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PLANO DE AULA
- AVISOS
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- CONGRESSO
- LEITURA
#estatuto da criança e do adolescente [8.069/90]
#estatuto da juventude [12.852/13]
REVISÃO
- AULA 1
- conceitos de antropologia
- AULA 2
- fases da antropologia;
- história da antropologia;
- estatuto do índio
- AULA 3
- estatuto do índio;
- todo brasileiro é...
- conclusão estatuto do índio;
- TC
- AULA 4
- visões do índio;
- divisões da antropologia;
- como explicar a cultura e a sociedade? escolas da antropologia;
- paradigmas da antropologia;
- antropologia nas diretrizes curriculares nacionais do curso de direito;
- estatuto da igualdade racial
- AULA 5
- INT.G1
- AULA 6
- estatuto da igualdade racial;
- homem médio entre inclusão e exclusão;
- papel do direito e da antropologia;
- dinâmica das desigualdades
- AULA 7
- sujeito normal, único, universal e normativo do ocidente;
- ocidente como modelo normal, único, universal e normativo;
- modelo de desenvolvimento e modernização normal, único, universal e normativo;
- expansão global do modelo de desenvolvimento;
- antropologia aplicada;
- antropologiae sociologia: diferenças
- AULA 8
- N1
- AULA 9
- raça;
- etnia;
- preconceito;
- discriminação;
- TC
- AULA 10
- Netaula da palestra em Ouro Preto [UNEOURO]
- AULA 11
- G1
- AULA 12
- Netaula viagem lançamento livro
- AULA 13
- N2 [será postada em breve]
- AULA 14
- lei maria da penha
- AULA 15
- estatuto do idoso;
- TC
ESTATUTO DO IDOSO [10.741/03]
- OBJETIVO [1]
Art. 1o É instituído o Estatuto do Idoso, destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.
- QUAIS DIREITOS? [3, 8-42]
- vida
- alimentos
- saúde
- educação
- cultura
- esporte
- lazer
- profissionalização
- trabalho
- previdência
- assistência
- habitação
- transporte
- PROTEÇÃO E PRIORIDADE [2-3]
Art. 2o O idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.
Art. 3o É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.
- O QUE É PRIORIDADE? [3,§ÚNICO]
Art. 3. Parágrafo único. A garantia de prioridade compreende:
I – atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população;
II – preferência na formulação e na execução de políticas sociais públicas específicas;
III – destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção ao idoso;
IV – viabilização de formas alternativas de participação, ocupação e convívio do idoso com as demais gerações;
V – priorização do atendimento do idoso por sua própria família, em detrimento do atendimento asilar, exceto dos que não a possuam ou careçam de condições de manutenção da própria sobrevivência;
VI – capacitação e reciclagem dos recursos humanos nas áreas de geriatria e gerontologia e na prestação de serviços aos idosos;
VII – estabelecimento de mecanismos que favoreçam a divulgação de informações de caráter educativo sobre os aspectos biopsicossociais de envelhecimento;
VIII – garantia de acesso à rede de serviços de saúde e de assistência social locais.
IX – prioridade no recebimento da restituição do Imposto de Renda.
- VIOLAÇÃO DE DIREITOS
Art. 4o Nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de
- negligência
- discriminação
- violência
- crueldade
- opressão
- negligência
- MEDIDAS
- PREVENÇÃO [educação e convivência = atitudinal!]
- PROTEÇÃO [43-45]
- ATENDIMENTO [46-68]
- PENAIS [95-108]
- PROCESSO [69-92]
- PARTES
- estado
- família
- comunidade
- sociedade
- mp
- atendimento
- CONCLUSÕES
- paradoxos da integração
- paradoxos das gerações
- educação e convivência
- burocracia e "cultura brasileira"
- qual o papel da antropologia e do direito?
TRABALHO COLETIVO
- (_____) O objetivo da lei maria da penha é estabelecer medidas de assistência e proteção às mulheres em situação de violência doméstica e familiar.
- (_____) Âmbito doméstico, para os fins da lei maria da penha, é a comunidade formada por indivíduos que são ou se consideram aparentados, unidos por laços naturais, por afinidade ou por vontade expressa.
- (_____) Toda mulher é livre a respeito de sua sexualidade, sendo titular de direitos sexuais e reprodutivos.
- (_____) Idoso, para os fins legais, é todo pessoa que tem entre 50 e 70 anos.
- (_____) A efetividade da lei do índio, das mulheres e do idoso nada tem a ver com a estrutura organizacional do estado brasileiro, mas sim com a cultural comportamental da população brasileira.
- (_____) É correto afirmar que a questão de gênero é compreendida e melhor combatida, primeiro, com o ponto de vista da ciência jurídica e, segundo, com exclusão de outras ciências, formando o que convencionou-se chamar de "multidisciplinaridade".
- (_____) Tanto a lei sobre as mulheres quanto a do idoso asseguram medidas de prevenção a respeito dos respectivos direitos.
- (_____) A violência patrimonial com relação às mulheres significa calúnia, difamação ou injúria sobre suas propriedade.
- (_____) As medidas de proteção do índio e do idoso são muito comuns, inclusive com a exclusão de crimes contra eles em função do incentivo de meios alternativos de solução de conflitos.
- (_____) O atendimento familiar ao idoso é preferível ao asilar.
- (_____) Tanto os direitos da mulher como os do idoso podem ser exercitados com o auxílio não apenas do estado, mas também da sociedade e das famílias.
- (_____) A lei maria da penha defende apenas violências praticadas em espaços domésticos e familiares, sendo o critério relevante o da coabitação.
- (_____) Uma das principais falhas e obstáculo à efetividade da lei maria da penha diz respeito à ausência de atendimento policial especializado.
- (_____) É correto afirmar que a lógica da lei dos índios, dos negros, da mulher e do idoso é, ao detectar as formas de violência contra esses grupos, acabar aumentando e estimulando novos tipos de violência.
- (_____) Paradoxo da integração significa que "quem tá fora quer entrar" e "quem está dentro quer sair", ou em outras palavras, um incentivo à exclusão de uns para manter a inclusão de outros.
- (_____) É correto que a lei maria da penha, por ser uma lei voltada para um grupo social minoritário, deve visar sua finalidade social de vitimização das mulheres e das demais minorias como forma de conscientização social.
- (_____) A violência física contra a mulher ataca sua saúde corporal.
- (_____) Uma das formas de conscientização sobre os direitos das mulheres diz respeito à implantação das questões de gênero, de raça, de etnia e da violência doméstica e familiar noscurriculos escolares da educação infantil.
- (_____) O objetivo da lei do idoso é incentivar não apenas o convívio, mas também o conflito enrte as gerações.
- (_____) As principais medidas de assistência à mulher dizem respeito à remoção e manutenção do vínbculo empregatício.
- (_____) A lei maria da penha trata de dois gêneros de violência: familiar e doméstica, dentro dos quais há outros vários tipos de violência.
- (_____) A violação aos direitos das mulheres constitui apenas violação aos direitos da personalidade.
- (_____) As medidas de proteção à mulher diferencial aproximação e contato do agressor com relação à vítima.
- (_____) A burocracia e falta de integração operacional entre os órgãos do estado não constituem obstáculos à efetivação das leis sobre as minorias.
- (_____) A educação, conscientização, prevenção e convivência não devem ser, pelo menos inicialmente, medidas para coibir a discriminação e exclusão das minorias.
- (_____) A lei maria da penha define violência como sendo qualquer ação ou omissão que tenha como finalidade o ataque ao sexo feminino, excluindo questões de gênero e de orientação sexual.
- (_____) A violência psicológica contra a mulher ataca sua auto-estima, ações, comportamentos, crenças e decisões.
- (_____) As medidas de proteção à mulher referem-se somente ao agressor, com exclusão de outras sobre a própria mulher.
- (_____) A antropologia e o direito não podem contribuir para a inclusão das minorias. Pelo contrário,porque, em certo sentido, reforçam preconceitos.
- (_____) O principal desafio com relação à lei das mulheres e à lei dos idosos diz repeito às atitudes de preconceito e discriminação que temos a respeito delas e deles.
GABARITO:
01V;02F;03V;04F;05F;
06F;07V;08F;09F;10V;
11V;12F;13V;14F;15F;
16F;17V;18F;19F;20V;
21V;22F;23V;24F;25F;
26F;27F;28F;29F;30V;