░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░






░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░





░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░


11.9.19

AULA 004 - SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO - 20192


PLANO DE AULA
# PESQUISA
# SEMANA ACADÊMICA
# REVISÃO
# PROVA
# LEITURA AULA 5 - CAP. 4, p.28-31
# TRABALHO
# DISCUSSÃO
# PARTICIPAÇÕES

# SUJEITO - OBJETO - MÉTODO
# VERDADE - CONTEXTO - FUNDAMENTO
# SOCIOLOGIA
# EDUCAÇÃO
# AULA 001

# QUESTIONÁRIO
# PRÉ-REQUISITOS DA SOCIOLOGIA
# NASCIMENTO DA SOCIOLOGIA
# PAI DA SOCIOLOGIA
# LEIS DA EVOLUÇÃO SOCIAL DE COMTE
# RENASCIMENTO E SOCIOLOGIA
# BIOLOGIA NA SOCIOLOGIA
# SOCIOLOGIA NA SOCIEDADE MODERNA CAPITALISTA TÉCNICA
# SOCIOLOGIA E PROBLEMAS SOCIAIS DA SOCIEDADE MODERNA CAPITALISTA TÉCNICA
# SOCIÓLOGOS COMO PENSADORES DA REVOLUÇÃO [VOLTAR AO PASSADO, MANTER O PRESENTE, MUDAR O FUTURO]
# SOCIEDADE MODERNA CAPITALISTA TÉCNICA E AS CARACTERÍSTICAS DAS PRIMEIRAS ESCOLAS
# AULA 002

# FUNCIONALISMO
# DURKHEIM
# FATO SOCIAL
# EDUCAÇÃO COMO FATO SOCIAL
# FUNÇÕES SOCIAIS DA EDUCAÇÃO
# COMO OS SOCIÓLOGOS INTERPRETAM A SOCIEDADE
# AULA 003

# MARX

QUESTÃO 1
# O QUE É O PARADIGMA DO CONFLITO-DA REVOLUÇÃO?

QUESTÃO 2
# QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE OS PRIMEIROS SOCIÓLOGOS E MARX?

QUESTÃO 3
# COMO MARX INTERPRETOU A RELAÇÃO ENTRE INDIVÍDUO E SOCIEDADE?

QUESTÃO 4
# COMO MARX DEFINE A SOCIEDADE CAPITALISTA?

QUESTÃO 5
# O QUE É MAIS-VALIA E QUAL A SUA RELAÇÃO COM A ALIENAÇÃO?

QUESTÃO 6
# O QUE É DETERMINISMO DOS FATORES ECONÔMICOS PARA MARX?

QUESTÃO 7
# COMO MARX INTERPRETA A HISTÓRIA?

QUESTÃO 8
# QUAL A RELAÇÃO DA EDUCAÇÃO COM A IDEOLOGIA PARA MARX?

QUESTÃO 9
# O QUE MUDA NAS VISÕES DE DURKHEIM E MARX SOBRE A EDUCAÇÃO- A ESCOLA?

QUESTÃO 10
# COMO MARX VÊ A ESCOLARIDADE DA CLASSE TRABALHADORA?

QUESTÃO 1
# O QUE É O PARADIGMA DO CONFLITO-DA REVOLUÇÃO?
- contradições sociais
- problemas sociais
- conflitos sociais
- conflitos de classes
- nova sociedade
- socialismo

QUESTÃO 2
# QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE OS PRIMEIROS SOCIÓLOGOS E MARX?
- ordem X revolução
- manter X mudar
- status quo X revolução

QUESTÃO 3
# COMO MARX INTERPRETOU A RELAÇÃO ENTRE INDIVÍDUO E SOCIEDADE?
- capital
- trabalho
- produção

QUESTÃO 4
# COMO MARX DEFINE A SOCIEDADE CAPITALISTA?
- economia
- liberalismo
- capitalismo
- capital da burguesia
- trabalho do proletariado
- socialismo

QUESTÃO 5
# O QUE É MAIS-VALIA E QUAL A SUA RELAÇÃO COM A ALIENAÇÃO?
- trabalho X meios de produção
- trabalho não pago X mercadorias
- mais-valia e lucro
- ignorância da produção total e desconhecimento do produto = alienação

QUESTÃO 6
# O QUE É DETERMINISMO DOS FATORES ECONÔMICOS PARA MARX?
- estrutura econômica
- superestrutura ideológica
- a primeira determina a segunda

QUESTÃO 7
# COMO MARX INTERPRETA A HISTÓRIA?
- movimento
- dialético
- luta de classes

QUESTÃO 8
# QUAL A RELAÇÃO DA EDUCAÇÃO COM A IDEOLOGIA PARA MARX?
- produção => ideias
- estrutura => superestrutura
- educação como componente da superestrutura

QUESTÃO 9
# O QUE MUDA NAS VISÕES DE DURKHEIM E MARX SOBRE A EDUCAÇÃO- A ESCOLA?
- unidade, harmonia, consenso, integração, ordem, equilíbrio = Durkheim
- multiplicidade, conflitos, contradições, opressão, desordem, desequilíbrio, ideologia = Marx

QUESTÃO 10
# COMO MARX VÊ A ESCOLARIDADE DA CLASSE TRABALHADORA?
- conscientização sobre a ideologia
- preparar para o mundo
- conhecimento para transformar
- educação como fator de mudança ou como obstáculo para a mudança

Creative Commons License