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4.6.19

AULA 013 - FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO - PEDAGOGIA - 20191




UFT

AULA 013

04 DE JUNHO DE 2019





DUSSEL 1

CRÍTICA DA MODERNIDADE

IR-RACIONALIDADE

EUROCENTRISMO

CAPITALISMO

INDIVIDUALISMO

MITO

ETICIDADE


DUSSEL 2

FILOSOFIA DA LIBERTAÇÃO

ÉTICA DA LIBERTAÇÃO

POLÍTICA DA LIBERTAÇÃO

RAZÃO COMO DIÁLOGO INTERSUBJETIVO EMANCIPADOR

DA MODERNIDADE À TRANSMODERNIDADE [MODERNIDADE POSITIVA EMANCIPADORA LIBERTADORA]


DUSSEL 3

MITO DA MODERNIDADE

ACONTECIMENTO FUNDANTE FUNDAMENTAL

"DESCOBRIMENTO" DA AMÉRICA INDÍGENA

SUBJETIVIDADE CENTRO [NEGAÇÃO E ENCOBRIMENTO DO OUTRO]

FIM DA HISTÓRIA

MODERNIDADE NEGATIVA, MÍTICA IRRACIONAL, VIOLENTA

EUROPA EXCEPCIONAL COMO CIVILIZAÇÃO DESENVOLVIDA QUE TEM O DEVER MORAL E PEDAGÓGICO DE DESENVOLVER/EDUCAR O RESTO PRIMITIVO BÁRBARO

VIOLÊNCIA JUSTIFICADA MORALMENTE PARA DESENVOLVER OS SELVAGENS PRIMITIVOS [NECESSÁRIA!]

O OUTRO NEGADO, COLONIZADO, CIVILIZADO, MODERNIZADO, DESENVOLVIDO, PROGREDIDO, EVOLUÍDO... E CULPADO [SALVO!]!

EUROPEUS MODERNOS [SER, FORMA] COMO "MISSIONÁRIOS DA CIVILIZAÇÃO" EM NOME DA CONVERSÃO DOS BÁRBAROS [NÃO SER, MATÉRIA]

MITO = DISCURSO DE COMO UMA CULTURA SE DEFINE SUPERIOR E A OUTRA INFERIOR

INVERSÃO = CULPADO VIRA INOCENTE, VÍTIMA VIRA CULPADA!

NEGAR O OUTRO É LEGITIMAR A VIOLÊNCIA CONTRA O OUTRO


DUSSEL 4

RAZÃO COMO DIÁLOGO INTERSUBJETIVO EMANCIPADOR E LIBERTADOR

RECONHECER, SOLIDARIZAR E RESPONDER

REALIDADE LATINO-AMERICANA

RECONHECER TODAS AS DIFERENÇAS

PROBLEMA DA DIFERENÇA E DA EXCLUSÃO [SOCIAL E EDUCACIONAL]

APONTAR, INTERVIR, TRANSFORMAR


EDUCAÇÃO MODERNA

RAZÃO = CIÊNCIA = TÉCNICA = TECNOLOGIA = ESPECIALIZAÇÃO = ESCOLARIZAÇÃO = VERDADE E PODER [EXCLUSÃO DOS SABERES POPULARES E TRADICIONAIS]

ESCOLA ESTATAL [NÃO MAIS RELIGIOSA] = TRANSMISSÃO DO CONHECER [CLASSES]

RAZÃO, HUMANISMO E CIÊNCIAS = SUPORTES UNIVERSAIS DO SABER EDUCATIVO

FUNDAMENTOS = SUBJETIVIDADE, IDEALISMO E DUALISMOS

S - O, INDIVÍDUO - SOCIEDADE, EDUCAÇÃO - SOCIEDADE, PROFESSOR - ALUNO, MÉTODOS E TÉCNICAS - CRÍTICA


MARX

OS INDIVÍDUO REAIS E SUAS CONDIÇÕES DE EXISTÊNCIA MATERIAL

CIÊNCIA E EDUCAÇÃO DEIXAM DE SER NEUTRAS

ESCOLA = CLASSES SOCIAIS + PROCESSO DE PRODUÇÃO

UNIÃO ENSINO E TRABALHO = TOTALIDADE E INTEGRALIDADE x ALIENAÇÃO E OBJETIFICAÇÃO

INDIVÍDUO COMO SER DE PRÁXIS E SUJEITO DA HISTÓRIA

EDUCAÇÃO ENGAJADA


GRAMSCI

FILOSOFIA DA PRÁXIS

PENSAR CRÍTICO

CONSCIENTIZAÇÃO

REFLEXÃO

INTELECTUAL ORGÂNICO

FILOSOFIA COMO CONCEPÇÃO DE MUNDO E LUTA CULTURAL TRANSFORMADORA

EDUCAÇÃO COMO ATO POLÍTICO NO ENTREMEIO ENTRE DOMINAÇÃO E LIBERTAÇÃO [RELAÇÕES DE PRODUÇÃO]


CONCLUSÃO

EDUCAÇÃO MODERNA ENTRE

IDEALISMO

MATERIALISMO

TECNICISMO



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