░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░






░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░





░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░


1.10.19

AULA 007- FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO - 20192


PLANO DE AULA
# GRUPO DE PESQUISA
# SEMANA ACADÊMICA REGRAS E RESUMOS
# REVISÃO
# PROVA 1, AULA 9, 07 OUT
# LEITURA AULA 11, CAP. 7
# PARTICIPAÇÕES E TRABALHOS

# SENSO COMUM
# REPRODUÇÃO
# NEGAÇÃO DO PENSAR

# CIÊNCIAS
# PRODUÇÃO
# INÍCIO DO PENSAR

# ARTES
# CRIAÇÃO
# EXPRESSAR O SENTIR
# FAZER PENSAR

# FILOSOFIA
# REFLEXÃO
# APROFUNDAR (FUNDO - FUNDAR - FUNDAMENTAR) O PENSAR

# TEOLOGIA
# SALVAÇÃO
# ALÉM DO PENSAR
# FÉ

# DEFINIÇÃO DE FILOSOFIA
# BUSCA
# AMIZADE
# FUNDAMENTO
# RACIONAL
# TUDO
# AULA 001

# QUESTIONÁRIO
# "a filosofia é a ciência com a qual ou sem a qual o mundo continua tal e qual"
# significativa para a vida humana porque é a manifestação mais significativa da vida humana
# ação [pedagógica] com sentido-significado-valor fundamental [filosofia]
# ação (pedagógica) tem uma reflexão (filosófica)
# poder político e filosofia
# método do filosofar
# filosofia e compreensão da educação - pedagogia - didática
# quem não pensa é pensado
# a natureza humana é pensar [poder - dever - direito]
# AULA 002

# SENTIDOS DA EDUCAÇÃO
# EDUCAÇÃO REDENTORA
# EDUCAÇÃO REPRODUTORA
# EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA
# COMO OS SOCIÓLOGOS INTERPRETAM A SOCIEDADE?
# AULA 003

# CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS
# FILOSOFAR
# SOCIOLOGIZAR
# EDUCAR
# ESCOLA COMO LOCAL DO FILOSOFAR E DO EDUCAR
# CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA LIBERAL TRADICIONAL - REDENTORA
# CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA LIBERAL NOVA
# CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA LIBERAL NÃO-DIRETIVA
# CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA LIBERAL TECNICISTA
# CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA PROGRESSISTA - TRANSFORMADORA
# CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA PROGRESSISTA LIBERTADORA
# CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA PROGRESSISTA LIBERTÁRIA
# CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA PROGRESSISTA CRÍTICA
# AULA 004

# ESCOLA MEDIADORA (CONCEPÇÃO CRÍTICA)
# GRUPO DOMINANTE E SABERES DOMINANTES
# ESCOLA EXCLUDENTE E VIOLENTA
# PEDAGOGIA CRÍTICA = MUDAR E TRANSFORMAR TAL REALIDADE EXCLUDENTE
# TRANSMISSÃO + ASSIMILAÇÃO = SENTIDO
# DO SENSO COMUM À REFLEXÃO FILOSÓFICA
# FILOSOFAR = EDUCAR = CONVERTER E MUDAR
# TOMAR DISTÂNCIA, SAIR DA CAVERNA, PARA TUDO E PENSAR EM TUDO
# AULA 005

# SENSO COMUM PEDAGÓGICO x FILOSOFAR
# SENSO COMUM E BOM SENSO
# ELEMENTOS DO SENSO COMUM
# SENSO COMUM DO EDUCADOR
# SENSO COMUM DO EDUCANDO
# SENSO COMUM DA RELAÇÃO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
# SENSO COMUM E MATERIAL DIDÁTICO
# SENSO COMUM E CONTEÚDOS
# SENSO COMUM E MÉTODOS DE ENSINO
# AULA 006

LIVRO

1 - 12AGO - AULA INAUGURAL OK!

2 - 19AGO - INTRODUÇÃO, CAP.1 OK!

3 - 26AGO - CAP.2 OK!

4 - 02SET - CAP.3 OK!

5 - 09SET - CAP.4 OK!

6 - 16SET - CAP.5 OK!

7 - 23SET - CAP.6 OK!

8 - 30SET - REVISÃO PARA PROVA 1

9 - 07OUT - PROVA 1

10 - 14OUT - SEMANA ACADÊMICA

11 - 21OUT - CAP.7

12 - 28OUT - CAP.8

13 - 04NOV - CAP.9

14 - 11NOV - CAP.10

15 - 18NOV - TEXTO A DEFINIR SOBRE FILOSOFIA BRASILEIRA

16 - 25NOV - TEXTO A DEFINIR SOBRE FILOSOFIA BRASILEIRA

17 - 02DEZ - PROVA 2

18 - 09DEZ - EXAME FINAL


# PARTES DO FILOSOFAR 1 [AULAS]
# 1 INVENTARIAR
# 2 CRITICAR
# 3 RECONSTRUIR



# PARTES DO FILOSOFAR 2 [GERD BORNHEIM]
# 1 ADMIRAÇÃO INGÊNUA = DOGMATISMO
# 2 EXPERIÊNCIA NEGATIVA
# 3 CONVERSÃO FILOSÓFICA



# COMENTÁRIOS DAS PARTES DO FILOSOFAR
# 1 INVENTARIAR A ADMIRAÇÃO INGÊNUA DOGMÁTICA
# - RELAÇÃO COM O MUNDO
# - RELAÇÃO COM OS OUTROS
# - RELAÇÃO CONSIGO MESMO
# - RELAÇÃO COM A TRADIÇÃO
# - FECHAMENTO, REDUÇÃO, RESTRIÇÃO DE TUDO

# 2 EXPERIÊNCIA NEGATIVA CRÍTICA
# - QUESTIONAMENTO
# - VOLTAR?
# - MANTER?
# - MUDAR?
# - NEGAÇÃO, DESTRUIÇÃO E DESCONSTRUÇÃO DE TUDO
# - NADA RESTA

# 3 CONVERSÃO FILOSÓFICA RECONSTRUTIVA
# - AFIRMAÇÃO, ABERTURA, CONSTRUÇÃO DE TUDO
# - TUDO POSSÍVEL
# - TUDO MELHOR
# - TUDO BEM, TUDO BOM
# - FILOSOFAR!

QUESTÃO 1
Qual dos passos do método do filosofar o autor utiliza nesse capítulo para pensar o senso comum pedagógico do cotidiano escolar e docente?

PRIMEIRO PASSO DO FILOSOFAR
INVENTARIAR
OS SENTIDOS
OS SIGNIFICADOS
AS FINALIDADES
QUE ORIENTAM AS AÇÕES ESCOLARES DA PRÁTICA DOCENTE
FINALIDADES IMPLÍCITAS - INCONSCIENTES - SENSO COMUM
FINALIDADES EXPLÍCITAS - CONSCIENTES - CRÍTICA

QUESTÃO 2
O que significa o senso comum como um modo de compreender e de ver o mundo?

SITUAÇÃO SOCIAL
SITUAÇÃO CULTURAL
SITUAÇÃO HISTÓRICA
MODOS DE SER
MODOS DE VER
MODOS DE PENSAR
MODOS DE CONHECER
MODOS DE COMPREENDER
MODOS DE AGIR
MODOS DE ORGANIZAR
FRAGMENTAÇÃO
CONTRADIÇÃO
INSCONSCIENTE
IMPLÍCITO
"OUVIR DIZER"
"SEMPRE ASSIM"

QUESTÃO 3
O que significa o senso comum como um conjunto de explicações míticas que ordenam, organizam e dão sentido ao mundo?

VALORES
PADRÕES
COSTUMES
TODO MUNDO PENSA
TODO MUNDO FAZ
TODO MUNDO DIZ
MITO SÓ E MITO PARA QUEM SABE QUE O MITO É MITO
PARA QUEM NÃO SABE QUE O MITO É MITO, O MITO É VERDADE
MITOS EXPLICAM TUDO O QUE EXISTE
MITOS = SOCIEDADE, RELIGIÃO, ECONOMIA, POLÍTICA, DIREITO, ÉTICA, TRABALHO, FAMÍLIA, NATUREZA, ETC.

QUESTÃO 4
Qual a relação do senso comum com os costumes e com o acostumar-se?

OS COSTUMES PENETRAM EM NÓS A TAL PONTO QUE NOS ACOSTUMAMOS
REPRODUÇÃO SEM PENSAR
REPRODUÇÃO SEM QUESTIONAR
A PARTIR DOS COSTUMES E DO ACOSTUMAR-SE, TUDO GANHA SENTIDO
TUDO GANHA SIGNIFICADO
TUDO É EXPLICADO NO SENSO COMUM
FORMADO AO LONGO DO TEMPO
PELA LINGUAGEM
FRAGMENTAÇÃO
CONTRADIÇÃO
INSCONSCIENTE
IMPLÍCITO

QUESTÃO 5
Quais as características da "verdade" assumida e reproduzida pelo senso comum?

VERDADE DOGMÁTICA = DOGMA
VERDADE AUTORITÁRIA = AUTORIDADE
VERDADE ABSOLUTA = CERTEZA
TOMAR POR VERDADE UMA DETERMINADA INTERPRETAÇÃO DA REALIDADE
INTERPRETAÇÃO DOMINANTE
INTERPRETAÇÃO HEGEMÔNICA
ASSUMIR COMO ALGO "NATURAL"
ASSUMIR COMO ALGO "EXTERNO"
"VERDADE" RECEBIDA, ACOSTUMADA, ASSUMIDA, REPRODUZIDA

QUESTÃO 6
Quais as características do "bom senso", que o autor contrapõe ao senso comum e por que aquele não é efetivo no combate à permanência deste?

NEM TUDO É SENSO COMUM
BOM SENSO
CRÍTICO
QUESTIONAR
APROFUNDAR
DESCOBRIR
UNIDADE x FRAGMENTAÇÃO
COERÊNCIA x CONTRADIÇÃO
CONSCIENTE x INSCONSCIENTE
EXPLÍCITO x IMPLÍCITO
MAIOR E MELHOR VISÃO
MAIOR E MELHOR AÇÃO
SERÁ QUE TEMOS FEITO PERGUNTAS SOBRE OS FUNDAMENTOS DE NOSSAS PRÁTICAS COTIDIANAS ESCOLARES E PEDAGÓGICAS?

QUESTÃO 7
Quais são os elementos que compõem o senso comum pedagógico?

EDUCADOR
EDUCANDO
CONHECIMENTO
CONTEÚDO
MATERIAL DIDÁTICO
MÉTODOS DE ENSINO

QUESTÃO 8
Como o senso comum pedagógico explica o educador, o educando e a relaçao de conhecimento ente ambos?

EDUCADOR
ROTINA DO SENSO COMUM
SENTIDO DOMINANTE
NINGUÉM SE PERGUNTA OU SE PREPARA
REPETIÇÃO SEM INTERROGAÇÃO
REPRODUÇÃO DA "VERDADE"



EDUCANDO
CONTRADIÇÃO ENTRE O QUE OS PROFESSORES QUEREM E FAZEM
EXTREMOS DO QUE OS PROFESSORES QUEREM
ALUNOS MAIS ATIVOS; CRIATIVOS; CAPAZES DE DECIDIR
EXTREMOS DO QUE OS PROFESSORES REPRODUZEM
ALUNOS PASSIVOS; DEPENDENTES; REPRODUTORES



CONHECIMENTO
EXPOSIÇÃO + RETENÇÃO + REPRODUÇÃO
PASSIVIDADE
REPRODUTIVIDADE
DOGMATICIDADE

QUESTÃO 9
Como o senso comum pedagógico explica os conteúdos e o material didático?

EXTREMO 1 = MATERIAL DIDÁTICO COMO "BÍBLIA" ONDE TUDO É "VERDADE"
EXTREMO 2 = MATERIAL DIDÁTICO COMO "FALSIDADE" ONDE TUDO É "MENTIRA"

QUESTÃO 10
Como o senso comum pedagógico explica os métodos de ensino?

"COSTUMES DOCENTES": EXPOSIÇÃO, GRUPOS, TRABALHO DIRIGIDO, DISCUSSÃO ORAL...
SENSO COMUM NA TEORIA E NA METODOLOGIA
COSTUMES NAS REUNIÕES DE PLANEJAMENTO, "SEMPRE A MESMA COISA"


# PRATICIDADE
# SOCIABILIDADE
# HISTORICIDADE
# AÇÃO E TRABALHO
# PARADOXO DO TRABALHO
# POR UM LADO, CRIATIVIDADE QUE LIBERTA
# POR OUTRO LADO, ALIENAÇÃO QUE PRENDE


# HABILIDADES EXIGIDAS
# COMPREENDER E QUESTIONAR REALIDADE
# COMPROMETIMENTO POLÍTICO COM A MUDANÇA PESSOAL E SOCIAL
# CONHECER A ÁREA ESPECÍFICA
# CONHECIMENTO PEDAGÓGICO
# PROFISSIONALISMO x AMADORISMO
# IDENTIDADE PROFISSIONAL


# ADQUIRIR CULTURA, CONHECIMENTO
# ESCOLARIZAÇÃO = CULTURA
# RELAÇÃO DO SER HUMANO COM O CONHECIMENTO E A CULTURA
# RELACIONAR-SE
# JULGAR
# SUPERAR
# CRIAR
# EDUCAR = SOCIOLOGIZAR = FILOSOFAR

Creative Commons License