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11.6.20

PAIDEIA - 03 - LUGAR DOS GREGOS NA HISTORIA DA EDUCACAO - 20201




PAIDEIA

LUGAR DOS GREGOS

Paideia

2020/jun/11



O QUE JÁ VIMOS?

1 PRÓLOGOS (Clique aqui)
- PAIDEIA
- TUDO JUNTO
- OS GREGOS E NÓS
- HISTÓRIA TRADICIONAL
- HISTÓRIA ALTERNATIVA

2 INTRODUÇÃO (Clique aqui)
- ANTIGOS
- MODERNOS


O QUE VEREMOS?

1 EDUCAÇÃO
2 COMUNIDADE
3 MUTABILIDADE
4 IMUTABILIDADE
5 PROXIMIDADE FAMILIAR
6 ESTRANHEZA DISTANTE
7 POVOS ORIENTAIS
8 SENTIDO DE HISTÓRIA
9 EDUCAÇÃO GREGA
10 CÍRCULO VICIOSO DO POSITIVISMO
11 CULTURA HOJE
12 CULTURA GREGA
13 ARTE
14 FILOSOFIA
15 POLIS


1. EDUCAÇÃO

- Educação como princípio por meio do qual a comunidade humana é conservada e transmitida

- Ser humano consegue, pela educação, preservar e propagar sua existência

- Educação como jogo da liberdade humana: conservar, preservar, manter, mudar, transmitir

- Educação como força vital, criadora e plástica do ser humano: conservar, preservar, manter, mudar, transmitir

- Educação como esforço consciente para melhorar a formas de existência humana

- Educação como ideal de cultura como princípio formativo consciente

- Educação é formar nesse sentido de dar forma, lei, princípio, fundamento


2. COMUNIDADE

- A educação não é algo individual, mas pertence à comunidade

- Educação e comunidade como fontes de toda ação humana

- Força da comunidade - por meio da educação - em cda nova geração (juventude)

- Educação como a consciência viva das leis e normas escritas e não escritas (valores) que rege a comunidade

- Comunidade como gênero (família, classes, profissões, grupos étnicos, estados, etc.)


3. MUTABILIDADE

- Transformação das normas\valores

- Dissolução

- Destruição

- Debilidade

- Insegurança

- Impossibilidade de qualquer ação educativa

- Decadência

- Doença

- Temporalidade

- Inovação

- Erro fatal ver como norma rígida e definitiva

- Não exclui outras formas-fundamentos

- Perigo inverso ao da modernidade é o do historicismo [noite em que todos os gatos são pardos]

- Entender o fenômeno imutével grego em seu movimento histórico


4. IMUTABILIDADE

- Estabilidade das normas\valores

- Solidez

- Segurança

- Possibilidade de qualquer ação educativa

- Saúde

- Fixidez

- Intemporalidade [abstração, anti-historicidade, eternidade]

- Conservação

- Manutenção

- Autoridade

- Instante criador eterno

- Mistério e deslumbramento originário em eterna renovação

- A lei, princípio, forma, imagem, ideia, tipo, fundamento resiste e persiste através dos tempos

- Teologia classicista do humanismo [modernidade, Goethe, racionalismo, iluminismo]

- Vita contemplativa = Vida erudita [modernidade, Goethe, racionalismo, iluminismo]

- Entender o fenômeno imutével grego em seu movimento histórico


5. PROXIMIDADE FAMILIAR

- Grécia e Roma ocidentais = proximidade familiar (união)

- Progresso

- Novo estágio

- Novos fundamentos

- A história daquilo que podemos com plena consciência chamar cultura só começa com os gregos

- Novos mundos

- Nossa história começa com a aparição dos Gregos

- Povos helenocêntricos

- Começar, origem, fonte, para a qual sempre se tem de regressar para encontrar orientação = ARCHÉ

- Voltarmos constantemente (retornos) até a Grécia

- Renovação constante da influência da Grécia em nós

- Grandeza da autoridade grega sobre nós [na vida histórica]

- O fundamento de nossos regressos reside em nossas necessidades históricas

- Unidade com o mundo europeu dos tempos modernos na linha da liberdade do individualismo moderno

- Exaltação do ser humano [dignidade] próxima a do cristianismo, do renascimento e da modernidade


6. ESTRANHEZA DISTANTE

- Grécia e Roma = ao mesmo tempo, estranheza distante

- Separação

- Situação histórica diferente

- Ver os gregos a partir dos próprios gregos

- Liberdade pertencente à natureza


7. POVOS ORIENTAIS

- Multiplicidade de culturas pré-helênicas

- Grécia e roma ocidentais X Povos orientais

- Comunidade radical ocidental (fronteiras = exclusão) X Resto dos povos

- China (confucionismo)

- Judaísmo (hebreus, leis e profetas)

- Índia (hinduísmo, dharma)

- Monumentalidade das construções

- Exaltação de homens-deuses acima da medida natural

- Exaltação de soberanos

- Ser do ser humano como ser religioso


8. SENTIDO DE HISTÓRIA

- Exploração de mundos estranhos, singulares e misteriosos (Heródoto)

- Formas de vida humana diferentes em povos remotos (sentido antropológico)

- História e cultura como ideal da humanidade e de totalidade dos povos, inclusive os primitivos (sentido antropológico)

- História e cultura como conceitos antropológicos descritovos

- Contato criador \ União viva e ativa na comunidade de povos ocidentais de um destino comum (sentido profundo)

- Sentido profundo de história como comunidade radical de povos ocidentais (fronteiras = exclusão)

- O sentido profundo e radical da história ocidental jamais poderá abarcar o planeta inteiro (fronteiras = exclusão)

- História e cultura como valor e ideal conscientes com base na antiguidade clássica ocidental

- Paideia como palavra ou conceito que designa a cultura ocidental de modo consciente

- Nem iluminismo, nem histpricismo, mas sim um sentido profundo e radical

- Conhecimento do que realmente foi e como foi

- Ver o passado na sua influência direta hoje, atual

- Sempre que a cultura atualse vê em crise, volta-se aos gregos [a partir da história]!

- Entender o fenômeno imutével grego em seu movimento histórico


9. EDUCAÇÃO GREGA

- Revolução educacional grega

- Formação do ser humano grego = Paideia

- Formação de um elevado tipo de existência

- Educação como sentido humano

- Educação como fundamento-justificação último da existência da comunidade e do ser humano

- Totalidade grega da paideia como critério de distinção com outros povos

- Sem a concepção grega de cultura não teria existido a "Antiguidade" como unidade histórica, nem o "mundo da cultura" ocidental

- Paideia como palavra ou conceito que designa a cultura ocidental de modo consciente

- Cícero prova a força da educação grega [paideia] au utilizá-la como modelo do estado romano

- Educação da antiguidade grega como um mistério e um tesouro inesgotável


10. CÍRCULO VICIOSO DO POSITIVISMO

- Afã igualitário (oriente e ocidente)

- Submeter mundos alheios a um sistema de conceitos que lhes é essencialmente inadequado é já uma falsificação histórica

- Círculo vicioso em que se debate a quase totalidade do pensamento histórico

- Não é possível sair de nossa própria pele, por isso não se evita o círculo vicioso.

- Círculo vicioso presente na classificação da divisão histórica (pré-gregos e gregos)


11. CULTURA HOJE

- Tempo cansado de cultura

- Paternidade grega cultural como sobrecarga

- Cultura hoje como um produto deteriorado

- Derradeira metarmofose do conceito grego originário

- Algo exterior

- Incompreensível

- Fluído

- Anárquico

- Sentido deteriorado [perigo de os mais ]

- Hostil às virtudes heróicas do ser humano


12. CULTURA GREGA

- Total

- Global

- Originária

- Interior

- Compreensível

- Unitária

- Imutável

- Sentido autêntico

- Valor originário

- Espírito grego Nosso espírito do povo\ocidental

- Mistério e deslumbramento originário em eterna renovação

- Nova concepção do lugar do ser humano no cosmos e na sociedade

- Liberdade natural, ligada à natureza [leis e normas objetivas]

- Legalidade imanente às coisas [leis do real, do ser]

- As coisas do mundo não estão isoladas do resto, do todo, no qual elas ganham posição e sentido [parte e todo]

- Concepção do ser como estrutura natural, amadurecida, originária e orgânica

- Natureza orgânica

- Leis gerais-naturais do ser humano [humanismo,humanitas]


13. ARTE

- Visão

- Instinto

- Idealização

- Literatura

- Oratória, retórica, leis do sentimento, das emoções

- Lógica, leis do pensamento

- Linguagem, leis da gramática

- Escultura

- Pintura

- Poesia

- Música

- Arquitetura

- Literatura

- Articulação dos valores na arte como expressão da vida

- Exemplo da ideia de Platão, tudo tende para a forma, a ideia

- Forma das coisas, leis que regem tudo

- Ser humano no centro [antropocêntrico]

- Leis gerais-naturais do ser humano [humanismo,humanitas]

- Ideal agônico [agon] = arte + polis

- Subordinação do individual à totalidade

- Legislador = Sábio = Poeta


14. FILOSOFIA

- Força do pensamento

- Orden no fundo de tudo, de todas as coisas, da natureza e da vida

- A lei, princípio, forma, imagem, ideia, tipo, fundamento que rege tudo [unidade, validade universal e normativa]

- Filosofia, arte e poesia, tudo ligado nos gregos

- Qualquer coisa apreendida no seu todo

- Exemplo da ideia de Platão, tudo tende para a forma, a ideia

- Forma das coisas, leis que regem tudo

- Exemplo de Heráclito: o universal, o logos, é o comum no pensar e na polis

- Educação é formar nesse sentido de dar forma, lei, princípio, fundamento

- Educação, formação [modelagem pela forma-norma], bildung, configuração, imagem, ideia, tipo

- Ser humano no centro [Sócrates, Platão, Aristóteles] [antropocêntrico]

- Leis gerais-naturais do ser humano [humanismo,humanitas]

- O fundamento do ser humano perseguido e aspitrado por educadores, poetas, artistas e filósofos

- Os gregos deram fundamento-fundamentação à educação

- Subordinação do individual à totalidade

- Legislador = Sábio = Poeta


15. POLIS

- A força grega depende de seu profundo enraizamento na vida comunitária

- Vida super\além-individual da comunidade

- Ser humano como animal racional-político

- Diferente da individualidade helenística, da qual deriva em linha reta a pedagogia moderna

- Tudo ligado à comunidade, à polis, ao estado

- Ser do ser humano como ser político

- Pessoal sempre tem uma função social

- Trindade pública: poeta, político, sábio

- Arte e filosofia como expressões da comunidade

- Subordinação do individual à totalidade

- Legislador = Sábio = Poeta


JAEGER, Werner.

Paideia: a formação do homem grego. 4.ed.

São Paulo, Martins Fontes, 2001.

Lugar dos gregos na história da educação, p.3-20.

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