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DIREITOS HUMANOS
2024-1
HISTÓRIA DO DIREITO
2024-1
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OAB QUESTÕES DE FILOSOFIA DO DIREITO
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SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA JURÍDICAS
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17.6.20
PAIDEIA - 07 - HESIODO E A VIDA DO CAMPO - 20201
HESIODO E A VIDA DO CAMPO
Paideia
2020/jun/17
O QUE JÁ VIMOS?
1
PRÓLOGOS (
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PAIDEIA
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TUDO JUNTO
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OS GREGOS E NÓS
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ESTRANHEZA DISTANTE
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SENTIDO DE HISTÓRIA
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CÍRCULO VICIOSO DO POSITIVISMO
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CULTURA HOJE
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CULTURA GREGA
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FILOSOFIA
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POLIS
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NOBREZA E ARETE (
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FUNÇÃO SOCIAL-COMUNITÁRIA DA EDUCAÇÃO
-
FORMAÇÃO DO SER HUMANO
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NOBREZA
-
ARETE, AIDOS, NEMESIS, ARISTOI, ARISTEIA
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HOMERO
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EDUCAÇÃO DA NOBREZA E HOMERO (
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NOBREZA
-
ILÍADA
-
ODISSEIA
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MULHERES
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EDUCAÇÃO
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DEUSES
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PARADIGMA MÍTICO EXEMPLAR
6
HOMERO EDUCADOR (
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CRÍTICAS À POESIA
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POESIA GREGA
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ILÍADA
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ODISSEIA
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EDUCAÇÃO EM HOMERO
-
ESCUDO DE AQUILES
O QUE VEREMOS?
-
HOMERO
-
HESIODO
-
ERGA
-
OS TRABALHOS E OS DIAS
-
TEOGONIA
-
MITO - PROMETEU
-
MITO - PANDORA
-
MITO - IDADES DO MUNDO
-
MITO - FALCÃO E ROUXINOL
-
DIREITO
-
FUNDAMENTO DA EDUCAÇÃO
1. HOMERO
-
Nobres, senhores e heróis
-
Ilíada e Odisseia traduzem a vida do campo das camadas superiores
-
Herança de Hesiodo
-
Ética mais ligada à idealidade humana [normatividade e universalidade]
-
Homero, o primeiro elogio da justiça
-
Na Ilíada, Zeus revolta-se quando os seres humanos cometem injustiças
-
Na Odisseia, deuses do Olimpo como guardiães da justiça
-
No entanto, nem se comparam a Hesiodo, o profeta do direito
-
Em Homero, a cultura nobre aristocrática adquire influência de tipo humano geral
2. HESIODO
-
Campo, disciplina e trabalho [não existe na Grécia ainda a divisão entre cidade e campo; as próprias cidades são em si mesmas rurais]
-
Agricultura - camponeses
-
Pastoreio - pastores
-
Ação da cultura nobre da poesia homérica nas camadas mais profundas da nação grega
-
Mas também uma reação dos camponeses na apropriação da cultura nobre
-
Hesiodo como um rapsodo tocado pelos poemas de Homero e pela inspiração religiosa das musas, mas deu voz à existência campesina
-
Desvendar os valores próprios da vida do campo
-
Independência de pensamento e de direito dos camponeses [seu ethos]
-
Os camponeses também se reuniam no mercado para discutirem assuntos públicos e privados
-
O que o povo diz tem uma importância decisiva para prestígio de alguém
-
Participação do povo na elaboração da cultura aristocrática
-
Conversão da cultura aristocrática num tipo de formação nacional
-
Hesiodo teve contato e conhecimento de Homero, foi seu ouvinte
-
Sujeita-se, mas, ao mesmo tempo, reage, expressando [tornando visível] a vida de camponeses e pastores
-
Hesiodo como pensador construtivo da tradição homérica [individualidade poética aparece de modo evidente]
-
A força do poeta brota da vontade de atingir a essência das coisas [seus fundamentos]; vontade de saber que tudo renova
-
Foi assim quando Hesiodo teve contato e reconstruiu a tradição homérica
-
Primeiro a popularizar os mitos no contexto social [Prometeu, Pandora e Idades do mundo]
-
Todas as classes sociais possuem o seu próprio tesouro de mitos, não apenas os nobres de Homero!
-
Função do poeta é dizer a verdade de acordo com as leis imutáveis que regem a ordem do mundo = mitos!
-
Na verdade, sabemos dizer mentiras que parecem verdades, mas também sabemos, se o quisermos, revelar a verdade (Hesiodo)
-
Uso paradigmático e exemplar do mito
-
Em Hesiodo, a civilização camponesa sai de seu isolamento e passa a ter voz na ágora dos povos gregos
-
Mesmo que os gregos tenham ido para o lado da polis, o exemplo de Hesiodo como educador orientado ao ideal de trabalho e de justiça permanece
3. ERGA
-
Sabedoria popular prática
-
Experiência imemorial
-
Conhecimento, normas e fórmulas
-
Tradições do campo
-
Elementos culturais dos camponeses
-
Opõem-se totalmente à cultura da nobreza
-
Ética do trabalho mais ligada à vida e à terra
-
Exemplo paterno de Hesiodo, cujo pai foi pobre e migrante
-
Por isso ver com olhos críticos as relações sociais [pathos social]
-
Caráter educativo da vida dos camponeses
-
União de direito e trabalho
4. OS TRABALHOS E OS DIAS
-
Heroísmo da luta silenciosa e tenaz dos trabalhadores com a terra dura, com o solo
-
Deve-se sentir vergonha da pobreza, mas nunca do trabalho
-
Ética do trabalho e da profissão fundamenta-se na ordem natural do mundo
-
A ordem moral e a ordem natural estão juntas e derivam da divindade
-
Tudo o que o ser humano faz ganha unidade e sentido na natureza e nos deuses
5. TEOGONIA
-
Especulação cosmológica e teológica
-
Tendência causal e racional na genealogia completa dos deuses
-
Elementos essenciais de todo concepção mítica da Teogonia:
Terra e Céu separados pelo Caos
Caos [espaço vazio] entre a Terra e o Céu
Eros como a força originária, criadora e animadora do Cosmos
-
O eros de Hesiodo é uma ideia especulativa original e de enorme fecundidade filosófica
-
Dinastia dos deuses e evolução do mundo
-
Concepção sistemática da origem dos deuses, do mundo e da vida humana
-
O sistema mítico é, ao mesmo tempo, um sistema racional, teológico e moral
-
Aparece pela primeira vez Dike
-
Trindade divina e moral das Horas:
Dike = direito
Eunomia = boa ordem
Irene = paz
Ao lado da trindade das Moiras
E da trindade das Cárites
6. MITO - PROMETEU
-
Problemas do cansaço do trabalho e dos sofrimentos dos males da vida humana
-
Que começam quando Prometeu roubou o fogo divino
-
Zeus castigou criando a primeira mulher, Pandora, mãe de toda a humanidade
-
De sua caixa, saíram todos os males da terra
7. MITO - PANDORA
-
Concepção triste e prosaica da mulher como fonte de todos os males
-
Castigo de Zeus a Prometeu
-
Primeira mulher, Pandora, mãe da humanidade
-
Que nasce junto com sua caixa de todos os males da terra
8. MITO - IDADES DO MUNDO
-
Distância entre a atualidade e o mundo de Homero [nostalgia]
-
Ouro, prata, bronze, heróis e semideuses e ferro = seres humanos melhores sem trabalho e sem dor
-
Processo de degeneração humano
-
Não reflexão
-
Não temor aos deuses
-
Não paz
-
Não justiça
-
Não amizade, fraternidade
9. MITO - FALCÃO E ROUXINOL
-
O falcão arrebata o rouxinol cantor
-
Falcão leva o rouxinal nas garras
-
Ainos = fábulas com animais no pensamento popular
-
Função análoga ao paradigma exemplar mítico
-
Sentido pedagógico de advertência ou conselho
-
Diferença/semelhança entre seres humanos e animais
-
Os animais podem devorar-se uns aos outros [sem direito], mas os seres humanos não [com direito]!
-
O direito situa-se no centro de uma vida humana e de uma vida social melhores! [Zeus e Dike]
10. DIREITO
-
Hesiodo como o profeta do direito e da justiça
-
Processo de herança
-
Hesiodo X Perses
-
Luta entre a força [poder, ambição, abuso] e o direito manifesta-se no processo
-
Pessimismo, realismo, descontentamento e desconfiança dos camponeses com relação ao direito e à própria vida [misérias e necessidades!]
-
Idade do ferro e subversão do direito e da moral
-
Aidos [dever] e Nêmesis [sanção] voltam ao Olimpo, deixando sofrimentos e discórdias
-
Pela primeira vez o ideal, a ideia do direito
-
Luta pelos direitos contra nobreza
-
Hesiodo usa pela primeira vez a primeira pessoa na sua narração [pretensão de guia-profeta da comunidade por meio deo conhecimento]
-
Hesiodo é o primeiro poeta grego que fala do seu ambiente real e em primeira pessoa!
-
Maldiz a injustiça e bendiz o direito
-
Os deuses e Zeus amparam a justiça contra juízes corruptos e senhores poderosos e abusivos
-
Interessante notar que Hesiodo não fala no resultado do processo em nenhum lugar, pois o fato concreto e real do processo jurídico não afeta sua finalidade artística e didática
-
Um processo real, com influências morais e religiosas, que tomou em Hesiodo a forma artística poética para torná-lo mais eficaz com efeitos dramáticos
-
Hesiodo apresenta um simples acontecimento civil da ação judicial como uma luta entre os poderes do céu e da terra pelo triunfo da justiça
-
Hesiodo eleva um caso real da vida à uma verdadeira epopeia [formulação geral, universal]
-
Éris ruim = guerra, luta, conflito
-
Éris boa = arete do trabalhador simples = morada nas raízes da terra e move ao trabalho, ao esforço honesto e ao cuidado da própria subsistência [paz]
-
O direito situa-se no centro de uma vida humana e de uma vida social melhores! [Zeus e Dike]
11. FUNDAMENTO DA EDUCAÇÃO
-
É possível ensinar a arete?
-
Questão fundamental de toda educação
-
Só é inútil aquele que não descobre por si mesmo nem aceita no seu coração a doutrina do outro
-
Estar disposto a deixar-se guiar caso não seja capaz de conhecer por si próprio
-
Fundamento primeiro [arché] de toda doutrina moral e pedagógica
-
A ética, os valores, as virtudes, a justiça, enfim, são coisas que, sim, podem ser ensinadas e transmitidas!
-
É possível que outro nos ajude a encontrar nosso caminho no mundo!
JAEGER, Werner.
Paideia: a formação do homem grego
. 4.ed.
São Paulo, Martins Fontes, 2001.
HESIODO E A VIDA DO CAMPO, p.85-105