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17.6.20

PAIDEIA - 07 - HESIODO E A VIDA DO CAMPO - 20201




PAIDEIA

HESIODO E A VIDA DO CAMPO

Paideia

2020/jun/17



O QUE JÁ VIMOS?

1 PRÓLOGOS (Clique aqui)
- PAIDEIA
- TUDO JUNTO
- OS GREGOS E NÓS
- HISTÓRIA TRADICIONAL
- HISTÓRIA ALTERNATIVA

2 INTRODUÇÃO (Clique aqui)
- ANTIGOS
- MODERNOS

3 LUGAR DOS GREGOS NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (Clique aqui)
- EDUCAÇÃO
- COMUNIDADE
- MUTABILIDADE
- IMUTABILIDADE
- PROXIMIDADE FAMILIAR
- ESTRANHEZA DISTANTE
- POVOS ORIENTAIS
- SENTIDO DE HISTÓRIA
- EDUCAÇÃO GREGA
- CÍRCULO VICIOSO DO POSITIVISMO
- CULTURA HOJE
- CULTURA GREGA
- ARTE
- FILOSOFIA
- POLIS

4 NOBREZA E ARETE (Clique aqui)
- FUNÇÃO SOCIAL-COMUNITÁRIA DA EDUCAÇÃO
- FORMAÇÃO DO SER HUMANO
- NOBREZA
- ARETE, AIDOS, NEMESIS, ARISTOI, ARISTEIA
- HOMERO

5 EDUCAÇÃO DA NOBREZA E HOMERO (Clique aqui)
- NOBREZA
- ILÍADA
- ODISSEIA
- MULHERES
- EDUCAÇÃO
- DEUSES
- PARADIGMA MÍTICO EXEMPLAR

6 HOMERO EDUCADOR (Clique aqui)
- CRÍTICAS À POESIA
- POESIA GREGA
- ILÍADA
- ODISSEIA
- EDUCAÇÃO EM HOMERO
- ESCUDO DE AQUILES


O QUE VEREMOS?

- HOMERO

- HESIODO

- ERGA

- OS TRABALHOS E OS DIAS

- TEOGONIA

- MITO - PROMETEU

- MITO - PANDORA

- MITO - IDADES DO MUNDO

- MITO - FALCÃO E ROUXINOL

- DIREITO

- FUNDAMENTO DA EDUCAÇÃO


1. HOMERO

- Nobres, senhores e heróis

- Ilíada e Odisseia traduzem a vida do campo das camadas superiores

- Herança de Hesiodo

- Ética mais ligada à idealidade humana [normatividade e universalidade]

- Homero, o primeiro elogio da justiça

- Na Ilíada, Zeus revolta-se quando os seres humanos cometem injustiças

- Na Odisseia, deuses do Olimpo como guardiães da justiça

- No entanto, nem se comparam a Hesiodo, o profeta do direito

- Em Homero, a cultura nobre aristocrática adquire influência de tipo humano geral


2. HESIODO

- Campo, disciplina e trabalho [não existe na Grécia ainda a divisão entre cidade e campo; as próprias cidades são em si mesmas rurais]

- Agricultura - camponeses

- Pastoreio - pastores

- Ação da cultura nobre da poesia homérica nas camadas mais profundas da nação grega

- Mas também uma reação dos camponeses na apropriação da cultura nobre

- Hesiodo como um rapsodo tocado pelos poemas de Homero e pela inspiração religiosa das musas, mas deu voz à existência campesina

- Desvendar os valores próprios da vida do campo

- Independência de pensamento e de direito dos camponeses [seu ethos]

- Os camponeses também se reuniam no mercado para discutirem assuntos públicos e privados

- O que o povo diz tem uma importância decisiva para prestígio de alguém

- Participação do povo na elaboração da cultura aristocrática

- Conversão da cultura aristocrática num tipo de formação nacional

- Hesiodo teve contato e conhecimento de Homero, foi seu ouvinte

- Sujeita-se, mas, ao mesmo tempo, reage, expressando [tornando visível] a vida de camponeses e pastores

- Hesiodo como pensador construtivo da tradição homérica [individualidade poética aparece de modo evidente]

- A força do poeta brota da vontade de atingir a essência das coisas [seus fundamentos]; vontade de saber que tudo renova

- Foi assim quando Hesiodo teve contato e reconstruiu a tradição homérica

- Primeiro a popularizar os mitos no contexto social [Prometeu, Pandora e Idades do mundo]

- Todas as classes sociais possuem o seu próprio tesouro de mitos, não apenas os nobres de Homero!

- Função do poeta é dizer a verdade de acordo com as leis imutáveis que regem a ordem do mundo = mitos!

- Na verdade, sabemos dizer mentiras que parecem verdades, mas também sabemos, se o quisermos, revelar a verdade (Hesiodo)

- Uso paradigmático e exemplar do mito

- Em Hesiodo, a civilização camponesa sai de seu isolamento e passa a ter voz na ágora dos povos gregos

- Mesmo que os gregos tenham ido para o lado da polis, o exemplo de Hesiodo como educador orientado ao ideal de trabalho e de justiça permanece


3. ERGA

- Sabedoria popular prática

- Experiência imemorial

- Conhecimento, normas e fórmulas

- Tradições do campo

- Elementos culturais dos camponeses

- Opõem-se totalmente à cultura da nobreza

- Ética do trabalho mais ligada à vida e à terra

- Exemplo paterno de Hesiodo, cujo pai foi pobre e migrante

- Por isso ver com olhos críticos as relações sociais [pathos social]

- Caráter educativo da vida dos camponeses

- União de direito e trabalho


4. OS TRABALHOS E OS DIAS

- Heroísmo da luta silenciosa e tenaz dos trabalhadores com a terra dura, com o solo

- Deve-se sentir vergonha da pobreza, mas nunca do trabalho

- Ética do trabalho e da profissão fundamenta-se na ordem natural do mundo

- A ordem moral e a ordem natural estão juntas e derivam da divindade

- Tudo o que o ser humano faz ganha unidade e sentido na natureza e nos deuses


5. TEOGONIA

- Especulação cosmológica e teológica

- Tendência causal e racional na genealogia completa dos deuses

- Elementos essenciais de todo concepção mítica da Teogonia:
Terra e Céu separados pelo Caos
Caos [espaço vazio] entre a Terra e o Céu
Eros como a força originária, criadora e animadora do Cosmos

- O eros de Hesiodo é uma ideia especulativa original e de enorme fecundidade filosófica

- Dinastia dos deuses e evolução do mundo

- Concepção sistemática da origem dos deuses, do mundo e da vida humana

- O sistema mítico é, ao mesmo tempo, um sistema racional, teológico e moral

- Aparece pela primeira vez Dike

- Trindade divina e moral das Horas:
Dike = direito
Eunomia = boa ordem
Irene = paz
Ao lado da trindade das Moiras
E da trindade das Cárites


6. MITO - PROMETEU

- Problemas do cansaço do trabalho e dos sofrimentos dos males da vida humana

- Que começam quando Prometeu roubou o fogo divino

- Zeus castigou criando a primeira mulher, Pandora, mãe de toda a humanidade

- De sua caixa, saíram todos os males da terra


7. MITO - PANDORA

- Concepção triste e prosaica da mulher como fonte de todos os males

- Castigo de Zeus a Prometeu

- Primeira mulher, Pandora, mãe da humanidade

- Que nasce junto com sua caixa de todos os males da terra


8. MITO - IDADES DO MUNDO

- Distância entre a atualidade e o mundo de Homero [nostalgia]

- Ouro, prata, bronze, heróis e semideuses e ferro = seres humanos melhores sem trabalho e sem dor

- Processo de degeneração humano

- Não reflexão

- Não temor aos deuses

- Não paz

- Não justiça

- Não amizade, fraternidade


9. MITO - FALCÃO E ROUXINOL

- O falcão arrebata o rouxinol cantor

- Falcão leva o rouxinal nas garras

- Ainos = fábulas com animais no pensamento popular

- Função análoga ao paradigma exemplar mítico

- Sentido pedagógico de advertência ou conselho

- Diferença/semelhança entre seres humanos e animais

- Os animais podem devorar-se uns aos outros [sem direito], mas os seres humanos não [com direito]!

- O direito situa-se no centro de uma vida humana e de uma vida social melhores! [Zeus e Dike]


10. DIREITO

- Hesiodo como o profeta do direito e da justiça

- Processo de herança

- Hesiodo X Perses

- Luta entre a força [poder, ambição, abuso] e o direito manifesta-se no processo

- Pessimismo, realismo, descontentamento e desconfiança dos camponeses com relação ao direito e à própria vida [misérias e necessidades!]

- Idade do ferro e subversão do direito e da moral

- Aidos [dever] e Nêmesis [sanção] voltam ao Olimpo, deixando sofrimentos e discórdias

- Pela primeira vez o ideal, a ideia do direito

- Luta pelos direitos contra nobreza

- Hesiodo usa pela primeira vez a primeira pessoa na sua narração [pretensão de guia-profeta da comunidade por meio deo conhecimento]

- Hesiodo é o primeiro poeta grego que fala do seu ambiente real e em primeira pessoa!

- Maldiz a injustiça e bendiz o direito

- Os deuses e Zeus amparam a justiça contra juízes corruptos e senhores poderosos e abusivos

- Interessante notar que Hesiodo não fala no resultado do processo em nenhum lugar, pois o fato concreto e real do processo jurídico não afeta sua finalidade artística e didática

- Um processo real, com influências morais e religiosas, que tomou em Hesiodo a forma artística poética para torná-lo mais eficaz com efeitos dramáticos

- Hesiodo apresenta um simples acontecimento civil da ação judicial como uma luta entre os poderes do céu e da terra pelo triunfo da justiça

- Hesiodo eleva um caso real da vida à uma verdadeira epopeia [formulação geral, universal]

- Éris ruim = guerra, luta, conflito

- Éris boa = arete do trabalhador simples = morada nas raízes da terra e move ao trabalho, ao esforço honesto e ao cuidado da própria subsistência [paz]

- O direito situa-se no centro de uma vida humana e de uma vida social melhores! [Zeus e Dike]


11. FUNDAMENTO DA EDUCAÇÃO

- É possível ensinar a arete?

- Questão fundamental de toda educação

- Só é inútil aquele que não descobre por si mesmo nem aceita no seu coração a doutrina do outro

- Estar disposto a deixar-se guiar caso não seja capaz de conhecer por si próprio

- Fundamento primeiro [arché] de toda doutrina moral e pedagógica

- A ética, os valores, as virtudes, a justiça, enfim, são coisas que, sim, podem ser ensinadas e transmitidas!

- É possível que outro nos ajude a encontrar nosso caminho no mundo!


JAEGER, Werner.

Paideia: a formação do homem grego. 4.ed.

São Paulo, Martins Fontes, 2001.

HESIODO E A VIDA DO CAMPO, p.85-105

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