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10.10.19

GEPHEM - A LEI É PENSAR O EDUCAR - 20192 - ENCONTRO 004


PLANO DE ATIVIDADE
# CRONOGRAMA
# PRÓXIMA ENCONTRO 29 DE OUTUBRO
# APRESENTAÇÃO DE HOJE MARCO AURÉLIO E LUCIEL
# PRÓXIMA LEITURA: MARXISMO, INTRODUÇÃO E CAPÍTULO 1
# PRÓXIMA APRESENTAÇÃO: FABRICIO, IEDA, RAYLANNA
# SEMANA ACADÊMICA PRÓXIMA SEMANA
# OFICINA DO PROF. FABRICIO ZANIN E MARCO AURÉLIO "FILOSOFIA DO DIREITO E DA EDUCAÇÃO: a lei é pensar o educar." RESUMO AQUI
# NOVO CALENDÁRIO DE ENCONTROS
# PRESENTES: EDIVALDO, FABRICIO, IEDA, LUCIEL, MARCO AURELIO, RAYLANNE, ROSANA


# Citação de Dewey
# "Outra impressão ocorreu em uma visita não oficial há uma Casa de Cultura Popular.

Ela era um belo e novo edifício que custou dois milhões de dólares equipado com um grande teatro, quatro salas menores de montagem, cinquenta salas para reuniões de clube, recreação e jogos, sedes dos sindicatos, rodeado atividades de lazer, frequentado, todas as noites em média por cinco mil pessoas.

Ela não foi criada e nem era controlada pelo governo russo, mas sim, pelos esforços voluntários dos sindicatos, tributando dois por cento do salário de seus filiados para custear o funcionamento dessas instalações.

A Casa é dotada de pessoal e gerida por representantes eleitos.

Tive uma dolorosa impressão ao compará-la com aquelas similares em meu país, especialmente no que se referiu às atitudes dos seus trabalhadores e à qualidade quase que filantrópica de empresas similares nos Estados Unidos.

É verdade que esta Casa não tem nenhuma ligação intrínseca e necessária com a teoria e prática comunista.

Porém, algumas questões me incomodam.

Porque não existe em qualquer grande centro industrial moderno tal qual Chicago ou New York, mas sim em Leningrado uma Casa com tal envergadura.

Ela existe em uma sociedade supostamente controlada por um Estado Rígido com base em uma teoria dogmática, como prova da vitalidade da iniciativa voluntária organizada e esforço cooperativo.

O que isto significa?

Se soubesse a resposta, talvez, seria o primeiro passo para compreender o que realmente acontece na Rússia Soviética". (2016, p.69-70)


# A resposta para essa pergunta crítica pelo significado e pelo sentido está nos próximos artigos...


# Informações e descrições das cidades russas
# Libertação do passado rumo ao novo
# Preocupação com o futuro a partir da educação
# Nova mentalidade
# Nova ideologia
# Nova vida
# Nova cultura
# Novo trabalho
# Esperança e criatividade
# Liberdade como algo real ou algo a ser construído?

# Conservação da racionalidade e da memória, sem destruições
# Interesse estético

# Ponto de vista educacional das impressões
# Impressões são diferentes de provas
# Negar conclusões equivocadas de outros autores (des-informação e preconceitos)
# Ponto de vista crítico = não é necessário concordar com nossas fontes
# Crítica ao marxismo dogmático
# Crítica ao determinismo econômico
# Crítica às "leis" da evolução histórica e social
# Não só estrutura econômica, mas também superestrutura ideológica
# Pensamento, mentalidade, escola, educação, propaganda
# Muito além do mero sistema escolar
# Toda e qualquer mudança social é também mudança educacional
# Significado do comunismo na vida, na mente, na ideologia
# Importância da noção de transição


# Nova mentalidade, nova ideologia, nova vida, nova escola, nova cultura, novo trabalho: Coletividade X Individualismo
# Escols como "braço ideológico da revolução"
# Tolstoi + Rousseau
# Radicais X Reformadores
# Práticas educacionais progressistas
# Importância da realidade da vida social, da experiência
# Papel construtivo e interventivo da escola
# Método de projeto e Sistema complexo = Currículo na vida e na sociedade, com sentido e significado
# Educação revolucionária pragmática
# Cotribuição e utilidade para a vida, para a sociedade como critérios
# Controle consciente de cada processo educacional = fim social


# Vida social e real na experiência
# Economia + Trabalho + Escola + Sociedade
# Objetivos educacionais, culturais e no trabalho
# Escola do Trabalho
# Participação ativa

# Rússia conseguiu unidade, mas sem uniformidade, com respeito à multiplicidade
# Pensar nas dimensões territoriais e no contexto histórico
# Escola pública e política
# Explicitamente com objetivos políticos
# Cada escola tinha liberdade de adaptar os temas educacionais e os princípios revolucionários ao seu contexto local
# Educação na sociedade e na vida, na experiência
# Autoadministração
# Autodisciplina
# Autoorganização
# Liberdade coletiva
# A mentalidade egoísta e privada do capitalismo distancia a escola da sociedade e da vida
# Escola mais qualitativa do que quantitativa

# Conclusão de Dewey?
# A URSS foi influenciada pela escola progressista dos EUA
# Foi onde a escola progressista foi melhor incorporada!
# Muito paradoxal!!!


# A importância das impressões são mais psicológicas, morais, intelectuais, de pensamento e de mentalidade do que meramente econômicas
# O futuro do experimento revolucionário depende da superação de dois dogmas fanáticos e absolutistas
# Primeiro, burguês, capitalista, privado
# Segundo, marxista dogmático (coletivismo e leis sociais e históricas evolutivas, deterministas)
# Além desses dois extremos está o experimento
# O que vai acontecer com o experimento depende de alguns desafios
# Desafio da democracia
# Desafio da liberdade
# Os dogmas estão em constante conflito com o experimento

# Para resolver o conflito, educação!
# Criatividade
# Estética
# Esperança
# Libertação da existência, da vida, da cultura, da mentalidade

# Valor do experimento sem desinformação
# Valor do experimento por tentr fazer algo diferente
# Valor do experimento por tentar ir além da caverna
# Tentar o diferente


# " (...) organização das escolas através das condições e necessidades locais.

A Educação Soviética não confundiu unidade com uniformidade; pelo contrário, a centralização é limitada e incentivada por meio dos objetivos educacionais em questão.

Cada província tem sua própria escola experimental que complementam seus estudos nas estações experimentais federais por meio da investigação dos recursos materiais locais, visando adaptar o trabalho da escola para os seus alunos.

O princípio fundamental do método adotado oficialmente é que, em cada tema, o trabalho dos alunos começa com a observação de seu próprio ambiente natural e social.

(O melhor museu de materiais naturais e sociais para fins pedagógicos que já vi está no centro do país, fora de Leningrado, construído com base em uma exposição completa da fauna, flora, mineralogia, etc., antiguidades locais e história, acessado pelos alunos através de excursões sob a direção de seus professores).

O objetivo de relacionar a educação com a vida social é exemplificado no trabalho educativo feito com as populações minoritárias da Rússia compostas por cerca de cinquenta nacionalidades diferentes.

O princípio da autonomia cultural subjacente à federação política foi transformado em uma realidade nas escolas.

Antes da Revolução, a maioria das populações minoritárias russas era composta por um número considerável de analfabetos que não tinham acesso às escolas.

Em cerca de dez anos, houve um movimento na Rússia voltado para a produção de livros didáticos que foram adaptados ao ambiente local e escritos em língua nativa, mudança de hábitos produtivos e a introdução de um sistema escolar por meio da mobilização dos esforços de antropólogos e linguistas.

Além dos resultados educacionais imediatos e, tendo em vista as crenças não comunistas da maioria dessas populações, é impressionante como a ideia de que o escrupuloso respeito pela independência cultural característica do regime soviético é uma das principais causas de sua estabilidade.

Indo além, pode-se dizer que a liberdade de motivação social sem qualquer preconceito racial característico do regime, é um dos maiores ativos da propaganda bolchevique entre os povos asiáticos.

A maneira mais eficaz para neutralizar a influência da propaganda ocidental sobre a inferioridade dos povos asiáticos é ressaltar a tese bolchevique à qual no capitalismo a exploração imperialista e o preconceito racial são tão unidos e inseparáveis que o único alívio dos povos nativos para resistir a esses preceitos reside na adoção do comunismo sob os auspícios russos.

(...) Um educador burguês invejaria a função do professor na revolução bolchevique como parceiro do desenvolvimento social do seu país.

Talvez, questionaria se esta parceria só é possível em um país onde a indústria é pública e não uma empresa privada; pode não encontrar nenhuma resposta a essa pergunta, mas, com certeza, a lembrança de que a educação pode ser de outra forma servirá como estímulo para abrir seus próprios olhos". (2016, p.100-103)


# Rússia mais democrática que a maior de todas as democracias?
# Respeito à minorias, multiplicidade e diversidade
# Como 1% do partido consegue impor o dogma marxista ao restante de 99% da população?
# Força?
# Violência?
# Física?
# Simbólica?



# Mentalidade?
# Consciência?
# Pessoa?
# Indivíduo?
# Ser humano?
# Sociedade?
# Cultura?
# História?
# E a escola?
# Qual o futura do experimento?
# Qual o sentido de tudo isso para nós hoje?


# "Tenho a impressão que a maneira mais simples e útil de olhar para o que agora acontece na Rússia é entendê-la como um grande experimento psicológico voltado a transformar todos os motivos que inspiram a conduta humana" (2016, p.110).


# "(...) a mais rica experiência da atualidade, embora seja franco em afirmar, por razões egoístas, minha preferência em vê-la ocorrer na Rússia do que nos Estados Unidos" (2016, p.110).
# Proximidade entre as experiências da revolução americana (originalistas pais fundadores) e da revolução russa.

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