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22.6.20

PAIDEIA - 08 - ESPARTA - 20201




PAIDEIA

ESPARTA

Paideia

2020/jun/22



O QUE JÁ VIMOS?

1 PRÓLOGOS (Clique aqui)
- PAIDEIA
- TUDO JUNTO
- OS GREGOS E NÓS
- HISTÓRIA TRADICIONAL
- HISTÓRIA ALTERNATIVA

2 INTRODUÇÃO (Clique aqui)
- ANTIGOS
- MODERNOS

3 LUGAR DOS GREGOS NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (Clique aqui)
- EDUCAÇÃO
- COMUNIDADE
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- POVOS ORIENTAIS
- SENTIDO DE HISTÓRIA
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- CÍRCULO VICIOSO DO POSITIVISMO
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- POLIS

4 NOBREZA E ARETE (Clique aqui)
- FUNÇÃO SOCIAL-COMUNITÁRIA DA EDUCAÇÃO
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- NOBREZA
- ARETE, AIDOS, NEMESIS, ARISTOI, ARISTEIA
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5 EDUCAÇÃO DA NOBREZA E HOMERO (Clique aqui)
- NOBREZA
- ILÍADA
- ODISSEIA
- MULHERES
- EDUCAÇÃO
- DEUSES
- PARADIGMA MÍTICO EXEMPLAR

6 HOMERO EDUCADOR (Clique aqui)
- CRÍTICAS À POESIA
- POESIA GREGA
- ILÍADA
- ODISSEIA
- EDUCAÇÃO EM HOMERO
- ESCUDO DE AQUILES

7 HESIODO E VIDA NO CAMPO (Clique aqui)
- HOMERO
- HESIODO
- ERGA
- OS TRABALHOS E OS DIAS
- TEOGONIA
- MITO - PROMETEU
- MITO - PANDORA
- MITO - IDADES DO MUNDO
- MITO - FALCÃO E ROUXINOL
- DIREITO
- FUNDAMENTO DA EDUCAÇÃO


O QUE VEREMOS?

- POLIS

- ESPARTA E OS POEMAS DE TIRTEU

- CRÍTICAS AO IDEAL ESPARTANO

- NOMOS E RHETRA

- SOLUÇÃO ESPARTANA

- TIRTEU E POLISAÇÃO


1. POLIS

- A polis representa um princípio novo

- Polis, política, político

- Estado

- Cidade

- Comunidade

- Cultura

- Vida

- Totalidade

- Idealidade

- Unidade

- Período mais importante da evolução grega

- Povo grego e sua cultura

- Marco da formação grega

- Nela, na polis, reside a mutiplicidade das obras literárias e jurídicas

- Nela, na polis, reside a mutiplicidade de raças e povos

- Expressão da polis na poesia e na prosa

- Tipos de polis: Esparta (estatal e militar) e Atenas (estatal e jurídico)

- Tradição: Homero [nobres], Hesíodo [camponeses]...

- Polis é a suma de todas as coisas humanas e divinas


2. ESPARTA E OS POEMAS DE TIRTEU

- Papel diretivo e educador do Estado espartano

- Tirteu = Formulação do ideal espartano [Estado de Licurgo]

- Conservantismo

- Ideal dos aristocratas

- Inovações na educação

- Vitória na Guerra de Peloponeso

- Eunomia = Boa ordem e disciplina

- Militarismo

- Classe dominante [senhores] e classe popular [povo]

- A comunidade como um acampamento militar guerreiro

- Sem discussão, apenas sim ou não [eforato, reis, povo]

- Autoridade, autoritário

- Vida dos espartanos:
Refeições coletivas
Tendas de campanha
Vida pública > Vida privada [sem liberdades!]
Estruturação estatal da vida individual dos jovens
Separação rígida entre plebe e senhores, embora a educação tenha sido extendida aos não nobres
Modelo para a "República" de Platão

- A ideia de Esparta da associação entre estado e educação é indispensável para a paideia grega posterior


3. CRÍTICAS AO IDEAL ESPARTANO

- Fontes = Xenofonte, Aristóteles e Platão como reação crítica, contrária e anacrônica

- Esparta como abominação dos democratas

- Aristóteles, "Política"

- Platão, "República" e "Leis"

- Críticas à decadência de Esparta: dinheiro, ambição, expansão, opressão

- Mentalidade individualista de Atenas pós Péricles

- Valorização da alma individual alcança o apoeu com o cristianismo

- Esparta e Xenófanes = Estado como força X Platão e Aristóteles = Estado como justiça


4. NOMOS E RHETRA

- Tradição oral válida

- Da qual leis escritas [rhetra] foram extraídas

- Oposição à mania legisladora da democracia

- Maior importância à educação dos cidadãos do que a leis escritas

- Quanto maior a tradição oral [nomos], menor é a lei [rhetra]

- Rhetra = Constituição espartana = Eunomia = Boa ordem e disciplina

- Importância do sábio, estadista e pedagogo Licurgo, criador da rhetra

- Aprovação délfica de Licurgo acima da lei humana democrática

- Fundamento religioso da educação sancionado pelo próprio deus de Delfos

- As normas [nomos e rhetra] como fundamentos da totalidade do cosmos espartano


5. SOLUÇÃO ESPARTANA

- O grande problema de toda a educação

- Superação do individualismo

- Formação de acordo com o espírito da comunidade

- Esparta e seu Estado como a solução desse problema

- Licurgo > Platão > Plutarco

- Ninguém era livre

- Todos em função das necessidades do Estado

- Ninguém tem vida privada

- Culto à pátria

- Possibilidade da educação = Encontrar uma norma absoluta par a ação humana

- Platão recepcionou esse ideal estatal espartano


6. TIRTEU E POLISAÇÃO

- Educação estatal, militar, guerreira

- Ideal de Esparta = ação da polis = polisação = ética do estado

- Guerras

- Inspiração para a vitória

- Medo da servidão

- Levantar ânimo dos heróis espartanos

- Lembrar vitórias passadas

- Assustar com imagem da servidão

- Tirteu como o salvador enviado por Zeus, por Apolo, por Delfos

- Semelhança com as narrativas homéricas

- Platão recepcionou esse ideal estatal espartano

- Tirteu = ethos\pathos educacional [novo ideal da glória da polis]

- Ethos = coletivo X Pathos = individual

- As normas [nomos e rhetra] como fundamentos da totalidade do cosmos espartano

- Tirteu sempre fala em primeira pessoa do plural, voz pública!

- Estreita ligação entre indivíduo e cidade [comunidade, juventude]

- Poetas como arautos da nova arete [heroísmo do amor e da glória à pátria]

- Poeta como educador do estado

- Tradição poética mítica, epopeia = ideal X Tirteu = novo ideal para pessoas reais em uma comunidade

- Forma homérica [mítica] para um novo contexto espartano [atual, real]

- Originalidade-autenticidade de Tirteu está na transposição da forma homérica para a atualidade do novo ideal espartano

- Mortalidade da pátria torna-se imortalidade [arete e glória]

- Para toda a antiguidade, o herói é a mais alta forma de humanidade!

- O mesmo estado que dá sentido à vida, pode negá-lo a quem não cumprir seus deveres de cidadão [banimento!]

- A natureza do estado [grandeza ideal + força vruta] é análoga à dos deuses

- Caráter religioso do conceito universal da polis

- Polis é a suma de todas as coisas humanas e divinas

- Luta do demos por direitos mais amplos (Tirteu)

- As rhetra delimitam, ao mesmo tempo, os direitos do povo e o poder dos reis

- Rhetra = Eunomia = Fundamento jurídico do cosmos político espartano = Parte racional, parte mítica

- Ética do estado frente a uma ética dos nobres; nesse sentido Tirteu foi revolucionário!

- Qualquer transformação da arete (Tirteu) deve confrontar a tradição da arete (Homero)

- A condição da mulher [sexo feminino] na vida pública e priva de Esparta era muito mais livre do que em Atenas


JAEGER, Werner.

Paideia: a formação do homem grego. 4.ed.

São Paulo, Martins Fontes, 2001.

Educação estatal de Esparta, p.106-129

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