░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░






░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░





░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░


16.9.19

AULA 006- SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO - 20192


PLANO DE AULA
# GRUPO DE PESQUISA, PRÓXIMO ENCONTRO 24SET
# SEMANA ACADÊMICA, REGRAS AQUI
# SEMANA ACADÊMICA, MODELO DE RESUMO AQUI
# REVISÃO
# LEITURA AULA 007, CAP. 6, P. 37-40
# PARTICIPAÇÕES E TRABALHO

# SUJEITO - OBJETO - MÉTODO
# VERDADE - CONTEXTO - FUNDAMENTO
# SOCIOLOGIA
# EDUCAÇÃO
# AULA 001

# QUESTIONÁRIO
# PRÉ-REQUISITOS DA SOCIOLOGIA
# NASCIMENTO DA SOCIOLOGIA
# PAI DA SOCIOLOGIA
# LEIS DA EVOLUÇÃO SOCIAL DE COMTE
# RENASCIMENTO E SOCIOLOGIA
# BIOLOGIA NA SOCIOLOGIA
# SOCIOLOGIA NA SOCIEDADE MODERNA CAPITALISTA TÉCNICA
# SOCIOLOGIA E PROBLEMAS SOCIAIS DA SOCIEDADE MODERNA CAPITALISTA TÉCNICA
# SOCIÓLOGOS COMO PENSADORES DA REVOLUÇÃO [VOLTAR AO PASSADO, MANTER O PRESENTE, MUDAR O FUTURO]
# SOCIEDADE MODERNA CAPITALISTA TÉCNICA E AS CARACTERÍSTICAS DAS PRIMEIRAS ESCOLAS
# AULA 002

# FUNCIONALISMO
# DURKHEIM
# FATO SOCIAL
# EDUCAÇÃO COMO FATO SOCIAL
# FUNÇÕES SOCIAIS DA EDUCAÇÃO
# COMO OS SOCIÓLOGOS INTERPRETAM A SOCIEDADE
# AULA 003

# MARX
# QUESTIONÁRIO
# PARADIGMA DA REVOLUÇÃO-CONFLITO
# PRIMEIROS SOCIÓLOGOS E MARX
# SOCIEDADE DETERMINA O INDIVÍDUO?
# SOCIEDADE CAPITALISTA E TRABALHO
# MAIS-VALIA, MERCADORIA E ALIENAÇÃO
# DETERMINISMO ESTRUTURAL ECONÔMICO
# MATERIALISMO HISTÓRICO E DIALÉTICO
# ESCOLA NA SUPERESTRUTURA IDEOLÓGICA
# EDUCAÇÃO ESCOLAR COMO HARMONIA OU COMO CONFLITO?
# EDUCAÇÃO ESCOLAR COMO OBSTÁCULO OU COMO FATOR DE MUDANÇA?
# AULA 004

# WEBER
# FILOSOFAR, SOCIOLOGIZAR E EDUCAR
# AÇÃO SOCIAL
# TIPOS DE LEGITIMIDADE DO (S) PODER (ES)
# ESTADO, ORDEM, FORÇA E BUROCRACIA
# ESTADO, ECONOMIA E ESCOLA
# TRABALHO DURKHEIM, MARX E WEBER
# AULA 005

BARBOSA, Holda Coutinho; ROZA, Fernando Lothario da. Sociologia da Educação I. Apostila EADCON, Unitins, 2007.

1 - 12AGO - AULA INAUGURAL OK!

2 - 19AGO - CAP.1 OK!

3 - 26AGO - CAP.2 OK!

4 - 02SET - CAP.3 OK!

5 - 09SET - CAP.4 OK!

6 - 16SET - CAP.5 OK!

7 - 23SET - CAP.6

8 - 30SET - CAP.7

9 - 07OUT - PROVA 1

10 - 14OUT - CAP.8

11 - 21OUT - CAP.9

12 - 28OUT - CAP.10

13 - 04NOV - CAP.11

14 - 11NOV - CAP.12

15 - 18NOV - TEXTO A DEFINIR SOBRE SOCIOLOGIA BRASILEIRA

16 - 25NOV - TEXTO A DEFINIR SOBRE SOCIOLOGIA BRASILEIRA

17 - 02DEZ - PROVA 2

18 - 09DEZ - EXAME FINAL

REGRAS
# Individual.
# Manuscrito.
# Entregar na aula 007, 23 de setembro

QUESTÃO 1
Cite três características da concepção de educação de Dewey.

QUESTÃO 2
Quais as características dos alunos e das alunas relevantes na concepção educacional de Dewey?

QUESTÃO 3
O que significa a ideia de que a escola não prepara para a vida, mas é a própria vida?

QUESTÃO 4
Cite 5 características da educação presentes no Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova.

QUESTÃO 5
O que significa o paradigma do consenso na concepção educacional de Fernando de Azevedo?

QUESTÃO 6
Para Azevedo, o que significa a educação como "grande ideal orientador"?

QUESTÃO 7
Qual a função da universidade para Azevedo?

QUESTÃO 8
O que significa, para Teixeira, o dualismo educacional brasileiro?

QUESTÃO 9
Qual concepção tem Teixeira sobre a educação das classes populares?

QUESTÃO 10
Cite o trajeto de Teixeira na educação.

Creative Commons License