░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░






░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░





░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░


11.9.19

AULA 004- FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO - 20192


...

# SENSO COMUM
# REPRODUÇÃO
# NEGAÇÃO DO PENSAR

# CIÊNCIAS
# PRODUÇÃO
# INÍCIO DO PENSAR

# ARTES
# CRIAÇÃO
# EXPRESSAR O SENTIR
# FAZER PENSAR

# FILOSOFIA
# REFLEXÃO
# APROFUNDAR (FUNDO - FUNDAR - FUNDAMENTAR) O PENSAR

# TEOLOGIA
# SALVAÇÃO
# ALÉM DO PENSAR
# FÉ

# DEFINIÇÃO DE FILOSOFIA
# BUSCA
# AMIZADE
# FUNDAMENTO
# RACIONAL
# TUDO
# AULA 001

# QUESTIONÁRIO
# "a filosofia é a ciência com a qual ou sem a qual o mundo continua tal e qual"
# significativa para a vida humana porque é a manifestação mais significativa da vida humana
# ação [pedagógica] com sentido-significado-valor fundamental [filosofia]
# ação (pedagógica) tem uma reflexão (filosófica)
# poder político e filosofia
# método do filosofar
# filosofia e compreensão da educação - pedagogia - didática
# quem não pensa é pensado
# a natureza humana é pensar [poder - dever - direito]
# AULA 002

# SENTIDOS DA EDUCAÇÃO
# EDUCAÇÃO REDENTORA
# EDUCAÇÃO REPRODUTORA
# EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA
# COMO OS SOCIÓLOGOS INTERPRETAM A SOCIEDADE?
# AULA 003

# CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS

FILOSOFAR
# do senso comum
# à filosofia
# da caverna
# ao sol
# da certeza
# ao questionamento
# da banalização
# à interrogação
# filosofar como a busca reflexiva do fundamento do todo-de tudo

SOCIOLOGIZAR
# voltar?
# manter?
# mudar?
# sociologizar como a busca teórica da lei fundamental da sociedade (total e como um todo)

EDUCAR
# socializar?
# humanizar?
# civilizar?
# integrar?
# revolucionar?
# educar como a busca teórica de um ideal integral-total de ser humano

QUESTÃO 1
# QUAIS AS CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS E O QUE SÃO?

QUESTÃO 2
# O QUE FAZ PARTE DA TEORIA LIBERAL DA EDUCAÇÃO?

QUESTÃO 3
# O QUE FAZ PARTE DA TEORIA PROGRESSISTA DA EDUCAÇÃO?

QUESTÃO 4
# CITE CINCO CARACTERÍSTICAS DA PEDAGOGIA TRADICIONAL.

QUESTÃO 5
# CITE CINCO CARACTERÍSTICAS DA PEDAGOGIA NOVA.

QUESTÃO 6
# CITE CINCO CARACTERÍSTICAS DA PEDAGOGIA NÃO DIRETIVA.

QUESTÃO 7
# CITE CINCO CARACTERÍSTICAS DA PEDAGOGIA TECNICISTA.

QUESTÃO 8
# CITE CINCO CARACTERÍSTICAS E OS AUTORES DA PEDAGOGIA LIBERTADORA.

QUESTÃO 9
# CITE CINCO CARACTERÍSTICAS E OS AUTORES DA PEDAGOGIA LIBERTÁRIA.

QUESTÃO 10
# CITE CINCO CARACTERÍSTICAS E OS AUTORES DA PEDAGOGIA CRÍTICO-SOCIAL.

BÔNUS
# QUAL A RELAÇÃO DAS CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS COM OS SENTIDOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO?

Creative Commons License