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11.9.19

AULA 005- FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO - 20192


PLANO DE AULA
# PESQUISA
# SEMANA ACADÊMICA
# REVISÃO
# QUESTIONÁRIO - CORREÇÃO
# LEITURA AULA 6 - CAP. 5 - p.93-108
# PARTICIPAÇÕES

# SENSO COMUM
# REPRODUÇÃO
# NEGAÇÃO DO PENSAR

# CIÊNCIAS
# PRODUÇÃO
# INÍCIO DO PENSAR

# ARTES
# CRIAÇÃO
# EXPRESSAR O SENTIR
# FAZER PENSAR

# FILOSOFIA
# REFLEXÃO
# APROFUNDAR (FUNDO - FUNDAR - FUNDAMENTAR) O PENSAR

# TEOLOGIA
# SALVAÇÃO
# ALÉM DO PENSAR
# FÉ

# DEFINIÇÃO DE FILOSOFIA
# BUSCA
# AMIZADE
# FUNDAMENTO
# RACIONAL
# TUDO
# AULA 001

# QUESTIONÁRIO
# "a filosofia é a ciência com a qual ou sem a qual o mundo continua tal e qual"
# significativa para a vida humana porque é a manifestação mais significativa da vida humana
# ação [pedagógica] com sentido-significado-valor fundamental [filosofia]
# ação (pedagógica) tem uma reflexão (filosófica)
# poder político e filosofia
# método do filosofar
# filosofia e compreensão da educação - pedagogia - didática
# quem não pensa é pensado
# a natureza humana é pensar [poder - dever - direito]
# AULA 002

# SENTIDOS DA EDUCAÇÃO
# EDUCAÇÃO REDENTORA
# EDUCAÇÃO REPRODUTORA
# EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA
# COMO OS SOCIÓLOGOS INTERPRETAM A SOCIEDADE?
# AULA 003

# CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS
# FILOSOFAR
# SOCIOLOGIZAR
# EDUCAR
# ESCOLA COMO LOCAL DO FILOSOFAR E DO EDUCAR
# CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA LIBERAL TRADICIONAL - REDENTORA
# CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA LIBERAL NOVA
# CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA LIBERAL NÃO-DIRETIVA
# CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA LIBERAL TECNICISTA
# CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA PROGRESSISTA - TRANSFORMADORA
# CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA PROGRESSISTA LIBERTADORA
# CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA PROGRESSISTA LIBERTÁRIA
# CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA PROGRESSISTA CRÍTICA
# AULA 004

QUESTÃO 1
# QUAIS AS CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS E O QUE SÃO?
- liberal - tradicional - velha - passiva - redentora
- progressista
- são tendências teóricas da prática educacional

QUESTÃO 2
# O QUE FAZ PARTE DA TEORIA LIBERAL DA EDUCAÇÃO?
- liberal tradicional - velha - passiva - redentora
- liberal nova - ativa - pragmática
- liberal não diretiva
- liberal tecnicista

QUESTÃO 3
# O QUE FAZ PARTE DA TEORIA PROGRESSISTA DA EDUCAÇÃO?
- progressista - transformadora
- progressita - transformadora - libertadora
- progressista - transformadora - libertária
- progressista - transformadora - crítica

QUESTÃO 4
# CITE CINCO CARACTERÍSTICAS DA PEDAGOGIA TRADICIONAL.
- fundamentação do sistema social capitalista
- liberdade
- interesses individuais
- propriedade privada dos meios de produção
- sociedade de classes
- pedagogia liberal
- dominante na educação brasileira
- imaginário e prática educacional da maioria
- escola serve para preparar indivíduos [intelecto e moral]
- transmissão cultural
- ensino humanístico clássico
- sem relação com o cotidiano, com a realidade
- professor predomina
- exposição verbal [preparar, generalizar, associar, aplicar]
- autoridade do professor
- silêncio, atenção e passividade do aluno [assimilar, recepcionar, progredir]
- discplina prevalece
- coação, classificação e punição
- exercitar, treinar, repetir, memorizar, disciplinar, habituar
- intelectualismo e enciclopedismo
- aptidões individuais
- cultura individual e geral
- adaptação e integração à sociedade
- igualdade de oportunidades, mas com esforço individual de apropriação dos saberes da cultura
- pedagogia liberal nova e velha = não substituição, mas complementação
- FILOSOFIA ESSENCIALISTA - ARISTÓTELES - TOMÁS DE AQUINO - NATURALISMO - RENASCIMENTO

QUESTÃO 5
# CITE CINCO CARACTERÍSTICAS DA PEDAGOGIA NOVA.
- humanístico e clássico
- cultura individual e geral
- processo interno
- necessidades e interesses do aluno
- aluno como sujeito
- importância ao grupo [solidariedade, participação, respeito]
- aprender a aprender
- aprender fazendo
- situações problema
- ênfase à vida e à experiência
- cognição e ambiente
- relação positiva professor-aluno
- vivência democrática
- auto-educação [interesse, motivo, estímulo, sentido, significado, utilidade]
- adaptação ao meio [comportamentos e desenvolvimentos]
- experimentos, pesquisa, descoberta, problemas, informações, instruções, soluções, testes
- montessori, dewey (projetos), decroly (interesses), cousinet, piaget (genética), pestalozzi, teixeira
- FILOSOFIA DA EXISTÊNCIA - ROUSSEAU

QUESTÃO 6
# CITE CINCO CARACTERÍSTICAS DA PEDAGOGIA NÃO DIRETIVA.
- realização pessoal
- crescimento pessoal
- auto desenvolvimento
- auto realização
- desenvolvimento pessoal, comportamental, psicológico
- interpessoalidade, relações e comunicações
- mudanças dentro do indivíduo [percepções e comportamentos]
- adequação ao ambiente
- boa educação = boa terapia
- professor = facilitador, ajudar, aceitar, confiar, receptivo, sensibilizar, sentimentalizar, emocionar
- aluno = centro de vivências, motivações, significados, sentidos, experiências
- autoavaliação
- FILOSOFIA DA EXISTÊNCIA - ROUSSEAU

QUESTÃO 7
# CITE CINCO CARACTERÍSTICAS DA PEDAGOGIA TECNICISTA.
- tecnologia comportamental [modelar e programar comportamentos]
- sociedade industrial = educação industrial
- preparação de recursos humanos habilidosos e competentes
- mão de obra industrial, científica e tecnológica
- habilidades, competências, técnicas, tecnologias
- metas econômicas, sociais e políticas = desenvolvimento, progresso, evolução, modernização, aperfeiçoamento
- especialistas educacionais [materiais, objetivos, execução]
- tecnologias educacionais [transmissão e recepção]
- garantias do funcionamento social
- garantias do funcionamento industrial
- garantias do funcionamento da produção
- uso de manuais, livros, módulos
- professor = objetividade, eficácia, sem debate, sem grupo, sem afeto
- aluno = condicionamento, desempenho, programas diretivos
- sociedade = máquina fabril industrial
- skinner, gagné, bloon, mager
- FILOSOFIA DO CAPITALISMO AVANÇADO

QUESTÃO 8
# CITE CINCO CARACTERÍSTICAS E OS AUTORES DA PEDAGOGIA LIBERTADORA.
- pedagogia libertadora
- não liberal, não individual, não psicológica
- paulo freire
- contra autoritarismo e opressão
- experiência vivida
- respeito inter-cultural
- grupos, discussões, assembleias, votações ...
- avaliação grupal e auto-avaliação
- temas geradores sobre a realidade
- compreender, refletir, problematizar, abstração e concretização, conscientização e transformação ...
- educação popular não formal
- professor = educador, animador, ao nível do aluno, junto com aluno
- alunos = educando
- educação tradicional liberal = bancária, avaliadora, deositária, invasora, violenta, colonialista
- educação crítica, política, dialógica, fusão de convivências e encntro de vozes

QUESTÃO 9
# CITE CINCO CARACTERÍSTICAS E OS AUTORES DA PEDAGOGIA LIBERTÁRIA.
- pedagogias institucional, anarquista, psicanalista, social
- autogestão
- contra autoritarismo X libertação
- experiência vivida, personalidade, participação política
- grupos, discuss~ies, conselhos, assembleias, eleições, votações, reuniões, necessidades e interesses
- educação popular não formal
- modificações institucionais subalternas para mudar o sistema
- indivíduo como produto do social
- individuo no coletivo para autodesenvolvimento
- contra burocracia que tira autonomia individual e grupal
- liberdade total ao aluno
- informal = formal = expressão = execução
- professor orientador, catalisador, conselheiro
- professor não é modelo = autoridade e poder
- lobrot, vazquez, oury, freinet, tragtemberg, ferrer y guardia

QUESTÃO 10
# CITE CINCO CARACTERÍSTICAS E OS AUTORES DA PEDAGOGIA CRÍTICO-SOCIAL.
- conteúdo + realidade social = sentido, significado, valor, melhor, bom
- continuidade + ruptura = sentido, significado, valor, melhor, bom
- de fora + de dentro = sentido, significado, valor, melhor, bom
- transmitir + descobrir = sentido, significado, valor, melhor, bom
- síntese [circularidade] das tradições liberal tradicional com liberal renovada
- saber crítico reelaborado e apropriado na escola
- igualdade, democracia e transformação social
- garantia a todos um bom ensino e uma boa apropriação
- professor com certa autridade e diretividade, mas não autoritarismo
- conversão da experiência do senso comum confuso e fragmentado à experiência da consciência prganizada e unificada
- imediato assistemático não intencional X mediato sistematico intencional
- escola como mediação entre individual e social; transmissão e assimilação; filosofar e educar

BÔNUS
# QUAL A RELAÇÃO DAS CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS COM OS SENTIDOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO?
- liberal = redentora
- progressista = transformadora

# ESPARTA
# ATENAS
# ROMA
# BRASIL
# GRUPO DOMINANTE x GRUPO DOMINADO
# ELITES x RESTO
# SABERES DOMINANTES x SABERES EXCLUÍDOS
# ESCOLA EXCLUDENTE
# LÓGICA VIOLENTA EXPLÍCITA E IMPLÍCITA
# IMPEDIMENTO DO PENSAR LIVRE
# SE PERMITIR ACESSO, DE BAIXA QUALIDADE
# PEDAGOGIA CRÍTICA = MUDAR E TRANSFORMAR TAL REALIDADE EXCLUDENTE

# ACIMA = conteúdos, continuidade, transmissão, de fora, cultura, professor ensina
# ABAIXO = realidade, ruptura, assimilação, de dentro, práticas concretas, alun aprende
# NO MEIO = escola = sentido, significado, valor, melhor, bom

# ABAIXO = experiência do senso comum, confusão, fragmentação, imediata, não sistemática, não intencional, prática espontânea
# ACIMA = experiência da reflexão filosófica, organização, ordem, unificação, unidade, uno, sistematização, intencionalidade, mediata, teórica, conceitual, fundamento funda e é fundamental (invisível, existência, presença, não-dito, total-todo)
# NO MEIO = filosofar, educar, converter, mudar! = tomar distância, sair da caverna, para tudo, pensar em-de tudo!

# livro INTRODUÇÃO AO FILOSOFAR
# autor GERD BORNHEIM
# pesquisar ETAPAS DO FILOSOFAR
# falar brevemente sobre cada uma das etapas
# dupla
# manuscrito ou digitado
# entregar

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