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DIREITOS HUMANOS
2024-1
HISTÓRIA DO DIREITO
2024-1
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OAB QUESTÕES DE FILOSOFIA DO DIREITO
2023-2
SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA JURÍDICAS
2023-2
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2023-2
DIREITO CIVIL 1
2023-2
HISTÓRIA DO DIREITO
2023-1
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2023-1
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2023-1
CONCURSO LOGO DIREITO
2022-2
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DIREITO CIVIL
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FILOSOFIA DO DIREITO
2022-2
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SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA JURÍDICAS
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SELEÇÃO PROFESSOR CONVIDADO
2021-2
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11.6.20
PAIDEIA - 03 - LUGAR DOS GREGOS NA HISTORIA DA EDUCACAO - 20201
LUGAR DOS GREGOS
Paideia
2020/jun/11
O QUE JÁ VIMOS?
1
PRÓLOGOS (
Clique aqui
)
-
PAIDEIA
-
TUDO JUNTO
-
OS GREGOS E NÓS
-
HISTÓRIA TRADICIONAL
-
HISTÓRIA ALTERNATIVA
2
INTRODUÇÃO (
Clique aqui
)
-
ANTIGOS
-
MODERNOS
O QUE VEREMOS?
1
EDUCAÇÃO
2
COMUNIDADE
3
MUTABILIDADE
4
IMUTABILIDADE
5
PROXIMIDADE FAMILIAR
6
ESTRANHEZA DISTANTE
7
POVOS ORIENTAIS
8
SENTIDO DE HISTÓRIA
9
EDUCAÇÃO GREGA
10
CÍRCULO VICIOSO DO POSITIVISMO
11
CULTURA HOJE
12
CULTURA GREGA
13
ARTE
14
FILOSOFIA
15
POLIS
1. EDUCAÇÃO
-
Educação como princípio por meio do qual a comunidade humana é conservada e transmitida
-
Ser humano consegue, pela educação, preservar e propagar sua existência
-
Educação como jogo da liberdade humana: conservar, preservar, manter, mudar, transmitir
-
Educação como força vital, criadora e plástica do ser humano: conservar, preservar, manter, mudar, transmitir
-
Educação como esforço consciente para melhorar a formas de existência humana
-
Educação como ideal de cultura como princípio formativo consciente
-
Educação é formar nesse sentido de dar forma, lei, princípio, fundamento
2. COMUNIDADE
-
A educação não é algo individual, mas pertence à comunidade
-
Educação e comunidade como fontes de toda ação humana
-
Força da comunidade - por meio da educação - em cda nova geração (juventude)
-
Educação como a consciência viva das leis e normas escritas e não escritas (valores) que rege a comunidade
-
Comunidade como gênero (família, classes, profissões, grupos étnicos, estados, etc.)
3. MUTABILIDADE
-
Transformação das normas\valores
-
Dissolução
-
Destruição
-
Debilidade
-
Insegurança
-
Impossibilidade de qualquer ação educativa
-
Decadência
-
Doença
-
Temporalidade
-
Inovação
-
Erro fatal ver como norma rígida e definitiva
-
Não exclui outras formas-fundamentos
-
Perigo inverso ao da modernidade é o do historicismo [noite em que todos os gatos são pardos]
-
Entender o fenômeno imutével grego em seu movimento histórico
4. IMUTABILIDADE
-
Estabilidade das normas\valores
-
Solidez
-
Segurança
-
Possibilidade de qualquer ação educativa
-
Saúde
-
Fixidez
-
Intemporalidade [abstração, anti-historicidade, eternidade]
-
Conservação
-
Manutenção
-
Autoridade
-
Instante criador eterno
-
Mistério e deslumbramento originário em eterna renovação
-
A lei, princípio, forma, imagem, ideia, tipo, fundamento resiste e persiste através dos tempos
-
Teologia classicista do humanismo [modernidade, Goethe, racionalismo, iluminismo]
-
Vita contemplativa = Vida erudita [modernidade, Goethe, racionalismo, iluminismo]
-
Entender o fenômeno imutével grego em seu movimento histórico
5. PROXIMIDADE FAMILIAR
-
Grécia e Roma ocidentais = proximidade familiar (união)
-
Progresso
-
Novo estágio
-
Novos fundamentos
-
A história daquilo que podemos com plena consciência chamar cultura só começa com os gregos
-
Novos mundos
-
Nossa história começa com a aparição dos Gregos
-
Povos helenocêntricos
-
Começar, origem, fonte, para a qual sempre se tem de regressar para encontrar orientação = ARCHÉ
-
Voltarmos constantemente (retornos) até a Grécia
-
Renovação constante da influência da Grécia em nós
-
Grandeza da autoridade grega sobre nós [na vida histórica]
-
O fundamento de nossos regressos reside em nossas necessidades históricas
-
Unidade com o mundo europeu dos tempos modernos na linha da liberdade do individualismo moderno
-
Exaltação do ser humano [dignidade] próxima a do cristianismo, do renascimento e da modernidade
6. ESTRANHEZA DISTANTE
-
Grécia e Roma = ao mesmo tempo, estranheza distante
-
Separação
-
Situação histórica diferente
-
Ver os gregos a partir dos próprios gregos
-
Liberdade pertencente à natureza
7. POVOS ORIENTAIS
-
Multiplicidade de culturas pré-helênicas
-
Grécia e roma ocidentais X Povos orientais
-
Comunidade radical ocidental (fronteiras = exclusão) X Resto dos povos
-
China (confucionismo)
-
Judaísmo (hebreus, leis e profetas)
-
Índia (hinduísmo, dharma)
-
Monumentalidade das construções
-
Exaltação de homens-deuses acima da medida natural
-
Exaltação de soberanos
-
Ser do ser humano como ser religioso
8. SENTIDO DE HISTÓRIA
-
Exploração de mundos estranhos, singulares e misteriosos (Heródoto)
-
Formas de vida humana diferentes em povos remotos (sentido antropológico)
-
História e cultura como ideal da humanidade e de totalidade dos povos, inclusive os primitivos (sentido antropológico)
-
História e cultura como conceitos antropológicos descritovos
-
Contato criador \ União viva e ativa na comunidade de povos ocidentais de um destino comum (sentido profundo)
-
Sentido profundo de história como comunidade radical de povos ocidentais (fronteiras = exclusão)
-
O sentido profundo e radical da história ocidental jamais poderá abarcar o planeta inteiro (fronteiras = exclusão)
-
História e cultura como valor e ideal conscientes com base na antiguidade clássica ocidental
-
Paideia como palavra ou conceito que designa a cultura ocidental de modo consciente
-
Nem iluminismo, nem histpricismo, mas sim um sentido profundo e radical
-
Conhecimento do que realmente foi e como foi
-
Ver o passado na sua influência direta hoje, atual
-
Sempre que a cultura atualse vê em crise, volta-se aos gregos [a partir da história]!
-
Entender o fenômeno imutével grego em seu movimento histórico
9. EDUCAÇÃO GREGA
-
Revolução educacional grega
-
Formação do ser humano grego = Paideia
-
Formação de um elevado tipo de existência
-
Educação como sentido humano
-
Educação como fundamento-justificação último da existência da comunidade e do ser humano
-
Totalidade grega da paideia como critério de distinção com outros povos
-
Sem a concepção grega de cultura não teria existido a "Antiguidade" como unidade histórica, nem o "mundo da cultura" ocidental
-
Paideia como palavra ou conceito que designa a cultura ocidental de modo consciente
-
Cícero prova a força da educação grega [paideia] au utilizá-la como modelo do estado romano
-
Educação da antiguidade grega como um mistério e um tesouro inesgotável
10. CÍRCULO VICIOSO DO POSITIVISMO
-
Afã igualitário (oriente e ocidente)
-
Submeter mundos alheios a um sistema de conceitos que lhes é essencialmente inadequado é já uma falsificação histórica
-
Círculo vicioso em que se debate a quase totalidade do pensamento histórico
-
Não é possível sair de nossa própria pele, por isso não se evita o círculo vicioso.
-
Círculo vicioso presente na classificação da divisão histórica (pré-gregos e gregos)
11. CULTURA HOJE
-
Tempo cansado de cultura
-
Paternidade grega cultural como sobrecarga
-
Cultura hoje como um produto deteriorado
-
Derradeira metarmofose do conceito grego originário
-
Algo exterior
-
Incompreensível
-
Fluído
-
Anárquico
-
Sentido deteriorado [perigo de os mais ]
-
Hostil às virtudes heróicas do ser humano
12. CULTURA GREGA
-
Total
-
Global
-
Originária
-
Interior
-
Compreensível
-
Unitária
-
Imutável
-
Sentido autêntico
-
Valor originário
-
Espírito grego
Nosso espírito do povo\ocidental
-
Mistério e deslumbramento originário em eterna renovação
-
Nova concepção do lugar do ser humano no cosmos e na sociedade
-
Liberdade natural, ligada à natureza [leis e normas objetivas]
-
Legalidade imanente às coisas [leis do real, do ser]
-
As coisas do mundo não estão isoladas do resto, do todo, no qual elas ganham posição e sentido [parte e todo]
-
Concepção do ser como estrutura natural, amadurecida, originária e orgânica
-
Natureza orgânica
-
Leis gerais-naturais do ser humano [humanismo,humanitas]
13. ARTE
-
Visão
-
Instinto
-
Idealização
-
Literatura
-
Oratória, retórica, leis do sentimento, das emoções
-
Lógica, leis do pensamento
-
Linguagem, leis da gramática
-
Escultura
-
Pintura
-
Poesia
-
Música
-
Arquitetura
-
Literatura
-
Articulação dos valores na arte como expressão da vida
-
Exemplo da ideia de Platão, tudo tende para a forma, a ideia
-
Forma das coisas, leis que regem tudo
-
Ser humano no centro [antropocêntrico]
-
Leis gerais-naturais do ser humano [humanismo,humanitas]
-
Ideal agônico [agon] = arte + polis
-
Subordinação do individual à totalidade
-
Legislador = Sábio = Poeta
14. FILOSOFIA
-
Força do pensamento
-
Orden no fundo de tudo, de todas as coisas, da natureza e da vida
-
A lei, princípio, forma, imagem, ideia, tipo, fundamento que rege tudo [unidade, validade universal e normativa]
-
Filosofia, arte e poesia, tudo ligado nos gregos
-
Qualquer coisa apreendida no seu todo
-
Exemplo da ideia de Platão, tudo tende para a forma, a ideia
-
Forma das coisas, leis que regem tudo
-
Exemplo de Heráclito: o universal, o logos, é o comum no pensar e na polis
-
Educação é formar nesse sentido de dar forma, lei, princípio, fundamento
-
Educação, formação [modelagem pela forma-norma], bildung, configuração, imagem, ideia, tipo
-
Ser humano no centro [Sócrates, Platão, Aristóteles] [antropocêntrico]
-
Leis gerais-naturais do ser humano [humanismo,humanitas]
-
O fundamento do ser humano perseguido e aspitrado por educadores, poetas, artistas e filósofos
-
Os gregos deram fundamento-fundamentação à educação
-
Subordinação do individual à totalidade
-
Legislador = Sábio = Poeta
15. POLIS
-
A força grega depende de seu profundo enraizamento na vida comunitária
-
Vida super\além-individual da comunidade
-
Ser humano como animal racional-político
-
Diferente da individualidade helenística, da qual deriva em linha reta a pedagogia moderna
-
Tudo ligado à comunidade, à polis, ao estado
-
Ser do ser humano como ser político
-
Pessoal sempre tem uma função social
-
Trindade pública: poeta, político, sábio
-
Arte e filosofia como expressões da comunidade
-
Subordinação do individual à totalidade
-
Legislador = Sábio = Poeta
JAEGER, Werner.
Paideia: a formação do homem grego
. 4.ed.
São Paulo, Martins Fontes, 2001.
Lugar dos gregos na história da educação, p.3-20.