INTRODUÇÃO
Olá.
Leia todas as perguntas e responda verdadeiro (V) ou falso (F) para cada uma delas no seu caderno.
Em seguida, para correção, clique em cada pergunta e aparecerá a resposta.
1 Para refletir a educação no pensamento filosófico da antiguidade, temos que pensar necessariamente em Sócrates, Platão, Aristóteles e nos Sofistas, dentre outros.
2 A educação antiga é preocupada não apenas com a parte racional do ser humano, mas também e sobretudo com a arte moral, isto é, em como o conhecimento do bem torna-se uma ação boa.
3 A tradição ocidental desenvolve o discurso educacional numa concepção de mundo unitária, negando uma outra visão de mundo dualista.
4 A noção de saber e de sabedoria antiga não se preocupa tanto com a teoria, mas sim com o saber prático de fazer alguma coisa bem feita.
5 Sócrates foi importante para a educação em razão de seu método socrático e dialógico que envolve perguntas e respostas.
6 A metafísica platônica é composta de sua teoria das ideias, as quais dividem o mundo em dois: mundo das formas e arquétipos unitários e ideais e mundo dos sentidos múltiplos.
7 Platão desenvolveu a sua república ideal com uma importância para a educação como formação integral e democrática de todos para todos os cargos e funções.
8 Aristóteles tem uma concepção educacional baseada na seleção dos melhores entre os seres humanos das três classes (artesãos, guerreiros e reis) para o desempenho das suas respectivas funções.
9 A teoria das causas de Aristóteles indica um processo investigativo que acabou na criação da lógica formal (dedução e indução).
10 Os sofistas são impostantes para o pensamento filosófico antigo porque trazem para a educação a problematização dos céticos, dos subjetivistas, dos relativistas e dos utilitaristas.
11 Para a racionalidade clássica da filosofia, a educação distancia-se de um ideal de realidade (metafísica), de ser humano (epistemologia) e de cidadão (axiologia).
12 Conforme o ideal clássico de educação do ser humano, a sensação predomina para a formação diante da razão e da ação.
13 Os sofistas foram os primeiros advogados e pedagogos ocidentais porque, além de atuarem na política, nos tribunais e na educação da juventude, foram importantes na acusação de Sócrates. Platão e Aristóteles como exemplos de pensadores não sábios e corruptores dos valores e dos jovens.
14 Para o ideal de formação educacional clássico, a doxa é o ponto de partida mais importante e mais valioso para o ensino e para o aprendizado do que a razão teórica.
15 Para Aristóteles, a lógica dedutiva vai do universal para o particular, ou seja, de cima para baixo. Já a lógica indutiva, vai do particular para o universal, de baixo pra cima.
16 A lógica aristotélica explica com suas causas a passagem da potência para o ato, ou seja, a mudança.
17 O nome dado ao ideal clássico de educação é paideia, que significa a aquisição, a prática e o ensino do saber e da sabedoria.
18 Ser bem educado para a filosofia antiga é não apenas conhecer bem, mas também agir bem, isto é, uma conexão entre epistemologia e ética.
19 Desde a Grécia até hoje, como por exemplo na realidade brasileira, seria incorreto dizer que a educação envolve diferentes visões de mundo, de ser humano e de valores.
20 A paideia grega implica a união sistemática de metafísica (mundo, realidade), epistemologia (ser humano, conhecimento) e axiologia (ética, política, direito e educação).