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15.6.20

PAIDEIA - 06 - HOMERO EDUCADOR - 20201




PAIDEIA

HOMERO EDUCADOR

Paideia

2020/jun/15



O QUE JÁ VIMOS?

1 PRÓLOGOS (Clique aqui)
- PAIDEIA
- TUDO JUNTO
- OS GREGOS E NÓS
- HISTÓRIA TRADICIONAL
- HISTÓRIA ALTERNATIVA

2 INTRODUÇÃO (Clique aqui)
- ANTIGOS
- MODERNOS

3 LUGAR DOS GREGOS NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (Clique aqui)
- EDUCAÇÃO
- COMUNIDADE
- MUTABILIDADE
- IMUTABILIDADE
- PROXIMIDADE FAMILIAR
- ESTRANHEZA DISTANTE
- POVOS ORIENTAIS
- SENTIDO DE HISTÓRIA
- EDUCAÇÃO GREGA
- CÍRCULO VICIOSO DO POSITIVISMO
- CULTURA HOJE
- CULTURA GREGA
- ARTE
- FILOSOFIA
- POLIS

4 NOBREZA E ARETE (Clique aqui)
- FUNÇÃO SOCIAL-COMUNITÁRIA DA EDUCAÇÃO
- FORMAÇÃO DO SER HUMANO
- NOBREZA
- ARETE, AIDOS, NEMESIS, ARISTOI, ARISTEIA
- HOMERO

5 EDUCAÇÃO DA NOBREZA E HOMERO (Clique aqui)
- NOBREZA
- ILÍADA
- ODISSEIA
- MULHERES
- EDUCAÇÃO
- DEUSES
- PARADIGMA MÍTICO EXEMPLAR


O QUE VEREMOS?

- CRÍTICAS À POESIA

- POESIA GREGA

- ILÍADA

- ODISSEIA

- EDUCAÇÃO EM HOMERO

- ESCUDO DE AQUILES


1. CRÍTICAS À POESIA

- Homero é o educador de toda a Grécia; a poesia como educação de toda a Grécia

- Não separação entre estética, ética e religião no pensamento grego primitivo

- Crítica filosófica de Platão direcionada a Homero e à poesia

- Limitação do valor pedagógico [e da verdade] da poesia [da arte]

- Dogma moderno da autonomia estética da arte

- Retórica fomentou a consideração puramente formal da arte

- Cristianismo rejeitou ética da poesia, mas aceitou seu caráter pedagógico

- Para o cristianismo, a poesia se tornou pura fantasia pagã

- Dessas críticas resulta a compreensão de Homero como racionalista de fábulas

- No entanto, Homero foi o primeiro e maior criador e modelador da humanidade grega

- A influência de Homero por mais de um milhar de anos

- Até uma ciência foi criada para investigar sua tradição: filologia

- Apenas Dante, Shakespeare e Goethe podem ser comparados com Homero


2. POESIA GREGA

- Ação educadora

- Caráter ético e estético

- Interação entre ética e estética na poesia grega

- Elas tê uma raíz comum

- Só pode ser educativa uma arte que penetre nos problemas fundamentais do ser humano [ethos]

- Ethos como uma image, fundamento que obriga [normativo, dever]

- A existência sempre considerada desde um ideal [poder normativo]

- A arte como poder de conversão aos valores da comunidade

- Daí seu cunho educativo

- A arte [valor universal] supera a vida [sem valor universal] e a filosofia [só racional e intelectual]

- A arte é mais filosófica do que a vida e mais vida do que a filosofia

- Platão e Aristóteles como elaboração filosófica do sentimento artístico-poético grego

- Da epopeia [poesia épica] deriva a tragédia, a comédia, o tratado filosófico, o diálogo, o tratado científico sistemático, a história, a biografia, a oratória, a descrição de viagens, as memórias, as coleções de cartas, as confissões e os ensaios

- A epopeia é a raíz de toda formação superior na Grécia [tragédia, história, filosofia]

- Poesia grega = Ideal aristocrático + Arte popular

- Desenvolvimento pedagógico e antropológico

- Também presente em outros povos: Persas, Babilônios, Assírios, Hebreus, Indianos, Germanos, Romanos, Finlandeses, Ásia... mas os gregos são diferentes!

- A poesia é arraigada na vida humana, mas, ao mesmo tempo, alcança o mais alto grau de universalidade da própria vida humana

- Homero e os Gregos como mestres da humanidade inteira!

- A obra de Homero é inspirada por um pensamento "filosófico" relativo à natureza humana e às leis eternas que governam o mundo

- Tudo é avaliado pelo poeta em relação à universalidade [idealidade e normatividade]

- A epopeia grega já contém o germe da filosofia grega!


3. ILÍADA

- Pathos do sublime destino heróico do homem lutador

- Pedra fundamental da história da educação grega

- Origem e nas cimento num trabalho ininterrupto de gerações

- Aristeia [desmedidas extremas; hybris; "ate" e "moira"; cegueira] e arete [sophrosyne; equilíbrio; phronesis]

- A mais antiga forma de combate humano singular

- Grandes herois individuais [pessoalidade e moralidade]

- Ação bélica [forças divinas atuando sobre os seres humanos nas guerras]

- Guerra de Tróia + Guerra de Peloponeso

- Muitos herois imortais, não apenas gregos [também troianos]

- Paradoxo da duplicidade de Aquiles = heroísmo [aristeia com Heitor] e tragédia [destino; vingança e catástrofe]

- A grandeza moral e a eficácia educadora está em Aquiles, cuja morte será certa após a vingança

- Ação humana e intervenção dos deuses [antropomorfismo]

- Toda ação tem motivação [divina e] psicológica [razão suficiente]

- Laço entre humano e divino

- Ulisses e Atena

- Os deuses estão sempre interessados no jogo das ações humanas

- Zeus = vontade suprema = manter a unidade e estabilidade de seu poder = força, luta, astúcia

- Só o poeta enxerga a duplicidade humana e divina; o heroi não vê! [aí seu drama e tragédia!]

- O poeta grego sempre deve considerar as ações humanas com sentido absoluto, universal, ordem, educador, ético e religioso [intervenção dos deuses]

- Concepção mais incoerente e não sistemática do governo dos deuses [sempre em tumulto e conflito]


4. ODISSEIA

- Ethos da cultura e da moral aristocrática

- Pedra fundamental da história da educação grega

- Origem e nas cimento num trabalho ininterrupto de gerações

- Concepção mais coerente e sistemática [ordem, razão, sistema] do governo dos deuses


5. EDUCAÇÃO EM HOMERO

- Pedagogia + Ética + Efeitos conscientes

- Educação objetiva como essência dos cantos poéticos [aedos]

- Aedos = função social e educadora de manter viva a memória, a fama; glória, glorificar, louvar, elogiar, imitar, dar publicidade, pelos cantos!

- Êxtase poético = Delírio das musas = Delítrio divino

- União necessária e inseparável da poesia com o mito [forma de conhecimento das grandes ações exemplares do passado]

- Poesia = Mito = Paradigma exemplar [exemplo, modelo, magnífico, extraordinário, nobre]

- A poesia / O mito contém em si um significado normativo [dever, obrigação, imitação]

- Exemplos e ideais [elemento idealizador] como normas para todas as situações imagináveis da vida

- A esfera ideal onde é axaltado tudo o que a narração épica tocar [transfiguração enobrecedora e idealizadora]

- A natureza do estilo épico é sua tendência idealizante [tudo engrandecer]

- Exemplo, ideal, normatividade = ação educativa

- Aedo = poeta = interpretação e criação da tradição como uma e mesma coisa

- Por tratar da duplicidade da vida humana [herísmo e tragédia], a poesia desempenha uma ação educadora da vida

- Homero consegue penetrar o universal e necessário nos temas de suas obras

- Aptidão de Homero de dar a respeito do mundo um cosmos acabado, equilibrado

- Homero e nós = [i] mutabilidade e proximidade [estranheza]


6. O ESCUDO DE AQUILES

- Símbolo da concepção épica [epopeia, poética] de ser humano

- Terra, céu, mar, sol, lua, constelações

- Três imagens

- Imagem 1 - PAZ
Bodas, festar e cortejos nupciais
Os jovens dançam ao som das flautas e liras
As mulheres contemplam os jovens dançarinos
Povo reunido no mercado, onde acontece um processo
Dois homens brigam pelo preço de um morto
Juízes, de cetro na mão, sentam em pedras polidas, em círculo sagrado
Pronunciam a sentença

- Imagem 2 - GUERRA
Cercada por dois exércitos, de armaduras
Prontos para a destruição e para o saque
Seus habitantes estão prontos para a defesa de seus velhos, mulheres e crianças
Emboscadas e combates
Demônios da guerra e da morte

- Imagem 3 - CAMPO
Lavradores abrem sulcos na terra
Vinhos nos sulcos
Colheita e preparo da comida
O proprietário olha tudo orgulhoso
Rebanho de bois, ovelhas, pastores e cães
Moços e moças, dança, cantor

- Imagem 4 - UNIÃO DE TODAS AS IMAGENS
Ao redor das três imagens anteriores
Em volta do escudo
Unindo todas as cenas
O oceano flui

- Harmonia da natureza e da vida humana

- Concepção homérica da realidade

- Forças morais e forças físicas são tão reais

- Leis do ser [do mundo, da realidade] sempre a barrar as paixões humanas


JAEGER, Werner.

Paideia: a formação do homem grego. 4.ed.

São Paulo, Martins Fontes, 2001.

Homero como educador, p.61-84.

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