PLANO DE ATIVIDADE
# CRONOGRAMA
# PRÓXIMA ENCONTRO 08 DE OUTUBRO
# APRESENTAÇÃO DE HOJE MARCO AURÉLIO
# PRÓXIMA LEITURA: IMPRESSÕES SOBRE A RÚSSIA SOVIÉTICA E O MUNDO REVOLUCIONÁRIO, P.71-119
# PRÓXIMA APRESENTAÇÃO: MARCO AURÉLIO, LUCIEL E LÁZARO
# SEMANA ACADÊMICA: INSCRIÇÕES ATÉ 04 DE OUTUBRO
# REGRAS AQUI₊
# RESUMO (MODELO AQUI)₊
# PRESENTES: EDIVALDO, FABRICIO, IEDA, LAZARO, LUCIEL, MARCO AURELIO, RAYLANNE, ROSANA
# FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
# EDUCAÇÃO E RÚSSIA
# ESCOLA NOVA ATIVA NA RÚSSIA
# CONTEXTO DE GUERRAS
# LÊNIN E STALIN
# PENSADORES RUSSOS: KRUPSKJA, PISTRAK, LUNATCHARSKI, MAKARENKO, VIGOTSKI...
# DEWEY E VIAGENS (CONSULTORIAS E PESQUISA)
# IMPORTÂNCIA GEOPOLÍTICA E EDUCACIONAL
# VIAGEM PARA RÚSSIA
# COMO É O LIBERALISMO EM OUTROS PAÍSES?
# IMPRESSÕES E LUTA CONTRA OS PRÓPRIOS PRECONCEITOS E ILUSÕES
# PROPAGANDA ANTICOMUNISTA x CIENTIFICIDADE, VERDADE
# CATOLICISMO x MATERIALISMO, SOCIALISMO E COMUNISMO
# FEUERBACH
# MARX
# LÊNIN
# DEWEY COMO VERDADEIRO CIENTISTA
# BUSCA DE NOVAS PEDAGOGIAS
# CULTURA, TRABALHO E EDUCAÇÃO
# CULTURA COMO NOVO SENSO COMUM, NOVA MENTALIDADE POPULAR E COLETIVA
# TRABALHO, COOPERAÇÃO, LIBERDADE E PARTICIPAÇÃO POLÍTICA
# EDUCAÇÃO, PROFESSORES, CURRÍCULOS, POLÍTICA
# RÚSSIA NÃO APENAS DESDE O PONTO DE VISTA POLÍTICO, ECONÔMICO OU SOCIAL
# MAS TAMBÉM SOB O PONTO DE VISTA PSÍQUICO, MORAL, DA ATITUDE, DA VIDA, DA EXPERIÊNCIA
# CONTRA O DETERMINISMO ECONÔMICO NA INTERPRETAÇÃO DA REVOLUÇÃO RUSSA
# DEWEY FILÓSOFO, CIENTISTA, TEÓRICO, PEDAGOGO
# CONTEXTO DE NASCIMENTO DAS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
# PSICOLOGIA, SOCIOLOGIA, FILOSOFIA, PEDAGOGIA, POLÍTICA, DEMOCRACIA
# NA RÚSSIA, ELE TINHA 70 ANOS!
# QUAL EPISTEMOLOGIA?
# LIBERAL
# ATIVA
# W. JAMES
# DEWEY
# MONTESSORI
# CLAPAREDE
# FERRIERE
# EXPERIÊNCIA
# BIOLOGIA
# PSICOLOGIA
# FUNCIONALISMO
# QUAL RÚSSIA?
# TOLSTOI COMO TEÓRICO DA LIBERDADE E DA EXPERIÊNCIA
# MARXISTA?
# SOCIALISTA?
# COMUNISTA?
# KRUPSKJA
# PISTRAK
# LUNATCHARSKI
# MAKARENKO
# VIGOTSKI
# ANALFABETISMO
# EDUCAÇÃO POLÍTICA
# CULTURA NACIONAL
# QUAIS IMPRESSÕES?
# NOVA CULTURA
# NOVO TRABALHO
# NOVA EDUCAÇÃO
# TUDO ISSO NA ESCOLA
# COMO "BRAÇO DA REVOLUÇÃO"
# PROPAGAR
# DOUTRINAR
# AUTONOMIA
# LIBERDADE
# INDEPENDÊNCIA
# PARTICIPAÇÃO
# ESCOLA DIALÉTICA
# COMO LUGAR DO MOVIMENTO E DA CONTRADIÇÃO
# A FUNÇÃO DO BOLCHEVISMO É ANULAR A SI MESMO
# NA FILOSOFIA MARXISTA DA HISTÓRIA
# CONCEPÇÃO ABSOLUTISTA E METAFÍSICA
# LINEARIDADE E EVOLUTIVIDADE DA HISTÓRIA
# LENINGRADO MOSTRA O CAMINHO
# DEWEY ATORDOADO E COM DIFICULDADES DE INTERPRETAÇÃO
# EM RAZÃO DA DIFICULDADE DE INTERPRETAR A REALIDADE DIANTE DOS PRECONCEITOS
# A REVOLUÇÃO BOLCHEVIQUE SERIA MUITO MAIS RICA DO QUE A DES-INFORMAÇÃO ANTICOMUNISTA NO CONTEXTO DA III INTERNACIONAL (PARTIDO, GUERRA E SOCIAL-DEMOCRACIA)
# DEWEY AINDA É LIBERAL
# POR ISSO DÁ ÊNFASE NO INDIVÍDUO E NA ATITUDE DOS MESMOS DIANTE DA REVOLUÇÃO
# DÁ ÊNFASE NA VIDA, NO CORAÇÃO, NA MENTE, NA CULTURA, NO TRABALHO, NA EDUCAÇÃO,NA ESCOLA
# ÊNFASE NO MODO DE VIVER [CULTURA] RUSSO
# PERGUNTAS "NATURAIS" E "INOCENTES" DE UM CAPITALISTA NA RÚSSIA
# CONTRA A DES-INFORMAÇÃO PRECONCEITUOSA SOBRE A RÚSSIA, DEWEY PROPÕE UM "MÉTODO"
# DATAR, CONTEXTUALIZAR, DIFERENCIAR, LOCALIZAR
# ESPANTO DE DEWEY DIANTE DE UMA CASA DE CULTURA POPULAR
# PERGUNTA POR QUE ISSO EXISTE NA RÚSSIA E NÃO NOS ESTADOS UNIDOS?
# O QUE ESSA "PERGUNTA NATURAL E INOCENTE" SIGNIFICA? DIZ ELE NÃO SABER!
# INFORMAÇÃO E DESINFORMAÇÃO: DISCUSSÃO MAIS DO QUE ATUAL (FAKE NEWS)
# SENSO COMUM, PRECONCEITOS E IDEOLOGIA
# TODO INFORMAÇÃO É IDEOLÓGICA!
# NÃO EXISTE INFORMAÇÃO NEUTRA!
# EXEMPLO DA DESINFORMAÇÃO: JULGAMENTO SACCO E VANZETTI₊
# EXTREMO 1 = LIBERALISMO TRADICIONAL
# EXTREMO 2 = SOCIALISMO TRADICIONAL
# NO MEIO = DEWEY, CONTRA LIBERALISMO TRADICIONAL, CONTRA SOCIALISMO TRADICIONAL
# DESCONFIAR DOS RÓTULOS FÁCEIS: DEWEY LIBERAL, DEWEY MARXISTA!
# CONTRA O LIBERALISMO TRADICIONAL, OS ORIGINALISTAS NORTE-AMERICANOS
# CONTRA O SOCIALISMO TRADICIONAL, AS ORIGENS COLETIVAS DAS REVOLUÇÕES
# DIANTE DA LUTA ENTRE INFORMAÇÃO E DESINFORMAÇÃO IDEOLÓGICA, O QUE NOS RESTA FAZER?
# SER CRÍTICO = OUSAR PENSAR = FILOSOFAR = QUESTIONAR
# DATAR, CONTEXTUALIZAR, DIFERENCIAR, LOCALIZAR = SOCIOLOGIZAR
# PESQUISAR MÁXIMO DE FONTES POSSÍVEIS
# DEWEY É EXEMPLO DISSO: CONSTANTE QUESTIONAMENTO E PESQUISA
# DEWEY É EXEMPLO DISSO TAMBÉM POR ESTAR NA COMISSÃO INTERNACIONAL SOBRE TROTSKI
# O QUE LEMOS, OUVIMOS, DIZEMOS, DECIDIMOS, PESQUISAMOS É UM OBSTÁCULO OU UM INCENTIVO ÀS MUDANÇAS-TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS?
# CATOLICISMO E SOCIALISMO
# RELAÇÃO COMPLICADA
# EXISTE UMA TERCEIRA VIA?
# TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO?
# IMPORTÂNCIA DE SOCIOLOGIZAR
# PRIMEIRO, NEGAÇÃO
# SEGUNDO, APROXIMAÇÃO (EXEMPLO BENJAMIN)
# TERCEIRO, MISTURA (TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO)
# SOCIALISMO COM RELIGIÃO
# COMUNISMO SEM RELIGIÃO
# RESPEITO COM MEMÓRIA RELIGIOSA
# PRESERVAR A CULTURA E O TRABALHO
# VÁRIOS SOCIALISMO, DESNTRE ELES O RELIGIOSO
# DEWEY É UM REVOLUCIONÁRIO?
# SIM, UM REVOLUCIONÁRIO CULTURAL, EDUCACIONAL, POLÍTICO, DEMOCRÁTICO!
# COMO TODO TEORIA EDUCACIONAL, PEDAGÓGICA, DIDÁTICA, CURRICULAR, TEM UM IDEAL DE SER HUMANO!
# SER HUMANO LIVRE E ABERTO PARA EXPERIENCIAR, TROCAR E COMPARTILHAR EXPERIÊNCIAS!
001 - 11SET - MARCO - DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO, CAPS. 1,2,7,8 - LUCIEL, IEDA, LARISSA₊
003 - 08OUT - MARCO - IMPRESSÕES SOBRE A RÚSSIA SOVIÉTICA E O MUNDO REVOLUCIONÁRIO, P.71-119 - MARCO, LUCIEL, LÁZARO
004 - 22OUT - FABRICIO - CAP.1, MARXISMO
005 - 12NOV - FABRICIO - CAP.2, MARXISMO
006 - 26NOV - FABRICIO - CAP.3, MARXISMO
007 - 10DEZ - FABRICIO - CAP.4, MARXISMO