      • humanista


    • 02=>ciência
      • sujeito = subjetividade do sujeito
      • objeto = objetividade do objeto
      • método = treinar o sujeito para ver o objeto


    • 03=>dúvida metódica
      • parar / distanciar
      • pensar
      • refletir / questionar


    • 04=>realidade
      • existência, sonho, ilusão
      • penso, logo existo
      • novo fundamento para as ciências


    • 05=>método
      • dúvida
      • análise
      • síntese



  2. RACIONALISMO x EMPIRISMO: QUAL MÉTODO?



    • RACIONALISMO EMPIRISMO
      razão experiência
      razões dados
      teoria prática
      franceses / continentais ingleses / analíticos
      interior / dentro exterior / fora
      mente / forma / conceitos corpo / sentido / matéria
      subjetividade transcendental objetividade empírica
      S -> O O -> S
      dedução [matemática / a priori / antes da experiência] indução [biologia / a posterior / depois da experiência]


TRABALHO COLETIVO

  1. (_____) A Filosofia não tem um objeto específico, que seus temas variam de acordo com os momentos da História da humanidade e com as preocupações dos filósofos.
  2. (_____) O fundamento da antiguidade pode ser definido como arché ou natureza divina.
  3. (_____) Na modernidade, a filosofia e as ciências separam-se, formando as ciências humanas e naturais.
  4. (_____) Contratualismo, direitos humanos e fundamentais, codificação, constitucionalismo e positivismos podem ser considerados elementos que compõem uma herança que nos chega da antiguidade.
  5. (_____) É possível diferenciar a velha hermenêutica da nova hermenêutica constitucional utilizando os critérios do papel da norma e do papel do juiz diante da norma.
  6. (_____) No imaginário popular existe um estereótipo do filósofo como uma pessoa ociosa e desleixada, o cara que está sempre viajando na maionese, tratando de problemas que não têm solução.
  7. (_____) O fundamento da idade média ou arché pode ser definida como physis.
  8. (_____) Na pós-modernidade, as ciências voltam às suas raízes filosóficas e a tecnologia impõem questões filosóficas.
  9. (_____) Constitucionalismo do pós-guerra refere-se ao fenômeno do marco filosófico do neoconstitucionaolismo.
  10. (_____) As cláusulas gerais, os princípios, as colisões de normas constitucionais, a ponderação e a argumentação são exemplos da velha hermenêutica constitucional.
  11. (_____) O fundamento da modernidade ou arcué pode ser definido como niilista.
  12. (_____) Nenhum filósofo trocaria uma resposta definitiva a um problema por uma obra polêmica que fizesse com que seu nome fosse sempre lembrado pelas gerações futuras.
  13. (_____) O jusnaturalismo na antiguidade é o cosmológico, pois a naturezamanda.
  14. (_____) O jusnaturalismo moderno, desenvolvido a partir do século XVI, aproximou a lei da razão e transformou-se na filosofia natural do Direito.
  15. (_____) O neoconstitucionalismo ou novo direito constitucional identifica um conjunto amplo de transformações ocorridas no Estado e no direito constitucional medieval.
  16. (_____) A Filosofia pode se dar ao luxo de ser inútil, mas,quando transformada apenas em comentário, torna-se fútil. A Filosofia não é a História da Filosofia.
  17. (_____) O fundamento da pós-modernidade ou arché pode ser definido como humanista, racionalista e cientificista.
  18. (_____) O jusnaturalismo naidade média é o teológico porque Deus manda.
  19. (_____) Descartes é considerado o pai da modernidade porque deu a ela um novo método e um novo fundamento baseado na teologia medieval.
  20. (_____) A superação histórica do jusnaturalismo e o fracasso político do positivismo abriram caminho para um conjunto amplo e ainda inacabado de reflexões acerca do Direito, sua função social e sua interpretação.
  21. (_____) Hoje em dia a Ciência bate às portas da Metafísica. Tudo se passa como se as Ciências que derivaram da Filosofia (a Física no século XVII, a Biologia no século XIX e a Psicologia no século XX) estivessem agora retornando às suas raízes filosófcas.
  22. (_____) Na antiguidade, filosofia e ciências estavam rigidamente separadas.
  23. (_____) O jusnaturalismo na idade moderna é o jusnaturalismo da ausência, da falta, do nada, que leva ao niilismo.
  24. (_____) Entre os dois lados da polêmica racionalismo X empirismo, Descartes fica com o lado do empirismo.
  25. (_____) O marco teórico doneoconstitucionalismo é dividido em três: força normativa da constituição; jurisdição constitucional e nova hermenêutica.
  26. (_____) O que distingue os filósofos dos cientistas é que sempre poderemos rir da Filosofia, e isso será suficiente para que ela continue a existir.
  27. (_____) Na idade média, filosofia e ciências estavam subordinadas aos mitos religiosos.
  28. (_____) Os autores da modernidade vistos em sala de aula tinham todos a mesma característica: todos eram cristãos escolásticos, mas viam os problemas filosóficos desde um novo fundamento.
  29. (_____) Força normativa siginifica que a norma jurídica constitucional é inferior e se submete à norma ordinária.
  30. (_____) Dúvida metódica e "penso, logo existo" são ideias de Descartes que enfraqueceram as ciências da modernidade.


GABARITO:
01V;02F;03V;04F;05V;
06V;07F;08V;09F;10F;
11F;12V;13V;14V;15F;
16V;17F;18V;19F;20V;
21V;22F;23F;24F;25V;
26V;27F;28V;29F;30F;


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