PLANO DE AULA
# GRUPO DE PESQUISA, PRÓXIMO ENCONTRO 24SET
# SEMANA ACADÊMICA, REGRAS AQUI₊
# SEMANA ACADÊMICA, MODELO DE RESUMO AQUI₊
# REVISÃO
# LEITURA AULA 007, CAP. 6, P. 109-120
# PARTICIPAÇÕES E TRABALHO
# SENSO COMUM
# REPRODUÇÃO
# NEGAÇÃO DO PENSAR
# CIÊNCIAS
# PRODUÇÃO
# INÍCIO DO PENSAR
# ARTES
# CRIAÇÃO
# EXPRESSAR O SENTIR
# FAZER PENSAR
# FILOSOFIA
# REFLEXÃO
# APROFUNDAR (FUNDO - FUNDAR - FUNDAMENTAR) O PENSAR
# TEOLOGIA
# SALVAÇÃO
# ALÉM DO PENSAR
# FÉ
# DEFINIÇÃO DE FILOSOFIA
# BUSCA
# AMIZADE
# FUNDAMENTO
# RACIONAL
# TUDO
# AULA 001₊
# QUESTIONÁRIO
# "a filosofia é a ciência com a qual ou sem a qual o mundo continua tal e qual"
# significativa para a vida humana porque é a manifestação mais significativa da vida humana
# ação [pedagógica] com sentido-significado-valor fundamental [filosofia]
# ação (pedagógica) tem uma reflexão (filosófica)
# poder político e filosofia
# método do filosofar
# filosofia e compreensão da educação - pedagogia - didática
# quem não pensa é pensado
# a natureza humana é pensar [poder - dever - direito]
# AULA 002₊
# SENTIDOS DA EDUCAÇÃO
# EDUCAÇÃO REDENTORA
# EDUCAÇÃO REPRODUTORA
# EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA
# COMO OS SOCIÓLOGOS INTERPRETAM A SOCIEDADE?
# AULA 003₊
# CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS
# FILOSOFAR
# SOCIOLOGIZAR
# EDUCAR
# ESCOLA COMO LOCAL DO FILOSOFAR E DO EDUCAR
# CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA LIBERAL TRADICIONAL - REDENTORA
# CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA LIBERAL NOVA
# CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA LIBERAL NÃO-DIRETIVA
# CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA LIBERAL TECNICISTA
# CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA PROGRESSISTA - TRANSFORMADORA
# CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA PROGRESSISTA LIBERTADORA
# CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA PROGRESSISTA LIBERTÁRIA
# CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA PROGRESSISTA CRÍTICA
# AULA 004₊
# ESCOLA MEDIADORA (CONCEPÇÃO CRÍTICA)
# GRUPO DOMINANTE E SABERES DOMINANTES
# ESCOLA EXCLUDENTE E VIOLENTA
# PEDAGOGIA CRÍTICA = MUDAR E TRANSFORMAR TAL REALIDADE EXCLUDENTE
# TRANSMISSÃO + ASSIMILAÇÃO = SENTIDO
# DO SENSO COMUM À REFLEXÃO FILOSÓFICA
# FILOSOFAR = EDUCAR = CONVERTER E MUDAR
# TOMAR DISTÂNCIA, SAIR DA CAVERNA, PARA TUDO E PENSAR EM TUDO
# AULA 005₊
1 - 12AGO - AULA INAUGURAL OK!
2 - 19AGO - INTRODUÇÃO, CAP.1 OK!
3 - 26AGO - CAP.2 OK!
4 - 02SET - CAP.3 OK!
5 - 09SET - CAP.4 OK!
6 - 16SET - CAP.5 OK!
7 - 23SET - CAP.6
8 - 30SET - CAP.7
9 - 07OUT - PROVA 1
10 - 14OUT - CAP.8
11 - 21OUT - CAP.9
12 - 28OUT - CAP.10
13 - 04NOV - TEXTO A DEFINIR SOBRE FILOSOFIA BRASILEIRA
14 - 11NOV - TEXTO A DEFINIR SOBRE FILOSOFIA BRASILEIRA
15 - 18NOV - TEXTO A DEFINIR SOBRE FILOSOFIA BRASILEIRA
16 - 25NOV - TEXTO A DEFINIR SOBRE FILOSOFIA BRASILEIRA
17 - 02DEZ - PROVA 2
18 - 09DEZ - EXAME FINAL
REGRAS
# Individual.
# Manuscrito.
# Entregar na aula 007, 23 de setembro
QUESTÃO 1
Qual dos passos do método do filosofar o autor utiliza nesse capítulo para pensar o senso comum pedagógico do cotidiano escolar e docente?
QUESTÃO 2
O que significa o senso comum como um modo de compreender e de ver o mundo?
QUESTÃO 3
O que significa o senso comum como um conjunto de explicações míticas que ordenam, organizam e dão sentido ao mundo?
QUESTÃO 4
Qual a relação do senso comum com os costumes e com o acostumar-se?
QUESTÃO 5
Quais as características da "verdade" assumida e reproduzida pelo senso comum?
QUESTÃO 6
Quais as características do "bom senso", que o autor contrapõe ao senso comum e por que aquele não é efetivo no combate à permanência deste?
QUESTÃO 7
Quais são os elementos que compõem o senso comum pedagógico?
QUESTÃO 8
Como o senso comum pedagógico explica o educador, o educando e a relaçao de conhecimento ente ambos?
QUESTÃO 9
Como o senso comum pedagógico explica os conteúdos e o material didático?
QUESTÃO 10
Como o senso comum pedagógico explica os métodos de ensino?