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4.6.19

AULA 012 - TRABALHO 012 - FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO - PEDAGOGIA - 20191


INTRODUÇÃO

Olá.

Leia todas as perguntas e responda verdadeiro (V) ou falso (F) para cada uma delas no seu caderno.

Em seguida, para correção, clique em cada pergunta e aparecerá a resposta.

1 Durante o período medieval da história ocidental e europeia, principalmente como resultado das revoluções políticas e econômicas, o fundamento que determinava tudo era o humanismo racionalista, cuja característica maior foi o positivismo científico e tecnológico no domínio da natureza e do ser humano.

FALSO

2 A divisão que marcou profundamente a modernidade em termos metafísicos e epistemológicos foi, de um lado, a patrística idealista e racionalista e, de outro, a escolástica materialista e empirista.

FALSO

3 O principal representante do período medieval chamado patrística foi Agostinho, cujo pensamento influenciou o nascimento do cristianismo e recuperou o pensamento antigo platônico.

VERDADEIRO

4 A modernidade é uma época revolucionária, cujo resultada foi a formação de um período histórico centralizado nas ideias de humanismo, racionalismo, cientificismo positivista, iluminismo e tecnologia.

VERDADEIRO

5 A ideia principal e fundamental da modernidade, que aparece nos pensamentos de Descartes, Kant e Hegel, é a de natureza divina e suas relações com o ser humano e com a realidade.

FALSO

6 Para Agostinho, a educação medieval estava baseada na relação entre educador-mestre e aluno, sendo que o primeiro motiva o segundo, que é o centro do processo educativo.

FALSO

7 Nietzsche, Marx e Freud são conhecidos como os “mestres da suspeita” porque causaram uma crise no fundamento subjetivo da modernidade exposto nos pensamentos de Descartes, Kant e Hegel.

VERDADEIRO

8 É correto dizer que a modernidade iluminista transforma-se em ideial técnico com os pensamentos de Bacon (ídolos e novo método), Galileu (natureza mecânica e matemática) e Comte (sociologia como filosofia positiviva).

VERDADEIRO

9 Dilthey, Weber e Habermas são considerados pensadores que confirmaram os ideiais e valores da modernidade.

FALSO

10 Para Aquino, a educação medieval estava baseada no conhecer contemplative, na palavra, na memória e na iluminação divina.

FALSO

11 Os críticos da modernidade e da técnica amparam suas críticas num novo ser humano (concreto, social e histórico) e numa nova imagem da ciência (que reconhece sua ideologia, seu poder e está situada historicamente).

VERDADEIRO

12 A transição da idade média para a modernidade foi um acontecimento histórico muito significativo. Uns interpretam tal acontecimento em termos de ruptura radical, mas outros, mais amenos, conseguem ver uma continuidade entre os dois períodos, sem grandes mudanças, mas apenas modificações e adaptações.

VERDADEIRO

13 A educação medieval é caracterizada pelo monopólio institucional da Igreja na transmissão e reprodução do saber, no qual a teologia estava sempre acima da filosofia e das demais ciências.

VERDADEIRO

14 As principais ideias de Agostinho em termos de pensamento teológico eram: primeiro, compreender para crer e, segundo, a verdade é Deus. Com essas duas máximas, ele substituiu a razão filosófica antiga pela razão teológica medieval.

VERDADEIRO

15 Os críticos da ideia de sujeito e de subjetividade Japiassu e Kosik amparam seus pensamentos e críticas em clássicos do pensamento antigo, como Platão e Aristóteles, mas não em Marx.

FALSO

16 O s pensadores fundamentais para a fundamentação da modernidade foram Descartes, Kant e Hegel que criaram, respectivamente, o pensamento transcendental crítico, a dialética idealista e o cogito, ergo sum (penso, logo existo).

FALSO

17 Aquino acreditava que razão e fé poderiam andar lado a lado, mas, em algumas ocasiões, a razão seria superior na busca não apenas da verdade revelada, mas também de outras verdades, racionais e naturais.

FALSO

18 O pensamento representacional conjuga sujeito, objeto e método e representa o apogeu da ideia de subjetividade da época clássica medieval, na qual o indivíduo desafiava o poder da teologia, da igreja e de Deus.

FALSO

19 O principal representante do período medieval chamado escolástica foi Aquino, cujo pensamento influenciou a consolidação do cristianismo e recuperou o pensamento antigo aristotélico.

VERDADEIRO

20 Segundo Dussel, a modernidade tem como característica o egocentrismo e eurocentrismo, o que significa que, no processo de colonização e de globalização, a Europa respeitou o desenvolvimento de outros povos e nações, sem violências, mas com diálogo.

FALSO

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