░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░






░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░





░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░ ░


18.6.19

AULA 014 - FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO - PEDAGOGIA - 20191




UFT

AULA 014

11 DE JUNHO DE 2019





MODERNIDADE

MUDANÇAS E REVOLUÇÕES

HUMANISMO

RACIONALISTA

CIÊNCIAS

TECH = TECNOLOGIA = CHIPADO = ALGORITMO

DUALISTA

PROGRESSO

MODERNIZAÇÃO

EVOLUÇÃO

DESENVOLVIMENTO

EUROCENTRISMO

EGOCENTRISMO

INSTRUMENTALIDADE

INSTRUMENTOS DE PODER AO SERVIÇO DO ESTADO E DAS CLASSES

SONHOS MODERNOS E PESADELOS MODERNOS


CRÍTICAS DA MODERNIDADE

FIM DA MODERNIDADE PARA INÍCIO DE ALGO NOVO

CONTINUIDADE DA MODERNIDADE E DESENVOLVIMENTO DELA MESMA

PÓS-MODERNIDADE

CONTEMPORANEIDADE


CONSEQUÊNCIAS

CONSERVADORA

DE DIREITO

FIM DO ILUMINISMO

x

ANARQUISTA

DE ESQUERDA

RUPTURA TOTAL COM A MODERNIDADE


CRÍTICOS DA MODERNIDADE: MCLAREN

PÓS-MODERNIDADE CAPITALISTA

CONSERVADORA E LIBERAL

FUKUYAMA

x

PÓS-MODERNIDADE CRÍTICA

MULTICULTURALISMO




PÓS-MODERNIDADE LÚDICA

LYOTARD

DERRIDA

BAUDRILLARD

x

PÓS-MODERNIDADE CRÍTICA

RESISTÊNCIA

DIÁLOGO

DEMOCRACIA

EDUCAÇÃO


CRÍTICOS DA MODERNIDADE: SANTOS

CRISE DO PARADIGMA MODERNO

EINSTEIN RELATIVIDADE

HEISENBERG INCERTEZA

GÖDEL INCOMPLETUDE

PRIGOGINE DESORDEM

MATURANA E VARELA AUTO ORGANIZAÇÃO




CIÊNCIAS MAIS PRÓXIMAS DA FILOSOFIA

CIÊNCIAS MAIS PRÓXIMAS DAS HUMANIDADES

CIÊNCIAS NÃO MAIS NEUTRAS E AUTÔNOMAS




NATURAL E SOCIAL

LOCAL E TOTAL GLOBAL

CONHECIMENTO E AUTO CONHECIMENTO

CIÊNCIAS E SENSO COMUM




ECOLOGIA DOS SABERES

EPISTEMOLOGIAS DO SUL

IN-VISIBILIDADE

DE-COLONIALIDADE

PEDAGOGIA DAS AUSÊNCIAS

HERMENÊUTICA DIA-TÓPICA TRANS-CULTURAL


CRÍTICOS DA MODERNIDADE: MORIN

ESPECIALIZAÇÃO

FRAGMENTAÇÃO

REDUCIONISMOS

TECNOCRACIAS

BUROCRACIAS

CRISE DEMOCRÁTICA

x

CONJUNÇÃO

DISTINÇÃO

DIÁLOGO

TRANSLOGIA

TRANSVERSALIDADE

COMPLEXIDADE

CONTEXTUALIZAR

UNIR

REALIZAR

CONCRETIZAR

DIÁLOGO DE SABERES

SOLUÇÃO AOS PROBLEMAS


CRÍTICOS DA MODERNIDADE: FEYERABEND

SENSO COMUM

MITO

RELIGIÃO

MAGIA

FEITIÇARIA

PAJÉ

XAMANISMO

CONTRA O MÉTODO


CRÍTICOS DA MODERNIDADE: BARBIER

PESQUISA-AÇÃO

IMAGINAÇÃO

SIMBOLISMO

COTIDIANO

VIVIDO

POÉTICO

MÍTICO

SER HUMANO

INTER SUBJETIVIDADE


CRÍTICOS DA MODERNIDADE: MOSCOVICI

TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS

SENSO COMUM

CONHECIMENTO POPULAR

VIDA COTIDIANA

PERCEPÇÃO

REPRESENTAÇÃO


CRÍTICOS DA MODERNIDADE: DUSSEL

TRANSMODERNIDADE

TRANSMUNDIALIDADE


CRÍTICOS DA MODERNIDADE: CASTORIADIS

AUTONOMIA [INDIVIDUAL E COLETIVA]

PRÁXIS

PROJETO

QUESTIONAR

TRANSFORMAR

EDUCAÇÃO


CRÍTICOS DA MODERNIDADE: MORAES

PEDAGOGIA

PROFESSOR

ALUNO

RELAÇÃO

ESCOLA

SOCIEDADE

ESTADO

POLÍTICA

INCLUSÃO

DEMOCRACIA

TUDO NOVO!!!

UTOPIA NA EDUCAÇÃO
CONCLUSÃO

FUNDAMENTOS

FILOSÓFICOS

DAS CIÊNCIAS

DA EDUCAÇÃO

ENTRE REPRODUÇÃO

E TRANSFORMAÇÃO



Voltar

Creative Commons License