░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░






░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░





░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░


1.10.19

AULA 007- SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO - 20192


PLANO DE AULA
# GRUPO DE PESQUISA
# SEMANA ACADÊMICA REGRAS E RESUMOS
# REVISÃO
# TRABALHOS AULA 5 E AULA 6
# PROVA 1, AULA 9, 07 OUT
# LEITURA AULA 11, CAP. 7, p. 41-45
# PARTICIPAÇÕES E TRABALHOS

# SUJEITO - OBJETO - MÉTODO
# VERDADE - CONTEXTO - FUNDAMENTO
# SOCIOLOGIA
# EDUCAÇÃO
# AULA 001

# QUESTIONÁRIO
# PRÉ-REQUISITOS DA SOCIOLOGIA
# NASCIMENTO DA SOCIOLOGIA
# PAI DA SOCIOLOGIA
# LEIS DA EVOLUÇÃO SOCIAL DE COMTE
# RENASCIMENTO E SOCIOLOGIA
# BIOLOGIA NA SOCIOLOGIA
# SOCIOLOGIA NA SOCIEDADE MODERNA CAPITALISTA TÉCNICA
# SOCIOLOGIA E PROBLEMAS SOCIAIS DA SOCIEDADE MODERNA CAPITALISTA TÉCNICA
# SOCIÓLOGOS COMO PENSADORES DA REVOLUÇÃO [VOLTAR AO PASSADO, MANTER O PRESENTE, MUDAR O FUTURO]
# SOCIEDADE MODERNA CAPITALISTA TÉCNICA E AS CARACTERÍSTICAS DAS PRIMEIRAS ESCOLAS
# AULA 002

# FUNCIONALISMO
# DURKHEIM
# FATO SOCIAL
# EDUCAÇÃO COMO FATO SOCIAL
# FUNÇÕES SOCIAIS DA EDUCAÇÃO
# COMO OS SOCIÓLOGOS INTERPRETAM A SOCIEDADE
# AULA 003

# MARX
# QUESTIONÁRIO
# PARADIGMA DA REVOLUÇÃO-CONFLITO
# PRIMEIROS SOCIÓLOGOS E MARX
# SOCIEDADE DETERMINA O INDIVÍDUO?
# SOCIEDADE CAPITALISTA E TRABALHO
# MAIS-VALIA, MERCADORIA E ALIENAÇÃO
# DETERMINISMO ESTRUTURAL ECONÔMICO
# MATERIALISMO HISTÓRICO E DIALÉTICO
# ESCOLA NA SUPERESTRUTURA IDEOLÓGICA
# EDUCAÇÃO ESCOLAR COMO HARMONIA OU COMO CONFLITO?
# EDUCAÇÃO ESCOLAR COMO OBSTÁCULO OU COMO FATOR DE MUDANÇA?
# AULA 004

# WEBER
# FILOSOFAR, SOCIOLOGIZAR E EDUCAR
# AÇÃO SOCIAL
# TIPOS DE LEGITIMIDADE DO (S) PODER (ES)
# ESTADO, ORDEM, FORÇA E BUROCRACIA
# ESTADO, ECONOMIA E ESCOLA
# TRABALHO DURKHEIM, MARX E WEBER
# AULA 005

# DEWEY
# CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO LIBERAL ATIVA
# NOVOS PAPEIS PARA ALUNOS E PROFESSORES
# ESCOLA COMO A PRÓPRIA VIDA (EXPERIÊNCIA)
# MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA
# FERNANDO DE AZEVEDO
# ANÍSIO TEIXEIRA
# AULA 006

BARBOSA, Holda Coutinho; ROZA, Fernando Lothario da. Sociologia da Educação I. Apostila EADCON, Unitins, 2007.

1 - 12AGO - AULA INAUGURAL OK!

2 - 19AGO - CAP.1 OK!

3 - 26AGO - CAP.2 OK!

4 - 02SET - CAP.3 OK!

5 - 09SET - CAP.4 OK!

6 - 16SET - CAP.5 OK!

7 - 23SET - CAP.6 OK!

8 - 30SET - REVISÃO PARA PROVA 1 OK!

9 - 07OUT - PROVA 1

10 - 14OUT - SEMANA ACADÊMICA

11 - 21OUT - CAP.7

12 - 28OUT - CAP.8

13 - 04NOV - CAP.9

14 - 11NOV - CAP.10

15 - 18NOV - CAP.11

16 - 25NOV - CAP.12

17 - 02DEZ - PROVA 2

18 - 09DEZ - EXAME FINAL


# DURKHEIM
# FATO SOCIAL
# INTEGRAÇÃO x ANOMIA
# EQUILÍBRIO, ORDEM, FUNÇÃO, FUNCIONAMENTO
# ESCOLA = INTEGRAÇÃO E ORDEM



# MARX
# RELAÇÕES SOCIAIS (ESTRUTURAS)
# TRABALHO, IDEOLOGIA E ALIENAÇÃO
# DESORDEM E REVOLUÇÃO
# ESCOLA E REVOLUÇÃO



# WEBER
# AÇÃO SOCIAL
# PODERES E LEGITIMAÇÃO, LEGITIMIDADE
# BUROCRACIA E TÉCNICA
# ESCOLA, BUROCRACIA E TÉCNICA

QUESTÃO 1
Cite três características da concepção de educação de Dewey.

LIBERAL
NOVA
ATIVA
PRAGMÁTICA
PROGRESSISTA
INSTRUMENTAL
DEMOCRÁTICA

QUESTÃO 2
Quais as características dos alunos e das alunas relevantes na concepção educacional de Dewey?

AUTONOMIA
INICIATIVA
ORIGINALIDADE
COOPERAÇÃO
IGUALDADE
INCLUSÃO

QUESTÃO 3
O que significa a ideia de que a escola não prepara para a vida, mas é a própria vida?

RECONSTRUÇÃO DA EXPERIÊNCIA
COMPARTILHAR EXPERIÊNCIAS
RESSIGNIFICAR EXPERIÊNCIAS
ESCOLA COMO MINIATURA DA SOCIEDADE
SIMPLIFICAR E ORGANIZAR EXPERIÊNCIAS
CONTRA PEDAGOGIA LIBERAL TRADICIONAL DE PREPARAÇÃO PARA A VIDA

QUESTÃO 4
Cite 5 características da educação presentes no Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova.

OBRIGATÓRIA
GRATUITA
ESTATAL
LEIGA
ÚNICA
PARA TODOS
URBANIZAÇÃO
INDUSTRIALIZAÇÃO
ADAPTAÇÃO

QUESTÃO 5
O que significa o paradigma do consenso na concepção educacional de Fernando de Azevedo?

INFLUÊNCIA DE DURKHEIM E DEWEY
HOMOGENEIDADE
ORDEM
ORGANIZAÇÃO
EQUILÍBRIO
DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO

QUESTÃO 6
Para Azevedo, o que significa a educação como "grande ideal orientador"?

IDEAL DE SER HUMANO
IDEAL DE FORMAÇÃO DO SER HUMANO
IDEAL DE VIDA PARA O SER HUMANO
IDEAL DE NAÇÃO PARA O SER HUMANO

QUESTÃO 7
Qual a função da universidade para Azevedo?

ADAPTAÇÃO SOCIAL
INTEGRAÇÃO SOCIAL
EVOLUÇÃO SOCIAL

QUESTÃO 8
O que significa, para Teixeira, o dualismo educacional brasileiro?

MANUTENÇÃO DA DESIGUALDADE SOCIAL
DESIGUALDADE EDUCACIONAL
UMA ESCOLA PARA DOMINANTES
OUTRA ESCOLA PARA DOMINADOS
PERPETUAÇÃO DE PRIVILÉGIOS E DESIGUALDADES

QUESTÃO 9
Qual concepção tem Teixeira sobre a educação das classes populares?

ESCOLA PARA TODOS
AUMENTO DE PRODUTIVIDADE
AUMENTO DO NÍVEL DE VIDA DAS CLASSES POPULARES

QUESTÃO 10
Cite o trajeto de Teixeira na educação.

SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO NO RIO DE JANEIRO
CRIADOR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO
IDEALIZADOR DA UNIVERSIDADE DO DISTRITO FEDERAL
CRIADOR DE CENTROS EDUCACIONAIS NA BAHIA
IDEALIZADOR DA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL
CONSELHEIRO DA UNESCO-ONU
SECRETARIO GERAL DA CAPES
DIRETOR DO INEP
ENSINO EM INSTITUIÇÕES DOS ESTADOS UNIDOS


# REPRODUÇÃO
# REPRESSÃO
# FORÇA
# VIOLÊNCIA
# SISTEMA
# CAPITALISMO
# IDEOLOGIA
# ESTADO E CLASSES
# ESCOLA E CLASSES
# MARXISMO E ESTRUTURALISMO
# ESTRUTURA E LINGUAGEM
# DUALISMO EDUCACIONAL = CLASSES
# ESCOLA DOS DOMINANTES = ENSINA DOMINAÇÃO
# ESCOLA DOS DOMINADOS = ENSINA SUBMISSÃO


# INFRAESTRUTURA ECONÔMICA
# SUPERESTRUTURA ESTATAL
# GOVERNO
# ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
# EXÉRCITO
# POLÍCIAS
# JUDICIÁRIO
# RELIGIÃO
# ESCOLAS
# APARELHOS IDEOLÓGICOS E REPRESSIVOS DO ESTADO
# IDEOLOGIA, REPRESSÃO E VIOLÊNCIA

Creative Commons License