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4.6.19

AULA 013 - TRABALHO 013 - FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO - PEDAGOGIA - 20191


INTRODUÇÃO

Olá.

Leia todas as perguntas e responda verdadeiro (V) ou falso (F) para cada uma delas no seu caderno.

Em seguida, para correção, clique em cada pergunta e aparecerá a resposta.

1 Dussel é um crítico da modernidade (negativa), mas, de certo modo defende a transmodernidade (modernidade positiva).

VERDADEIRO

2 O pensamento de Dussel é chamado de filosofia da libertação, dividindo-se em, por um lado, ética da libertação e, por outro, política da libertação.

VERDADEIRO

3 Para Dussel, o descobrimento da América significou a negação e o encobrimento do outro para afirmação do ego europeu moderno.

VERDADEIRO

4 O mito fundador da modernidade é, para Dussel, o discurso em que as pessoas e as nações são equiparadas como racionais, livres e iguais.

FALSO

5 A filosofia da libertação diz respeito ao reconhecimento da culpa europeia pela violência descobridora da América e suas compensações.

FALSO

6 Um dos aspectos mais fundamentais da educação moderna foi a sobrevivência da educação religiosa junto com a estatal.

FALSO

7 Para Marx, as ciências e a educação não são neutras, pois refletem as condições sociais de produção e suas classes.

VERDADEIRO

8 Para Gramsci, a filosofia deve ser vista como uma concepção de mundo e uma luita cultural e transformadora.

VERDADEIRO

9 A educação moderna pode ser resumida nestas três posições: idealista, materialista e tecnicista.

VERDADEIRO

10 Para Dussel e a filosofia da libertação, defende-se uma visão da América em termos excepcionais, ou seja, como uma civilização desenvolvida que tem o dever moral e pedagógico de desenvolver e educar os outros continentes.

FALSO

11 Para Dussel, o problema da diferença e da exclusão social não é tão importante quanto a diferença e a exclusão educacional.

FALSO

12 Os saberes populares e culturais foram reconhecidos pela ideal moderno de educação racionalista e humanista.

FALSO

13 Para Gramsci, bem no meio entre dominação e libertação está o local da educação, entendida como um ato político.

VERDADEIRO

14 Para Marx, a escola deve unir ensino e trabalho, visando a integralidade do ser humano para superação da alienação e objetificação.

VERDADEIRO

15 Vários dualismos estão presentes na concepção moderna de educação: sujeito e objeto, indivíduo e sociedade, professor e aluno, técnicas e crítica, etc.

VERDADEIRO

16 Para a filosofia da libertação o mais importante na realidade latino-americana é apontar as desigualdades, mas não intervir para transformá-las.

FALSO

17 A inversão declarada por Dussel como tendo conctecido nas relações entre América e Europa diz respeito à tecnologia de um e de outro que, na relação, melhoraram.

FALSO

18 Para Dussel, Marx defende o outro americano como negado, colonizado, civilizado, modernizado, desenvolvido, progredido, evoluído por um outro, o europeu, sem levar em conta os modos de produção, as relações de produção e as classes sociais.

FALSO

19 A filosofia da libertação defende, num sentido positivo da transmodernidade, a razão como diálogo intersubjetivo emancipador e libertador.

VERDADEIRO

20 A crítica de Dussel afirma que a modernidade é irracional porque seu eurocentrismo produziu violência e extermínio.

VERDADEIRO

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