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4.6.19

AULA 009 - TRABALHO 009 - FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO - PEDAGOGIA - 20191


INTRODUÇÃO

Olá.

Leia todas as perguntas e responda verdadeiro (V) ou falso (F) para cada uma delas no seu caderno.

Em seguida, para correção, clique em cada pergunta e aparecerá a resposta.

1 Ontologia é uma parte da filosofia que estuda o "on", o existir dos entes, das coisas, das pessoas, do mundo. Uns igualam e outros diferenciam a ontologia com relação à metafísica, que estuda o ser enquanto ser.

VERDADEIRO

2 As ciências são diferentes da filosofia. As ciências estudam partes do mundo. Já a filosofia preocupa-se com a totalidade do mundo. A ciência positivista atual privilegia a objetividade do método em detrimento dos valores.

VERDADEIRO

3 Quanto à possibilidade do conhecimento, a epistemologia apresenta duas posições. A primeira é a do dogmatismo. A segunda é a do ceticismo. O dogmatismo acha que o conhecimento é possível. Já o ceticismo acha que o conhecimento é impossível.

VERDADEIRO

4 O empirismo afirma que a origem de todo e qualquer conhecimento é a experiência, dando ênfase aos sentidos que percebem as informações que vem de fora, do mundo, dos fenômenos.

VERDADEIRO

5 O realismo afirma que o objeto é mais importante do que o sujeito no conhecimento, destacando-se com relação aos demais elementos da ciência, sobretudo o sujeito.

VERDADEIRO

6 A epistemologia é uma parte das ciências que estuda a "episteme", o conhecer dos objetos científicos.

FALSO

7 Atualmente, na segunda metade do século XX e início do século XXI, a separação rígida positivista entre filosofia e ciências está sendo reproduzida pelo paradigma emergente da pós-modernidade e do pós-positivismo.

FALSO

8 Quanto à origem do conhecimento, a epistemologia apresenta a briga entre as teorias do idealismo, do realismo, do materialismo e da fenomenologia.

FALSO

9 O racionalismo afirma que a origem de todo e qualquer conhecimento é a razão, dando ênfase aos sentidos, à percepção, ao mundo e aos fenômenos.

FALSO

10 O materialismo é uma das teorias que destacam a realidade no conhecimento, tal como aparece em Marx e sua dialética idealista do movimento do pensamento em tese, antítese e síntese.

FALSO

11 A axiologia é uma parte da filosofia que estuda a "axio", os valores, o que é certo e errado, o que é justo e injusto, o que tem e o que não tem valor.

VERDADEIRO

12 Ontologia, epistemologia, axiologia e filosofia da linguagem apresentam-se como uma divisão hierárquica, tais como, por exemplo, entre o ser e o não ser, o que é e o que não é saber, o que tem e o que não tem valor, o que fala e o que não fala corretamente. Correponde à divisão eurocêntriva e colonialista da modernidade entre a Europa metrópole e o resto do mundo colônia.

VERDADEIRO

13 Quanto quem deve ter destaque no conhecimento, a epistemologia apresenta a briga entre as teorias das ideias do sujeito, da realidade e materialidade do objeto e a centralidade do fenômeno.

VERDADEIRO

14 O apriorismo é a filosofia crítica e transcendental de Kant. Ela foi uma tentativa de superar os impasses entre as teorias do conhecimento racionalistas e empiristas.

VERDADEIRO

15 Os saberes populares constituem uma estratégia de resistência e enfrentamento do caráter único, normativo, excludente e colonialista do saber científico positivista, cujo modelo é europeu e da modernidade.

VERDADEIRO

16 A filosofia da linguagem é uma parte da filosofia atual que reproduz os impasses clássicos e tradicionais da ontologia, da epistemologia e da axiologia.

FALSO

17 Estudar os fundamentos filosóficos da educação significa uma atitude que isola a educação dentro de seu próprio espaço, excluindo suas relações com outras ciências.

FALSO

18 A verdade sempre foi uma busca das ciências e da fiilosofia. Na filosofia, prevalece a verdade como correspondência entre sujeito e objeto através do método. Já nas ciências, predomina a verdade como acontecimento unificador de dualismos.

FALSO

19 O idealismo é uma das teorias da epistemologia que dá destaque ao sujeito no conhecimento, mas sempre a partir dos sentidos, da intuição e da percepção.

FALSO

20 Os saberes culturais, tais como destacados por Geertz, um antropólogo, constituem uma estratégia de reprodução e repetição do caráter único, normativo, excludente e colonialista do saber científico positivista, cujo modelo é europeu e da modernidade.

FALSO

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